Ensaio fotográfico - Aprender fazendo
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Nuno
manel
6 participantes
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fotomelos
Viva, Pedro
Pois, de facto é difícil explicar num discurso elementar aquilo que para nós é o fundamental, o controle da luz através dos três factores (velocidade, abertura e sensibilidade ISO). Tenho algures uma apresentação em PowerPoint - que já esteve online - que me serve de base nos workshops de Iniciação à Fotografia Digital. Logo que o encontre coloco de novo online e o link por aqui. Tem uma forma muito divertida de explicar o funcionamento do obturador e do diafragma e a sua inter-relação. Não é o ideal, pois nada substitui o contacto presencial, mas pelo menos nesse aspecto ajuda. Poderá servir para aqueles que efectivamente não saibam nada de Fotografia e que queiram começar a espreitar.
Quanto a longas exposições e diafragmas fechados, isso seria coisa para referir mais para diante e não logo de entrada. Em todo o caso eu sou um fotorepórter de profissão, e retratista de paixão (de estúdio, entenda-se). A minha experiência em macrofotografia resume-se a centenas de peças de arqueologia e livros antigos registados em estúdio, com razoáveis condições de iluminação ou seja, com a papinha toda feita. Acho que esta área da macrofotografia e fotografia de pormenor de assuntos da Natureza é algo muito específico e, da qual, poquíssima experiência tenho. Claro que os princípios da Fotografia são sempre os mesmos mas, depois, há todo um mundo de soluções mais ou menos engenhosas que só a experiência, ou os ensinamentos de quem a tem, confere. Fico mais descansado verificando que existe por cá alguém que já domina o assunto superiormente. Já estava a ver que mais dia menos dia me iriam colocar questões para as quais dificilmente teria resposta...hehehe.
Só mais um reparo: para as fotos exclusivamente técnicas, descritivas de pormenores dos fungos, porque não recorrer também a um fundo artificial, mesmo no local? Ajuda na iluminação e retira de cena outros elementos. Bem sei que há depois outro momento fotográfico, em casa, mas não sei se será a mesma coisa. Claro que nem pensar em ir para o terreno com um estúdio atrás, mesmo improvisado que seja. Eu também optarei por levar uma compacta e um flash e talvez um rolo de tela, fundo/difusor/reflector no máximo, em vez de transportar uma SLR com uma selecção de objectivas, tripé, e restante parafrenália. Acho que um dos aspectos interessantes é gozar o passeio e isso não se faz como mula de carga.
Bem, por aqui me fico.
Boas fotos.
Pois, de facto é difícil explicar num discurso elementar aquilo que para nós é o fundamental, o controle da luz através dos três factores (velocidade, abertura e sensibilidade ISO). Tenho algures uma apresentação em PowerPoint - que já esteve online - que me serve de base nos workshops de Iniciação à Fotografia Digital. Logo que o encontre coloco de novo online e o link por aqui. Tem uma forma muito divertida de explicar o funcionamento do obturador e do diafragma e a sua inter-relação. Não é o ideal, pois nada substitui o contacto presencial, mas pelo menos nesse aspecto ajuda. Poderá servir para aqueles que efectivamente não saibam nada de Fotografia e que queiram começar a espreitar.
Quanto a longas exposições e diafragmas fechados, isso seria coisa para referir mais para diante e não logo de entrada. Em todo o caso eu sou um fotorepórter de profissão, e retratista de paixão (de estúdio, entenda-se). A minha experiência em macrofotografia resume-se a centenas de peças de arqueologia e livros antigos registados em estúdio, com razoáveis condições de iluminação ou seja, com a papinha toda feita. Acho que esta área da macrofotografia e fotografia de pormenor de assuntos da Natureza é algo muito específico e, da qual, poquíssima experiência tenho. Claro que os princípios da Fotografia são sempre os mesmos mas, depois, há todo um mundo de soluções mais ou menos engenhosas que só a experiência, ou os ensinamentos de quem a tem, confere. Fico mais descansado verificando que existe por cá alguém que já domina o assunto superiormente. Já estava a ver que mais dia menos dia me iriam colocar questões para as quais dificilmente teria resposta...hehehe.
Só mais um reparo: para as fotos exclusivamente técnicas, descritivas de pormenores dos fungos, porque não recorrer também a um fundo artificial, mesmo no local? Ajuda na iluminação e retira de cena outros elementos. Bem sei que há depois outro momento fotográfico, em casa, mas não sei se será a mesma coisa. Claro que nem pensar em ir para o terreno com um estúdio atrás, mesmo improvisado que seja. Eu também optarei por levar uma compacta e um flash e talvez um rolo de tela, fundo/difusor/reflector no máximo, em vez de transportar uma SLR com uma selecção de objectivas, tripé, e restante parafrenália. Acho que um dos aspectos interessantes é gozar o passeio e isso não se faz como mula de carga.
Bem, por aqui me fico.
Boas fotos.
efe- Carpóforo
- Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008
Este tópico arrisca-se a ser o mais concorrido do fórum...
Boa Francisco!
Já tive a ler os teus posts e dicas. É esse tipo de partilha que pretendemos aqui. E a horas mais próprias vou lê-las com mais atenção.
Eu não sou fotógrafo amador. Eu não sou fotógrafo e ponto final. Estou apenas a fazer umas experiências com o que vou lendo e aprendendo aqui. Por isso o nome do tópico - Ensaio fotográfico.
Difusor de papel vegetal, outras formas de iluminar, velocidades de obturação, quando usar e não usar a macro. É isso mesmo que preciso de ouvir.
Continua!
E venham as tuas imagens, queremos aprender com elas.
Bem haja, do norte para o sul!
Manel
Já tive a ler os teus posts e dicas. É esse tipo de partilha que pretendemos aqui. E a horas mais próprias vou lê-las com mais atenção.
Eu não sou fotógrafo amador. Eu não sou fotógrafo e ponto final. Estou apenas a fazer umas experiências com o que vou lendo e aprendendo aqui. Por isso o nome do tópico - Ensaio fotográfico.
Difusor de papel vegetal, outras formas de iluminar, velocidades de obturação, quando usar e não usar a macro. É isso mesmo que preciso de ouvir.
Continua!
E venham as tuas imagens, queremos aprender com elas.
Bem haja, do norte para o sul!
Manel
QUAL A MELHOR FOTOGRAFIA
Olá a todos
Aproveitando o excelente tópico do Manel, gostaria que dessem uma vista de olhos nas fotos que postei em baixo e registassem os vossos comentários. Na vossa opinião qual é a melhor foto; qual é aquela que melhor ilustra o cogumelo (que penso se tratar de um Amanita muscaria, mas isso não é nesta secção).
Também eu não sou Fotógrafo, nem sequer Amador, tenho uma relação com a fotografia um bocado para o 'fisiológico' (eu depois explico se tiverem interesse), mas que contudo confesso que é uma matéria que me interessa.
As fotos foram batidas no pinhal de Ovar, por volta 16h30, o sol estava baixo e o tempo encoberto e chuvoso. A máquina que usei é digital, é uma Olypus Camedia C-5050 Zoom - 5.0 Mpixel (que me custou uma fortuna à data e que hoje já não vale um cartucho). A máquina estava apoiada no chão, em cima da mochila, e o 'disparo' foi feito com recurso ao temporizador (se é que me explico bem - sem tocar na máquina).
Foto 01
Foto 02
Foto 03
Foto 04
Aproveitando o excelente tópico do Manel, gostaria que dessem uma vista de olhos nas fotos que postei em baixo e registassem os vossos comentários. Na vossa opinião qual é a melhor foto; qual é aquela que melhor ilustra o cogumelo (que penso se tratar de um Amanita muscaria, mas isso não é nesta secção).
Também eu não sou Fotógrafo, nem sequer Amador, tenho uma relação com a fotografia um bocado para o 'fisiológico' (eu depois explico se tiverem interesse), mas que contudo confesso que é uma matéria que me interessa.
As fotos foram batidas no pinhal de Ovar, por volta 16h30, o sol estava baixo e o tempo encoberto e chuvoso. A máquina que usei é digital, é uma Olypus Camedia C-5050 Zoom - 5.0 Mpixel (que me custou uma fortuna à data e que hoje já não vale um cartucho). A máquina estava apoiada no chão, em cima da mochila, e o 'disparo' foi feito com recurso ao temporizador (se é que me explico bem - sem tocar na máquina).
Foto 01
Foto 02
Foto 03
Foto 04
PEDRA- Carpóforo
- Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008
Primeira e última
Aí Pedra, é assim mesmo!
Eu até desconfio onde viste essas vermelhotas...
Para mim, vulgo leigo a minha empatia foi imediatamente para a primeira, com aquele fundo negro dramático e o pormenor do pingo. Adorei
A última com o enquadramento da pinha e caruma, tb me chamou a atenção.
Até breve!
Manel
Eu até desconfio onde viste essas vermelhotas...
Para mim, vulgo leigo a minha empatia foi imediatamente para a primeira, com aquele fundo negro dramático e o pormenor do pingo. Adorei
A última com o enquadramento da pinha e caruma, tb me chamou a atenção.
Até breve!
Manel
escolha de foto do Pedra
Viva, Pedra. Eu gosto da 1ª e da 3ª embora, no caso da primeira, se a tivesse feito eu, teria editado no Photoshop e acrescentado mais "ar" por cima (mais um pouco de espaço escuro em cima), porque o chapéu ficou muito perto da margem conferindo algum desiquilíbrio à foto.
A máquina que usas é muito boa. Eu tenho uma SLR CANON EOS 5D com objectivas profissionais caríssimas e ainda uma Sony R1 que usei nas primeiras fotos a cogumelos, realizadas ontem, e são máquinas com resoluções muito superiores à tua, no entando estou a considerar adquirir uma máquina do tipo dessa ou usar uma velhinha Olympus C2500 (2.5Mpixels), porque esse tipo de máquinas permite macros a distâncias muito curtas (a minha Sony apenas executa macro a 35cm, o que não chega para o que quero fazer), quanto á máquina de reportagem, nem pensar em andar com todo aquele aparato por montes e vales.
Saúde, boas caçadas e boas fotos.
A máquina que usas é muito boa. Eu tenho uma SLR CANON EOS 5D com objectivas profissionais caríssimas e ainda uma Sony R1 que usei nas primeiras fotos a cogumelos, realizadas ontem, e são máquinas com resoluções muito superiores à tua, no entando estou a considerar adquirir uma máquina do tipo dessa ou usar uma velhinha Olympus C2500 (2.5Mpixels), porque esse tipo de máquinas permite macros a distâncias muito curtas (a minha Sony apenas executa macro a 35cm, o que não chega para o que quero fazer), quanto á máquina de reportagem, nem pensar em andar com todo aquele aparato por montes e vales.
Saúde, boas caçadas e boas fotos.
efe- Carpóforo
- Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008
A melhor foto do PEDRA
As 4 fotografias ilustram muito bem o cogumelo em questão (que é, efectivamente, uma Amanita muscaria). Do ponto de vista científico, as 4 são perfeitamente válidas.
Do ponto de vista estético, e num prisma puramente pessoal, não gosto da #1 (o fundo escuro provocado pela 'flashada', mas sobretudo a sombra terrivelmente inestética por trás do pé do cogumelo, são factores a evitar). As outras são, basicamente a mesma foto com pequenas nuances: a #3 tem um enquadramento mais aberto (menos centrado no cogumelo) e mais baixo do que a #2 e a #4 tem o pormenor da pinha (que pode ajudar a contextualizar o habitat) e uma abertura menor, o que confere maior profundidade de campo (por outras palavras, há um maior intervalo de distâncias nítidas na fotografia).
Ainda do ponto de vista estético, e agora estou a ser um bocado picuinhas, na #2 o cogumelo está inclinado ( / ) e na #3 ainda um pouco, embora seja 'passável'. Por outro lado, a escolha do enquadramento horizontal penso que não terá sido o melhor. Para exemplares únicos, e devido à forma naturalmente vertical da grande maioria dos cogumelos, um enquadramento em retrato (vertical) resulta melhor. Isto pode ser corrigido cortando as laterais da fotografia de forma a centrar o interesse mais no cogumelo - ou seja, na gíria fotográfica, 'fechar o enquadramento'.
Do ponto de vista estético, e num prisma puramente pessoal, não gosto da #1 (o fundo escuro provocado pela 'flashada', mas sobretudo a sombra terrivelmente inestética por trás do pé do cogumelo, são factores a evitar). As outras são, basicamente a mesma foto com pequenas nuances: a #3 tem um enquadramento mais aberto (menos centrado no cogumelo) e mais baixo do que a #2 e a #4 tem o pormenor da pinha (que pode ajudar a contextualizar o habitat) e uma abertura menor, o que confere maior profundidade de campo (por outras palavras, há um maior intervalo de distâncias nítidas na fotografia).
Ainda do ponto de vista estético, e agora estou a ser um bocado picuinhas, na #2 o cogumelo está inclinado ( / ) e na #3 ainda um pouco, embora seja 'passável'. Por outro lado, a escolha do enquadramento horizontal penso que não terá sido o melhor. Para exemplares únicos, e devido à forma naturalmente vertical da grande maioria dos cogumelos, um enquadramento em retrato (vertical) resulta melhor. Isto pode ser corrigido cortando as laterais da fotografia de forma a centrar o interesse mais no cogumelo - ou seja, na gíria fotográfica, 'fechar o enquadramento'.
Pedro Claro- Basidiocarpo
- Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007
10 erros fotográficos de principiantes
Amigos,
Vi este tópico no fórum da http://www.shroomery.org
Dá para perceber porque é que de vez em quando as coisas correm menos bem.
Até breve!
Manel
Vi este tópico no fórum da http://www.shroomery.org
Dá para perceber porque é que de vez em quando as coisas correm menos bem.
Até breve!
Manel
Best of das fotos
Hey amigos,
Tive uma ideia, para tornar aqui o fórum AINDA mais animado! Podiamos colocar aqui as nossas melhores fotos, de cogumelos, claro, só por pura diversão, para partilhar com os outros os nossos dotes fotográficos.
Quero ver as fotos da miss fotogénica Amanita muscaria, dos tufos de Armillaria mellea e daquela foto de buletus edulis que ficou excelente! Toca a dar largas á imaginação!
Podemos carregar a foto e colocar título (acompanhado de uma pequena descrição, se preferirem). Podem, sempre que quiserem, postar fotos á medida que as tiram, não há limites.
Bom, começo eu, para dar o exemplo :
Amanita muscaria
Coprinus comatus
Amanita gemmata
Um abraço,
Nuno
Tive uma ideia, para tornar aqui o fórum AINDA mais animado! Podiamos colocar aqui as nossas melhores fotos, de cogumelos, claro, só por pura diversão, para partilhar com os outros os nossos dotes fotográficos.
Quero ver as fotos da miss fotogénica Amanita muscaria, dos tufos de Armillaria mellea e daquela foto de buletus edulis que ficou excelente! Toca a dar largas á imaginação!
Podemos carregar a foto e colocar título (acompanhado de uma pequena descrição, se preferirem). Podem, sempre que quiserem, postar fotos á medida que as tiram, não há limites.
Bom, começo eu, para dar o exemplo :
Amanita muscaria
Coprinus comatus
Amanita gemmata
Um abraço,
Nuno
Vídeo - Como fotografar um cogumelo
De facto o vídeo é uma ferramenta pedagógica potente. É que se absorve muito mais depressa o que tentamos dizer aqui em montes de texto.
Vejam este sobre como fotografar um cogumelo
Tenho visto curtas montagens de vídeos de suporte à identificação de cogumelos. Se for bem usada, também pode ser de facto uma ferramenta potente, com a locução...
Até parece simples,
Até breve!
Manel
Vejam este sobre como fotografar um cogumelo
Tenho visto curtas montagens de vídeos de suporte à identificação de cogumelos. Se for bem usada, também pode ser de facto uma ferramenta potente, com a locução...
Até parece simples,
Até breve!
Manel
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