Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boleto

5 participantes

Ir para baixo

Boleto Empty Boleto

Mensagem  feather_one Ter 18 Nov 2008, 22:02

Boas pessoal!

Pois é, andava por Vagos e encontrei estas belezas.Julgo serem B. edulis ou B.pinus.
Opinem lá, sff. É que,como podem ver,eu já os tenho devidamente acondicionados.Caso a resposta seja afirmativa, vão logo para o tacho! Cool



HABITAT - pinhal arenoso com acácias e tojo;frutificações dispersas na sua maioria.
CHAPÉU - de 3 a 16 cm; esférico quando jovem, vai ficando plano com a idade mas não totalmente; textura semelhante a um feltro gasto: cor castanha, mais escuro ao centro; carne firme e não descolora ao toque ; cutícula dificilmente separável do chapéu.
PÉ - de 7 a 18 cmx3 a 6cm;branco na parte inferior,castanho claro reticulado quando se aproxima do chapéu; secção redonda ou oval; carne firme, branca; não descolora ao toque;sem anel
HIMENÓFORO - tubos brancos quando jovem,depois verde amarelado;consistência não muito esponjosa, separa-se facilmente do chapéu .
ESPORADA - esporada da cor dos tubos (verde amarelado, verde azeitona)
CHEIRO E SABOR - cheiro a fungo, sabor a noz ou avelã; picante mas mto ligeiramente (pode ter sido sugestão..)



Boleto Dsc5290et3

Boleto Dsc5292fi4

Boleto Dsc5289hi3

Boleto Dsc5304xg0

Boleto Dsc5305yo1

Boleto Dsc5308iy9


Última edição por feather_one em Qua 19 Nov 2008, 18:08, editado 1 vez(es)

feather_one
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto Empty Re: Boleto

Mensagem  Nuno Ter 18 Nov 2008, 22:15

olá

eu se tivesse de apostar, dáva-lhe num b.edulis, mas não vás por mim, não tenho a certeza!!

mas só há uma coisa que me intriga, gostava que me esclarecessem, na 3ª foto, o himénoforo e composto por tubos, penso ser uma característica dos b.edulis... será??
quase que tenho a certeza ser um, estou nuns 90% Wink
ainda não estava inscrito aqui no fórum, quando encontrei um com estas características e pensei na altura ser um b. edulis... antecipo-me já, obrigado aos futuros esclarecimentos...!!

abraços
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto Empty Re: Boleto

Mensagem  Polecat Ter 18 Nov 2008, 23:19

Pois é, andava por Vagos e encontrei estas belezas.Julgo serem B. edulis ou B.pinus.
Opinem lá, sff. É que,como podem ver,eu já os tenho devidamente acondicionados.Caso a resposta seja afirmativa, vão logo para o tacho!

Em termos de comestibilidade, ou "micofagice" como andamos por aqui a dizer Wink a respota é afirmativa amigo, podes comê-los quando quiseres Very Happy

Quanto à espécie, fará parte da secção Boletus, agora se é o Boletus edulis "himself" ou se é o primo Boletus pinophillus a questão é outra. Mas pelas boas fotos e boa descrição que apontam para uma ausência de tons vináceos (avermelhados) e um pé não tão bulboso (gordo) quanto isso, eu diria com alguma segurança que são os próprios Boletus edulis Very Happy

Uma outra característica que poderás editar e melhor quanto ao Habitat, é a forma como os encontraste, meio solitários ou mais "agrupados"? Pela segunda foto diría meio solitários, o que corrobora B. edulis, mas é só uma foto.


De qualquer maneira, poderás sempre comê-los Wink



mas só há uma coisa que me intriga, gostava que me esclarecessem, na 3ª foto, o himénoforo e composto por tubos, penso ser uma característica dos b.edulis... será??
É mesmo, não só o B. edulis como todos os Boletus


quase que tenho a certeza ser um, estou nuns 90%
ainda não estava inscrito aqui no fórum, quando encontrei um com estas características e pensei na altura ser um b. edulis... antecipo-me já, obrigado aos futuros esclarecimentos...!!
Já andas nos palpites ahn? Muito bem Nuno! É preciso é coragem para postar, estás a aprender a boa velocidade, mas já sabes, 90% ou 1% podem ter igualmente consequências graves se os quiseres comer. Faz como eu, só aos 115% Wink


Abraço e bom registo!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto Empty Re: Boleto

Mensagem  Zamanita Ter 18 Nov 2008, 23:32

Parecem claramente Boletus edulis. Diferenciam-se dos colegas de secção por:
- apresentar carne com tons avermelhados/côr de ferrugem por baixo da cutícula
- margem do chapéu com rebordo mais claro
- retícula fina esbranquiçada, mais visivel na parte alta do pé

De qualquer forma, ainda que não fosse um B.edulis, será concerteza um excelente comestível.
Bom proveito tongue

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto Empty Re: Boleto

Mensagem  Zamanita Ter 18 Nov 2008, 23:36

Pelos vistos o Polecat antecipou-se na confirmação... Very Happy

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto Empty Re: Boleto

Mensagem  feather_one Qua 19 Nov 2008, 17:56

Polecat escreveu:

Uma outra característica que poderás editar e melhor quanto ao Habitat, é a forma como os encontraste, meio solitários ou mais "agrupados"? Pela segunda foto diría meio solitários, o que corrobora B. edulis, mas é só uma foto.


Tens razão, são tantos itens na descrição que acabei por esquecer-me.
Eles são "meio solitários" de facto , por vezes (poucas) nascem aos pares.Por perto frutificavam L. delicious e T. equestre. Que tripla , hein?!Very Happy

Já agora outra coisa que ficou esquecida: a cutícula é dificil de retirar, cerca de 1 cm no maximo.

Obrigado pelo reparo.
Abraço:)

feather_one
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto Empty Vagos? Fantástico!

Mensagem  manel Qua 19 Nov 2008, 18:02

Feather_one,

Fico feliz por ti. Semana passada andei por lá, perto daquela pista de aeromodelismo e pouco vi. É claro que procurei mal ou o lugar que escolhi não foi o melhor.

Boa, fiquei com água na boca.

Manel


Última edição por manel em Qua 19 Nov 2008, 18:33, editado 1 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto Empty Re: Boleto

Mensagem  feather_one Qua 19 Nov 2008, 18:18

manel escreveu:Boa, fiquei com água na boca.

Obrigado manel
Não posso dizer-te onde fica o spot, eu também não sou daquela zona, e...é tudo igual, pinhais e pinhais..(bem, antes isso que prédios!)

Podia ter ter encontrado mais, mas um batalhão em linha, armado de ancinhos e baldes, fez perder toda a vontade de continuar por ali.Adiante..

Será cruel dizer-te que vou fazer um risotto de boletus?! Twisted Evil

Depois coloco a receita na secção devida. Wink

feather_one
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto Empty Ancinhos e baldes

Mensagem  manel Qua 19 Nov 2008, 18:32

Eram os colectores de Tricholoma equestre?

Se eram, eu também já vi o espectáculo em Ovar. Eu não consigo ficar com raiva deles sabes. Estão apenas a ganhar mais uns tostões numa vida complicada. Agora os intermediários e toda a cadeia que faz dinheiro à custa deles...

É pena que autarquias ou alguém não organize a colheita, de forma a que quem anda nas matas, ganhe mais e preserve esse recurso natural que é muito mais seu do que dos que lhe compram por 1 e vendem por 10.

Vê esta notícia do DN do mês passado.

Abraço

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto Empty Re: Boleto

Mensagem  Nuno Qua 19 Nov 2008, 21:54

quase que tenho a certeza ser um, estou nuns 90%
ainda não estava inscrito aqui no fórum, quando encontrei um com estas características e pensei na altura ser um b. edulis... antecipo-me já, obrigado aos futuros esclarecimentos...!!
Já andas nos palpites ahn? Muito bem Nuno! É preciso é coragem para postar, estás a aprender a boa velocidade, mas já sabes, 90% ou 1% podem ter igualmente consequências graves se os quiseres comer. Faz como eu, só aos 115% Wink

ah pois é, polecat, por um pequeno erro percentual podem acontecer efeitos devastadores Smile

Mas vou seguir à risca o conselho dos "115 %" Very Happy

um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Boleto Empty Re: Boleto

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos