Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Género Laetiporus em Portugal

+5
Zamanita
nunoMS
Mycota
Polecat
JoãoeCátia
9 participantes

Ir para baixo

Tem encontrado Laetiporus sp. em Portugal? Em que hospedeiro?

Género Laetiporus em Portugal Vote_lcap19%Género Laetiporus em Portugal Vote_rcap 19% 
[ 3 ]
Género Laetiporus em Portugal Vote_lcap63%Género Laetiporus em Portugal Vote_rcap 63% 
[ 10 ]
Género Laetiporus em Portugal Vote_lcap0%Género Laetiporus em Portugal Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Género Laetiporus em Portugal Vote_lcap13%Género Laetiporus em Portugal Vote_rcap 13% 
[ 2 ]
Género Laetiporus em Portugal Vote_lcap5%Género Laetiporus em Portugal Vote_rcap 5% 
[ 1 ]
 
Total de votos : 16
 
 

Género Laetiporus em Portugal Empty Género Laetiporus em Portugal

Mensagem  JoãoeCátia Sex 19 Dez 2014, 22:38

Boa noite a todos

Como não há aqui uma secção para dúvidas, exponho aqui a minha.
Existe em Portugal laetiporus sulphureus? E Grifola frondosa? Se houver podem-me elucidar sobre o habitat? Vejo estes cogumelos numa serie americana e decidi investigar mas não encontro nada... Agradecia informação.

Abraços
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 38
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Género Laetiporus em Portugal Empty Re: Género Laetiporus em Portugal

Mensagem  Polecat Sáb 20 Dez 2014, 06:34

Olá!

Laetiporus é um género pouco estudado em Portugal. A minha resposta é:

De uma forma geral sim, o género parece existir. Laetiporus sulphureus provavelmente existe mas as condições não são claras. Provavelmente estamos nos primórdios da taxonomia de Laetiporus, será um género de várias espécies parecidas que ainda não foram bem delineadas.

Os artigos científicos de referência que conheço (Vasaitis et al 2009, Ota et al 2009); quando estudam a distribuição de Laetiporus, incluem muito mais o leste, norte e centro da Europa do que o sul, onde estamos. O registo mais próximo que encontro é em Espanha, hospedado, tal como na maior parte da Europa em Quercus robur (Carvalho Alvarinho). Outros inquilinos de Laetiporus na Europa parecem ser: Larix (lariço); píceas e abetos; Populus (choupo); salgueiros etc.

Para já, parecem exisitir pelo menos duas espécies europeias. Laetiporus huroniensis (existente também nas Américas) ocorre nas coníferas das montanhas da Europa central. Enquanto Laetiporus sulphureus (existente também nas Américas), parece ser cosmopolitano na Europa, e ocorre bastante em folhosas no território europeu estudado (da Lituânia a Espanha).

Ou seja, segundo estes artigos poderiamos esperar encontrar L. sulphureus em Portugal, pelo menos em carvalhos. Se isto acontece ou não, não sei. Mas abaixo seguem fotos minhas de algo que identifico como L. cf sulphureus. E sim, ESTÃO em eucaliptos!!

Espécime #1 - Évora 2007
Género Laetiporus em Portugal 2le6p7o

Género Laetiporus em Portugal 2sblg6c

Género Laetiporus em Portugal 20fyj9v



Espécime #2 Sesimbra 2004
Género Laetiporus em Portugal 2a5yp7n


Sim, a ideia que me dá é que não existem registos na literatura de Laetiporus sp. a crescer em eucaliptos na Europa. Existem Laetiporus sp. a crescer em eucaliptos, mas nas Américas, nomeadamente no Uruguai. Curiosamente, os L. sulphureus dos eucaliptos uruguaios parecem ser geneticamente muito próximos dos L. sulphureus europeus que crescem em carvalhos, sendo mais distantes dos demais Laetiporus americanos.

Na minha opinião faz todo o sentido imaginar Portugal como uma ponte nesta história. Ver L. sulphureus em carvalhos ibéricos, em eucaliptos portugueses e em eucaliptos do antigo império brasileiro!... Twisted Evil


E esta, hein?


P.S.- Quem estiver interessado nos artigos completos contacte por MP.
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Género Laetiporus em Portugal Empty Re: Género Laetiporus em Portugal

Mensagem  Mycota Sáb 20 Dez 2014, 14:34

Relembro que existem alguns tópicos criados no passado em que se relatam ocorrências com Laetiporus.

Infelizmente muitas das imagens postadas nas mensagensjá não se encontram online, ainda assim, os textos podem revelar pormenores:

Laetiporus gilbertsonii?? - Sicc
Laetiporus sulphureus: The Chicken of the Woods - brunocarvalho
Laetiporus sulphureus ??? Açores, Graciosa - carpica
Laetiporus sp. ? - rodd
Identificação - flavio matos
Laetiporus sulphureus - "Colhidos" online - manel
Ajuda de Identificação - elepontes
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Género Laetiporus em Portugal Empty Re: Género Laetiporus em Portugal

Mensagem  nunoMS Sáb 20 Dez 2014, 18:17

Encontrei uma vez em zona de eucalipto e carvalhos.

Género Laetiporus em Portugal AYUjSHD

Género Laetiporus em Portugal RKq0CCc

Género Laetiporus em Portugal EjmJE8A

Género Laetiporus em Portugal Qa1M8VN

nunoMS
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51
Fungónimo : curioso
Reputação : 1
Data de inscrição : 01/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Género Laetiporus em Portugal Empty Re: Género Laetiporus em Portugal

Mensagem  JoãoeCátia Dom 21 Dez 2014, 20:03

É pena não haver grande divulgação destes cogumelos, pelo que vejo são iguarias bem caras nos EUA e cá ninguém lhes dá valor...
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 38
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Género Laetiporus em Portugal Empty Re: Género Laetiporus em Portugal

Mensagem  Zamanita Sex 09 Jan 2015, 17:50

Em eucaliptus é bastante frequente a frutificação a partir do final do verão, fim de agosto/setembro.
Em carvalhos só encontrei duas vezes, uma em Q.robur e outra em Q.faginea.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Género Laetiporus em Portugal Empty Re: Género Laetiporus em Portugal

Mensagem  Pedro Sousa Seg 12 Jan 2015, 15:43

Tenho encontrado em Carvalhos,(Quercus robur ) adultos, em alguns casos já algo poders no interior!
Pedro Sousa
Pedro Sousa

Número de Mensagens : 3
Idade : 51
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Género Laetiporus em Portugal Empty Laetiporus sp.

Mensagem  joao machado Qui 29 Set 2016, 13:38

Boa tarde, na zona de Aveiro são muito comuns em cepos e raizes mais superficiais de eucalipto. Também vi o tal programa e a motivação para conhecer melhor fez com que lhe dedicasse algum tempo.
Procurei na net por mais informação e tb fiquei na dúvida...faltam estudos  publicados por portugueses nas suas aplicações cientificas e gastronómicas (embora tenha ideia de ter visto o resumo de um estudo sobre os compostos quimicos de laetiporus sp.? em Portugal).
Já os provei e gostei. Este ano cozi prolongadamente alguns exemplares muito jovens em agua abundante e sal durante 20mn e deitei fora a àgua, a seguir comi uma porção cozida, outra panada e por fim grelhado (embora não volte a usar limão ou qq ácido na marinada). Não tive em qualquer das ocasiões alguma reação alėrgica.
Até breve

p.s. foi isto que encontrei em tempos, são 2 links do mesmo estudo.

https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/12025/4/Study%20on%20chemical.pdf
http://pubs.rsc.org/en/content/articlehtml/2014/fo/c4fo00113c

mas daí até saber se é seguro comer um laetiporus, eu não sei...! muito menos se for colhido num qualquer lugar, do qual não se sei qualquer historial dos agentes tóxicos desse meio ambiente (inclusive há bastante tempo, uma vez que é um fungo que, no caso dos eucaliptos de cá, decompõe o cepo e as raízes...).


Última edição por joao machado em Qui 29 Set 2016, 17:17, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : precisão)

joao machado
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Tricholoma sp.
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Género Laetiporus em Portugal Empty Laetiporus sulphureus no Jamor

Mensagem  anatomas Dom 16 Out 2016, 12:45

Curiosamente hoje encontrei este espécime no Jamor e vinha aqui confirmar as minhas suspeitas de se tratar de um exemplar de Laetiporus sulphureus, suspeita que pelos comentários acima e outras investigações que fiz, parece confirmar-se. Este espécime encontra-se a crescer num cepo de Eucaliptus sp.

Em cepo de Eucaliptus sp.
Género Laetiporus em Portugal Uc?export=download&id=0B8X_WfrUbfAFV1RoTTRsSEtIMW8

Pormenores
Género Laetiporus em Portugal Uc?export=download&id=0B8X_WfrUbfAFWVpLdUZURHFJM2s

Género Laetiporus em Portugal Uc?export=download&id=0B8X_WfrUbfAFd1hLdUlHQnlHU28

Poros
Género Laetiporus em Portugal Uc?export=download&id=0B8X_WfrUbfAFZjl2eDU0aDNjX28

Género Laetiporus em Portugal Uc?export=download&id=0B8X_WfrUbfAFdkVaNjJSRkZfUGc

anatomas

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Amanita
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Género Laetiporus em Portugal Empty Re: Género Laetiporus em Portugal

Mensagem  fabioletus Qua 09 Nov 2016, 11:03

joao machado escreveu:Boa tarde, na zona de Aveiro são muito comuns em cepos e raizes mais superficiais de eucalipto. Também vi o tal programa e a motivação para conhecer melhor fez com que lhe dedicasse algum tempo.
Procurei na net por mais informação e tb fiquei na dúvida...faltam estudos  publicados por portugueses nas suas aplicações cientificas e gastronómicas (embora tenha ideia de ter visto o resumo de um estudo sobre os compostos quimicos de laetiporus sp.? em Portugal).
Já os provei e gostei. Este ano cozi prolongadamente alguns exemplares muito jovens em agua abundante e sal durante 20mn e deitei fora a àgua, a seguir comi uma porção cozida, outra panada e por fim grelhado (embora não volte a usar limão ou qq ácido na marinada). Não tive em qualquer das ocasiões alguma reação alėrgica.
Até breve

p.s. foi isto que encontrei em tempos, são 2 links do mesmo estudo.

https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/12025/4/Study%20on%20chemical.pdf
http://pubs.rsc.org/en/content/articlehtml/2014/fo/c4fo00113c

mas daí até saber se é seguro comer um laetiporus, eu não sei...! muito menos se for colhido num qualquer lugar, do qual não se sei qualquer historial dos agentes tóxicos desse meio ambiente (inclusive há bastante tempo, uma vez que é um fungo que, no caso dos eucaliptos de cá, decompõe o cepo e as raízes...).

Boas João,
Os exemplares que comeste estavam associados a Eucalipto? Recordo-me de ter lido que há um historial de espécimes associados a Eucalipto provocarem perturbações gástricas, isto na América do Norte, possivelmente não sendo exactamente a mesma espécie. Mas do que entendo dependeria mais da árvore em si que do fungo, pois o fungo tende a absorver a toxicidade da árvore, neste caso do Eucalipto.
Por exemplo aqui no Reino Unido evitamos a colheita de Laetiporus que frutificam em Teixo uma vez que o consumo destes provoca intoxicação sendo que o Teixo é uma árvore altamente toxica (o consumo de folhas pode ser fatal). Laetiporus que crescem associados a Quercus ou outras por outro lado são bem vindo ao tacho e muito apreciados.

O facto de teres feito uma cozedura prolongado e descartado a água também pode ter ajudado a eliminar alguma toxicidade existente.

fabioletus
esporo
esporo

Número de Mensagens : 10
Fungónimo : Fabiolus Edulis
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Género Laetiporus em Portugal Empty Re: Género Laetiporus em Portugal

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos