Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificação Cogumelos Suiça

3 participantes

Ir para baixo

Identificação Cogumelos Suiça Empty Identificação Cogumelos Suiça

Mensagem  Branco83 Dom 27 Set 2009, 12:08

Boas
No meu caso e ao contrario do nome do forum os cogumelos em questão não são de Portugal mas eu sim.
Todos fotografados numa floresta Suiça durante esta semana.
Se alguem conseguir identificar algum agradecia

Identificação Cogumelos Suiça Russuleftide

Identificação Cogumelos Suiça Lpiotedguenille

Identificação Cogumelos Suiça Foto0201l

Identificação Cogumelos Suiça Foto0199cn

Identificação Cogumelos Suiça Foto0198w

Identificação Cogumelos Suiça Foto0197m

Identificação Cogumelos Suiça Foto0187l

Identificação Cogumelos Suiça Foto0185x

Identificação Cogumelos Suiça Foto0183u

Identificação Cogumelos Suiça Foto0178c


Última edição por Pedro Claro em Seg 28 Set 2009, 10:52, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Links directos para as imagens)

Branco83

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Muskvd
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação Cogumelos Suiça Empty Re: Identificação Cogumelos Suiça

Mensagem  Nuno Dom 27 Set 2009, 15:23

Olá Branco!

Para uma identificação correcta não bastam fotos de exemplares, temos de obedecer a uma certa estrutura de modelo de identificação, que ditando os diferentes parâmetros de identificação, nos ajuda a desvendar de que espécie se trata Wink
AQUI uma olhada.

Assim é mais fácil para os nossos amigos nos ajudarem a identificar!

Um abraço e continua a mostrar-nos essas maravilhas!
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação Cogumelos Suiça Empty Re: Identificação Cogumelos Suiça

Mensagem  Pedro Claro Seg 28 Set 2009, 11:09

Para além do que refere o Nuno, creio que deverias ler o tópico referente à colocação de imagens, nomeadamente como colocar a foto directamente no tópico e a regra de colocar apenas uma espécie em cada tópico!

Depois, as fotos são de má qualidade - tremidas, algumas ilustram exemplares distantes, não são revelados caracteres fundamentais (nomeadamente o himenófero) -, o que dificulta tremendamente qualquer tentativa de identificação. E, claro, sem descrição tudo se torna ainda mais complicado.

De qualquer forma, como gosto de desafios, vou deixar alguns comentários em relação às fotografias que colocaste:

#1 - O tom alaranjado de todo o esporóforo com manchas esverdeadas no chapéu e o que se me afigura como escrobículos (pequenas depressões no pé) parecem apontar para um exemplar do género Lactarius, secção Dapetes - talvez Lactarius deliciosus ou L. semisanguifluus. Faltava um corte longitudinal para se observar a coloração do látex e se a mesma sofria alterações após alguns segundos.

#2 - Parecem-me, pelo tamanho e forma das escamas que ornamentam o chapéu, Sarcodon imbricatus ou Sarcodon squamosus. Faltava uma fotografia do himenófero para confirmar ou não a presença de agulhas em vez de lâminas.

#3 - Agaricus sp., pela cor escura das lâminas, pelo anel membranoso e pelo porte.

#4, #5 e #6 - É impossível qualquer tentativa, porque os brancos dos cogumelos estão estourados (queimados) e não se vêm detalhes.

#7 - O crescimento em tufos sobre madeira e a cor laranja-salmão-rosado poderiam apontar para Hypholoma sublateritium ou Hypholoma capnoides.

#8 e #9 - Não tenho dados que permitam qualquer proposta.

#10 - Parece-me uma boletácea e, mais concretamente, Suillus sp. porque o himenófero parece ser constituído por tubos.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação Cogumelos Suiça Empty Re: Identificação Cogumelos Suiça

Mensagem  Branco83 Seg 28 Set 2009, 16:56

Obrigado a ambos e desde ja apresento as minhas desculpas pela forma como criei os post's.
Pouco ou nada sei sobre cogumelos mas pode ser que com o tempo as coisas melhorem. Para ser sincero foi simples curiosidade que me levou a tirar as fotos dada a proximidade da minha casa com o local em questão.
Tirando alguns boletos que esses tinha a certeza que eram comestiveis, todos os outros não os tirei do lugar dai não ter feito cortes longitudinais
Em relação a qualidade das fotos " blame it on samsung" foram tiradas com o tele.
Peço desculpa uma vez mais, prometo fazer melhor a proxima vez

Branco83

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Muskvd
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação Cogumelos Suiça Empty Re: Identificação Cogumelos Suiça

Mensagem  Pedro Claro Ter 29 Set 2009, 09:24

Ficamos à espera de mais registos da Suiça. O importante é participares, mas para te podermos ajudar é importante que a informação que nos dês seja o mais detalhada possível.

Entretanto, vai dando uma vista de olhos ao fórum e se precisares de alguma coisa avisa.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação Cogumelos Suiça Empty Re: Identificação Cogumelos Suiça

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos