Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vamos lá desanuviar isto

+2
Pedro Claro
manel
6 participantes

Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  manel Ter 27 Jan 2009, 19:53

É que depois do anúncio institucional que li e reli com toda atenção, fiquei com o espírito pesado e assim com uma necessidade imperiosa de formular umas dúvidas básicas. Este tipo de comunicados, não faz nada o género deste fórum que se tem pautado pelo discurso informal, mas por vezes são necessários e eu subscrevo-o na integra.

Ora vamos lá a um "suponhamos", do moderador micologicamente mais urso da cena nacional:

Um dia destes, tipo Outubro de 2009, vou PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL por uns prados, choveu uns dias antes, tempo fantástico, cogumelo aqui tralálá, cogumelo ali tralálá e, eis senão que encontro uns em tufo com o chapéu de meio centímetro estreito pontiagudo, castanho pró amarelo pálido e um tanto brilhantes. Os pés até oito cm sinuosos e claros. As lâminas são adenadas, castanhas e com a aresta branca. Faço uma colheita porreira, fotografo tudo como il faut. Chego a casa. Spore printing, sai castanho púrpura.

Posto tudo em Identificação. Resultado - Psilocibe semilanceata 100% - Tou feito. Mensagem apagada, sou banido do meu fórum favorito, tudo isto se nenhuma brigada da GNR não me tiver caço primeiro e me levado dentro por posse ilegal de droga pesada?

Ou será que este anúncio foi propositamente colocado em cultivo, porque a legislação não se aplica às espécies silvestres?

Do perguntador de serviço,

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  Pedro Claro Qua 28 Jan 2009, 10:15

Ora bem, vamos lá tentar responder por partes.

Em primeiro lugar, parece-me um cenário pouco provável. Como já foi referido, estas espécies com elevado teor de psilocibina não ocorrem espontaneamente em Portugal (ou na Europa) e não há indícios que possam vir a ocorrer, por exemplo, se se propagarem a partir de alguma 'plantação'.

Mesmo que ocorram e mesmo que, advertida ou inadvertidamente, alguém os recolha:

1 - De certeza que não serás (tu ou outra pessoa) expulsa do fórum por recolher ou colocar fotos dessas espécies aqui. Como ficou bem claro, há um interesse científico que norteia o fórum e o conhecimento dessas espécies também se inclui nesse conhecimento.

2 - Não creio que alguém 'vá dentro' por colocar fotos de P. semilanceata neste fórum. Neste caso específico, e apesar da legislação existente, creio ser legítimo justificar a posse dessas espécies (SE recolhidas por ocorrência espontânea, não estou a falar de cultivo) para fins puramente científicos. Eu pelo menos, se fosse apanhado com P. semilanceata ou P. cubensis ou outra espécie do género, teria muitos argumentos para justificar que a posse não seria com fins ilegais. Aliás, penso que a legislação seguida 'cegamente' à letra é uma completa estupidez, porque é diferente possuir 3 ou 4 exemplares de um cogumelo (que por acaso pode ter propriedades alucinogéneas) ou possuir umas gramas de cocaína ou heroína: afinal de contas, a coca ou a heroína não 'nescem em prados' e parece-me difícil justificar a sua posse com um argumento do género "colho esta espécie como colho muitas outras porque me interesso por cogumelos, numa perspectiva científica, participo num fórum de cariz científico sobre cogumelos, tenho milhares de fotos de centenas de espécies de cogumelos, etc.". Na minha perspectiva (que pode não ser a perspectiva do legislador OU de quem aplica a legislação), a posse destes cogumelos, para ser considerada ilegal, carece da prova de uma motivação ilegal. Já o cultivo me parece consideravelmente mais difícil de justificar.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  Polecat Qui 29 Jan 2009, 20:56

Olá malta!

Manel, se achares uma espécie meio micenóide de lâminas escuras e sentires curiosidade para identificá-la, fazes muito bem em levar esse e outro qualquer cogumelo para casa a fim de o identificares.

Registas bem o bicho como sempre, chegas a casa e a esporada sai púrpura! Confirmas os restantes caracteres e apercebes-te que encontraste e colheste Psilocybe semilanceata!! affraid

Em primeiro lugar deves-te sentir bastante contente porque é sempre uma alegria identificar qualquer espécie com certeza rabbit

Em segundo lugar lembras-te de repente: "epáá, mas isto que eu tenho nas mãos é ilegal Suspect " e é de facto! Muito simplesmente desfazes-te dessa ilegalidade. Nunca poderias ser "apretado" pelas autoridades numa circunstância destas.

Terceiro e último lugar, vens aqui ao fórum, postas a tua identificação e enriqueces o conteúdo do site e do "panorama micológico português". Na altura em que fazes esse post já não tens psilocibina em tua posse (e nem pretendes!), logo já não estás a explicitamente a "ocorrer numa ilegalidade". A condescendência e interesse cientifico do Cogumelos de Portugal é então mais forte que qualquer irrelevante tropeção legal. Claro que imediatamente a seguir interpõe-se os valores éticos e morais, não é de todo aconselhável nem desejável, a descrição exacta do local da recolha.


De qualquer forma, a Lei é clara. O que é proibido é a posse e venda de psilocibina, seja ela cultivada, silvestre ou vinda de caganitas de passarinho Laughing

No caso de querermos levar a Ciência mais a sério e se desejarmos desidratar e colocar o achado em herbário, teremos de dirigir-nos às autoridades, através de uma qualquer instituição oficial, uma universidade por exemplo, a fim de obtermos a autorização necessária para a posse de psilocibina.

Claro que a Lei não existe para tramar qualquer cidadão assim que puder...ela existe para ser cumprida, se nos dias seguintes fores ao mesmo sitio e colheres um quilo de Psilocybe cyanescens e postares com orgulho aqui no fórum, não será uma mensagem muito bem vinda e deverá ser editada e/ou apagada...para isso existem quase que exclusivamente os "shroomery's" e companhias.

Como diz o anúncio original, a palavrão de ordem é moderação! Não somos o "shroomery" mas também não somos os "policias dos cogumelos", somos sim, o Cogumelos de Portugal, um sitio da internet positivamente conotado não só com seriedade e rigor cientifico como também com um cariz pedagógico de relevo.

Abraço a todos
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Só de ronha...

Mensagem  manel Qui 29 Jan 2009, 21:49

Pedro, Polecat,

Assim sendo, um dia hei-de encontrar uma espécie micenóide destas e a esporada há-de sair púrpura e depois vai para o caixote do lixo e depois posto tudo, até a foto dos ditos no lixo. Só para chatear.

Até já me sopraram por onde eles frutificam aqui no norte. E para quem já deu com Craterellus cornucopioides, às tantas dou com esses danadinhos. Vocês chamam interesse cientifico. Eu não sinto assim. Para mim é o desafio. Agora eu vou ficar atento e vou encontrá-los. Até já me sopraram por onde eles frutificam aqui no norte.

Mas descansa Polecat, não vou especificar as coordenadas gps nem pinpointá-los no google earth. Ficará apenas mais uma espécie no cogumelos nas regiões.

Aguardem-me...

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  Nuno Qui 29 Jan 2009, 22:07

Humm, mas eles ocorrem ou não, espontaneamente em Portugal?

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  Polecat Qui 29 Jan 2009, 22:55

Nuno escreveu:Humm, mas eles ocorrem ou não, espontaneamente em Portugal?

Há sem dúvida poucos registos ibéricos (especialmente portugueses) comparativamente com outros pontos do planeta.

No entanto, no que toca a referências bibliográficas de cogumelos psilocibinos em Portugal, só tenho conhecimento da sua existência no Distrito de Setúbal. Peço perdão por não vos conseguir dar essas mesmas referências de momento.

Pessoalmente nunca encontrei nenhum psilocibino, o que significará apenas que não abundam como o Pedro Claro disse.


Mas para aqueles que lêem isto e esfregam as mãos, queiram puxar as rédeas aos cavalos. Nos Estados Unidos a "caça" a cogumelos psilocibinos são a principal causa de morte por envenenamento de cogumelos!! Pois, é que esses amiguinhos, são por acaso muito parecidos com algumas e abundantes espécies mortais...

Para uma correcta identificação são precisos muitos anos de treino, durante os quais, com a aprendizagem, o "caçador" desenvolve um verdadeiro gosto por todo o Reino Fungi e o seu interesse pelos psilocibinos desvanece tal como uma criança perde o interesse por um chupa-chupa amarelo depois de ver uma mesa cheia de doces de todas as cores pig
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Devem ocorrer no Minho

Mensagem  manel Qui 29 Jan 2009, 23:15

Amigos,

Tenho a impressão que recentemente disseram-me que ocorrem no Minho. Foi numa actividade em que participei frequentemente, até os iam mostrar, mas já estavam em mau estado e não foi possível. Esta informação carece de confirmação, pois foi passada verbalmente no meio de outras tantas e já lá vão alguns meses, sendo que eu nem lhe dei assim tanta importância naquela altura.
Mas já não é a primeira vez que me dizem isso. Agora que vou ficar atento, lá isso vou.

Polecat, descansa, já me conheces, não entro nesse american way e começo a experimentar tudo que for mycena de esporo purpura. É mesmo o desafio de descobrir o que dizem ser raro, tipo - Craterellus cornucopioides.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  Nuno Sex 30 Jan 2009, 14:19

Polecat,

É exactamente isso, há uns meses o que me fez interessar pelos cogumelos, foram exactamente os designados aluconogéneos. A matéria na escola, na altura, eram as drogas, e, lá falamos dos cogumelos "mágicos", mas apesar de saber da sua existência, carecia de muita informação. Só sabia deste assunto através de histórias de fantasia e de alguma, rara, passagem pela televisão.

E então deu-me na telha para ir apanhar alguns, para ver o que eram (Russula, Lycoperdon perlatum, Mycena, Cortinarius, Lepiota), mas nenhum era alucinogéneo. O que é que isto tem a ver com o que disses-te? Foi aqui que comecei a ganhar gosto pelos cogumelos no geral, pelo Reino Fungi, e esqueci completamente o assunto dos "mágicos" (depois, lá acabei por encontrar as Amanita muscaria Wink ). A ideia de que podiam ter qualquer forma, textura ou cor fascinou-me!

E olhem, ainda agora gosto deles, comestíveis ou não, alucinogéneos ou não, pequenos ou grandes, parasitas, sapróbios ou micorrízicos.

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  meku Ter 03 Fev 2009, 04:35

Boas noites.

Sem duvida que este assunto daria pano para mangas , efectivamente o vulgo "cogumelos magicos", embora escassos existem em portugal .
Podem talvez nao ser os mais activos mas mesmo em quantidades minimas e segundo a legislaçao portuguesa a psilocibina \psilocilina sao substancias proibidas em portugal.
Logo apanhar , ou ter em posse um deles e a luz da lei ILEGAL.
Claro que podemos ter certas atenuantes como dizer ao juiz que sou um curioso e tal , mas o facto e que sao ilegais.
Vamos supor um caso:

Jovem de 20 anos apanhado no meio de mato com uma mao cheia de cogumelos magicos , vai a juiz e diz :
Sabe doutora e que eu sou um aficionado por cogumelos e ia tirar fotos cataloga-los pois e um achado em portugal esta especie e uma descoberta de uma rara especie no nosso territorio.

Obviamente que todos o vao condenar e dizer olha mais um "drogadito" que para aqui anda a ver se escapa desta .

Agora vamos supor um segundo caso:

SR engenheiro 40 anos apanhado no meio de mato com uma mao cheia de cogumelos magicos , vai a juiz e diz :
Sabe doutora e que eu sou um aficionado por cogumelos e ia tirar fotos cataloga-los pois e um achado em portugal esta especie e uma descoberta de uma rara especie no nosso territorio.

Obviamente que nao vai levar o mesmo "tratamento" que o jovem de 20 anos.

A minha pergunta e :
Sera justo estas 2 sentenças , nao sera de louvar o jovem com uma boa descoberta de uma especie rara em porttugal e automaticamente "castigado" enquanto o sr engenheiro e livre ainda com um pedido de desculpas da comarca e a rezar que nao sejam processados ??
1 lei 2 penas 2 medidas?
Acho que a lei , (lei da droga penso que se chama assim ) acho que sera esta que e inadequada ao pais que temos , o que fizemos basicamente foi copiar e alterar algumas coisas em relaçao aso nossos vizinhos espanhois ...para variar.
Mas nao e so neste departamento que isto acontece mas em muitos outros departamentos mas ai precisaria-mos de muito tempo e nem sequer e este o sitio certo para abordar este assunto .
Gostava de algumas opinioes relativamente a este assunto e desde ja agradeço a vossa paciencia para o post tao longo .
Obrigado.

meku
esporo
esporo

Número de Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Os posts não se medem aos palmos

Mensagem  manel Ter 03 Fev 2009, 22:35

Mas sim pelo seu interesse Meku.

Logo o teu não é longo.

Expliquem-me uma coisa: Então se daqui a uns largos, largos anos eu me tornasse um truta nos cogumelos (mesmo nada provável) e me pedissem para fazer uma sessão de identificação. Nem pensar em colher um Psilocibe destes silvestres para mostrar numa sessão indoor, sem a devida carga burocrática para o efeito?

Porque é que complicamos tanto a vida? É só um fungo, valha-me Deus.

Olha se a moda pega para cogumelos tóxicos e venenosos. Pessoal, tamos feitos! Vamos ter que abrir uma área aqui no fórum chamada "Impressos" ou "Modelos"...

Ok, ok, são só suposizações, mas a lei parece ser mesmo estrábica e preconceituosa nestas situações.

Até breve!

Manel

PS - Modelo 1 para Amanita phaloides, Modelo 2 para Paxillus involutus...
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  Polecat Qua 04 Fev 2009, 09:25

Olá amigos!

Sinceramente parece-me que se está sem necessidade a criar uma tempestade num copo de água, forçar e reforçar um problema que não parece ser tão complicado...descomplique-se então:

meku escreveu:Vamos supor um caso:

Jovem de 20 anos apanhado no meio de mato com uma mao cheia de cogumelos magicos , vai a juiz e diz :
Sabe doutora e que eu sou um aficionado por cogumelos e ia tirar fotos cataloga-los pois e um achado em portugal esta especie e uma descoberta de uma rara especie no nosso territorio.

Obviamente que todos o vao condenar e dizer olha mais um "drogadito" que para aqui anda a ver se escapa desta .

Agora vamos supor um segundo caso:

SR engenheiro 40 anos apanhado no meio de mato com uma mao cheia de cogumelos magicos , vai a juiz e diz :
Sabe doutora e que eu sou um aficionado por cogumelos e ia tirar fotos cataloga-los pois e um achado em portugal esta especie e uma descoberta de uma rara especie no nosso territorio.

Obviamente que nao vai levar o mesmo "tratamento" que o jovem de 20 anos.

A minha pergunta e :
Sera justo estas 2 sentenças , nao sera de louvar o jovem com uma boa descoberta de uma especie rara em porttugal e automaticamente "castigado" enquanto o sr engenheiro e livre ainda com um pedido de desculpas da comarca e a rezar que nao sejam processados ??
1 lei 2 penas 2 medidas?
Acho que a lei , (lei da droga penso que se chama assim ) acho que sera esta que e inadequada ao pais que temos , o que fizemos basicamente foi copiar e alterar algumas coisas em relaçao aso nossos vizinhos espanhois ...para variar.
Mas nao e so neste departamento que isto acontece mas em muitos outros departamentos mas ai precisaria-mos de muito tempo e nem sequer e este o sitio certo para abordar este assunto .
Gostava de algumas opinioes relativamente a este assunto e desde ja agradeço a vossa paciencia para o post tao longo .
Obrigado.

À luz da Lei, os casos que apresentas são sinónimos! Não está previsto na Lei um tratamento diferente para pessoas de diferentes extractos etários ou sociais! Esse é o tipico queixume pró pseudo-revolucionário que acontece tipicamente quando somos novos mas prolonga-se muitas vezes de forma intensa pela vida fora. É muito comum no Povo Português que urge em criticar por criticar sem se preocupar muitas vezes consigo próprio (apesar de parecer, não digo que seja o teu caso).

Embora não perfeito (até porque isso não existe!), o nosso sistema politico com o seu poder judicial vai funcionando e está integrado na União Europeia, que é dos locais mais imparciais e justos no mundo! Devemos acreditar no nosso país e nas nossas estruturas!

Estás a fazer uma suposição muito rebuscada, injusta e baseada na descrença, uma descrença que na maior parte dos casos é infundamentada no nosso país! Portugal é feito por portugueses, e esses portugueses não são só os mauzões que têm poder, mas são também tu, eu e muitos outros membros deste fórum. Somos aliás a maioria e acabamos por ter mais poder dos que os "mauzões", basta querê-lo! E querer ter esse poder implica também responsabilidade, implica corresponder à altura com os nossos deveres cívicos e não como vemos todos os dias portugueses a queixarem-se da sua vida e do país sem sequer olharem para eles e esforçarem-se por tornar Portugal num sitio melhor (e não digo que é o teu caso, apenas o caso de muitos de nós, demasiados!).

Não é justa a suposição que fazes e eu acredito que o "Doutor" tenha sim o mesmo tratamento que o "toxicodependente", se não tem devia! E isto é cada vez mais um valor moral (que vai de encontro à legislação) que ganha terreno e se faz vincar, basta olhares para a evolução do país nos últimos 100 ou 200 anos! Com a Revolução dos Cravos não veio apenas o direito de expressão e a liberdade interior para escrevermos nas paredes das cidades e nos bancos do autocarro, há que haver responsabilidade, discernimento, ponderação e assertividade!

Finalmente, pegando numa das permissas que constituem a tua suposição. Uma "mão cheia de cogumelos mágicos", seja ele sem abrigo ou astronauta, vai contra aquilo que temos explicado neste tópico! Uma "mão cheia de cogumelos mágicos" não serve para fotografar, catalogar e arquivar como descoberta científica... Se encontrares ou desconfiares ter encontrado cogumelos psilocibinos, lês com atenção os tópicos na Oficina sobre como fotografar, descrever e identificar o cogumelo, colhes uns 2 ou 3 espécimes, memorizas o local, confirmas a identificação em casa ou junto de alguém com conhecimentos para o fazer e se realmente for um psilocibino e o quiseres reportar, vens ao fórum e fazes um interessante tópico com uma rara identificação em Portugal. Se os quiseres secar e guardar para futuro herbário terás naturalmente de pedir autorização às autoridades ou doar o achado a uma instituição como uma universidade por exemplo. Se os quiseres consumir, fá-lo sabendo que é ilegal em Portugal e que se o tiveres feito em território português, o teu tópico será provavelmente removido, caso decidas postar Neutral



Uma nota final meku, não copiamos tudo dos espanhóis amigo...muito copiam eles de nós, os italianos dos franceses, os alemães dos gregos, os finlandeses dos albaneses e os ingleses dos andorrenhos... É bom que o português se habitue a pensar que não somos uns "coitadinhos" governados por ladrões e a anos luz de desenvolvimento dos outros países...ensinámos muito, ainda o ensinamos e vamos ensinar mais, pena que alguns (demasiados) portugueses façam força no sentido contrário Sad


Abraços a todos Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  meku Qui 05 Fev 2009, 08:26

Bom dia.
Respondendo ao ultimo post ,quando falo em "mao cheia de cogumelos magicos ", faço-o em sentido figurativo , queria sim apenas dizer com uma quantidade de cogumelos "magicos "nem que fosse um.
Em segundo lugar , falo por conhecimento de causa como funciona as nossas leis , reconheço que temos dados passos largos , na nossa justiça sem duvida mas neste casos e sempre a arraia miuda que sofre e nao tenho duvidas .
Em 3 lugar , a minha paixao sobre a injustiça nao se trata de ser novo ou de me colocar no lugar do "drogadito" antes pelo contrario , nao consumo nenhum tipo de droga ilegal infelizmente la o cigarrito e o vinhinho tem de ser .
Penso estar muito mais perto do 2 caso que referi.
Em 4 lugar , como afirmei o caminho da justiça e longo e penoso ,reconheço mais uma vez que temos feito esforços ,sem duvida ,mas as mentalides ainda continuam fechadas e os lobbys ainda "pesam".
Basta exemplo assumindo que caio no cliche da moda : casa pia alguem duvida de quem e que vai levar com a pena?? eu nao (infelizmente a culpa morre solteira).
Quando diz que nao copiamos todas as leis dos espanhois , claro que nao e ainda bem , mas basta ver o palhaçada do que e a lei das pescas e em portugal , mais concretamente a do pescador ludico e um "copy" "paste " do exemplo espanhol mas sem previo estudo e adaptaçao ao nosso Portugal .
grande abraço meku
Desculpem a minha indignaçao por vezes nao me exprimo o mais correctamente de forma escrita , tudo e dito com o maior dos respeitos de todos os intervenientes.
Abraço meku

meku
esporo
esporo

Número de Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  Pedro Claro Qui 05 Fev 2009, 10:21

Parece-me que o assunto já está a resvalar para pontos que não têm que ser discutidos num fórum dedicado aos cogumelos.

Gostaria, no entanto, de dizer apenas uma coisa: "Dura lex, sed lex", ou seja, a lei é dura, mas é a lei. Podemos não concordar com ela, mas o que é um facto é que nós vivemos num país que não é uma anarquia e, por isso, temos que seguir a lei em vigor ou sofrer as consequências. E isto é válido em relação aos cogumelos, também.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  cicardia Qui 11 Fev 2010, 10:03

é pena (ou não) que o facto de algo ser legal ou ilegal é muitas vezes um mau ponto de partida para julgar se algo é bom ou mau.


Última edição por cicardia em Qui 11 Fev 2010, 16:51, editado 1 vez(es)

cicardia

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : nao sei
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  Pedro Claro Qui 11 Fev 2010, 11:33

"Dura Lex, Sed Lex". Se tens queixas a apresentar, tens que te dirigir ao legislador e não ao fórum, que se limita a cumprir o que está estabelecido superiormente. Se queres ser o Che Guevara da psilocibina estás no teu direito, mas não terás apoio do fórum nem de nenhum dos seus moderadores/administradores (pelo menos enquanto assumirem esse papel). Não vou sequer comentar as comparações que são feitas com outros produtos porque esse tipo de argumentação esbarra numa barreira óbvia e definitiva: aqueles são legais; a psilocibina NÃO É!

Nós (fórum) NÃO incentivamos a prática de actividades ilegais (possuir ou consumir psilocibina), ponto final! Se tu ou outra pessoa pratica essas actividades, é convosco: o fórum não apoia, não critica, não faz juízos de valor, mas também descarta qualquer responsabilidade, embora reserve o direito de informar das consequências (legais e outras). É este o nosso papel, a nossa postura e o nosso objectivo - INFORMAR. Como já foi discutido (por demasiadas vezes!!!), quem não concorda com a política do fórum em relação aos cogumelos mágicos tem duas opções: mantém-se no fórum sob a condição de aceitar as normas (ainda que não concorde com elas - somos todos livres de ter as nossas opiniões); ou procura outro lugar para frequentar. O que não pode é, qual Calimero queixoso das tropelias do Pedro Pato, vir discutir um assunto que é UMA NORMA do fórum e que não está (já esteve, mas neste momento já não está) sujeita a discussão.

Lamento a secura da resposta, mas estou farto de repetir sempre a mesma coisa e, ainda assim, há sempre quem se inscreva (seja o mesmo indivíduo, recorrentemente, com outro nick, ou não) com o único propósito de vir contestar algo que não está sujeito a discussão e que é uma das normas orientadoras do fórum - logo, ou se aceita ao inscrever ou, se não, não se inscreve.

Este assunto fica encerrado neste preciso momento e de forma definitiva - porque esta discussão é estéril e não vai de encontro aos objectivos do fórum, ou seja, em resumo, ninguém sai mais rico ou informado sobre esta questão (e é curioso que os últimos 'Ches da Psilo' que por aqui passaram preocuparam-se muito em contestar e NADA em INFORMAR!!!)

Qualquer tentativa de retomar esta discussão acarretará consequências para o prevaricador. Este deve ser considerado o primeiro e ÚLTIMO AVISO!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vamos lá desanuviar isto Empty Re: Vamos lá desanuviar isto

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos