Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lactarius apimentado?

5 participantes

Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty Lactarius apimentado?

Mensagem  manel Qui 25 Set 2008, 00:07

Amigos,

Mas que fragrância fabulosa ele exalava! Eu já não tinha mais onde por cogumelos, por isso fui só caminhar. Era um trilho novo para mim, não sabia o que ia encontrar. É um vale fundo, sombrio, onde corre um ribeiro, e num caminho carreteiro, no meio das lajes de granito, debaixo de um carvalhal serrado, crescem várias espécies de cogumelos. Entre elas, estes lactários e boletos, que por estas bandas são conhecidos por "cu largos" e quem os come são os porcos - Prova do pouco interesse da nossa gastronomia por eles.

O chapéu, era um cone invertido, branco creme claro, com umas manchas mais escuras. Pelas lâminas concêntricas, escorriam muitas gotinhas leitosas. O cheiro a cogumelo mesmo era super-intenso. Acho que nunca cheirei nada assim. Fiquei com muita vontade de o experimentar, mas o meu guia é muito confuso quanto à sua comestibilidade ou interesse gastronómico. Na verdade, nem sequer o tinha comigo...

A carne do chapéu e do pé era compacta. O chapéu quase mais alto que o pé. O chapéu deveria ter uns 14 cm de diâmetro.

Lactarius apimentado? Dscf0110
Gerês Set. 08

Lactarius apimentado? Lactar10
Gerês Set. 08

Até breve!


Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty Re: Lactarius apimentado?

Mensagem  Polecat Qua 22 Out 2008, 17:42

Olá manel!

Epá, bem me parecia que andavam posts perdidos desde aquele domingo negro geek

Não sei a que espécie ou espécies o teu guia refere como "lactarius apimentado" mas pelo nome apostaria no Lactarius piperatus e talvez noutros também. Entre muitas outras coisas, este é caracterizado por:

-tonalidades esbranquiçadas albino
-lâminas extremamente próximas cyclops
-sabor abusivamente picante pale

Eis umas fotos tiradas perto de Grândola identificadas como sendo L. piperatus var. piperatus:

Lactarius apimentado? Img_0010

Lactarius apimentado? Img_0011

este vinha com brinde Wink
Lactarius apimentado? Img_0012

de longe nem parecem lâminas
Lactarius apimentado? Img_0013

são mesmo muito muito próximas
Lactarius apimentado? Lamina10



Não é fácil dizer pelos dados que dás, mas talvez pelas fotos das lâminas ou pela proporção entre as dimensões do pé e chapéu, fico também a piscar o olho a Lactarius vellereus.
Já agora para complicar mais um pouco pergunto, é o mesmo cogumelo nas duas fotos? Parece-me ver ali umas tonalidades rosadas/carmim na segunda foto scratch o que levaria a considerar também Lactarius controversus...

Neste caso provar o latex ou a carne talvez pudesse dissipar as dúvidas. Mas quando encontrares mais amigos deste complexo tenta descrever tonalidades e texturas do chapéu, dimensões, sabores e habitat Sleep é uma seca eu sei mas primeiro habituas-te, depois vicias-te Twisted Evil


De resto, boa descoberta pirat e continua-me a desbravar esse belo Gerês Wink

Um grande abraço!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty Até que enfim que me dás uma dica neste!

Mensagem  manel Qua 22 Out 2008, 18:18

Polecat

Que bom que prestaste atenção a este.

O meu guia é o - Cogumelos da Plátano Editora. Refere-se ao Piperatus.
Há disto aos magotes pelos caminhos. Enerva-me que os transeuntes colham-nos como se fossem flores. Alguns ficam lá no chão largados.
Os do gerês têm de facto tonalidades esbranquiçadas e manchas creme.
As lâminas, mais que próximas, são muito alinhadas.
É kamikasymente picante!
Sim é a mesma foto. Olha só agora é que reparei na tonalidade rosa, mas muito muito subtil no interior das lâminas. Mas não é assim evidente, como na tua foto indoor. Será que se deve ao flash?
Só mais uma deixa. O cheiro. Nunca cheirei nada assim, tão intenso, tão bom, fruta doce.

Quanto a diferenças, parece-me que os chapéus dos que tenho visto, são mais cónicos, não se enrolam nas extremidades. Parece ainda haver umas gretas, como nas russulas virescens, nas tuas de grandôla que isso eu não vi no gerês. Já que me estou a viciar, outra diferença. Estas do gerês e peneda, estão-me a aparecer nas veredas dos caminhos sempre junto de verde, ou erva ou musgo, e não como as tuas, sobre cama de matéria orgânica em decomposicão, "pré-humús".
Obrigado!

Manel

PS - Pega um low-cost flight antes que vires picolé num fiord e eu mostro-te estes trilhos, ehehehe.
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty Lactarius piperatus então ;)

Mensagem  Polecat Qui 23 Out 2008, 17:37

Olá manel!


Olha só agora é que reparei na tonalidade rosa, mas muito muito subtil no interior das lâminas. Mas não é assim evidente, como na tua foto indoor. Será que se deve ao flash?

Sim, é do flash. Em cima vê-se que as tonalidades iam no máximo ao "creme".



Quanto a diferenças, parece-me que os chapéus dos que tenho visto, são mais cónicos, não se enrolam nas extremidades

É verdade, é uma questão de maturação principalmente, os teus eram menos jovens Wink. Começam por ter um chapéu convexo com aquelas margens enroladas, depois passam de concâvos a vasiformes. É como se fossem os cabelos brancos deles Laughing



Parece ainda haver umas gretas, como nas russulas virescens, nas tuas de grandôla que isso eu não vi no gerês.


São sobretudo variações causadas por factores ambientais, por vezes aparecem mas não sempre. Como por exemplo A. muscaria sem restos de véu universal no chapéu por causa da chuva.



Estas do gerês e peneda, estão-me a aparecer nas veredas dos caminhos sempre junto de verde, ou erva ou musgo, e não como as tuas, sobre cama de matéria orgânica em decomposicão, "pré-humús".

Se o que viste à beira dos trilhos forem também L. piperatus, então de certeza que por perto estão folhosas ou outras árvores de madeira dura, tipo sobreiros, carvalhos etc, pois esta espécie cresce em associação com estas árvores, não com tanta influência do solo em si. É por isso que e importante descrever a ecologia da envolvência do cogumelo que encontramos, se à partida não soubermos que cogumelo é também não sabemos se cresce em associação com outras plantas, se cresce só da matéria orgânica morta etc Wink


Bom, mas como indicaste no início que se tratava de um carvalhal e dados os teus últimos esclarecimentos, penso que está identificado, encontras-te um Lactarius piperatus afro


abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty É como se tivesses lá estado

Mensagem  manel Qui 23 Out 2008, 19:57

A tua perspicácia flabagasta-me oh Holmes do macrofungo!

Se tivesses feito estas caminhadas comigo, não terias deduzido melhor. Estou impressionado. Já agora: Também já dei com eles debaixo de um medronhal. O medronho está na classe das "hardwoods"?

Muito bom, muito bom...

Abraço,

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty Re: Lactarius apimentado?

Mensagem  Pedro Claro Sex 24 Out 2008, 10:52

manel escreveu:A tua perspicácia flabagasta-me oh Holmes do macrofungo!

Se tivesses feito estas caminhadas comigo, não terias deduzido melhor. Estou impressionado. Já agora: Também já dei com eles debaixo de um medronhal. O medronho está na classe das "hardwoods"?

Muito bom, muito bom...

Abraço,

Manel

Tecnicamente, o medronheiro é um arbusto. O termo 'hardwoods', no meu entendimento, usa-se para árvores não coníferas, ou seja, para folhosas.

Na medida do possível deve-se tentar especificar o tipo de árvores ou arbustos que povoam o local. Se não se consegue especificar que tipo de carvalhos, por exemplo, pelo menos reconhecer que será Quercus sp. Se não se consegue identificar o tipo de pinheiro, pelo menos referir se é um pinheiro de 2 agulhas ou de 5 agulhas, etc...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty Obrigado pelas correcções Pedro

Mensagem  manel Sáb 25 Out 2008, 20:45

Pedro,

Obrigado Pelas correcções. O que queria dizer, é que já os encontrei, com alguma frequência, debaixo de medronheiros. Eu não tenho formação para uma identificação tão pormenorizada. Peço desculpa.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty Lactarius piperatus

Mensagem  Broteroi Seg 27 Out 2008, 11:54

É verdd, estes meninos andam a aparecer agora,

Inda quarta passada apanhei um na serra de s. luis aqui no concelho de odemira, na berma dum caminho...

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty Nos caminhos

Mensagem  manel Seg 27 Out 2008, 12:44

Engraçado,

Porque é que eles crescem mesmo entre as lajes dos caminhos? São micorrízicos e gostam do calorzinho das pedras?

Abraço

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty Re: Lactarius apimentado?

Mensagem  Nuno Sáb 01 Nov 2008, 23:31

a aranha da foto e uma especie de aranha-lobo...

farao
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius apimentado? Empty Re: Lactarius apimentado?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos