Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suillus, mas qual?

3 participantes

Ir para baixo

Suillus, mas qual? Empty Suillus, mas qual?

Mensagem  manel Qua 29 Out 2008, 11:54

Amigos,

Antes de colocar este post, tive a ler dois anteriores. Um meu, onde o Pedro diz parecerem Suillus Bovinus muito jovens. De facto, são muito mais pequenos, não tinham glandular dots, a cor dos poros era mais acastanhada e próxima à do chapéu, o sabor e cheiro menos interessantes. Também não me lembro de qualquer vestígio de anel ou cutícula no himénio.

Há outro post, com o título “mais uns desconhecidos”. Também é referido que a primeira imagem é de um S. Bovinus, um tanto maduro e em tempo seco. Tem mais semelhanças com estes que eu vi perto da Pedra Bela – Gerês, debaixo de coníferas e sobre relva, do que os anteriores da Peneda.

Há 15 dias passei por este mesmo lugar na Pedra Bela e eles já lá estavam, mas não lhes liguei. Por isso imagino que haja aqui exemplares maduros.

Os que eu postei primeiro (Peneda), tinham o chapéu recortado, como se fossem “pétalas” um exemplar novo destes aqui, é compacto, redondinho, e completamente coberto pelas cutículas, grossas e bem viscosas. Talvez um dos dois não seja S. Bovinus (Peneda ou Pedra Bela)

Em relação ao segundo post que li (mais uns desconhecidos), saliento ainda, umas diferenças. A cor do chapéu viscoso, mas não tanto quanto os dos luteus que costumo encontrar, com nuances verde acastanhado azeitona e os poros eram de um bonito amarelo açafrão.

Fora isso, os chapéus estavam abertos, entre os 7 a 12 cm, cheiro e sabor agradáveis a cogumelo, amendoado.

Há vestígios de um anel muito fininho, que parecia estar ligado à cutícula e secou, ficando os restos pendurados. Os pés são de carne branca compacta, com 1 a 1,5 cm de diâmetro e cerca de 3 de altura, pontilhados com umas marquinhas pretas salientes – glandular dots?

A esporada brutalmente abundante de uma cor, difícil de definir, entre o rosa velho ou óxido de ferro. Com cartolina preta, por trás fica mais rosa velho, com papel branco, parece mais castanho óxido de ferro. Se acharem conveniente, posso postar a outra foto da esporada.

Até breve!

Manel
Suillus, mas qual? Dscf0312
Suillus, mas qual? Dscf0313
Suillus, mas qual? Dscf0314
Suillus, mas qual? Dscf0315
Suillus, mas qual? Dscf0316
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Suillus, mas qual? Empty Re: Suillus, mas qual?

Mensagem  Polecat Qua 29 Out 2008, 13:23

Olá manel!

Esses, pela cor do chapéu e poros, pelo anel forte com tonalidades púrpuras na parte inferior e com "glandular dots" (pintas) no ápice do pé, parecem-me Suillus luteus tal como o teu primeiro post.

No post "mais uns desconhecidos" se leres até ao fim confirmas que não se tratava de Suillus bovinus.

O caso que postaste aqui anteriormente, esse sim era Suillus bovinus dada a presença de poros compostos, ausência de pintas no pé entre outros.

abraço Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suillus, mas qual? Empty Só um detalhe

Mensagem  manel Qua 29 Out 2008, 14:16

Polecat,

Tenho pena de já os ter processado e congelado. É que ontem apanhei uns, esses sim que achava serem S. Luteus, cujo chapéu é mais escuro e mais viscoso que este, o pé mais grosso e as cutículas mais grossas. É a segunda vez que os encontro. Infelizmente não os fotografei, mas eles são diferentes...

Fica para a próxima...

Obrigado de qq forma

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Suillus, mas qual? Empty Re: Suillus, mas qual?

Mensagem  Pedro Claro Qua 29 Out 2008, 15:24

manel escreveu:Polecat,

Tenho pena de já os ter processado e congelado. É que ontem apanhei uns, esses sim que achava serem S. Luteus, cujo chapéu é mais escuro e mais viscoso que este, o pé mais grosso e as cutículas mais grossas. É a segunda vez que os encontro. Infelizmente não os fotografei, mas eles são diferentes...

Fica para a próxima...

Obrigado de qq forma

Manel

A viscosidade relaciona-se directamente com a quantidade de humidade ambiental. Os Suillus são sempre bastante viscosos com tempo húmido e mais pegajosos com tempo seco. Este factor é importante para ajudar à identificação do género (Suillus) mas não da espécie.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Suillus, mas qual? Empty Suillus

Mensagem  manel Qua 29 Out 2008, 18:15

Obrigado Pedro,

Sim, eles ontem estavam muito mais viscosas e estava um dia húmido.

Porém também fiquei com a impressão que nos exemplares mais novos, as cutículas são muito mais viscosas e grossas também. Aliás dá para constatar pela imagem do pequenino aí. Faria sentido se o objectivo for proteger os esporos até à sua maturidade. É só um "suponhamos".

Bom, quando passar de novo pelo trilho dos currais, vou ver se consigo uma foto do quarto suillus que nunca postei e até já os comi, tomando por Luteus. Eram os maiores dos 4, os chapéus chegavam a 13 cm e eram um pouco cónicos, bem escuros, cresciam sobrespostos em grupos de 3 a 5 e também estavam debaixo de coníferas, nas bermas dos caminhos. O pé destes era mais branco largo e atarracado. Se conseguir, faço um post com os 4.

Obrigado pela paciência Pedro e Polecat.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Suillus, mas qual? Empty Re: Suillus, mas qual?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos