Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Branco Branco

3 participantes

Ir para baixo

pergunta Branco Branco

Mensagem  santrana Seg 05 Jan 2009, 14:18

Olá a todos gostaria de pedir ajuda para a identificação desta espécie que desconheço.


Habitat- Crescia num grupo de 4 exemplares, no solo, no meio de folhas com restos de madeira morta, na proximidade de um caminho, debaixo de Salgueiros, eucaliptos e carvalhos.

Chapéu- 6 cm de diâmetro, em forma hemisférica, branco neve.

Pé - 10 cm de comprimento, flexuoso ligeiramente bulbilhoso, cor branca com tons rosados nas extremidades e tons amarelos na base, o seu interior é fistulado.

Himenóforo - Laminas rosadas, apertadas, com inserção livre ao pé. Existência de uma cortina que envolve o himenóforo de cor branca, com tons amarelos na margem do chapéu.

Cheiro e Sabor não identificado, impossibilidade de realizar esporada...

Branco Branco 01-9

Branco Branco 02-9

Branco Branco 03-9

Branco Branco 05-3

Branco Branco 06-2

Estou um pouco inclinado para um Cortinarius, mas da ultima vez que apostei num saiu-me um Lepista...eh he
Talvez à segunda acerte num cortinarius... ou não!!!
Desculpem a qualidade reduzida das fotos e a falta da esporada.

Um aBraço

Até Já
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta É um Agaricus.

Mensagem  Pedro Claro Seg 05 Jan 2009, 15:06

Compreendo o motivo da tua confusão (o exemplar da terceira fotografia parece ter um véu parcial cortiniforme), mas o que parece uma cortina é, na realidade, um véu parcial que se transformará em anel.

O exemplar que mostras com mais detalhe é bastante jovem ainda e daí as lâminas rosadas - característica do género Agaricus antes da maturação, altura em que as lâminas adquirem uma cor castanho escura, devido aos esporos da mesma cor (e por isso não te foi possível obter uma esporada, pela imaturidade dos exemplares) - e o véu parcial ainda colado à margem do chapéu.

O amarelecimento junto à margem do chapéu (foto 2) e, sobretudo, na base do pé e incluindo ao corte (fotos 3 e 4), são características importantes para a correcta identificação da espécie. No entanto, o outro factor que seria determinante para uma possível identificação não nos é fornecido: o odor.

Agaricus brancos com amarelecimento ao toque/corte há diversos, mas os mais comuns são A. xanthodermus, A. arvensis e A. silvicola. O primeiro tem um odor químico (dito 'a iodo'), desagradável, e é uma espécie tóxica; os outros dois têm um odor anisado ou a amêndoas amargas e são comestíveis. Sem dados relativos ao odor é complicado avançarmos mais... No entanto, A. arvensis aparece, sobretudo, em prados, jardins e zonas com erva (ou seja, não é uma espécie que ocorra em florestas, bosques ou matas), pelo que será menos porvável tratar-se desta espécie. Por outro lado, o amarelecimento acentuado na base do pé, sobretudo ao corte, e o perfil do chapéu em forma de trapézio (ou seja, com o topo aplanado) são aspectos que me fazem apontar mais para Agaricus xanthodermus, embora com reservas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Branco Branco

Mensagem  santrana Seg 05 Jan 2009, 17:47

Muito Obrigado Pedro Claro...

O exemplar que recolhi, apesar de ser o maior que encontrei estava ainda num estado juvenil...
Vou tentar acompanhar os outros exemplares e fazer o teste ao aroma...
Observando melhor, depois da tua observação... também concordo que provavelmente será um Agaricus xanthodermus... Pela base do pé amarela e pelo veio oco (fistulado). Mas carece de confirmação pelo cheiro.
Certo é que nas proximidades desse local, já encontrei duas espécies com um forte aroma a anis.
Claro que eu cheirei o exemplar recolhido mas não cheguei a nenhuma conclusão... Apesar do cheiro não me parecer desagradável.


Sendo assim aquilo que eu defini como uma cortina, é um véu?

Uma cortina envolve o chapéu e o himenóforo?
Um véu envolve apenas o himenóforo no estado juvenil, transformando-se depois em anel?
Certo?


Obrigado
Até Já
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Branco Branco

Mensagem  Polecat Seg 05 Jan 2009, 18:37

Boas!


Antes de mais, simplificando:

VÉU: Há véu parcial e véu universal (este último assume formas de volva e outras ornamentações no chapéu como nos Amanita por exemplo)

VÉU PARCIAL: Pode assumir várias formas, entre elas: cortina ou anel.

cortina:
http://farm4.static.flickr.com/3283/2403278027_5502d29faf.jpg?v=0


Em relação ao Agaricus

O cheiro é mesmo importante nesta situação. Mas se o cheiro não for desagradável tipo fenólico/tinta/quimico/iodo (despistando A. xanthodermus) então será agradável tipo noz, amêndoas, anis etc, apontando para A. albertii, A. arvensis ou A. silvicola.

A. albertii tem um chapéu e pé fortemente ornamentados.
A. arvensis cresce em prados, espaços bem abertos.
A. silvicola frutifica em bosques de planifólios principalmente, costuma ter tons rosados no pé e carne e tem um pé bulboso.

Conclusão: Se confirmares o habitat de bosque em vez de prado e se confirmares odor agradável, será Agaricus silvicola, tenho encontrado bastantes e são bons para o prato. e não for esse o caso, também já tens dados para identificar com alguma segurança Wink


Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Branco Branco

Mensagem  santrana Seg 05 Jan 2009, 21:45

Obrigado Polecat...
Muito útil a explicação
Descortinada a diferença entre Véu e Cortina...eh he

Só terei certeza depois de os observar num estado de maior maturação e de realizar um teste ao cheiro.
Contudo não sei se posso afirmar que crescem em habitat de bosque ou de prado, uma vez que cresciam por baixo de diversas arvores, na primeira foto (reproduzo novamente num formato maior) pode observar-se três exemplares no meio de folhas de salgueiro, eucalipto, sobreiro e pinheiro. Mas a cerca de três metros encontrava-se o limite de um terreno agrícola não utilizado, apenas com erva... o que poderá ser um prado...

Branco Branco Habitat

Posso dizer que é uma zona muito rica, nas proximidades destes Agaricus Brancos já encontrei Agaricus silvaticus, Lepistas nuda, um Volvariella gloiocephala e um Phallus impudicus... tudo num raio de 10 metros. Sempre que posso, gosto mesmo de passar por lá...

Até Já...
santrana
santrana
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

http://www.myspace.com/santrana

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Branco Branco

Mensagem  Pedro Claro Ter 06 Jan 2009, 09:38

Polecat escreveu:

A. silvicola frutifica em bosques de planifólios principalmente, costuma ter tons rosados no pé e carne e tem um pé bulboso.


Creio que estás a confundir o A. silvicola com o A. silvaticus. Este último é que costuma ter tons rosados no pé, mas tem o chapéu repleto de escamas castanho-avermelhadas; o primeiro tem efectivamente o pé bulboso e uma coloração geral branca, mas apresenta descolorações amareladas junto à margem do chapéu e no pé... Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Branco Branco

Mensagem  Polecat Ter 06 Jan 2009, 18:47

Pedro Claro escreveu:
Polecat escreveu:A. silvicola frutifica em bosques de planifólios principalmente, costuma ter tons rosados no pé e carne e tem um pé bulboso.



Creio que estás a confundir o A. silvicola com o A. silvaticus. Este último é que costuma ter tons rosados no pé, mas tem o chapéu repleto de escamas castanho-avermelhadas; o primeiro tem efectivamente o pé bulboso e uma coloração geral branca, mas apresenta descolorações amareladas junto à margem do chapéu e no pé...Wink

Olá Pedro, realmente percebo a origem da confusão, não fui muito claro nos meus comentários. Apesar dos nomes serem parecidos as espécies pertencem a grupos bem diferentes. O Agaricus silvaticus tem realmente as características que referiste, ganhando tons avermelhados ao corte e superfície apesar de frutificar mais com coníferas e possuir um odor fúngico.

Mas tendo em conta que já falávamos do grupo de Agaricus de tons amarelados achei pertinente referir o que alguns autores referem (Frade&Alfonso por exemplo) quando dizem que apesar dos tons amarelos evidentes na base do pé, carne e chapéu, o Agaricus silvicola (ao contrário dos outros mencionados do mesmo grupo) apresenta comummente tons leves de rosa no ápice do pé para além da sua base frequentemente bulbosa e associação arbórea (planifólios/hardwoods principalmente).

Tenho encontrado alguns A. silvicola utimamente, o diagnóstico que utilizo é o seguinte:

1-Agaricus glabro de descolorações amarelas, debaixo de carvalhos e sobreiros = elevada probabilidade de ser Agaricus silvicola. O pior é quando estão debaixo dessas árvores mas com zona de prado imediatamente ao lado Suspect

2- Odor anis/amêndoa amarga/noz etc = despistagem de Agaricus xanthodermus

3- Bulbo no pé e/ou tons leves de rosa no pé (para além do óbvio amarelar) confirmam Agaricus silvicola.


Espero ter sido mais claro desta vez Wink gostava de acompanhar este post com algumas fotos de A. silvicola que tenho encontrado, prometo que ainda hoje ou amanhã vou conseguir postá-las pois não estão na minha máquina.

Um abraço e até breve!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Branco Branco

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos