Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanita ponderosa

3 participantes

Ir para baixo

fixe1 Amanita ponderosa

Mensagem  João Gama Qua 17 Mar 2010, 23:34

É só para partilhar com o fórum.
No sábado passado e pela primeira vez, fui à descoberta do Amanita ponderosa. Com a ajuda do Sr. António Lopes, natural da aldeia de Padrão, Freguesia de S. Pedro do Esteval, Concelho de Proença-a-Nova , onde apanha este cogumelo e lhe chama Tortrulhos, "conseguimos" apanhar 10 exemplares. A procura durou duas horas, em terrenos de origem de xisto, com revestimento à base estevas (sistos), com exposição sul e em locais pré-definidos pelo Sr.António e que ele utiliza desde pequeno. Estes cogumelos são muito difíceis de encontrar, pois são muito procurados e nesta altura estão ainda completamente enterrados.
Os cinco exemplares que me calharam cozinhei-os conforme uma das receitas local:
- Não se lavam, mas descascam-se, pois estão cobertos de terra e depois são laminados e por vezes demolhados.
- Com azeite, muito pouco sal e poêjos são cozinhados em lume brando durante 10 minutos e no final juntam-se os ovos mexidos.
Também em vez dos ovos pode ser com arroz malandro.
Bem, gostei de os procurar, de os conhecer (eu não consegui "pintar" nenhum), e de os comer.
Tenho que lá voltar para "pintar" pelo menos um.
Recomendo!

João Gama

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Carqueijas
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Amanita ponderosa

Mensagem  Ricardo Castilho Qui 18 Mar 2010, 17:44

Certamente que estavam óptimas,Razz
era interessante ter algum registo fotográfico desses exemplares pois nunca vi ai dessa zona, por isso já sabes a próxima vez que lá voltares leva a máquina fotográfica e fotografa todos os caracteres para se tentar ver se é realmente Amanita ponderosa

Abraço,
Ricardo Castilho
Ricardo Castilho
Ricardo Castilho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Fungónimo : Amanita "PODEROSA"
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Amanita ponderosa

Mensagem  Pedro Claro Sex 19 Mar 2010, 16:10

Eu tive a oportunidade de analisar um exemplar em bom estado que o João me facultou e não restam dúvidas que se tratava de Amanita ponderosa, provavelmente a forma valens segundo a interpretação de Neville & Poumarat (2004).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Amanita ponderosa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos