Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo

+2
Nuno
manel
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Empty fotomelos

Mensagem  efe Sáb 29 Nov 2008, 00:50

Viva, Pedro
Pois, de facto é difícil explicar num discurso elementar aquilo que para nós é o fundamental, o controle da luz através dos três factores (velocidade, abertura e sensibilidade ISO). Tenho algures uma apresentação em PowerPoint - que já esteve online - que me serve de base nos workshops de Iniciação à Fotografia Digital. Logo que o encontre coloco de novo online e o link por aqui. Tem uma forma muito divertida de explicar o funcionamento do obturador e do diafragma e a sua inter-relação. Não é o ideal, pois nada substitui o contacto presencial, mas pelo menos nesse aspecto ajuda. Poderá servir para aqueles que efectivamente não saibam nada de Fotografia e que queiram começar a espreitar.

Quanto a longas exposições e diafragmas fechados, isso seria coisa para referir mais para diante e não logo de entrada. Em todo o caso eu sou um fotorepórter de profissão, e retratista de paixão (de estúdio, entenda-se). A minha experiência em macrofotografia resume-se a centenas de peças de arqueologia e livros antigos registados em estúdio, com razoáveis condições de iluminação ou seja, com a papinha toda feita. Acho que esta área da macrofotografia e fotografia de pormenor de assuntos da Natureza é algo muito específico e, da qual, poquíssima experiência tenho. Claro que os princípios da Fotografia são sempre os mesmos mas, depois, há todo um mundo de soluções mais ou menos engenhosas que só a experiência, ou os ensinamentos de quem a tem, confere. Fico mais descansado verificando que existe por cá alguém que já domina o assunto superiormente. Já estava a ver que mais dia menos dia me iriam colocar questões para as quais dificilmente teria resposta...hehehe.

Só mais um reparo: para as fotos exclusivamente técnicas, descritivas de pormenores dos fungos, porque não recorrer também a um fundo artificial, mesmo no local? Ajuda na iluminação e retira de cena outros elementos. Bem sei que há depois outro momento fotográfico, em casa, mas não sei se será a mesma coisa. Claro que nem pensar em ir para o terreno com um estúdio atrás, mesmo improvisado que seja. Eu também optarei por levar uma compacta e um flash e talvez um rolo de tela, fundo/difusor/reflector no máximo, em vez de transportar uma SLR com uma selecção de objectivas, tripé, e restante parafrenália. Acho que um dos aspectos interessantes é gozar o passeio e isso não se faz como mula de carga.

Bem, por aqui me fico.
Boas fotos.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Empty Este tópico arrisca-se a ser o mais concorrido do fórum...

Mensagem  manel Sáb 29 Nov 2008, 01:22

Boa Francisco!

Já tive a ler os teus posts e dicas. É esse tipo de partilha que pretendemos aqui. E a horas mais próprias vou lê-las com mais atenção.

Eu não sou fotógrafo amador. Eu não sou fotógrafo e ponto final. Estou apenas a fazer umas experiências com o que vou lendo e aprendendo aqui. Por isso o nome do tópico - Ensaio fotográfico.

Difusor de papel vegetal, outras formas de iluminar, velocidades de obturação, quando usar e não usar a macro. É isso mesmo que preciso de ouvir.

Continua!

E venham as tuas imagens, queremos aprender com elas.

Bem haja, do norte para o sul!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Empty QUAL A MELHOR FOTOGRAFIA

Mensagem  PEDRA Dom 30 Nov 2008, 15:14

Olá a todos

Aproveitando o excelente tópico do Manel, gostaria que dessem uma vista de olhos nas fotos que postei em baixo e registassem os vossos comentários. Na vossa opinião qual é a melhor foto; qual é aquela que melhor ilustra o cogumelo (que penso se tratar de um Amanita muscaria, mas isso não é nesta secção).
Também eu não sou Fotógrafo, nem sequer Amador, tenho uma relação com a fotografia um bocado para o 'fisiológico' (eu depois explico se tiverem interesse), mas que contudo confesso que é uma matéria que me interessa.

As fotos foram batidas no pinhal de Ovar, por volta 16h30, o sol estava baixo e o tempo encoberto e chuvoso. A máquina que usei é digital, é uma Olypus Camedia C-5050 Zoom - 5.0 Mpixel (que me custou uma fortuna à data e que hoje já não vale um cartucho). A máquina estava apoiada no chão, em cima da mochila, e o 'disparo' foi feito com recurso ao temporizador (se é que me explico bem - sem tocar na máquina).

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 P1010301cr4
Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 W640
Foto 01
Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 P1010302sc0
Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 W640
Foto 02
Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 P1010306df0
Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 W640
Foto 03
Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 P1010308fy7
Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 W640
Foto 04

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Empty Primeira e última

Mensagem  manel Dom 30 Nov 2008, 15:36

Aí Pedra, é assim mesmo!

Eu até desconfio onde viste essas vermelhotas...

Para mim, vulgo leigo a minha empatia foi imediatamente para a primeira, com aquele fundo negro dramático e o pormenor do pingo. Adorei

A última com o enquadramento da pinha e caruma, tb me chamou a atenção.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Empty escolha de foto do Pedra

Mensagem  efe Dom 30 Nov 2008, 15:55

Viva, Pedra. Eu gosto da 1ª e da 3ª embora, no caso da primeira, se a tivesse feito eu, teria editado no Photoshop e acrescentado mais "ar" por cima (mais um pouco de espaço escuro em cima), porque o chapéu ficou muito perto da margem conferindo algum desiquilíbrio à foto.
A máquina que usas é muito boa. Eu tenho uma SLR CANON EOS 5D com objectivas profissionais caríssimas e ainda uma Sony R1 que usei nas primeiras fotos a cogumelos, realizadas ontem, e são máquinas com resoluções muito superiores à tua, no entando estou a considerar adquirir uma máquina do tipo dessa ou usar uma velhinha Olympus C2500 (2.5Mpixels), porque esse tipo de máquinas permite macros a distâncias muito curtas (a minha Sony apenas executa macro a 35cm, o que não chega para o que quero fazer), quanto á máquina de reportagem, nem pensar em andar com todo aquele aparato por montes e vales.

Saúde, boas caçadas e boas fotos.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Empty A melhor foto do PEDRA

Mensagem  Pedro Claro Seg 08 Dez 2008, 01:13

As 4 fotografias ilustram muito bem o cogumelo em questão (que é, efectivamente, uma Amanita muscaria). Do ponto de vista científico, as 4 são perfeitamente válidas.

Do ponto de vista estético, e num prisma puramente pessoal, não gosto da #1 (o fundo escuro provocado pela 'flashada', mas sobretudo a sombra terrivelmente inestética por trás do pé do cogumelo, são factores a evitar). As outras são, basicamente a mesma foto com pequenas nuances: a #3 tem um enquadramento mais aberto (menos centrado no cogumelo) e mais baixo do que a #2 e a #4 tem o pormenor da pinha (que pode ajudar a contextualizar o habitat) e uma abertura menor, o que confere maior profundidade de campo (por outras palavras, há um maior intervalo de distâncias nítidas na fotografia).

Ainda do ponto de vista estético, e agora estou a ser um bocado picuinhas, na #2 o cogumelo está inclinado ( / ) e na #3 ainda um pouco, embora seja 'passável'. Por outro lado, a escolha do enquadramento horizontal penso que não terá sido o melhor. Para exemplares únicos, e devido à forma naturalmente vertical da grande maioria dos cogumelos, um enquadramento em retrato (vertical) resulta melhor. Isto pode ser corrigido cortando as laterais da fotografia de forma a centrar o interesse mais no cogumelo - ou seja, na gíria fotográfica, 'fechar o enquadramento'. Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Empty 10 erros fotográficos de principiantes

Mensagem  manel Sáb 27 Dez 2008, 23:32

Amigos,

Vi este tópico no fórum da http://www.shroomery.org
Dá para perceber porque é que de vez em quando as coisas correm menos bem.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Empty Best of das fotos

Mensagem  Nuno Ter 27 Jan 2009, 22:22

Hey amigos,

Tive uma ideia, para tornar aqui o fórum AINDA mais animado! Podiamos colocar aqui as nossas melhores fotos, de cogumelos, claro, só por pura diversão, para partilhar com os outros os nossos dotes fotográficos.
Quero ver as fotos da miss fotogénica Amanita muscaria, dos tufos de Armillaria mellea e daquela foto de buletus edulis que ficou excelente! Toca a dar largas á imaginação!
Podemos carregar a foto e colocar título (acompanhado de uma pequena descrição, se preferirem). Podem, sempre que quiserem, postar fotos á medida que as tiram, não há limites.

Bom, começo eu, para dar o exemplo Wink :

Amanita muscaria

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Imgp0046fo6


Coprinus comatus

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Imgp0310pa0


Amanita gemmata

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Imgp0502fl6

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Empty Vídeo - Como fotografar um cogumelo

Mensagem  manel Ter 10 Fev 2009, 20:33

De facto o vídeo é uma ferramenta pedagógica potente. É que se absorve muito mais depressa o que tentamos dizer aqui em montes de texto.

Vejam este sobre como fotografar um cogumelo

Tenho visto curtas montagens de vídeos de suporte à identificação de cogumelos. Se for bem usada, também pode ser de facto uma ferramenta potente, com a locução...

Até parece simples,

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ensaio fotográfico - Aprender fazendo - Página 2 Empty Re: Ensaio fotográfico - Aprender fazendo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos