Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cogumelos de Sintra

5 participantes

Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Cogumelos de Sintra

Mensagem  Lebre Sáb 12 Dez 2009, 01:04

Aproveitei o último feriado para fazer uma deslocação a Sintra, em busca de cogumelos. Tratou-se de uma visita exploratória, mais para pôr em prática alguns conhecimentos recentemente adquiridos do que a pensar no tacho. A zona visitada é basicamente um pinhal, tendo aqui e ali outras árvores e arbustos, sobretudo nas partes mais próximas de cursos de água, que escorrem pela montanha abaixo nesta altura do ano.
Nesta visita recolhi algum material e estou a procurar por ordem nos apontamentos que tomei. Como é natural encontrei alguns cogumelos (diria antes, bastantes) de cuja classificação não tenho a certeza. Nos próximos dias procurarei colocar neste fórum tópicos relativos a alguns deles.
Nesta mensagem inicial anexo fotografias de conjunto do material recolhido, seguidas de outras de algumas espécies de que não disponho de outro material que não sejam as fotografias. Sabem como é, não podemos trazer o mundo para casa!
As duas últimas fotografias que aqui apresento referem-se a uma espécie que me deixou algo surpreendido e apreensivo, uma vez que, tratando-se claramente de uma espécie de amanita ela é tão só o cogumelo mais vulgar daquela zona. Efectivamente, vislumbrei esta espécie em todas as partes por onde andei e, no total, ainda fiz alguns quilómetros, sendo que também é verdade que dadas as suas características de cor e brilho ela se torna facilmente visível. Havia zonas em que, digamos em 15 m^2, podiam ver-se quatro ou cinco exemplares. Como verão nos próximos tópicos relacionados com esta visita, há muitas outras espécies de amanitas na zona em causa.
Agradeço desde já os vossos comentários e sugestões relativamente a este material.
Lebre

Cogumelos de Sintra 081122009001a

Cogumelos de Sintra 08122009001

Cogumelos de Sintra 08122009069

Cogumelos de Sintra 08122009095

Cogumelos de Sintra 08122009099i

Cogumelos de Sintra 08122009112

Cogumelos de Sintra 08122009113

Cogumelos de Sintra 08122009098a

Cogumelos de Sintra 08122009083

Cogumelos de Sintra 08122009011n

Cogumelos de Sintra 08122009012q

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Zamanita Sáb 12 Dez 2009, 04:43

Não é minimamente segura uma identificação baseada apenas nestas fotos mas deixo sugestões para procurares um caminho...
A partir da segunda foto:

2. Ramaria sp.
3. Boletus Sp. (em princípio da secção Edulis)
4. Necessário mais dados
5. Lycoperdum Sp. (talvez perlatum)
6/7. Hypholoma Sp.
8. Ramaria Sp
9. Russula Sp. e Cantharellus lutescens
10/11. Amanita citrina

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Pedro Claro Sáb 12 Dez 2009, 16:42

Concordo, no geral, com o que diz o Zamanita e só sugeriria o seguinte:

2 - Talvez Ramaria stricta;
5 - Parecem-me mesmo Lycoperdon perlatum;
8 - Não me parece Ramaria mas sim Calocera viscosa.

Outra coisa: é um desperdício uma apanha desse calibre, principalmente quando não há tempo nem disposição para fazer descrições detalhadas de cada espécie e secar os exemplares para posterior análise... Será preferível a recolha de apenas 3 ou 4 espécies (e alguns exemplares de cada espécie) para possível identificação, fazendo boas descrições e boas fotografias de cada espécie.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Lebre Sáb 12 Dez 2009, 21:13

Os meus agradecimentos ao Zamanita e ao Pedro pelas respostas com as sugestões de género, e mesmo algumas espécies, apenas com recurso às fotografias.
Também o comentário do Pedro relativamente ao exagero da apanha me parece pertinente. A minha única desculpa é, talvez, que pela primeira vez tive oportunidade de observar tantas espécies diferentes no mesmo habitat (sou novato nestas lides), pelo que me foi difícil seleccionar in loco os exemplares a conservar. Além disso, como verão no tópico que tenciono colocar no fórum ainda hoje, foi para mim surpreendente a variedade de exemplares do género Amanita que pude observar. Em particular, a espécie Amanita citrina crescia como cogumelos, como se costuma dizer.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  PEDRA Sáb 12 Dez 2009, 21:20

Estou curioso por ver esse tópico...
Lebre, dá-te por contente por teres um local com tantas espécies e com tanta variedade.
No início é dificil refrear o impulso, não é?

Cumps
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Pedro Claro Sáb 12 Dez 2009, 22:49

Lebre, não encares o meu comentário como uma crítica, pois eu fiz o mesmo muitas vezes e, ocasionalmente, principalmente quando exploro sítios diferentes com um flora micológica diferente daquela a que estou habituado, ainda há essa tentação. É, portanto, apenas um conselho, pois é melhor identificar bem 3 ou 4 espécies (bem no sentido de ficares a conhecer as características discriminantes delas) do que 10 mal. Ou, de outra forma, é preferível centrares a tua atenção em poucas espécies e conseguires chegar a alguma identificação (ainda que apenas ao género, por exemplo) do que trazer 15 ou 20 e não teres tempo para olhar para o que colheste...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Lebre Sáb 12 Dez 2009, 23:13

Obrigados PEDRA e Pedro pela vossa compreensão. Em relação ao Pedro,
Pedro Claro escreveu:Lebre, não encares o meu comentário como uma crítica, pois eu fiz o mesmo muitas vezes e, ocasionalmente, principalmente quando exploro sítios diferentes com um flora micológica diferente daquela a que estou habituado, ainda há essa tentação. É, portanto, apenas um conselho, pois é melhor identificar bem 3 ou 4 espécies (bem no sentido de ficares a conhecer as características discriminantes delas) do que 10 mal. Ou, de outra forma, é preferível centrares a tua atenção em poucas espécies e conseguires chegar a alguma identificação (ainda que apenas ao género, por exemplo) do que trazer 15 ou 20 e não teres tempo para olhar para o que colheste...
acho que foi uma critica e também acho que foi merecida. Nada de mais, portanto. Relativamente à última parte e para ele ver que estou a levar isto a sério, acrescento que as sugestões feiras pelo Zamanita e pelo Pedro não me eram desconhecidas (a 4 também para mim é mistério) e arriscaria mesmo a espécie Hypholoma capnoides para o par 6/7.


Última edição por Lebre em Sáb 12 Dez 2009, 23:18, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : novo erro ortográfico detectado)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Lebre Dom 20 Dez 2009, 11:04

Na minha segunda deslocação a Sintra para observar cogumelos, efectuada no dia 12/12/2009, decidi escolher um habitat diferente em relação ao da primeira visita. Embora situado na mesma zona, este tinha uma maior diversidade de vegetação, o que, em princípio, proporcionaria a observação de novas espécies. Assim foi, de facto. Enquanto que a primeira visita, numa zona de pinhal, foi dominada pela presença de amanitas, rússulas, agáricos, etc., nesta as mais salientes foram Lepistas, Xerocomus, Lactários e Macrolepiotas. Relativamente aos dois primeiros tipos já tive ocasião de colocar tópicos aqui no fórum. Agora venho dar-vos contas de algumas observações dos outros dois tipos. Como tive a sorte de poder observar in loco, pela primeira vez, todas as fases de desenvolvimento da espécie Macrolepiota procera produzi umas montagens que ilustram essas fases. Para os Lactários decidi por em prática o que tinha lido aqui no fórum acerca da determinação de espécies. Deixo-vos essas montagens.
Lebre

Macrolepiota procera:

Cogumelos de Sintra Mproceradesabrochar
Cogumelos de Sintra Mprocerajuventude
Cogumelos de Sintra Mprocerapujanca
Cogumelos de Sintra Mproceramaturidade
Cogumelos de Sintra Mproceraocaso

Lactarius sp.:

Cogumelos de Sintra Lactariusdeliciosus
Cogumelos de Sintra Lactariusvinosus

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Pedro Claro Seg 21 Dez 2009, 09:36

Boa composição de fotos, mas atenção! as duas últimas fotos de 'Macrolepiota procera' são na realidade de Agaricus sp. muito velhos. A cor das lâminas dos Macrolepiota, mesmo nos exemplares velhos, nunca é tão escura.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Lebre Seg 21 Dez 2009, 11:29

Caro Pedro,
Obrigado pela resposta. Relativamente às fotos, usei pela primeira vez um programa de composição de fotografias e, eu próprio, fiquei admirado com o resultado. Em particular, a primeira dos lactários é a minha preferida. Esta foi uma das razões que me levaram a enviar a mensagem anterior.
Em relação ao facto de no último alusivo ao Macrolepiota procera figurar um Agárico, já vi que "fui enganado", primeiro pelas dimensões consideráveis do cogumelo mas, sobretudo, pela consistência lenhosa do "caule"; acresce que o cogumelo em causa estava nas imediações dos Macrolepiota procera mais jovens e não vi outros agáricos por perto. Não sabia que tal poderia acontecer com um agárico. Vou procurar estar mais atento a estes pormenores. Uma vez mais os meus agradecimentos pela correcção,
Lebre


Última edição por Lebre em Seg 21 Dez 2009, 11:31, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro corrigido)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  *ento*loma* Ter 22 Dez 2009, 00:02

Olá Lebre

Gostei da composição da série Macrolepiota.
O Macrolepiota que apresentas na segunda linha do lado esquerdo de "Macrolepiota procera - desabrochar" não me parecem Macrolepiota procera, ou pelo menos não na sua forma tipo, talvez o Pedro Claro ou alguém que possua bibliografia especifica deste grupo possa dar aqui uma ajuda.

Quanto à composição dos Lactarius as fotos colocadas, a meu ver, não são ilucidativas de caracteres de diagnosticantes para além da identificação de Lactarius secção Dapetes (não estando contudo a duvidar da tua identifiação...)

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Lebre Ter 22 Dez 2009, 14:09

*ento*loma* escreveu:Olá Lebre

Gostei da composição da série Macrolepiota.
O Macrolepiota que apresentas na segunda linha do lado esquerdo de "Macrolepiota procera - desabrochar" não me parecem Macrolepiota procera, ou pelo menos não na sua forma tipo, talvez o Pedro Claro ou alguém que possua bibliografia especifica deste grupo possa dar aqui uma ajuda.

Quanto à composição dos Lactarius as fotos colocadas, a meu ver, não são ilucidativas de caracteres de diagnosticantes para além da identificação de Lactarius secção Dapetes (não estando contudo a duvidar da tua identifiação...)

Abraço

Obrigado *ento*loma* pelos seus comentários.
Eu já me tinha apercebido da diferença entre os exemplares e recordo-me de ter imediatamente pensado num tópico do fórum intitulado “Macrolepiota claro e escuro” em que Mr. Cross nos dava conta da existência de tons de cor diferentes em exemplares próximos. Mas talvez a sua observação vá para além de uma mera diferença de tonalidade. Na tentativa de que alguém nos possa dar alguma luz sobre este assunto, venho juntar algum material fotográfico que possuo e que discrimino a seguir:
(a) Fotografia original (de 12/12) da qual extraí o excerto que figura no quadro que menciona na sua observação;
(b) Grupo I – conjunto de fotos tiradas uma semana mais tarde (19/12), a primeira das quais com o mesmo enquadramento, agora já com os cogumelos maduros;
(c) Grupo II – conjunto de fotos retiradas uns minutos mais tarde que as do Grupo I, sendo o local de observação oposto em relação àquelas.
Anexo ainda um conjunto de fotos de um magnífico exemplar que colhi nesse local, com 28 cm de diâmetro de chapéu e 46 cm de comprimento (incluindo o bolbo).
Quanto aos lactários tratou-se apenas de um exercício, motivado pelo que tinha visto no fórum em relação à identificação das diferentes espécies.
Lebre

(a) Fotografia original:
Cogumelos de Sintra 12122009065

(b) Grupo I:
Cogumelos de Sintra 19122009010
Cogumelos de Sintra 19122009011
Cogumelos de Sintra 19122009013
Cogumelos de Sintra 19122009014

(c) Grupo II:
Cogumelos de Sintra 19122009027
Cogumelos de Sintra 19122009028

(d) Novo Exemplar:
Cogumelos de Sintra 19122009019
Cogumelos de Sintra 19122009020
Cogumelos de Sintra 19122009023
Cogumelos de Sintra 19122009021

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  *ento*loma* Ter 22 Dez 2009, 18:28

Olá Lebre,

Excelente registo! De facto acompanhar o desenvolvimento dum esporoforo é sem sombra de duvidas muito enriquecedor para identificar a espécie!
No incio desconfiei de Macrolepiota procera (tipo) por casa da forma como as escamas do chapéu estavam dispostas. Com as fotografias que colocas.te e com a recente consulta que fiz à monografia de Lepiota sensu latu, parece-me evidente que fizeste um excelente registo de Macrolepiota procera var. pseudo-olivascens

FOTOS NA NET

Parabéns,

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Lebre Ter 22 Dez 2009, 22:03

Caro *ento*loma*,
também fico satisfeito por não ter cometido nova gafe, do género da que o Pedro detectou, e ter feito o registo fotográfico dos exemplares observados.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Lebre Seg 28 Dez 2009, 18:23

Esta semana a umas escassas dezenas de metros do local onde fotografei os exemplares de Macrolepiota procera var. pseudo-olivascens, identificados pelo *ento*loma*, deparei-me com um exemplar já bastante maduro, que me parece poder ser ainda de outra variedade de Macrolepiota procera ou de outra espécie de Macrolepiota, por haver diferenças, sobretudo ao nível do pé, que não tem o zonado habitual dos procera, e do anel, que é diferente dos observados nos exemplares observados naquele local. O Grupo I de fotografias diz respeito a este exemplar.
Já agora, para completar os quadros dos Macrolepiota procera, que coloquei neste tópico anteriormente, venho substituir o da "fase do ocaso", que estava incorrecto.
Lebre

Grupo I:
Cogumelos de Sintra 27122009036
Cogumelos de Sintra 27122009034
Cogumelos de Sintra 27122009035

Macrolepiota procera - ocaso:
Cogumelos de Sintra Mproceraocaso

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Sintra Empty Re: Cogumelos de Sintra

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos