Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aleuria aurantia? - Parte I

2 participantes

Ir para baixo

Aleuria aurantia? - Parte I Empty Aleuria aurantia? - Parte I

Mensagem  manel Qua 29 Out 2008, 10:48

Amigos,

Quando vi estas manchinhas na berma do caminho, perto da Pedra Bela, Gerês e debaixo de pinheiros, só me ocorreu que recentemente tinha visto aqui um post de qualquer coisa parecida.

Já estava escuro, ainda tive que trocar as pilhas da máquina, cansado, então não me preocupei muito com a identificação. Além do que, isto é tão estranho para mim, que nem sabia por onde lhe pegar. Quando assim é, prefiro ficar quieto e perguntar. Certo?

Pedro, já sei que gostarias de ver se o pé é esbranquiçado. Querem adiantar mais dicas de identificação para este género de cogumelos que não estou habituado a ver?

Aleuria aurantia? - Parte I Dscf0310

Aleuria aurantia? - Parte I Dscf0311

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aleuria aurantia? - Parte I Empty Re: Aleuria aurantia? - Parte I

Mensagem  Polecat Qui 26 Nov 2009, 19:40

Olá manel!

Estava posts antigos sem resposta e eis que me deparo com esta interessante amiga, a confirmar-se, Aleuria aurantia!

Ocorre normalmente em solos remexidos, cresce em aglomerados consideráveis que ao longe fazem lembrar restos de cartuchos de caçadores, pois aquela cor é bem forte e bonita. Para além disso, e entre outras características tem uma textura muito muito quebradiça, tem de se ter muito cuidado ao colhê-la!

Assim só pelos dados e pelas fotos, não é possível afirmar com 100% certeza, mas diria ser de facto Aleuria aurantia.
Aqui ficam uns presentes finlandeses colhidos em Setembro e à espera duma boa oportunidade Wink

Lendo o teu post...
Aleuria aurantia? - Parte I Img3992
By Polecat, shot with Canon PowerShot A540 at 2009-11-26

estão bem conservados, emanam um aroma a alperce que não imaginam! quais cantarelos...
Aleuria aurantia? - Parte I Img3996h
By Polecat, shot with Canon PowerShot A540 at 2009-11-26

Os círculos no centro são devidos à técnica de colheita, pois se arrancarmos pelo pé, vem muita terra atrás que se torna difícil de tirar, dada a fragilidade do cogumelo
Aleuria aurantia? - Parte I Img3995
By Polecat, shot with Canon PowerShot A540 at 2009-11-26

Já provei um assim seco tipo batata frita, bem interessante e com o tal aroma a alperce bem evidente, talvez os experimente numa salada...


Abraços!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos