Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Textos Oficina - Fotografia: 6 planos identificar cogumelos

2 participantes

Ir para baixo

admin Textos Oficina - Fotografia: 6 planos identificar cogumelos

Mensagem  manel Ter 25 Nov 2008, 18:27

6 planos para identificar cogumelos

Para quê 6 planos?
Foi o método que arranjei para cobrir os principais detalhes de um cogumelo, quando o quero postar aqui no Fórum para identificação.
Desde a vegetação envolvente até aos pormenores mais delicados do himénio, cordões miceliais, esporada e descolorações, fica tudo registado nestes 6 planos.

Equipamento
• Uma máquina fotográfica digital, com opção macro.

6 Planos
1. O ambiente geral:
Plano aberto do meio envolvente onde registo árvores e plantas.
2. O chapéu visto de cima:
Ou mais que um, quando os cogumelos aparecem em grupo. Procuro incluir alguma da vegetação rasteira ou folhas em decomposição que estejam perto. É um óptimo auxiliar de memória, sobre onde estaria mesmo o cogumelo, dali a uns tempos...
3. Grande plano, o mais próximo possível do solo:
De perfil, às vezes com a câmara na vertical, de modo a conseguir o máximo de detalhe, antes de colher o cogumelo. Por vezes as árvores ficam como pano de fundo e saem fotos muito curiosas. É frequente retirar algumas ervas, folhas ou paus da frente, ou do chapéu, para fazer este plano.
4. Parte inferior:
Após a colheita, registando os detalhes do himénio (tipo de lâminas ou poros, cores, texturas...) e todos os pormenores do pé (texturas, pigmentos, lâminas, volva, cordões miceliais...). Se possível, faço isto próximo a outros da mesma espécie, não colhidos.
5. Corte longitudinal:
Agora corte o cogumelo em duas metades. Registe o interior de uma das metades, com o máximo de detalhe que conseguir.
6.Em casa:
Registo a esporada, descolorações e outros cortes, se for o caso disso.

Eu tenho usado uma câmara digital Fuji. Não uso flash e selecciono a opção "N" luz natural. A partir plano 2 inclusivé, uso sempre macro.

Agora é só ir ao Fórum e postar os seus cogumelos para identificação.

Nota: Não há necessidade de postar os 6 planos. Mas qualquer detalhe, pode revelar-se fundamental no decorrer da identificação. Guarde-os bem.

Experimente! Vai ver que é simples.

Créditos e actualizações
Este texto resulta da discussão no fórum:
www.cogumelos-portugal.com, na área Oficina e Tópico – Fotografar cogumelos para identificação. Os meus 5 planos. O meu agradecimento aos usuários que nele participaram.
Uma vez que este tópico está em aberto, este texto poderá ser actualizado, substituído ou retirado a qualquer momento.

19-11-2008

Manuel Celestino
Manuel_celestino@sapo.pt
(Manel)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

admin Re: Textos Oficina - Fotografia: 6 planos identificar cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Ter 25 Nov 2008, 23:32

Excelente contributo, Manuel.

Creio que, em situações em que existem diversos exemplares (pelo menos 4), se pode resumir tudo numa só fotografia.

Por norma, e observando centenas de fotografias de livros científicos de Micologia, é importante registar os seguintes planos:

- Carpóforo inteiro, vista lateral (ou seja, pode-se deitar um exemplar inteiro);
- Carpóforo cortado longitudinalmente (deitado com a parte cortada para cima);
- Vista superior do chapéu (corta-se um chapéu e coloca-se de himenóforo para baixo);
- Vista inferior do chapéu, ou seja, do himenóforo (corta-se outro chapéu e coloca-se de himenóforo para cima).

Na foto podem ser colocadas folhas ou frutos (bolotas, castanhas, por exemplo) das árvores circundantes, o que permitirá identificar eventuais relações micorrízicas.

Uma nota: há uma diferença grande entre fotografia artística de cogumelos e fotografia científica de cogumelos. Ambas não são, necessariamente, incompatíveis; mas é complicado que uma excelente fotografia artística de um cogumelo seja de enorme valor científico ou que uma excelente fotografia científica de um cogumelo tenha algum valor artístico... Como fotógrafo de natureza (amador) e micólogo (amador), procuro fazer ambas.

Outra coisa: pode perfeitamente ser usado um scanner de mesa para registar o aspecto geral de um carpóforo ou grupo de carpóforos. É fácil, prático, não exige conhecimentos técnicos (como a fotografia), os resultados são surpreendentemente bons e rápido - embora tenha algumas limitações (superfície do scanner, por exemplo). Neste momento não tenho o meu scanner a funcionar, mas pode-se usar uma estratégia que tenho pensada para quando tiver um scanner em condições:

- usar uma placa de vidro do tamanho aproximado da superfície do scanner (para evitar sujar esta última);
- fazer uma espécie de caixilho em cartão/cartolina para colocar em volta do scanner e dar altura (por causa do volume dos carpóforos);
- colocar uma simples folha branca de papel por cima do caixilho (para evitar fundos negros, inestéticos).

Eu experimentei há uns anos com um processo muito simples (carpóforos directamente no scanner e uma folha de papel branca por cima) e os resultados foram muito bons.

Se acham que ainda não dominam o suficiente a máquina fotográfica ou que o processo fotográfico é um pouco entediante, podem experimentar esta forma...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

admin Gostei da do scanner + objectivos dos 6 planos

Mensagem  manel Qua 26 Nov 2008, 15:08

Pedro,

Obrigado pelo post. Essa solução do scanner é interessante. Vou experimentar. Afinal nada pode estar mais perto do himénio!

Acho inteligentes as tuas dicas para substituir alguns planos por bolotas, carumas, folhas. Sem dúvida. A minha ideia aqui propor aos novos usuários um exercício prévio fotográfico de apoio à identificação de cogumelos no fórum. Ou seja, está longe da fotografia artística e um pouquinho mais próxima da cientifica, mas não tão exigente, ou pelo menos não com essa responsabilidade que o termo carrega.

Gostaria apenas de diminuir a taxa daquelas vossas respostas, um pouco desanimadoras tipo, "sem registo da esporada não conseguimos ir mais longe" ou "houve descolorações?". E nós leigos ingénuos, já mandámos os cogumelos para o lixo. Entendes?

Então em 6 planos simples, rápidos e despretensiosos, com qualquer máquina digital compacta barata, tento propor o registo em imagem para que vocês, identificadores do fórum, tenham sucesso e nós aprendizes de micólogos fiquemos felizes. Ou seja, quero aumentar os finais felizes ou conclusivos na Identificação de cogumelos. Só isso.

Quanto à fotografia artística, pois estamos a desenvolver aí uma espécie de workshop online, muito interessante, onde tu estás a fazer um trabalho fantástico Pedro. Polecat manda umas porreiras tb e lanço aqui o desafio para mais usuários participarem nestes tópicos sobre fotografia.

Dicas para melhorar o nível de identificação, como também tens postado, fazem todo o sentido.

Com um pouquinho mais de tempo, acho que vou dividir isto em 3 tópicos:
1. Fotografia básica para uma Identificação no fórum, com sucesso.
2. Fotografia científica
3. Fotografia artística

O que achas?

Depois claro à truques e dicas, um pouco comum às três...

Grande abraço Pedro!

Manel

PS - Estamos a fazer o que de melhor a internet nos permite - Partilhar e gerar informação com entusiasmo!
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0

http://aromancias.blogspot.com/

admin Re: Textos Oficina - Fotografia: 6 planos identificar cogumelos

Mensagem  Conteúdo patrocinado