Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanita phalloides??

2 participantes

Ir para baixo

Amanita phalloides?? Empty Amanita phalloides??

Mensagem  Paulo Conde Ter 30 Nov 2010, 16:32

Tenho encontrado muitas vezes (se não todas as vezes que saio para o campo) este cogumelo que, pelas defenições que tenho lido, me parece ser o "terrivel"!
Encontro-o sempre sob Sobreiros ou Azinheiras.
Deixo aqui algumas fotos tiradas este ano.

Amanita phalloides?? Pb286227



Amanita phalloides?? Pb286231



Amanita phalloides?? Pb246065



Amanita phalloides?? Pb246066



É bonito mas não entendo o porquê das confusões que levam invariávelmente a consequências graves para quem os come. Isto claro se eu próprio o estou a identificar bem!

Cumprimentos

Paulo Conde
hifa
hifa

Número de Mensagens : 21
Fungónimo : Sotelob
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita phalloides?? Empty Re: Amanita phalloides??

Mensagem  *ento*loma* Ter 30 Nov 2010, 20:08

Caro Paulo,

Creio que misturou exemplares! as duas primeiras fotos são uma colheita e as duas ultimas são outra certo?
A primeira ilustra Amanita citrina e a segunda a "terrivel" (que não morde e só faz agonias a quem lhes morde) essa sim a afamada Amanita phalloides.
São duas espécies morfologicamente parecidas, mas a textura da volva e consequentemente a forma como se desenvolve são bastante distintas (se for prestada a atenção adequada e necessária...) além disso o cheiro em A. citrina (batata crua) é diagnosticante.

Em que zona de Portugal costuma fazer as suas propecções/passeios micologicos. Se quiser aprender mais do que anda em azinhal convido-o a comparecer no proximo sábado em barrancos, onde o grupo de trabalho em micologia do CEAI vai realizar um workshop de identificação e conservação de macrofungos. A formação necessita de inscrição prévia.

Cumprimentos

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita phalloides?? Empty Re: Amanita phalloides??

Mensagem  Paulo Conde Ter 30 Nov 2010, 21:55

Caro *ento*loma*

Obrigado pela sua atenção.
Esta correcta a sua observação, as 2 primeiras fotos foram tiradas num dia diferente e em local distinto das outras duas.
Moro no Concelho de Nisa e é ai e na Serra de S. Mamede, em Portalegre que passeio e vou observando e fotografando os cogumelos por aqui existentes.

Cumprimentos

Paulo Conde
hifa
hifa

Número de Mensagens : 21
Fungónimo : Sotelob
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita phalloides?? Empty Re: Amanita phalloides??

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos