Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ahh... fui à caça! e apanhei chuva

+2
Nuno
efe
6 participantes

Ir para baixo

fixe1 ahh... fui à caça! e apanhei chuva

Mensagem  efe Sáb 29 Nov 2008, 18:44

NOTA: Este tópico começa em tom humorístico mas, lá mais para a frente, vale a pena ler os diálogos e as "achegas" de membros mais entendidos.


Viva, amigos.
Como ainda não tive tempo para investigar como se colocam aqui as imagens, deixo o link da galeria que criei para os cogumelos. É o resultado de um pequeno passeio realizado esta tarde, em busca dos ditos cujos. Encontrei uns tantos num piquenique mas, para ser sincero, não sei quem são. Porém, pareceram-me uma família, ou melhor, duas, pelo menos, muito simpáticas.
Falhei muitas fotos, pois isto é outra realidade. Mas vou limando as arestas.

Saúde.

http://fotografia.fcastelo.net/main.php?g2_itemId=14191


Última edição por efe em Qui 04 Dez 2008, 13:41, editado 9 vez(es) (Motivo da edição : remoção da foto almofada e inserção da Nota Introdutória)
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: ahh... fui à caça! e apanhei chuva

Mensagem  Nuno Sáb 29 Nov 2008, 21:11

Olá Francisco

Hoje também ía à caça, porém começou a chover Sad

Não tou a conseguir abrir o link, não sei o que se passa, simplesmente carrego e o computador não sai do sítio...

Quanto ás fotos, é muito fácil, vê aqui:

https://cogumelosportugal.forumeiros.com/campo-e-identificacao-f5/como-colocar-fotos-e-videos-nos-topicos-t5.htm

Um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Boa Caça

Mensagem  PEDRA Sáb 29 Nov 2008, 22:56

Viva Castelo e Nuno
Olá a todos

Também eu hoje fui à caça e apanhei chuva. Mesmo assim acho que valeu a pena.
Conheci um sítio diferente e encantador.
Castelo, acho que a tua caça não é má de todo. Tens aí uns belos exemplares, para os identificadores séniores analisar. Parabéns pelas fotos (temos fotógrafo).

um abraço
e Boa Caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 inserir fotos

Mensagem  efe Sáb 29 Nov 2008, 23:30

Nuno escreveu:Olá Francisco

Hoje também ía à caça, porém começou a chover Sad

Não tou a conseguir abrir o link, não sei o que se passa, simplesmente carrego e o computador não sai do sítio...

Quanto ás fotos, é muito fácil, vê aqui:

https://cogumelosportugal.forumeiros.com/campo-e-identificacao-f5/como-colocar-fotos-e-videos-nos-topicos-t5.htm

Um abraço

Eu sei que estão lá as instruções Nuno. Não tive foi tempo para as ler, ainda. Também apanhei chuva e por causa da pressa em evitar uma molha falhei completamente a foto (muito desfocada) de um ser um tanto estranho. Ou é espécie rara ou algum rato andou a prová-lo, embora o mais certo seja tratar-se de um cogumelo já degradado.

Não consegues ir directamente ao álbum? é estranho, mas então começa pela galeria e procura nas fotos do Algarve, por aqui: http://fcastelo.net/


Última edição por F. Castelo em Sáb 29 Nov 2008, 23:36, editado 1 vez(es)
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 temos fotógrafo

Mensagem  efe Sáb 29 Nov 2008, 23:34

PEDRA escreveu:Viva Castelo e Nuno
Olá a todos

Também eu hoje fui à caça e apanhei chuva. Mesmo assim acho que valeu a pena.
Conheci um sítio diferente e encantador.
Castelo, acho que a tua caça não é má de todo. Tens aí uns belos exemplares, para os identificadores séniores analisar. Parabéns pelas fotos (temos fotógrafo).

um abraço
e Boa Caça

Nisto não basta ser fotógrafo. À que ter olhinho para saber ver e, nisso, ainda estou muito verde. Os truques para melhor fotografar este tema, virão com a experiência. As fotos no estúdio improvisado dão logo outro aspecto aos fungos, não é?
abraço.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: ahh... fui à caça! e apanhei chuva

Mensagem  Polecat Dom 30 Nov 2008, 00:47

Olá efe!

Sim senhor bela mata, é perto de Lagos?

Finalmente chuva! Que boas notícias para Portugal e para nós em particular!

Tive a dar uma espreitadela nos cogumelos que encontraste e na verdade até me parecem três espécies diferentes Smile

Como já deves ter reparado pelo fórum é muito difícil identificar cogumelos sem as devidas descrições e apenas através de fotos, apesar das tuas estarem muito boas Very Happy

Então aqui vai:

A primeira espécie, aquela de pé estreito, por vezes com a base preta e aparência "colibióide" (significa que se assemelha ao género Collybia). Existem vários géneros dentro deste estilo (curiosamente mais géneros que espécies de Collybia), mas sem a confirmação de uma esporada branca pelo menos é um pouco às escuras e pura especulação. Puramente especulando então, pela tonalidade das lâminas, habitat e enfim pouco mais talvez tenhas encontrado do género Gymnopus ou próximo. Portanto já sabes, da próxima vez que encontrares um amiguinho desses, ou outro qualquer, convém fazer uma esporada (podes ver na Oficina como fazê-la), colher o cogumelo na sua integra Wink digo isto porque me dá ideia que aqueles pés estão partidos e finalmente observar bem o habitat, daqui vemos que era caruma mas debaixo dela poderia estar, quiçá, um pedaço de madeira, o que é bastante importante para a identificação.

A segunda espécie, mais robusta, lâminas sub-decorrentes, e chapéu com depressão, confere-lhe um porte mais "clitocibóide" (que vem do género Clitocybe), é aliás ao complexo Clitocybe/Lepista que acredito que eles possam pertencer. Mas mais uma vez, tudo muito no escuro Crying or Very sad

A terceira espécie é um Lactarius da secção Dapetes. São muito comuns e muitas vezes bons comestíveis nesta secção, dão boas fotografias e irás ter muito mais oportunidades para te deparares com eles. Este grupo de 6-7 cogumelos distinguem-se principalmente pelas cores da carne do leite que segregam quando feridos, especialmente nas lâminas. É um bom exercício de identificação se registares os aspectos mais importantes Wink



Parabéns pela colheita e continua Very Happy




P.S.- Reparei que a tua galeria tem uma protecção que não permite exibir a imagem directamente aqui no fórum Crying or Very sad podes tentar desactiva essa limitação ou postá-las através dum qualquer hospedeiro de imagens online, o mais utilizado aqui é agora o ImageShack.
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: ahh... fui à caça! e apanhei chuva

Mensagem  efe Dom 30 Nov 2008, 01:16

Viva, Polecat.
Obrigado pelas identificações, isto para mim é chinês, mas tenciono aprender algumas coisas. De facto, já verifiquei que é um tanto complicado proceder a uma identificação correcta, sem a realização da totalidade dos procedimentos necessários. Mas é interessantíssmo verificar quanto nos enganamos julgando apenas pela aparência. Embora nenhuma das três espécies (também achei que eram três, daí ter criado esse número de grupos distintos de fotos), me espevitassem o apetite, fiquei desde logo convencido que a última era venenosa, ou pelo menos tóxica, Aquelas cores todas... scratch Afinal é comestivel?! hehehe...
Pois, ainda não sei como é isso das esporadas, mas vou já investigar no fórum.
Quando acabei a sessão de fotos no "estúdio" joguei os restos (tudo o que tinha caçado) para uma zona verde, húmida e sombria, com alguns arbustos de porte, encostada à velha muralha medieval da cidade. Será que dará descedência?
Temos por cá uma mata enorme, sobretudo pinhal, mas com outras espécies também, porém este breve passeio levou-me até a uma pequena zona arborícola entre duas aldeias, a cerca de 4 Km da cidade. Muitos pinheiros, alguns sobreiros e muitas arbustivas.
As duas primeiras espécies foram recolhidas na caruma, sim. Em nenhuma delas verifiquei a existência de madeira em decomposição, e tinha essa verificação em mente.
Os da última espécie (dois exemplares) já foram recolhidos fora da zona mais densa da caruma, como a foto documenta.

Vou tentar desbloquear o meu site ou, então, continuarei a usar a minha conta no photobucket.

Espero que o tempo abrande na segunda-feira, para atacar o sopé da Serra de Monchique, com um amigo gourmet que já anda nestas andanças há muito.

Saúde, e boas caçadas.

o local: Pequena mata perto da aldeia do Sargaçal (4Km de Lagos)
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo11

1º Grupo:

ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo12
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo15
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo17
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo19
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo110
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo117

2º Grupo

ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo21
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo22
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo211
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo212
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo216
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo215

3º Grupo

ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo31
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo32
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo35
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo38
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogumelo39


Tentando escapar à chuva fiz asneira e não consegui registar devidamente este último exemplar que me apareceu aos pés. Pensando que tinha feito o registo correctamente tentei arrancá-lo rapidamente (ao invés de desenterrar o pé), partiu-se, e fiz o último registo. Assim é impossível perceber de que se tratava Sad
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogochuva1
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogochuva2


1ª Conclusão: Adquirir uma máquina "decente" Para fotografar em macro.
2ª Conclusão: Nada de percipitações. É preferiível registar o local e voltar lá de novo do que "estragar" sem qualquer proveito.
3º Conclusão: Familiarizar-me com o léxico científico e com a taxonomia das espécies.
4º Conclusão: Fazer isto tudo sem prejuízo do estudo de Antropologia das Religiões, porque o exame está à porta.
5º Conclusão: Finalmente, uma nova actividade que me leva a palminhar montes e vales (já estava com saudades, desde o tempo da Espeleologia)

Prá semana há mais.

o estúdio improvisado
ahh... fui à caça! e apanhei chuva Cogosemestdio1


Última edição por F. Castelo em Dom 30 Nov 2008, 02:01, editado 2 vez(es)
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: ahh... fui à caça! e apanhei chuva

Mensagem  Polecat Dom 30 Nov 2008, 01:50

Very Happy
Dizes que falhaste algumas e ainda te estás a adaptar aos cogumelos, mas as fotos estão acima da média (e que não é má!). Aqui no fórum até parece que ficam mais bonitas!

Essa bancada branca luminosa é um espectáculo, na primeira espécie permite detectar alguns detalhes na fotografia que no terreno não se notava muito, a margem do chapéu ligeiramente tomentosa (com pêlos). Ao comparar a primeira e segunda espécie sobre a mesma bancada também é possível notar o porte mais carnudo da segunda que deixa passar menos luz através do carpóforo. Boa Wink


Em relação ao aspecto da última espécie concordo contigo, ele está tão seco e esverdeado que não apetece nada comer, mas quando são frescos, verdes ou não são bons comestíveis Twisted Evil a espécie típica desse grupo é o Lactarius deliciosus.



Até breve
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: ahh... fui à caça! e apanhei chuva

Mensagem  efe Dom 30 Nov 2008, 02:03

Polecat escreveu:
Very Happy
Dizes que falhaste algumas e ainda te estás a adaptar aos cogumelos, mas as fotos estão acima da média (e que não é má!). Aqui no fórum até parece que ficam mais bonitas!

Essa bancada branca luminosa é um espectáculo, na primeira espécie permite detectar alguns detalhes na fotografia que no terreno não se notava muito, a margem do chapéu ligeiramente tomentosa (com pêlos). Ao comparar a primeira e segunda espécie sobre a mesma bancada também é possível notar o porte mais carnudo da segunda que deixa passar menos luz através do carpóforo. Boa Wink


Em relação ao aspecto da última espécie concordo contigo, ele está tão seco e esverdeado que não apetece nada comer, mas quando são frescos, verdes ou não são bons comestíveis Twisted Evil a espécie típica desse grupo é o Lactarius deliciosus.



Até breve

Até breve, e obrigado.
Very Happy
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: ahh... fui à caça! e apanhei chuva

Mensagem  PEDRA Dom 30 Nov 2008, 14:21

Polecat escreveu:
Então aqui vai:

A primeira espécie, aquela de pé estreito, por vezes com a base preta e aparência "colibióide" (significa que se assemelha ao género Collybia). Existem vários géneros dentro deste estilo (curiosamente mais géneros que espécies de Collybia), mas sem a confirmação de uma esporada branca pelo menos é um pouco às escuras e pura especulação. Puramente especulando então, pela tonalidade das lâminas, habitat e enfim pouco mais talvez tenhas encontrado do género Gymnopus ou próximo. Portanto já sabes, da próxima vez que encontrares um amiguinho desses, ou outro qualquer, convém fazer uma esporada (podes ver na Oficina como fazê-la), colher o cogumelo na sua integra digo isto porque me dá ideia que aqueles pés estão partidos e finalmente observar bem o habitat, daqui vemos que era caruma mas debaixo dela poderia estar, quiçá, um pedaço de madeira, o que é bastante importante para a identificação.

A segunda espécie, mais robusta, lâminas sub-decorrentes, e chapéu com depressão, confere-lhe um porte mais "clitocibóide" (que vem do género Clitocybe), é aliás ao complexo Clitocybe/Lepista que acredito que eles possam pertencer. Mas mais uma vez, tudo muito no escuro

A terceira espécie é um Lactarius da secção Dapetes. São muito comuns e muitas vezes bons comestíveis nesta secção, dão boas fotografias e irás ter muito mais oportunidades para te deparares com eles. Este grupo de 6-7 cogumelos distinguem-se principalmente pelas cores da carne do leite que segregam quando feridos, especialmente nas lâminas. É um bom exercício de identificação se registares os aspectos mais importantes

Olá a todos
Oi Polecat
Já entendi que para se chegar à 'espécie' de qualquer cogumelo, temos primeiro de encontrar o 'género' a que pertençe. Também já sei que a informação recolhida 'in loco' deve ser o mais rigorosa e completa que possivel e que mesmo assim, por vezes, só mesmo com recurso a equipamento mais específico (macroscopicamente). Também conheço a existencia de 'chaves de identificação' [ex: Thomas Læssøe (Identificação macroscópica até à família ou género), Meinhard Moser (essencialmente para agaricóides e boletóides, mas mais exaustiva) Archie McAdam (também agáricos e boletos, com uma introdução e ilustrações)]*, embora não saiba usar uma chave de identificação, nem sei onde se arranja e muito menos se existe alguma disponível e em português.
Mas a minha questão principal é esta: quando alguém está perante uma espécie de um qualquer cogumelo, com toda a informação necessária recolhida (ex: fotos, decrição e habitat), quais são os passos a tomar para uma correcta identificação?
- Segue uma chave de identificação até chegar ao 'género' e depois vai por tentativas?
- Existem uma relação (listagem) com a cor das esporadas que ajuda a sua identificação?
- Faz uma pesquisa comparativa através de base de dados de fotografias anteriormente recolhidas?
- Nenhuma destas situações?
- Estas todas e mais algumas?
- Vai ao forum 'Cogumelos de Portugal' e pergunta? Laughing
- É um segredo muito bem guardado que não se pode revelar?

Gostaria que me ajudassem nesta questão.
É que já que entrei nesta guerra, nada fácil, pelo menos gostaria de conseguir identificar o género de cada cogumelo (ex: Boletus, Amanita, Lactarius, etc)

* Informação recolhida em www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME


F. Castelo escreveu:
5º Conclusão: Finalmente, uma nova actividade que me leva a palminhar montes e vales (já estava com saudades, desde o tempo da Espeleologia)

F. Castelo,
o meu pedido de desculpas por invadir assim o teu tópico. Mas penso que estas dúvidas tu também as tens e gostarias de aprender mais qualquer coisa ao nível da identificação, como eu também.
Relativamente às tuas conclusões, gostaria de sublinhar a tua 5.º Conclusão, acima referida. É que de facto esta actividade (que para mim é lúdica e cada vez a pratico com mais entusiasmo), faz-nos tirar o 'rabiote' do sofá de casa, e ou, da cadeira do escritório, e sair para 'pastar verde' e desfrutar das bonitas paisagens naturais que temos em Portugal.

Obrigado por tudo
Boa Caça para todos.

PS: F. Castelo - também eu já vivi um tempo em que a Espeleologia era o prato forte aos fins de semana, que saudades!!

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: ahh... fui à caça! e apanhei chuva

Mensagem  efe Dom 30 Nov 2008, 16:03

PEDRA escreveu:
F. Castelo,
penso que estas dúvidas tu também as tens e gostarias de aprender mais qualquer coisa ao nível da identificação, como eu também.

Justamente, Pedra. Também partilho essas dúvidas e agradeço que as tenhas sintetizado tão claramente. Aguardemos as opiniões do Polecat.
E a respeito do desporto sofá, nem mais!!!

Abraço.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Faz tempo que queira ler isto

Mensagem  manel Dom 30 Nov 2008, 17:34

Polecat,

É uma pena que este teu insight fique "perdido" neste tópico. Não lhe queres dar mais destaque noutra área do fórum, ou puxar para os "anúncios" daqui?

Até breve

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: ahh... fui à caça! e apanhei chuva

Mensagem  Pedro Claro Dom 30 Nov 2008, 18:12

Mais algumas achegas às identificações feitas pelo Polecat...

A primeira espécie parece-me... duas espécies diferentes. Os exemplares mais robustos, com pé totalmente amarelado são uma espécie que se encaixa perfeitamente naquilo que o Polecat indica (ou seja, será possivelmente uma espécie de um género 'collybioide' - Gymnopus é uma boa opção). Mas os exemplares com as bases dos pés mais escuras são, quase de certeza absoluta, outra espécie - curiosamente do mesmo género que é colocado como hipótese para os outros exemplares: Gymnopus brassicolens.

Esta segunda espécie é caracterizada precisamente pelo seu pé com base consideravelmente mais escura ou mesmo negra e pelo seu odor a couves podres. Notaste algum odor desagradável nos exemplares, Francisco?

Eis um link: 'California Fungi'. Entretanto vou ver se encontro fotos minhas desta espécie para que possa ser feita uma comparação mais apropriada, uma vez que estas fotografias são de exemplares encontrados no continente Norte-Americano.

De notar que esta espécie é encontrada com diversas designações diferentes: Gymnopus brassicolens (depois da publicação de um extenso e profundo estudo sobre os diversos géneros collybioides e marasmioides, por Antonin e Noordeloos), Micromphale brassicolens e Marasmius brassicolens. A proposta actual (creio que ainda não ratificada em sede própria) é que o nome adoptado seja o primeiro, embora o segundo seja o que (se ainda não houve ratificação em sede própria do primeiro) está actualmente em vigor. O terceiro é uma anterior designação, já em desuso.

Complicada, a taxonomia dos fungos... Rolling Eyes

Quanto à última espécie fotografada, é uma Russula. A forma como o pé partiu (como se fosse um pau de giz), identifica facilmente os membros da ordem Russulales - a que pertecem, por exemplo, os géneros Russula e Lactarius. Mas não especifico mais porque este é um género muito complicado e com muitas espécies semelhantes entre si.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 ao Polecat e ao Pedro Claro

Mensagem  efe Seg 01 Dez 2008, 00:22

Ao Polecat o agradecimento por mais esta achega que é importante para quem já esqueceu os estudos elementares de Biologia.

Ao Pedro Claro o agradecimento pelo acréscimo nas hipóteses de identificação, mas sobretudo pelo reforço da importância em observar/registar todos os dados necessários a uma identificação mais precisa.
Não notei nenhum cheiro especial, até porque não estava com atenção a esse pormenor. Básicamente fixei-me nas fotos e no registo do habitat, inclusive na presença ou não de madeiras em decomposição no solo, sob os exemplares, que não encontrei.

O último exemplar (duas fotos, sendo uma a desfocada) que identificas genericamente como Russula, é que me deixou pena não ter conseguido registar com mais detalhe mas, na altura pensei que a foto do chapéu estava ok, infelizmente não. Devia ter lá voltado quando a chuva parou, pouco depois. Em todo o caso era apenas o primeiro contacto com este Filo. Não esperava encontrar nada e afinal sempre encontrei qualquer coisa...hehehehe.

Saúde, e boas caçadas.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: ahh... fui à caça! e apanhei chuva

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos