Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanita phalloides- danos do seu consumo

3 participantes

Ir para baixo

Amanita phalloides- danos do seu consumo Empty Amanita phalloides- danos do seu consumo

Mensagem  Nuno Seg 02 Mar 2009, 22:27

(Nota: aproveito para explicar, antes de mais, que inicialmente este tópico era para abordar, exclusivamente, um vídeo, mas aproveito para abranger um assunto mais controverso e importante).
Olá amigos,

Andava à procura de vídeos do Youtube, quando descobri algo que me interessou: um senhor dado pelo nome de "Master Soma Shaman Hawk", que já é famoso por consumir Amanita muscaria, supostamente ingere um pequeno/médio exemplar de Amanita phalloides.
Sim, calcula-se que apenas 50g de Amanita phalloides sejam suficientes para provocar a morte de um ser humano adulto, e que a espécie seja responsável por 90% dos envenenamentos por cogumelos anuais (micetismo- nome dado ao envenenamento por cogumelos), mas mesmo assim acho que é perfeitamente condenável este acto, pois li que provoca danos hepáticos e que, em casos extremos, pode ser necessário um transplante de fígado ou eventualmente, morte.

Li ainda que a intóxicação apresenta-se em 3 fases:
1º fase- (6 a 24 horas depois da ingestão) aparecem os primeiros sintomas, que incluem náusea, vómitos, diarreia severa, febre, taquicardia, hipoglicémia, hipotensão e desequilíbrio dos electrólitos, com distúrbio ácido-base.
2º fase- (24 a 48 horas depois) surgem os sintomas gastrintestinais e deterioração das funções hepática e renal.
3º fase- (3 a 5 dias depois da ingestão) ocorre dano hepatocelular e falha renal, que pode evoluir para falha hepática severa em alguns casos. Surgem problemas de cardiomiopatias e coagulopatias. O dano no fígado é irreversível, sendo nos casos mais graves necessário recorrer ao transplante hepático.
Eventualmente em caso fatal, a morte dá-se em 6 a 16 dias e resulta de falha hepática e/ou renal.

Encontrei isto, também: "Amanita phalloides é a espécie de cogumelos mais tóxica do mundo"- mas, no vídeo, no seu início, diz que é a segunda... Alguém sabe qual é a primeira, já agora?

Bom, deixo-vos o vídeo. "Using rapid ingestion, he will gain full power and turn its rush of energy into ecstasy (fou an upcoming spiritual rite in the redwoods)"- Isto no mínimo, é estranho (nunca ouvi falar de tais propriedades neste cogumelo), e além disso não existem certezas de que seja uma verdadeira Amanita phalloides...

"Digam de vossa justiça":



Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita phalloides- danos do seu consumo Empty Re: Amanita phalloides- danos do seu consumo

Mensagem  Polecat Dom 08 Mar 2009, 18:07

Olá Nuno, obrigado pelos dados sobre a espécie.

Realmente já tinha visto este vídeo, tem todo o ar de embuste....até me parece um cogumelo mas Amanita phalloides é impossível de confirmar. Das três uma, ou é embuste, ou esse senhor tem uma fábrica de figados ou então não é uma pessoa com metabolismo normal, mas nada é impossível. Pessoalmente cheira-me mais à primeira hipótese, uma tentativa de auto promoção irresponsável...
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita phalloides- danos do seu consumo Empty Eu fiiquei com a mesma impressão do polecat

Mensagem  manel Dom 08 Mar 2009, 20:14

Acho que há um vídeo deste cromo a trincar A. muscarias cruas e a falar dos seus rituais e experiências. Já na altura não lhe dei crédito.

A minha reacção foi a mesma do Polecat: Questionar se aquilo que ele estaria a ingerir seria mesmo uma A. phaloides.

Há outros que trincam vidro outros objectos cortantes...

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita phalloides- danos do seu consumo Empty Re: Amanita phalloides- danos do seu consumo

Mensagem  Nuno Dom 08 Mar 2009, 21:35

Polecat e Manel,

Obrigado pelas respostas. Polecat: também fiquei com a impressão de que seja embuste, aliás, a própria qualidade de imagem do vídeo é fraca.
Manel: sim, é mesmo esse! O vídeo de que provavelmente estás a falar é este:



Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita phalloides- danos do seu consumo Empty Re: Amanita phalloides- danos do seu consumo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos