Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ás "escamas"

2 participantes

Ir para baixo

Ás "escamas" Empty Ás "escamas"

Mensagem  Nuno Sáb 13 Dez 2008, 16:00

Olá amigos,
Desta vez trago uns cogumelos estranhos, que me fizeram pensar em Sarcodon Squamosus, mas, quando os inverti, surpreendi-me: himenóforo aos tubos...
Não sei que espécie é.

Lever, Vila Nova de Gaia

HABITAT- Crescia no solo, perto de pinus, num monte relativamente pequeno.
CHAPÉU- O chapéu tinha cerca de 10-15cm de diâmetro, (dependendo do exemplar e sua maturação), convexo, superfície muito escamosa,que variava de um amarelo, preto, vários tons de castanho e branco, sem descoloração ao toque.
PÉ-Com cerca de 4-5cm de altura, 2-3cm de diãmetro, castanho-alaranjado e um pouco fibroso, que não descolorava ao toque, consistente e sem presença de anel.
HIMENÓFORO- Era constituído por tubos, e, para minha surpresa, variava de cores entre o branco, verde-tropa e castanho (em alguns exemplares continha várias cores, mas, maioritariamente, era verde-acastanhado), pouco consistente, um pouco gelatinoso, húmido e não descolorou ao toque.
ESPORADA- Pouco densa e pouca quantidade (estiveram cerca de 8 horas a depositar esporos, e eram 4 exemplares), a sua cor era verde-acastanhado e em algumas zonas, amarelado.
CHEIRO E SABOR- O cheiro era algo normal, sem grande caracterização, e não provei o seu sabor.

Covém dizer que quase todas as suas características mudavam conforme o seu grau de maturação, como o himenóforo que variava de cor, o chapéu, em que alguns exemplares eram mais "escamosos" que os outros e a esporada, que até amarelo me deu Wink
Estas fotos irão confirmar e ajudar:

Este era o mais vistoso, muito amarelado no píleo e muito "escamoso", em toda a superfície:

Ás "escamas" Imgp0103yp4
Ás "escamas" W336

Já este era também "escamoso", mas branco e castanho:

Ás "escamas" Imgp0104sr4
Ás "escamas" W448

O himenóforo do anterior, ainda muito branco, e este ecemplar conforme o tempo foi ficando como os outros, mais acastanhado (fui lá verificar 3 dias depois):

Ás "escamas" Imgp0105jn3
Ás "escamas" W448

Exemplo da variação de cor do himenóforo de alguns exemplares:

Ás "escamas" Imgp0106eh9
Ás "escamas" W448

Ás "escamas" Imgp0107bd1
Ás "escamas" W448

O chapéu neste era mais acastanhado e menos "escamoso2, mas o seu himeniofóro era semelhante aos outros:

Ás "escamas" Imgp0112ty0
Ás "escamas" W448

Um corte transversal do mesmo:

Ás "escamas" Imgp0114ps8
Ás "escamas" W448

E, finalmente, uma foto da esporada:

Ás "escamas" Imgp0148xv5
Ás "escamas" W448

Enfim, espero que esteja bem! Wink

Um abraço

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Ás "escamas" Empty Re: Ás "escamas"

Mensagem  Pedro Claro Sáb 13 Dez 2008, 16:06

As 'escamas', neste caso, parecem-me um fenómeno resultante das condições climatéricas e não uma característica da espécie. Por outro lado, o himenófero branco parece-me claramente fruto de um ataque de outros fungos (bolor ou alguma espécie de Hypomyces).

Em resumo, estes exemplares aparentam estar demasiado degradados para que seja possível determinar a espécie... Sad No entanto, foi um bom registo, Nuno! Smile

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ás "escamas" Empty Re: Ás "escamas"

Mensagem  Nuno Sáb 13 Dez 2008, 22:33

Pedro,

Obrigado!
O exemplar, que dizes ter sido atacado pelo fungo, era o mais estranho, pois comparado com os outros era muito diferente, principalmente a nível da cor.
Mas tens alguma sugestão? Ou mais alguém?
Wink

Um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Ás "escamas" Empty Re: Ás "escamas"

Mensagem  Pedro Claro Sáb 13 Dez 2008, 23:27

Primeiro, não é garantido que se trate apenas de uma espécie... A degradação dos exemplares não permite concluir isso com segurança.

De qualquer forma, pela minha experiência, os chapéus gretados pelas condições climatéricas ocorrem, em boletáceas, sobretudo nos géneros Boletus e Xerocomus. Nunca vi Suillus ou Gyroporus com essa característica tão marcada. O pé longo e elegante parece apontar mais para o género Xerocomus e a cor geral do chapéu e a viragem a azul dos tubos poderia indicar X. badius... Mas é um tiro no escuro.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ás "escamas" Empty Re: Ás "escamas"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos