Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Eduardo Qua 09 Dez 2009, 23:00

LOCALIZAÇÃO: Pinhal perto de Esposende
HABITAT: pinheiros
CHAPÉU: Até 10 cm, castanho um pouco claro
PÉ: Até 6 cm de altura/2,5 cm espessura, castanho claro.
HIMENÓFORO: Cor bege
ESPORADA: ?
CHEIRO: ?
SABOR: ?

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) <a href=Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Imagembh" />

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Eduardo Qua 09 Dez 2009, 23:09

O mais parecido que eu encontrei no livro que possuo foi Boletus reticulatus, será?

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Zamanita Qui 10 Dez 2009, 03:05

É um Tylopilus felleus.
Podes comprovar facilmente pelo sabor super amargo da sua carne.
Outras características típicas desta espécie confundível com os Boletus da secção Edulis, são os tons rosados nos tubos e poros e a retícula acastanhada no pé.
Cuidado com esta fera! Pode arruinar qualquer petisco! affraid

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  PEDRA Qui 10 Dez 2009, 10:28

Novamente identifico a presença de acácias... essa infestante.

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Eduardo Qui 10 Dez 2009, 10:33

PEDRA escreveu:Novamente identifico a presença de acácias... essa infestante.
Para já apenas junto à estrada, mas é muito normal ver nos pinhais que conheço por cá, principalmente à beira mar.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Eduardo Qui 10 Dez 2009, 10:41

Zamanita escreveu:É um Tylopilus felleus.
Podes comprovar facilmente pelo sabor super amargo da sua carne.
Outras características típicas desta espécie confundível com os Boletus da secção Edulis, são os tons rosados nos tubos e poros e a retícula acastanhada no pé.
Cuidado com esta fera! Pode arruinar qualquer petisco! affraid
Não tinha intenção de o provar, mas obrigada pela informação.

Quando o vi não me pareceu o Edulis, mas vendo o formato em jovem realmente pode gerar alguma confuzão.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Eduardo Qui 10 Dez 2009, 10:43

Eduardo escreveu:
Zamanita escreveu:É um Tylopilus felleus.
Podes comprovar facilmente pelo sabor super amargo da sua carne.
Outras características típicas desta espécie confundível com os Boletus da secção Edulis, são os tons rosados nos tubos e poros e a retícula acastanhada no pé.
Cuidado com esta fera! Pode arruinar qualquer petisco! affraid
Não tinha intenção de o provar, mas obrigada pela informação.

Quando o vi não me pareceu o Edulis, mas vendo o formato em jovem realmente pode gerar alguma confuzão.
Mas já agora para os meus apontamentos, é considerado venenoso?

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Pedro Claro Qui 10 Dez 2009, 11:15

Não é venenoso, mas o sabor amargo tornam-no impossível de comer.

O género Tylopilus (que é um género sobretudo tropical, uma vez que existem pouquíssimas espécies nas regiões temperadas) caracteriza-se bem pela esporada cor de rosa e pelos poros da mesma cor nos exemplares adultos, como é visível nas fotos que colocas.

A forma mais fácil de diferenciar um Tylopilus jovem (sem os típicos poros cor de rosa) dos Boletus do grupo edulis é pelo reticulado: no caso de Tylopilus felleus, o reticulado é largo e mais escuro que a cor do estipe (pé); no caso dos Boletus, o reticulado é normalmente mais fino e mais claro do que a cor do estipe.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Eduardo Qui 10 Dez 2009, 11:33

Pedro Claro escreveu:Não é venenoso, mas o sabor amargo tornam-no impossível de comer.

O género Tylopilus (que é um género sobretudo tropical, uma vez que existem pouquíssimas espécies nas regiões temperadas) caracteriza-se bem pela esporada cor de rosa e pelos poros da mesma cor nos exemplares adultos, como é visível nas fotos que colocas.

A forma mais fácil de diferenciar um Tylopilus jovem (sem os típicos poros cor de rosa) dos Boletus do grupo edulis é pelo reticulado: no caso de Tylopilus felleus, o reticulado é largo e mais escuro que a cor do estipe (pé); no caso dos Boletus, o reticulado é normalmente mais fino e mais claro do que a cor do estipe.
Querem ver que eu estou a viver num lugar tropical e não sabia… Cool Posso dizer que tinha vários, pode ser mais um sinal que realmente os climas estão a mudar, por incrível que pareça bastava apenas um pequeno gesto de todos os habitantes do planeta, para que esta “morte lenta” que agora deixou de ser lenta parasse, não nos podemos esquecer que estamos a ditar o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Pedro Claro Qui 10 Dez 2009, 11:41

Eduardo escreveu:
Pedro Claro escreveu:Não é venenoso, mas o sabor amargo tornam-no impossível de comer.

O género Tylopilus (que é um género sobretudo tropical, uma vez que existem pouquíssimas espécies nas regiões temperadas) caracteriza-se bem pela esporada cor de rosa e pelos poros da mesma cor nos exemplares adultos, como é visível nas fotos que colocas.

A forma mais fácil de diferenciar um Tylopilus jovem (sem os típicos poros cor de rosa) dos Boletus do grupo edulis é pelo reticulado: no caso de Tylopilus felleus, o reticulado é largo e mais escuro que a cor do estipe (pé); no caso dos Boletus, o reticulado é normalmente mais fino e mais claro do que a cor do estipe.
Querem ver que eu estou a viver num lugar tropical e não sabia… Cool Posso dizer que tinha vários, pode ser mais um sinal que realmente os climas estão a mudar, por incrível que pareça bastava apenas um pequeno gesto de todos os habitantes do planeta, para que esta “morte lenta” que agora deixou de ser lenta parasse, não nos podemos esquecer que estamos a ditar o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos.

Eu disse que a maioria das espécies é tropical, mas existem espécies - como esta - que ocorrem em zonas temperadas. A presença de Tylopilus felleus em Portugal não é sinal de nenhuma mudança climatérica.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty cogus ou teorias, engolir todos/as é erro!

Mensagem  efe Qui 10 Dez 2009, 16:46

[quote="Eduardo"]
Pedro Claro escreveu:... por incrível que pareça bastava apenas um pequeno gesto de todos os habitantes do planeta, para que esta “morte lenta” que agora deixou de ser lenta parasse, não nos podemos esquecer que estamos a ditar o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos.

E quanto disso não será ficção?! Mais do que andar a "brincar com o clima", andam é a brincar com a nossa ignorância. O escândalo "climategate" é apenas a ponta do iceberg. Eis dois sítios onde se colocam interrogações interessantes que denunciam os alarmismos do aquecimento global e outras teorias que vivem da inflação de problemas antrópicos reais e de dinâmicas inatas da Natureza:
http://antonuriarte.blogspot.com/
http://ecotretas.blogspot.com/
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Pedro Claro Qui 10 Dez 2009, 16:56

[quote="efe"]
Eduardo escreveu:
Pedro Claro escreveu:... por incrível que pareça bastava apenas um pequeno gesto de todos os habitantes do planeta, para que esta “morte lenta” que agora deixou de ser lenta parasse, não nos podemos esquecer que estamos a ditar o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos.

E quanto disso não será ficção?! Mais do que andar a "brincar com o clima", andam é a brincar com a nossa ignorância. O escândalo "climategate" é apenas a ponta do iceberg. Eis dois sítios onde se colocam interrogações interessantes que denunciam os alarmismos do aquecimento global e outras teorias que vivem da inflação de problemas antrópicos reais e de dinâmicas inatas da Natureza:
http://antonuriarte.blogspot.com/
http://ecotretas.blogspot.com/

Atenção que a citação não é minha mas do Eduardo... Wink

Eu acredito que há mudanças climáticas. Talvez não tão graves como o 'worst case scenario', mas existem e são visíveis (e facilmente comprováveis). Creio que o que se passa agora é contrainformação PAGA pelos grandes interessados no sistema - países produtores de petróleo, petrolíferas, etc.

E se dúvidas houvessem, bastava-me 'cheirar' o escape de um automóvel para perceber que a dependência do petróleo não pode ser benéfica para nós nem para o planeta.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty citação

Mensagem  efe Qui 10 Dez 2009, 17:00

Ia justamente alterar essa referência da citação pois demorei a visualizar o resultado da inserção do meu comentário. Mas dado que está feita a correcção, fica assim.

Exacto, não podemos negar os problemas, mas quer-me parecer que, mais uma vez, somos vergonhosamente manipulados.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Eduardo Qui 10 Dez 2009, 18:44

efe escreveu:Ia justamente alterar essa referência da citação pois demorei a visualizar o resultado da inserção do meu comentário. Mas dado que está feita a correcção, fica assim.

Exacto, não podemos negar os problemas, mas quer-me parecer que, mais uma vez, somos vergonhosamente manipulados.
Não posso deixar de concordar que há um exagerado “histerismo” fundamentado ou não e que até somos “manipulados”, toda a comunicação social está cada vez mais isenta, mas também temos que concordar que como o Pedro Claro falou e muito bem que as coisas estão a mudar a olhos vistos e sabemos que é pela imprudência do homem que isto está a acontecer.
Eu em particular nos últimos 8 anos vi a acontecer coisas na natureza que já mais tem solução, por exemplo: em 6 anos pratiquei pesca de competição em rio na modalidade de pesca à pluma, uma modalidade que respeita o meio ambiente, para além de se praticar pesca sem morte tem a preocupação de preservar aquilo que é nosso que é a truta fário, se viu da parte dos serviços responsáveis cometer erros que nunca mais tem solução, desde repovoamentos de espécies vindas de fora como fazer repovoamentos em rios misturando trutas de uns rios para outros quebrando assim as qualidades genéticas de cada rio.
Também a subida dos níveis da água do mar tem sido uma preocupação, para além de comer uns bons metros de dunas todos os anos, tem-se assistido à construção de vários molhes que faz com que altere todas a correntes marítimas e que tem causado enormes problemas.
Parece que para alguns é mesmo preciso todo este “histerismo” para tomem a noção que as coisas não estão no caminho certo.
Penso que estejamos a fugir do tema do tópico, se acharem por bem pode-se abrir um novo tópico para tratar assuntos relacionados com o ambiente e as suas interferências na produção dos cogumelos.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar (Tylopilus felleus) Empty Re: Ajuda a identificar (Tylopilus felleus)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos