Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fungos bioluminescentes em Portugal

+6
Lebre
Deathgrin
Zamanita
ZecTarius
Pedro Claro
Terfez
10 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Seg 07 Fev 2011, 18:44

http://pirilampos-lightalive.blogspot.com/

Aqui já deixei mais uns registos sobre espécies de cogumelos bioluminescentes.


A 18 de Janeiro. Very Happy

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qua 23 Fev 2011, 23:09

Tenho encontrado algum húmus bioluminescente ( em folhas mortas de carvalho-negral , acácia e mais espécies...) em Sintra ( com diferentes côres e intensidades de luz).
Até agora nada em troncos...
Será o micélio de algum macrofungo ( Armillaria ou Mycena)?
Ambos os géneros colonizam madeira e folhas em decomposição ou não?

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Sáb 26 Fev 2011, 18:20

A Mycena rorida tem esporos bioluminescentes!

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Ter 05 Abr 2011, 00:06

Terfez escreveu:Tenho encontrado algum húmus bioluminescente ( em folhas mortas de carvalho-negral , acácia e mais espécies...) em Sintra ( com diferentes côres e intensidades de luz).
Até agora nada em troncos...
Será o micélio de algum macrofungo ( Armillaria ou Mycena)?
Ambos os géneros colonizam madeira e folhas em decomposição ou não?

Tenho aqui algum humus em casa que ainda se mantem bioluminescente, desde Fevereiro.
Para alguns casos a bioluminescência até aumentou!

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Dom 15 maio 2011, 03:01

A côr da bioluminescência varia de um tom amarelado, para um verde indo até ao azulado.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  thunderdome Ter 24 maio 2011, 14:46

Boa tarde.
Foi através deste site (http://pirilampos-lightalive.blogspot.com/) que fiquei a conhecer da existência de fungos macroscópicos bioluminescentes, e fiquei surpreendido de saber que em Portugal e na Estremadura, se encontram. No entanto, não sei onde procurar.

Será que me poderia indicar locais concretos onde encontrar na região de Lisboa, Seseimbra e Sintra? E que espécies poderei encontrar?

Obrigado.

thunderdome
hifa
hifa

Número de Mensagens : 16
Fungónimo : Mycena luxaeterna
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qui 26 maio 2011, 18:58

Boa tarde


Muitas dessas espécies brilham através do micélio.
Mas claro que há excepções, em que se vai além disso, por exemplo, no caso do Omphalotus olearius ou da Mycena rorida.
Penso que para saber quando se devem procurar, o ideal será acompanhar as fases do ano em que surgem.
Por exemplo, aqui neste forum, existem várias referências em que se apresentam as datas de aparição e respectivo local de ocorrência de espécies do género Armillaria, Mycena, etc...

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  webster-saraiva Sex 05 Ago 2011, 18:56

ja vi destes cogumelos na zona de castelo branco, mais propriamente Almaceda num passeio que fiz com o Eng Gravito (eng agronomo, especializado em micologia). O dito cogumelo estava na base de um eucalipto morto.. bem giro o cogumelo.

webster-saraiva
hifa
hifa

Número de Mensagens : 19
Fungónimo : boletus e afins..
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Sex 05 Ago 2011, 20:01

Boa tarde

É possível indicar a espécie ou o género desse cogumelo?


Obrigado.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  webster-saraiva Dom 07 Ago 2011, 15:54

não me lembro ao certo qual era a especie, mas era um aglumerado de pelo menos 12 cogumelos, com um pé comprido e lenhoso côr amerelo torrado, o chapéu era parecido ao de um Nameco com cerca de 5/6 cm de diametro num amarelo torrado.. se encontrar o nome coloco aqui.

webster-saraiva
hifa
hifa

Número de Mensagens : 19
Fungónimo : boletus e afins..
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  webster-saraiva Seg 08 Ago 2011, 12:27

bom se não estou em erro, a especie que falava era Omphalatus Olearius

http://www.pcs.k12.va.us/vtrail/a42.htm

webster-saraiva
hifa
hifa

Número de Mensagens : 19
Fungónimo : boletus e afins..
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qua 26 Out 2011, 23:25

Obrigado, pela referência, webster-saraiva.

Se alguém tiver mais informações sobre cogumelos bioluminescentes, que diga alguma coisa!
Obrigado. Very Happy


Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  thunderdome Qui 27 Out 2011, 14:27

Agora que entrámos em época de chuvas, deveria ser a melhor altura. Alguém já avistou ou quer combinar algo para se tentar encontrar e fotografar os espécimens?

thunderdome
hifa
hifa

Número de Mensagens : 16
Fungónimo : Mycena luxaeterna
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Sáb 29 Out 2011, 13:42

Vou ver se encontro alguma coisa e depois digo algo por aqui.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  thunderdome Seg 20 Ago 2012, 22:37

Então e novidades de onde encontrar o Omphalotus olearius?

thunderdome
hifa
hifa

Número de Mensagens : 16
Fungónimo : Mycena luxaeterna
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Seg 20 Ago 2012, 23:29

Thunderdome



No tópico do Omphalotus olearius e neste tópico , tens as localizações e a altura do ano em que são encontrados.
Se ainda houver dúvidas, diz alguma coisa.
E se eu este ano chegar a ver mais alguma coisa ( bem provável) digo. Em Junho, vi alguns, mas estive muito ocupado e não dei conta do recado. Mea culpa...

Tenho aqui em casa alguns cogumelos bioluminescentes (dentro de plásticos) e após alguns meses de cuidados, ainda brilham. Gostaria era de aumentar a colónia ( usando um substrato mais produtivo, quiçá agar ou algo assim).
Mas não sei de que espécie se trata ( tanto pode ser um microfungo como o micélio de um macrofungo em estado quase latente). Sei que pelo menos, durante uns dias, brilharam um tom azulado ( o ideal seria ver isso com um microscópio, mas os do laboratório onde costumava de ir, estão todos danificados e alguns precisam de uma lupa nova).

Mas quando vir algum na natureza, eu avisarei. Talvez nas próximas chuvas.
A última vez, que vi humus bioluminescente ( micélio??) foi em Junho ( como disse mais acima), mas na Serra do Alvão.


Cumps


Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Loco Gato Ter 21 Ago 2012, 14:25

Obrigado Terfez pelo link
http://warnell.forestry.uga.edu/service/library/index.php3?docID=173, é uma leitura interessante (que decidi expandir com os links abaixo). Mas, tendo em conta o contexto da mensagem onde ele vinha inserido, aquilo que lá se relata é micélio de Armillaria e não de Omphalotus. O género Armillaria tem uma grande preferência por carvalhos.

Já agora, nesse site o trecho
The most actively growing and respiring fungal cells generate light. The conditions that allow the fungi to grow fast, allow light to be produced. The most important environmental features surrounding fungal bioluminescence is food supply followed closely by water, oxygen, and temperature
é algo confuso. Desta leitura parece que o crescimento rápido dos fungos (está no plural) leva à produção de luz. Então teríamos uma aurora boreal em todas as florestas, variável segundo a taxa de crescimento dos diversos fungos activos!

Do pouco que sei, posso dizer que a bioluminscência associada a fungos que dão cogumelos é característica só de certas espécies, servindo até de carácter diagnosticante em alguns (por exemplo a secção Leprocybe do género Cortinarius). E não sei se há alguma demonstração da origem bioquímica da fluorescência em cogumelos. Pode ser de bactérias simbióticas, como se passa com os pirilampos e peixes abissais, mas há outras possibilidades.

Confirmo que também deve ocorrer em Portugal um outro Omphalotus bioluminescente, O. illudens, e como a diagnose entre este e O. olearius é um pouco subtil (por alguma razão lhe chamam illudens), tenho tendência para evitar pôr o nome da espécie só da observação do cogumelo, isto é, fico-me por Omphalotus. Independentemente de considerarem-se ou não espécies separadas, o nome Clitocybe illudens é obsoleto.

Alguns links para quem quiser explorar:
  • http://www.nsf.gov/discoveries/disc_summ.jsp?cntn_id=112030 parece ter servido de base àquele link nalgumas partes. Põe em relevo a diversidade de espécies bioluminescentes dentro do género Mycena. Ver também http://2009.botanyconference.org/engine/search/index.php?func=detail&aid=339 e http://www.mykoweb.com/articles/BioluminescentFungi.html (é tudo a mesma gente)
  • http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1574-6968.2001.tb10798.x/full um artigo que fala duma correlação entre crescimento radial em cultura e produção de luminescência, o que não é o mesmo que se lê na citação acima.
  • http://www.mycologia.org/content/99/2/317.full trabalho com espécies do Brasil (Mycena, Gerronema)


Última edição por Loco Gato em Ter 21 Ago 2012, 15:42, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : juntei links, fiz melhoramentos)

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Ter 21 Ago 2012, 16:35

Olá Loco Gato

Desconhecia a correlação entre crescimento e bioluminescência. Quanto à intensidade e côr da última, depende das espécies e de outros fatores, como humidade, temperatura, substrato de crescimento, etc...

Por acaso já sabia que mais provavelmente deveria tratar-se do género Armillaria, pois pode cobrir vastas extensões ( existem alguns com tamanho recorde).

Os pirilampos normalmente utilizam processos bioquímicos, já quanto aos peixes abissais, o nível de complexidade é maior, havendo tanto processos bioquímicos como associações com bactérias bioluminescentes.

Parece-me que no caso dos fungos, deverá ter origem em processos bioquímicos.

Muito interessante, a tua contribuição para o desenvolvimento deste assunto.
E muito mais está por descobrir!

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qui 20 Mar 2014, 01:24

Tenho neste momento humus luminoso em casa.

Mas a bioluminescência só se vê nas folhas e outras estrutras vegetais em decomposição.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Loco Gato Qui 20 Mar 2014, 01:46

Não dá para mandar umas fotos?

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  thunderdome Qui 20 Mar 2014, 01:55

Fotos eram bem-vindas!
E onde podemos encontrar afinal estes fungos em Lisboa?

thunderdome
hifa
hifa

Número de Mensagens : 16
Fungónimo : Mycena luxaeterna
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qui 20 Mar 2014, 13:22

Duvido que o meu tlm consiga capturar a luz, mas posso tentar na mesma.


Se alguém tiver uma máquina boa para este tipo de situação, eu envio algum humus luminoso.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Loco Gato Qui 20 Mar 2014, 14:48

às vezes sai melhor filmando que fotografando

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  thunderdome Qui 28 Ago 2014, 13:05

Se quiseres enviar-me eu fotografo isso com exposição prolongada.
Mas e relativamente a cogumelos bioluminescentes em Monsanto? Era curioso combinar uma field trip e tentar encontrar alguns!

thunderdome
hifa
hifa

Número de Mensagens : 16
Fungónimo : Mycena luxaeterna
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Sex 05 Set 2014, 14:18

thunderdome escreveu:Se quiseres enviar-me eu fotografo isso com exposição prolongada.
Mas e relativamente a cogumelos bioluminescentes em Monsanto? Era curioso combinar uma field trip e tentar encontrar alguns!

Ainda os tenho, mas poucos ainda brilham.

Quando começarem as chuvas, talvez seja a melhor altura para recolher alguns e enviar-te.

Sim, é possível encontrar alguns em Monsanto, mas não sei se serão tão comuns como em Sintra.

No entanto, estou disponivel para uma field trip, se alguém mais alinhar seria excelente.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal - Página 2 Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos