Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entoloma sinuatum – o monstro

2 participantes

Ir para baixo

sinuatum - Entoloma sinuatum – o monstro Empty Entoloma sinuatum – o monstro

Mensagem  Lebre Ter 30 Nov 2010, 20:29

Eu nem queria acreditar no que os meus olhos estavam a ver: era um monstro. Com uma envergadura de chapéu da ordem dos 30 cm e com o himenóforo cor-de-rosa. Durante algum tempo não percebi que tipo de cogumelo seria. Agora estou praticamente convicto de que se trata de Entoloma sinuatum, espécie que eu nunca tinha vislumbrado. Anexo um conjunto de fotografias e faço algumas observações sobre as características destes exemplares que observei em Monsanto num pinhal, embora no local específico da observação dominassem os sobreiros e os cogumelos se encontrassem entalados em pedras cobertas de musgo.

Lebre

Fotografias:

sinuatum - Entoloma sinuatum – o monstro 20101128044
Depois da impressão inicial percebi que “o monstro” era o resultado da amálgama de dois exemplares que se tinha unido para vencer as pedras de onde irrompiam; Num plano inferior coloquei uma caixa com 8 cm de altura para melhor dar ideia das dimensões;
O(s) chapéu(s) eram cremes acinzentados, com algumas manchas amareladas e esquartejados na zona central; a margem ligeiramente enrugada era sinuosa;

sinuatum - Entoloma sinuatum – o monstro 20101128045
Himenóforo com lâminas cor-de-rosa de inserção adnexa (?); espaçamento algo distante, parcialmente disfarçado pela existência de lamélulas, algumas das quais atingindo quase a zona central; margem muito sinuosa;
Nota-se aqui melhor a existência de dois exemplares pela existência de um sulco vertical que os divide; o pé é branco com manchas amareladas, fibroso e consistente;

sinuatum - Entoloma sinuatum – o monstro 20101128047
O corte revela que a cutícula não é separável da carne, que é branca e fibrosa

sinuatum - Entoloma sinuatum – o monstro 20101128049
Um exemplar mais jovem em que se nota o chapéu sem o esquartejamento e sem os tons amarelos dos exemplares mais maduros, a margem encurvada e o pé com tons amarelos bem visíveis.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

sinuatum - Entoloma sinuatum – o monstro Empty Re: Entoloma sinuatum – o monstro

Mensagem  ZecTarius Ter 30 Nov 2010, 20:42

Lebre

Fizemos post da mesma espécie e ao mesmo tempo.Very Happy
E são mesmo monstros, encontrei os na segunda feira, os maiores exemplares tinham 25 cm de chapéu.

Abraço

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos