Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suillus variegatus

+2
manel
PEDRA
6 participantes

Ir para baixo

fix2 Suillus variegatus

Mensagem  PEDRA Dom 16 Nov 2008, 12:39

Obrigado pelos esclarecimentos,
de grande utilidade e que revelam os teus conhecimentos sobre um local "onde eu já fui muito feliz".

Temos de criar um mapa para assinalar os locais onde costumamos apanhar os nossos cogumelos. (era interessante até criar um tópico com os diversos mapas do país).

Suillus variegatus P1010222iv8.thSuillus variegatus Thpix
Cogumelos 4
Suillus variegatus P1010223lz9.thSuillus variegatus Thpix
Cogumelos 4
Suillus variegatus P1010224ti3.thSuillus variegatus Thpix
Cogumelos 4
Suillus variegatus P1010225kj0.thSuillus variegatus Thpix
Cogumelos 4
Suillus variegatus P1010226ao2.thSuillus variegatus Thpix
Cogumelos 4

Estas fotos foram tiradas no mesmo local. Achei curioso o facto de lá existirem muitos destes cogumelos e aparente ninguem lhes tocar.

1 abraço e Boa Caça


Última edição por PEDRA em Ter 18 Nov 2008, 22:58, editado 2 vez(es)

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Esses são os Suillus Bovinus

Mensagem  manel Dom 16 Nov 2008, 12:59

Esse projecto do mapa já existe Pedra.

Vê no Portal - Cogumelos nas regiões. É uma grande sacada aqui dos dinamizadores do fórum. Vai lá ver como funciona.

Quanto às fotos que postaste, são Suillus bovinus. São borrachentos, sem interesse gastronómico. Cortegaça está infestado deles de facto.

No entanto foi uma espécie que já me serviu de lição sobre este género Suillus, tendo por mestres os incansáveis Polecat e Pedro Claro. Há aí uns tópicos engraçados sobre eles, à volta do facto de, ao contrário da maioria dos Suillus, estes não apresentarem grânulos nos pés, ou "glandular dots" como lhes chamam os "bifes".

Mas há outros Suillus que são bons para o prato, como os Suillus Luteus e eu já os vi lá em Cortegaça. Procura no teu guia e nos posts aqui. Só são um pouquinho chatos de amanhar, porque tens que lhes tirar as cuticulas dos chapéus e os anéis...

Só mais uma dica: Tenta começar a fazer um tópico por cada exemplar. Eu não percebo muito dessa parte técnica, mas parece que para futuras reedições no mapa de cogumelos, nas regiões ou futuras buscas, a coisa fica mais simples.

Abraço!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: Suillus variegatus

Mensagem  Mycota Dom 16 Nov 2008, 13:25

Olá amigos!

Temos de criar um mapa para assinalar os locais onde costumamos apanhar os nossos cogumelos. (era interessante até criar um tópico com os diversos mapas do país).
É verdade PEDRA, esse projecto já está em acção e não tem precedentes, a criação de uma base de dados sobre os cogumelos existentes nas diferentes partes do país, o mais engraçado é que e um trabalho feito por todos os portugueses e outros que colhem no nosso país e aqui postam as suas colheitas Wink



Quanto às fotos que postaste, são Suillus bovinus. São borrachentos, sem interesse gastronómico. Cortegaça está infestado deles de facto.
Grande Manel!
Estás a ficar "cromo" disto Razz muito bem! Wink


Só mais uma dica: Tenta começar a fazer um tópico por cada exemplar. Eu não percebo muito dessa parte técnica, mas parece que para futuras reedições no mapa de cogumelos, nas regiões ou futuras buscas, a coisa fica mais simples.
É verdade facilita muito em termos de organização, este já foi dividido no entanto.




Abraço a todos!
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: Suillus variegatus

Mensagem  *ento*loma* Dom 16 Nov 2008, 15:01

Olá PEDRA,

Eu tenho uma identificação diferente da espécie de cogumelo que exibes nas fotos! Concordo com o Manel no genero - Suillus, mas quanto à espécie parece-me mais S. variegatus um parente proximo do S. bovinus.

Se repararem na ultima foto, consegue-se ver Suspect descolorações azuis na carne/trama do pé e chapéu - o que em conjunto com todas as outras caracteristicas encaixa melhor em Suillus variegatus.

Abraço.

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Já vi. Obrigado *Ento*

Mensagem  manel Dom 16 Nov 2008, 15:15

Quem me mandou armar em esperto!

Mas olha que são mesmo muito parecidos...

Já agora Pedra, em termos gastronómicos, também experimentei estes e pareceram-me tão desinteressantes quanto os primus bovinus. Certo *Ento*?

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: Suillus variegatus

Mensagem  Polecat Seg 17 Nov 2008, 03:02

*ento*loma* escreveu:Olá PEDRA,

Eu tenho uma identificação diferente da espécie de cogumelo que exibes nas fotos! Concordo com o Manel no genero - Suillus, mas quanto à espécie parece-me mais S. variegatus um parente proximo do S. bovinus.

Se repararem na ultima foto, consegue-se ver Suspect descolorações azuis na carne/trama do pé e chapéu - o que em conjunto com todas as outras caracteristicas encaixa melhor em Suillus variegatus.

Abraço.

Bem visto *ento* Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: Suillus variegatus

Mensagem  Pedro Claro Seg 17 Nov 2008, 14:51

Bem, o *ento*loma* e os seus olhos de lince... Wink

Creio que não restarão agora muitas dúvidas de que se trata de S. variegatus... E eu vou ter que começar a andar mais atento aos milhares de Suillus que despontam agora pelos pinhais e que, talvez erradamente, assumo à partida serem S. bovinus. Shocked

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Confusões perigosas

Mensagem  PEDRA Ter 18 Nov 2008, 23:37

Obrigado pela ajuda na identificação deste bichano.

Fiquei com a ideia que esta espécie, apesar de ambundar pela zona que visitei, não se identifica logo à primeira. Isto faz-me reflectir um pouco sobre o assunto ... isto é, quanto mais sei sobre cogumelos (e sei muito pouco) mais receios tenho em errar. Continuo a achar que a apanha de cogumelos para consumo próprio é um assunto demasiado sério para se tomar de ânimo leve. Para já, acho que vou continuar a degustar os "bichanos" que me aparecem nas prateleiras do super mercado.

Será que existem espécies de cogumelos mais seguros de identificar do que outros? Lembrei-me por exemplo das covas características do pé do Lactarius deliciosus, ou por exemplo do pé reticulado branco do Boletus edulis.

Ou será que a resposta é não, tendo em conta algumas confusões perigosas, tais como:

Cicuta verde x Rússula-iridescente;
Galerina marginata x Kuehneromyces mutabilis;
Amanita pantera x Amanita vinosa;
entre outros

Obrigado e
Boa Caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Pertinente a tua questão

Mensagem  manel Qua 19 Nov 2008, 00:58

Pedra,

É muito pertinente a tua questão. Tudo o que vou escrever peço que seja verificado por quem realmente sabe bem mais que eu.

Mas o guia Cogumelos da Everest, que compraste e que mo deram hoje, é excelente e refere essas confusões.
Há grupos em que a confusão é mais perigosa que outras. Amanita Rubescens e Amanita Pantherina, por exemplo, já as vi crescer lado a lado no Gerês. Enquanto estão no ponto, distinguem-se bem, mas um pouco mais maduras, são mesmo confundíveis. Francamente, prefiro não bulir.

Agora confundir um Falso cantarelo com um Cantarelo cybarius, é só uma questão de gosto no prato, pelo menos é o que dizem os guias. E com um pouquinho de experiência, não os confundirás mais. O cybarius cheira a damasco e tem a orla toda recortada, enquanto o falso é mais rendondinho e não cheira a nada.

Nos boletos, é preciso ter algum cuidado, mas os B.edulis, os Suillus luteus, ou os Leccinum versipelle são espécies que já consigo identificar com segurança com o apoio dos guias e aqui do fórum.

Quanto ao L. Deliciosus, também já os cozinhei. Pedro Claro, acrescentou um teste final ao latex importante, no teu post sobre este cogumelo. Dizem que se pode confundir com o L. torminosus, mas que também não é tóxico, sabe mal apenas. Agora se colheres exemplares em bom estado de maturidade, vais ver que não os confundes. Eu acho que é a ganância de colher tudo o que se encontra à frente, sem critério, muito verde ou maduro de mais que provoca algumas das confusões.

E depois, já perdi a conta aos exemplares comestíveis que me ajudaram a identificar aqui no fórum e que eu ainda não micofagei. Lá chegarei.
Aprendi aqui a ir com calma. Como disseste, no teu cesto, já podem entrar três espécies com segurança. No final da temporada serão mais uns poucos, dependendo da tua disponibilidade e dedicação. Não há pressa.
E depois cogumelo não é só comida, é cultura, história, textura, cor, forma, função na natureza. Enfim eu adoro-os, muito além do paladar!

Um abraço Pedra!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: Suillus variegatus

Mensagem  Polecat Qua 19 Nov 2008, 20:24

Boa discussão amigos!


Agora confundir um Falso cantarelo com um Cantarelo cybarius, é só uma questão de gosto no prato, pelo menos é o que dizem os guias. E com um pouquinho de experiência, não os confundirás mais. O cybarius cheira a damasco e tem a orla toda recortada, enquanto o falso é mais rendondinho e não cheira a nada.
É a tal questão dos nomes comuns, resta saber o que que o "Cogumelos da Everest" entende por "Falso cantarelo"? Algumas espécies de Omphalotus bastante venenosas são referidas como tal e passíveis de confusão. O mesmo nome comum é também atribudo a Hygrophoropsis aurantiaca que é classificado de comestível a venenoso dependendo da literatura. Seja como for o verdadeiro e único Cantharellus cibarius distingue-se dos restantes primeiramente pelas "pregas" ou "lâminas falsas", se bem que já tenha colhido alguns destes com pregas quase laminadas, enfim, vai-se lá com a experiêcia mas é preciso cuidado!

Omphalotus illudens
Suillus variegatus Omphalotus_illudenserbi

Hygrophoropsis aurantiaca
Suillus variegatus Hygrop10


Aprendi aqui a ir com calma. Como disseste, no teu cesto, já podem entrar três espécies com segurança. No final da temporada serão mais uns poucos, dependendo da tua disponibilidade e dedicação. Não há pressa.
E depois cogumelo não é só comida, é cultura, história, textura, cor, forma, função na natureza. Enfim eu adoro-os, muito além do paladar!
Verdadeiro e bonito Smile
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Certo.

Mensagem  manel Qua 19 Nov 2008, 21:22

Polecat,

Não foi no Cogumelos do Everest que apreendi esta imprecisão. Foi no Cogumelos da Plátano Editora. O meu primeiro guia. O Falso Cantarelo a que se referem é o Hygrophoropsis aurantianca, classificado como comestível mas sem interesse gastronómico.

Já o Cogumelos da Everest diz que o mesmo cogumelo não é muito venenoso, mas desanconselha o seu consumo pois pode ocasionar complicações gastrointestinais.

São assim os guias que temos. Mas a responsabilidade é minha de ter feito eco disso.

As minhas desculpas. Fica aqui mais uma lição.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: Suillus variegatus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos