Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanitas de Sintra: Novos exemplares

4 participantes

Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Zamanita Ter 19 Jan 2010, 23:59

Não vejo melhor opção. Lembras-te do cheiro? Se for a A. citrina var. alba deverá ter o cheiro rabanoide que também caracteriza a espécie tipo, e que é bastante indicativo.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Lebre Qua 20 Jan 2010, 00:09

Confesso que não me lembro do cheiro.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Pedro Claro Qua 20 Jan 2010, 10:12

Não creio que seja a variedade alba, porque se observam tons amarelo-esverdeados ou verdosos (típicos de A. citrina) na segunda fotografia. Parece-me mais um exemplar típico de A. citrina descorado pelas condições climatéricas.

Eu observo o mesmo que tu nos pinhais da minha região: A. citrina praticamente desapareceu nestes primeiros dias do ano (um ou dois exemplares 'desgarrados'), mas A. junquillea (=A. gemmata) continua a ser bastante abundante.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Lebre Qua 20 Jan 2010, 21:37

Será como diz um exemplar descorado, mas certamente não um exemplar típico. Aliás eu não dei conta dos tons amarelo-esverdeados ou verdosos, nem no local nem na fotografia. Foi essa uma das razões para voltar a este tema.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Amanitas Sintra

Mensagem  Al-Muscariado Ter 26 Jan 2010, 19:27

Olá,

a mim recordam-me bastante o Amanita Phalloides e o Amanita Virosa. Estes sim, verdadeiramente mortais e perigosos. Poderia ser um Phalloides descorado ou um Virosa plano, o que é raro nos dois casos, mas pessoalmente nao consigo identificar essas fotos com nenhuma outra espécie Amanita que conheça.

Boa sorte e cuidado Smile

Al-Muscariado
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Todos
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Lebre Ter 26 Jan 2010, 21:00

Caro Al-Muscariado,
Embora sendo um aprendiz nesta matéria, não me parece que o exemplar em questão seja de qualquer das espécies que menciona: O aspecto geral não condiz, para não falar das formas da volva e do anel. De qualquer forma, obrigado pelas sugestões e pelo aviso.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Pedro Claro Qua 27 Jan 2010, 09:47

Lebre escreveu:Caro Al-Muscariado,
Embora sendo um aprendiz nesta matéria, não me parece que o exemplar em questão seja de qualquer das espécies que menciona: O aspecto geral não condiz, para não falar das formas da volva e do anel. De qualquer forma, obrigado pelas sugestões e pelo aviso.
Lebre

Evidentemente tens razão. A volva é claramente circuncisa, o que elimina automaticamente tanto A. phalloides como A. virosa ou qualquer outra espécie do grupo 'phalloides', uma vez que todas estas espécies têm uma volva saciforme, membranosa!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Al-Muscariado Qua 27 Jan 2010, 11:13

Pedro Claro escreveu:
Lebre escreveu:Caro Al-Muscariado,
Embora sendo um aprendiz nesta matéria, não me parece que o exemplar em questão seja de qualquer das espécies que menciona: O aspecto geral não condiz, para não falar das formas da volva e do anel. De qualquer forma, obrigado pelas sugestões e pelo aviso.
Lebre

Evidentemente tens razão. A volva é claramente circuncisa, o que elimina automaticamente tanto A. phalloides como A. virosa ou qualquer outra espécie do grupo 'phalloides', uma vez que todas estas espécies têm uma volva saciforme, membranosa!



Olá, gostaria que me explicasse porque é que o Exemplar 2 das fotos não tem uma volva membranosa, uma vez que na imagem o aspecto é igual aos que contém essa volva grossa e membranosa.


Caro Lebre,
Na foto parece-me que o caule do Exemplar 2 é tipo escamoso ou reticulado? é que na foto nao dá para perceber muito bem.

Obrigado

Al-Muscariado
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Todos
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Al-Muscariado Qua 27 Jan 2010, 11:26

Pedro Claro escreveu:Não creio que seja a variedade alba, porque se observam tons amarelo-esverdeados ou verdosos (típicos de A. citrina) na segunda fotografia. Parece-me mais um exemplar típico de A. citrina descorado pelas condições climatéricas.

Eu observo o mesmo que tu nos pinhais da minha região: A. citrina praticamente desapareceu nestes primeiros dias do ano (um ou dois exemplares 'desgarrados'), mas A. junquillea (=A. gemmata) continua a ser bastante abundante.

Parece-me que o colega não estava bem localizado. Pois a segunda foto é realmente um A. CItrina tal como o Lebre o catalóga na foto. O que realmente o Lebre pretende é identificar o Exemplar 2. Que é aparentemente um Amanita, mas realmente não está fácil identificá-lo.

Al-Muscariado
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Todos
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Pedro Claro Qua 27 Jan 2010, 12:36

Al-Muscariado escreveu: Olá, gostaria que me explicasse porque é que o Exemplar 2 das fotos não tem uma volva membranosa, uma vez que na imagem o aspecto é igual aos que contém essa volva grossa e membranosa.

O Exemplar 2 tem volva membranosa. Onde é que leste que não tem volva membranosa? Passo a citar-me: "A volva é claramente circuncisa, o que elimina automaticamente tanto A. phalloides como A. virosa ou qualquer outra espécie do grupo 'phalloides', uma vez que todas estas espécies têm uma volva saciforme, membranosa!"

Mas eu explico. Uma coisa é uma volva circuncisa, outra coisa é uma volva saciforme. Ambas são membranosas (por oposição a volvas friáveis, que se fragmentam em pequenas placas, verrugas ou numa espécie de pó que cobre o chapéu e parte do pé). A volva que aparece no exemplar 2 tem todas as características de uma volva circuncisa que, por definição, não é saciforme - apesar de ambas serem membranosas. Como todas as espécies do grupo 'phalloides' têm uma volva saciforme, é um raciocínio lógico dizer que o exemplar 2 não pode ser uma Amanita desse grupo - e, reitero a minha opinião que se tratará de um exemplar de A. citrina descorado pelas condições climatéricas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Al-Muscariado Qua 27 Jan 2010, 14:02

Olá outra vez Lebre,

Fiz uma pesquisa mais profunda, e continuo a achar que esse amanita que encontrou será uma espécie de Phalloides. deixo o link para sua observação. No entanto recomendo a observação da espécie Amanita Subjunquillea que também apresenta exemplares brancos, e também da Amanita Arocheae , que revela que o seu Amanita mistério pode ser uma sub-espécie ou derivação destes perigosos Phalloides.

http://pluto.njcc.com/~ret/amanita/mainaman.html#gen_Amanita

Al-Muscariado
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Todos
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Pedro Claro Qua 27 Jan 2010, 15:22

Al-Muscariado escreveu:Olá outra vez Lebre,

Fiz uma pesquisa mais profunda, e continuo a achar que esse amanita que encontrou será uma espécie de Phalloides. deixo o link para sua observação. No entanto recomendo a observação da espécie Amanita Subjunquillea que também apresenta exemplares brancos, e também da Amanita Arocheae , que revela que o seu Amanita mistério pode ser uma sub-espécie ou derivação destes perigosos Phalloides.

http://pluto.njcc.com/~ret/amanita/mainaman.html#gen_Amanita

Ambas as espécies referidas NÃO ocorrem na Europa. E se se confirmar a volva circuncisa - como tudo indica -, não há necessidade de continuar a insistir em algo sem sentido, ou seja, que serão espécies próximas de A. phalloides.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Lebre Qua 27 Jan 2010, 22:05

Acho que estou a ficar algo confuso e penso que o tópico, em si, também está algo estranho. Aparentemente assiste-se a uma "troca de galardetes" que pouco têm que ver com o tema em si. Centrando-me apenas neste, queria dizer o seguinte:

- A volva do exemplar que pretendia identificar (Exemplar 2) da mensagem original parece-me ser claramente circuncisa, a fotografia mostra-o e, para quem tiver dúvidas, este termo foi usado com o significado que, por exemplo, lhe é dado na página
http://biotic.bot.uc.pt/index.php?menu=8&language=pt&tabela=geral.

- Na última mensagem do Al-Muscariado vem a sugestão para consultar o site http://pluto.njcc.com/~ret/amanita/mainaman.html#gen_Amanita, que sendo obviamente um dos mais profundos sobre o género em causa, que eu já conhecia por indicação do *ento*loma* a propósito do tópico original "Amanitas de Sintra", não está organizado de forma tão clara quanto seria desejável.

- Em particular, as espécies citadas pelo Al-Muscariado , a saber A. Subjunquillea e A. Arocheae, parecem-me claramente deslocadas do tema, por várias razões, de entre as quais indico as seguintes:

1. Relativamente a A. Subjunquillea - talvez com excepção da cor tudo me parece difirente do meu exemplar: A forma geral, o bolbo, a volva , o anel.

2. Relativamente a A. Arocheae - também aqui há diferenças notórias: a base globosa muito mais acentuada, o anel de configuração muito diferente, o pé que parece estriado nessa espécie, enquanto que no meu exemplar ele é escamoso na zona a baixo do anel, podendo dizer-se que é zonado na parte superior. Com isto respondo também a outra das questões postas pelo Al- Muscariado, uma vez que, de facto, a fotografia não é esclarecedora.

Como o Pedro disse, estas espécies não se conhecem em Portugal e são referidas no site acima citado como sendo claramente delimitadas em relação à sua ocorrência. Mas mesmo que cá existissem, na minha opinião, não havia razão para as consider como elegíveis para a classificação do meu exemplar.

Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Al-Muscariado Qui 28 Jan 2010, 01:38

Caro Lebre,

Antes de mais, lamento que a minha ignorância juntamente com o meu interesse lhe levem a mal interpretar as minhas acções com essa suposta "troca de galardetes" que menciona.

As razões para lhe sugerir de boa vontade o que sugeri, foram o meu interesse por essa espécie que partilhou connosco. Lamento não ser conhecedor de todos esses termos técnicos micológicos, mas talvez por isso esteja aqui, para aprender, se é que isso é possivel....

Não espero que me agradeça pelo tempo e empenho que pus ontem em tentar identificar esta espécie, mas também não necessita dissertar cientificamente sobre a minha ignorância e considerar a minha participação completamente deslocada.

Fiz o que fiz pelo interesse que tenho e continuo a ter. E se referi os Phalloides como hipótese, foi por ter levado uma manhã inteira em pesquisa e realmente não ter encontrado nada mais parecido.

Lamento não ter sido mais útil mas olhe que foi de boa vontade.

Obrigado pelas referências e pelas explicações que partilharam o Lebre e o P. Claro

Boa sorte na pesquisa

Al-Muscariado
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Todos
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Pedro Claro Qui 28 Jan 2010, 11:01

A página sobre o género Amanita do micólogo Norte-Americano Rodham E. Tulloss é uma excelente ferramenta e uma das mais completas que existe sobre este género na Internet. A meu ver, o único 'defeito' é incorporar todas as espécies conhecidas a nível mundial. E é um 'defeito' porque facilmente se pode chegar a conclusões erradas se não se tiver em consideração os últimos parágrafos, onde é referida a distribuição geográfica das espécies. Mas é muito tentador, principalmente para quem não está bem por dentro das espécies circunscritas à Europa, procurar encaixar os exemplares que observou nas fotografias que aparecem no site.

Convém também notar que, segundo varias monografias (Nevillle & Poumarat, Galli), existirão talvez 40 a 50 espécies de Amanita (e mais umas dezenas de variedades e formas) na Europa. A página de Tulloss contém 566 taxons!, por isso a probabilidade de estarmos a comparar com espécies extra-europeias é enorme.

Relativamente aos exemplares em questão, eu não tenho praticamente dúvidas nenhumas que se trata de A. citrina: a volva circuncisa, o bolbo bem evidente, o porte elegante, a forma do anel - todos estes caracteres se ajustam muito bem a esta espécie, que eu conheço bem e que já venho observando há mais de uma década. O odor a batata crua seria a 'prova dos nove'... Quanto a tratar-se ou não da variedade alba, seria uma possibilidade que eu não descarto mas continuo a afirmar que mais provavelmente será um exemplar típico deslavado pelas condições climatéricas, pois é frequente observar exemplares desta espécie muito pálidos, quase sem cor.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Lebre Qui 28 Jan 2010, 21:38

Ao Al-Muscariado,
Peço-lhe que não me leve a mal pelo julgamento que fiz. Quanto a dissertar cientificamente sobre uma ciência que não domino é pura e simplesmente impossível. Penso não haver mal nenhum em a pessoa ser ignorante num assunto mas ter vontade de aprender. Este é certamente o meu caso no que aos fungos diz respeito e, também o seu, segundo afirma. Consequentemente, não faz mal nenhum em errar no julgamento da classificação de um exemplar. Só para lhe dar um exemplo, no meu último tópico (de ontem), eu errei redondamente na tentativa de classificação de um exemplar, por falta de dados e por interpretar incorrectamente os que tinha. Mas também há que aceitar as opiniões dos outros, nomeadamente quando estes têm não só mais conhecimentos do assunto em termos teóricos mas também o traquejo dado pela experiência. Assim, as suas opiniões serão sempre tomadas em conta, mas especialmente aquelas que tenham fundamento.

Ao Pedro Claro,
Pegando no "discurso" que acima produzi e agora relativamente ao exemplar deste tópico, fiquei a saber ser relativamente frequente aparecerem exemplares de A. citrina descorados, o que não fazia parte da minha experiência, uma vez que tendo visualizado algumas centenas nestes últimos meses ainda se me não tinha deparado nada de semelhante. Aceito, pois, que seja um desses casos. Mas a sua última mensagem revela ainda outros aspectos interessantes, no que diz respeito ao número de espécies existentes na Europa quando comparado com os de distribuição mundial. Os números apresentados são simplesmente impressionantes! Este tipo de dados é certamente relevante para a tentativa de classificação das espécies colhidas na Europa. Agradeço ao Pedro ter-nos facultado esses dados e queria pedir-lhe que sempre que lhe parecer oportuno não deixe de mencionar este tipo de aspectos, que nos permitem ter uma visão mais ampla sobre os "nossos pequenos casos".

Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanitas de Sintra: Novos exemplares Empty Re: Amanitas de Sintra: Novos exemplares

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos