Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boletopsis leucomelaena?

3 participantes

Ir para baixo

Boletopsis leucomelaena? Empty Boletopsis leucomelaena?

Mensagem  DieterB Ter 23 Dez 2014, 23:58

Hallo,

Encontrei estes no Baixo Alentejo sob Arbutus unedo e sobreiros em solo de argila ácida a 300 m acima do nível do mar. Eles se parecem com Boletopsis leucomelaena; no entanto, não houve coníferas.

Existem outras possibilidades?

O diâmetro era de entre 10 e 20 cm. O maior exemplo (fotos 6 - 8) foi quase totalmente coberto pelo solo.

Eu notei nenhum cheiro ou gosto particular. A carne não mudou de cor.

Cumprimentos,
Dieter


Boletopsis leucomelaena? 2s0im3a
Boletopsis leucomelaena? 2v1t46r
Boletopsis leucomelaena? Imtnad
Boletopsis leucomelaena? Sdfhqg
Boletopsis leucomelaena? 352oqc7
Boletopsis leucomelaena? 2wn1gfa
Boletopsis leucomelaena? 5ls1me
Boletopsis leucomelaena? 30k4wgj

DieterB
esporo
esporo

Número de Mensagens : 7
Fungónimo : arbutus-micorrizicosinho
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Boletopsis leucomelaena? Empty Re: Boletopsis leucomelaena?

Mensagem  Polecat Dom 28 Dez 2014, 12:46

Olá Dieter,

Interessante registo! Já não é a primeira nem segunda vez que Boletopsis leucomelaena em Portugal não associado a Pinaceae. O medronheiro (Arbutus unedo), Eucalyptus e/ou Quercus também parecem poder associar-se a Boletopsis.

Provavelmente será um complexo de espécies parecidas ainda pouco delineadas e quase sempre identificadas como B. leucomelaena. Uma espécie demasiado rara, prioritária, segundo alguns autores e sociedades.

Desde Coimbra ao Algarve, esta espécie já foi registada pelo menos umas 4 vezes neste fórum.

Obrigado pela partilha, Dieter Smile
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boletopsis leucomelaena? Empty Re: Boletopsis leucomelaena?

Mensagem  DieterB Dom 28 Dez 2014, 19:43

Polecat escreveu:Provavelmente será um complexo de espécies parecidas ainda pouco delineadas e quase sempre identificadas como B. leucomelaena. Uma espécie demasiado rara, prioritária, segundo alguns autores e sociedades.

Olá Polecat,

Obrigado por confirmar isso como um cogumelo de um complexo associado com Boletopsis leucomelaena.

Infelizmente, eu não tenho os meios para a determinação microscópica. Seria bom se alguém poderia fazer uma confirmação definitiva como um tipo de Boletopsis leucomelaena não associado com pinheiros.

Dieter

DieterB
esporo
esporo

Número de Mensagens : 7
Fungónimo : arbutus-micorrizicosinho
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Boletopsis leucomelaena? Empty Re: Boletopsis leucomelaena?

Mensagem  Polecat Sáb 03 Jan 2015, 15:39

Olá Dieter,

É muito bom ter esse tipo de ambição e objectivos Smile Se estiver realmente interessado em saber mais sobre o seu registo, recomendo que faça uma descrição completa (macromorfologia e habitat) completa de várias ocorrências, conservando os espécimes em herbário. Depois publique as suas ocorrências aqui no fórum e noutras bases de dados online.

As ocorrências ficaram registadas e futuros investigadores, nacionais e internacionais poderão vir a interessar-se (acontecerá de certeza, é apenas uma questão de tempo) por Boletopsis do sudoeste europeu. Quando isso acontecer, os micólogos interessados contactá-lo-ão para poder aceder às suas colecções.

De resto importa dizer, que a microscopia dificilmente determinará definitivamente a espécie, seria necesária a biologia molecular.

Caso esteja mesmo interessado na microscopia desses espécimes, pode enviar-me alguns exemplares secos.
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boletopsis leucomelaena? Empty Re: Boletopsis leucomelaena?

Mensagem  DieterB Seg 05 Jan 2015, 14:02

Olá,

Esta é a minha última descoberta datada de 30 de dezembro (isso faz um total de 4 descobertas em dezembro e novembro, com cerca de 12 cogumelos em um raio de 200 metros).

Boletopsis leucomelaena? 2d9qt7o

Boletopsis leucomelaena? 1zfhjth

Boletopsis leucomelaena? 2qs6yc0

Boletopsis leucomelaena? Ipsh7r

Tomei uma impressão de esporos. Infelizmente, o cogumelo não produziu muitos esporos (talvez fosse muito jovem). Este é um impressão de esporos parcial (20 mm de largura).

Boletopsis leucomelaena? Jv3ghj

De acordo com a literatura, a impressão de esporos de Boletopsis leucomelaena é de cor creme ou castanho claro. Mas, os esporos acima são mais como marrom escuro.

Polecat escreveu:Já não é a primeira nem segunda vez que Boletopsis leucomelaena em Portugal não associado a Pinaceae. O medronheiro (Arbutus unedo), Eucalyptus e/ou Quercus também parecem poder associar-se a Boletopsis.

É este uma das ocorrências? Eu posso ver algumas agulhas de pinheiro na imagem.

Caso esteja mesmo interessado na microscopia desses espécimes, pode enviar-me alguns exemplares secos.
Obrigado! Eu tenho um exicate seca que eu possa lhe enviar para exame microscópico.

Aqui é um artigo sobre a análise de DNA de Boletopsis leucomelaena.

Dieter

DieterB
esporo
esporo

Número de Mensagens : 7
Fungónimo : arbutus-micorrizicosinho
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Boletopsis leucomelaena? Empty Re: Boletopsis leucomelaena?

Mensagem  Loco Gato Sex 09 Jan 2015, 17:49

Não tenho dúvidas sobre ser Boletopsis. Quanto ao eventual problema da cor dos esporos, pelo menos B. grisea (= B. subsquamosa) pode tê-los claros ou escuros (Rogers Mushrooms). A leitura do MushroomExpert http://www.mushroomexpert.com/boletopsis_leucomelaena.html será de certeza interessante, também.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Boletopsis leucomelaena? Empty Re: Boletopsis leucomelaena?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos