Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lactarius acerrimus

4 participantes

Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Lactarius acerrimus

Mensagem  Lebre Ter 24 Nov 2009, 11:14

LOCALIZAÇÃO: Monsanto,Lisboa
HABITAT: Mata com pinheiros, sobreiros, carvalhos e outras árvores; no chão abundante caruma e outras folhas secas.
CHAPÉU: 8-15 cm de diâmetro; castanho claro; Infundibiliforme; superfície e margem lisas; carne branca de consistência granulosa (esboroa-se com facilidade).
PÉ 4-8 cm de altura, 2-3 cm de diâmetro; cilíndrico e fibroso; sem anel ou volva.
HIMENÓFORO: com lâminas de inserção decorrente e espaçamento sub-distante; carne branca e granulosa
ESPORADA: não fiz
CHEIRO: indistinto
SABOR do látex: extremamente acre.

Notas: 1 – Embora os houvesse isolados, esta formação tinha 4 ou 5 cogumelos (ver a 1ª foto, onde no topo figura um cogumelo isolado). Ao tentar destacá-los, esboroou-se tudo, pelo que recolhi apenas os chapéus de dois dos cogumelos, o mais pequeno bastante deformado por não ter tido espaço para o crescimento.
2 - Inicialmente não me apercebi da presença de látex, pois este não era perceptível. Depois de efectuar algumas pesquisas na Internet, cheguei à conclusão tratar-se de um cogumelo da família Russulaceae. Observei mais atentamente e vi três ou quatro gotas minúsculas de cor branca. Provei e verifiquei que tinham um sabor extremamente acre, pelo que tive que lavar a boca com água imediatamente. Destacando algumas lâminas apercebi-me de que havia gotículas de látex na zona de inserção daquelas junto à carne.
Anexo várias fotos dos cogumelos.
Será mesmo Lactarius? No caso afirmativo, qual será a espécie?
Lactarius acerrimus 21112009monsantocasa031

Lactarius acerrimus 21112009monsantocasa033

Lactarius acerrimus 21112009monsantocasa075

Lactarius acerrimus 22112009casa090

Lactarius acerrimus 22112009casa091

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Pedro Claro Ter 24 Nov 2009, 16:18

Látex de que cor? De aspecto aquoso (~aguado) ou ceroso (~mais denso)? Mudava de cor ao ar e ao fim de quanto tempo? E o sabor do látex era acre ou picante? São duas coisas distintas e a diferença entre elas é relevante para a identificação.

Sem estes dados será quase impossível identificar a espécie, ainda para mais porque as fotos estão pouco nítidas...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Lactarius?

Mensagem  Lebre Ter 24 Nov 2009, 16:51

Caro Pedro,
Muito obrigado pela sua pronta resposta. Relativamente às questões que coloca, fui confirmar os dados, pois ainda converso uma parte do cogumelo no frigorífico. O látex situa-se na zona de inserção das lâminas na carne, é de cor branca (não mudou desde o início) e é mais pastoso ou ceroso que aguado. Quanto ao sabor, provei novamente e tenho que alterar a minha descrição original, pois é mais picante do que acre. De qualquer forma, o sabor é extremamente intenso e mais uma vez tive de lavar a boca em água corrente para que a sensação de ardor aliviasse.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Pedro Claro Ter 24 Nov 2009, 17:13

Com esses dados arriscaria Lactarius acerrimus ou algum outro do mesmo grupo (L. evosmus, por exemplo). Há pouco tempo encontrei uma enorme quantidade de L. acerrimus numa mata mista de pinheiros, carrasco (Quercus coccifera), medronheiros e, pareceu-me, outros, poucos, carvalhos, em Ansião. Brevemente (talvez amanhã) conto colocar um tópico com as espécies que encontrei nessa saída e talvez possas confirmar, por comparação, se se trata da espécie que proponho ou não...

[EDIT] As lâminas parecem-me anamostosadas (entre duas lâminas, parece ser possível ver uma espécie de canais de comunicação, como pseudo-lâminas que se entrecruzam) e, a confirmar-se isso, tratar-se-á mesmo de L. acerrimus. O mesmo é válido se as lâminas bifurcarem junto ao estipe...

Uma correcção e um mea culpa: picante e amargo é que são dois termos de significado distinto. Acre considera-se, pelo menos de acordo com o Courtecuisse, sinónimo de picante. Eu tinha para mim que acre seria mais sinónimo de amargo. As minhas desculpas pela confisão criada.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Lactarius

Mensagem  Lebre Ter 24 Nov 2009, 17:18

Caro Pedro,
Obrigado. Fico a aguardar pelo seu futuro tópico.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Lactarius cf. acerrimus

Mensagem  Lebre Ter 24 Nov 2009, 22:17

Pedro Claro escreveu:Com esses dados arriscaria Lactarius acerrimus ou algum outro do mesmo grupo (L. evosmus, por exemplo). Há pouco tempo encontrei uma enorme quantidade de L. acerrimus numa mata mista de pinheiros, carrasco (Quercus coccifera), medronheiros e, pareceu-me, outros, poucos, carvalhos, em Ansião. Brevemente (talvez amanhã) conto colocar um tópico com as espécies que encontrei nessa saída e talvez possas confirmar, por comparação, se se trata da espécie que proponho ou não...

[EDIT] As lâminas parecem-me anamostosadas (entre duas lâminas, parece ser possível ver uma espécie de canais de comunicação, como pseudo-lâminas que se entrecruzam) e, a confirmar-se isso, tratar-se-á mesmo de L. acerrimus. O mesmo é válido se as lâminas bifurcarem junto ao estipe...

Uma correcção e um mea culpa: picante e amargo é que são dois termos de significado distinto. Acre considera-se, pelo menos de acordo com o Courtecuisse, sinónimo de picante. Eu tinha para mim que acre seria mais sinónimo de amargo. As minhas desculpas pela confisão criada.

Caro Pedro,
Inicialmente não vizualizei a parte central da sua mensagem, que, ao que parece encerra a chave da identificação. Uma vez que ainda disponho de parte do cogumelo, fui observá-lo uma vez mais. Não posso garantir que haja lâminas anamostosadas, nem me parece que haja (talvez, por ser novato, não possa ser peremptório). O que há com certeza são lâminas de comprimento diferentes, muitas delas nascendo na margem e não tendo continuação na direcção do estipe. Junto a este também não parece haver tal fenómeno, embora dado o estado de conservação do que resta do cogumelo não ser famoso, mais uma vez não possa ser peremptório.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Zamanita Qua 25 Nov 2009, 02:03

Viva
Também apostava nos L.acerrimus.
Aqui pelas minhas bandas é um dos mais presentes nas matas de Quercus nas últimas semanas.
Estes são desta semana.

Lactarius acerrimus Nov344


Lactarius acerrimus Nov346
A lâminas anamostosadas

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Lebre Qua 25 Nov 2009, 10:43

Caro Zamanita,
Obrigado pela resposta. As suas fotografias são claras relativamente ao fenómeno das lâminas anamostosadas. Mas continuo com dúvidas e penso que o cogumelo objecto das minhas mensagens não é da mesma espécie que o das suas fotografias. O que se passa é que, no meu exemplar a inserção das lâminas no estipe não é feita verticalmente (como no seu exemplar), mas antes as lâminas vão diminuindo em tamanho (altura) na zona do estipe e aparecem inclinadas umas sobre as outras, formando uma espécie de gola escamosa em redor do estipe.
Vou tentar numa próxima saída obter outro exemplar e verificar in loco se as lâminas estão anamostosadas na zona do estipe.
Além disso, não sei se foi levado em linha de conta por vós, ao propor a classificação de L. acerrimus, o facto de os cogumelos em questão serem extremamente quebradiços, de tal forma que ao tentar colhê-los se esboroaram todos.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Pedro Claro Qua 25 Nov 2009, 12:35

Elucidativas as fotografias do Zamanita! No meu caso, apenas verifico algumas bifurcações, mas os exemplares eram mais jovens e talvez isso tenha tido influência.

Quanto ao esboroamento, poderia tratar-se de uma infestação por outro fungo? Os lactários não são espécies assim tão frágeis...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  efe Qua 25 Nov 2009, 14:39

Pedro Claro escreveu:

Uma correcção e um mea culpa: picante e amargo é que são dois termos de significado distinto. Acre considera-se, pelo menos de acordo com o Courtecuisse, sinónimo de picante. Eu tinha para mim que acre seria mais sinónimo de amargo. As minhas desculpas pela confisão criada.


Caro Pedro, o Courtecuisse até pode ser a bíblia da micologia mas de linguística não ensinará grande coisa, e muito menos de língua portuguesa. E idependentemente do que lá venha escrito, pelo que me toca, usarei sempre os vocábulos e sinónimos estabelecidos pela norma da nossa língua, p. ex: Acre = azedo, ácido.

Saúde.
Cool
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Pedro Claro Qua 25 Nov 2009, 15:23

cogulimero escreveu:
Pedro Claro escreveu:

Uma correcção e um mea culpa: picante e amargo é que são dois termos de significado distinto. Acre considera-se, pelo menos de acordo com o Courtecuisse, sinónimo de picante. Eu tinha para mim que acre seria mais sinónimo de amargo. As minhas desculpas pela confisão criada.


Caro Pedro, o Courtecuisse até pode ser a bíblia da micologia mas de linguística não ensinará grande coisa, e muito menos de língua portuguesa. E idependentemente do que lá venha escrito, pelo que me toca, usarei sempre os vocábulos e sinónimos estabelecidos pela norma da nossa língua, p. ex: Acre = azedo, ácido.

Saúde.
Cool

O Courtecuisse a que me refiro é a versão original em francês. É provável que algumas traduções em cima do joelho não sejam as mais adequadas, portanto. E é necessário saber distinguir o significado vernacular de uma palavra e o significado que essa mesma palavra terá quando aplicada à Micologia - não poderá ser muito diferente, mas é comum existirem pequenas... nuances, por vezes difíceis de operacionalizar.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Lebre Seg 07 Dez 2009, 19:25

Como tinha mencionado na minha última intervenção no tópico, voltei ao local onde tinha colhido o exemplar descrito e consegui vislumbrar outros. Colhi um, de que anexo fotografias. Numa destas pode observar-se o corte que fiz no local ao himenóforo, sendo visíveis algumas gotas de látex (curiosamente menos na zona do corte do que noutras) e o fenómeno do anastomosar (penso que, desta vez, correctamente escrito, ao contrário do que fiz na minha última mensagem) das lâminas, que tinha sido mencionado pelo Pedro Claro e pelo Zamanita nas suas mensagem, em várias zonas (quer junto ao estipe, perto do corte, quer junto à margem, à direita e à esquerda na foto). Este efeito é menos pronunciado do que na foto que o Zamanita exibiu, mas ainda assim está presente.
Quando cheguei a casa e tendo feito o corte do cogumelo, não dei mais pela presença de látex. Tal como já tinha feito da outra vez, voltei a separar algumas lâminas do chapéu e consegui observar mais algumas gotas de látex, que mostro nas duas últimas fotografias (embora estas não estejam famosas, por deficiente iluminação). Provei e voltei a ter de lavar a boca, por o sabor ser extremamente intenso, tal como da outra vez.
Saudações,
Lebre

Lactarius acerrimus 6122009030

Lactarius acerrimus 6122009033

Lactarius acerrimus 6122009102

Lactarius acerrimus 6122009103

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Pedro Claro Seg 07 Dez 2009, 20:42

São visíveis algumas lâminas anostomosadas e também algumas bifurcadas junto ao estipe, o que é suficiente, em princípio, para identificar esta espécie como Lactarius acerrimus.

Quanto ao látex, a quantidade exsudada varia de espécie para espécie, do local do corte, da idade do esporóforo e do estado do tempo (humidade, exposição solar). Não é raro encontrar Lactarius que praticamente não exsudam látex... No entanto, de uma forma geral, o género Lactarius consegue-se distinguir mais ou menos bem dos restantes porque tem o contexto que se parte como um pau de giz (característica da ordem Russulales, que inclui também o género Russula) - por exemplo, pegando no estipe, ele parte exactamente como parte um pau de giz quando aplicada pressão - e do género Russula por várias características como a presença de escrobículos, píleo zonado, por vezes lâminas coloridas (como no caso da espécie em questão)... De uma forma geral, é muito simples, com prática, distinguir o género Russula do género Lactarius, à excepção das espécies brancas que, se não exsudarem látex, poderão causar alguma confusão. E, excepção à excepção, a secção Compactae do género Russula, que inclui espécies de cores muito claras (branco, creme...) mas cuja cor se modifica (enegrecimento, por vezes com avermelhamento prévio) ao corte ou quando manipuladas, são facilmente identificáveis como Russula.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Lebre Seg 07 Dez 2009, 21:14

Caro Pedro,
Ao que parece as suas suspeitas iniciais confirmaram-se. Muito obrigado pelos esclarecimentos adicionais.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Zamanita Ter 08 Dez 2009, 02:33

Caso arrumado... cheers

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius acerrimus Empty Re: Lactarius acerrimus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos