Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que boleto? - III

5 participantes

Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Que boleto? - III

Mensagem  Lebre Sex 05 Nov 2010, 23:34

Venho solicitar ajuda para a identificação de mais um boleto. Na minha limitada bibliografia o que tem uma descrição mais condizente com este exemplar é Boletus aestivalis. Mas claro nisto de boletos nem sempre é o que parece. O exemplar crescia num relvado, a meio caminho entre um plátano e um choupo branco (na mesma zona do que os considerados no tópico “Que boleto? Leccinum durisculum”). Anexo alguma fotografias e observações sobre este exemplar único e um pouco maduro de mais.
Os meus agradecimentos antecipados,
Lebre

[i]Fotografias e observações[/u]:

Que boleto? - III 20101105002
Foto 1 – Chapéu hemisférico com ~12 cm de diâmetro; Cutícula seca e grossa, castanha, finamente gretada, sobretudo mais perto da margem;

Que boleto? - III 20101105003z
Foto 2 – Himenóforo com poros, de cor base clara, manchado com tons rosados e outros mais escuros e de espessura considerável; Pé cilíndrico algo radicante, revestido por um reticulado em relevo, sendo branco numa faixa central, grená junto ao ápice e acastanhado na base; apresentava numa zona da base cor amarela, provavelmente por estar a começar a ser atacado por outro fungo;

Que boleto? - III 20101105004
Foto 3 – O corte revela: (1) carne branca e não muito firme, que se mantém inalterável com excepção de uma pequena zona no centro da base do pé, (2) poros grossos, redondos, compridos, de cor levemente rosada.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Zamanita Sex 05 Nov 2010, 23:56

Não pões a hipótese de ser Leccinum duriusculum?

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Loco Gato Sáb 06 Nov 2010, 03:11

Um achado interessante, Lebre!

Eu não descartaria a hipótese de ser um Xerocomus, apesar das cores amarelas estarem ausentes do himenóforo.

Dois apontamentos sobre a descrição: o tom grená no ápice do pé é produzido pelos esporos, não é inerente ao pé. E a designação radicante está mal empregue, porque o termo tem a ver com a forma do pé, que para ser radicante deve ir adelgaçando até ser pontiagudo, como se fosse uma raiz.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Lebre Dom 07 Nov 2010, 17:43

Caros Zamanita e Loco Gato,
Obrigado pelas vossas respostas.
Relativamente à pergunta do Zamanita, eu nem queria acreditar: pois, se o exemplar não apresentava qualquer reacção ao corte e a carne era "mole" ao contrário dos outros da espécie Leccinum duriusculum antes aí observados, como poderia ser da mesma espécie? De regresso ao local, encontrei vários exemplares desta espécie e escolhi um semelhante em maturidade ao deste tópico e fiz novamente o corte. A reacção parece-me ser idêntica ao do exemplar deste tópico, talvez um pouco mais notória e tenha aprecido um tom esverdeado na parte exterior do pé. Como o exemplar deste tópico ainda lá estava juntei-o à fotografia que obtive. Nesta pode ver-se que macroscopicamente os exemplares são semelhantes em corte.
Resumindo e concluindo, parece-me que mais uma vez o Zamanita deve ter razão.
Lebre

Que boleto? - III 20101107173
Foto 1 - Novos exemplares observados da espécie Leccinum duriusculum

Que boleto? - III 20101107174
Foto 2 - Corte de um dos novos exemplares. Ao centro figura o exemplar original deste tópico, já com alguns dias.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Loco Gato Dom 07 Nov 2010, 18:23

O meu problema com ser um Leccinum deriva do reticulado no pé, que nesse género não existe, salvo alguma coisa que me esteja a passar. Também o porte coincide pouco. Ver Leccinum no Mushroom Expert

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Lebre Dom 07 Nov 2010, 18:42

Caro Loco Gato,
Pode ser um pouco mais preciso? Quais são os exemplares a que se refere? todos ou só os de maior porte?
Eu só vejo reticulado no exemplar do tópico e na parte superior do pé dos dois novos exemplares de maior porte. Os mais pequenos têm, parece-me, bandas verticais de pontos.
Saudaçoes,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Loco Gato Dom 07 Nov 2010, 20:11

Lebre escreveu:Caro Loco Gato,
Pode ser um pouco mais preciso? Quais são os exemplares a que se refere? todos ou só os de maior porte?
Eu só vejo reticulado no exemplar do tópico e na parte superior do pé dos dois novos exemplares de maior porte. Os mais pequenos têm, parece-me, bandas verticais de pontos.
Acho que fui claro ao dizer que os Leccinum não têm reticulado. Se há reticulado, não são Leccinum. Logo que possa leia a página que sugeri.
Quanto à variação com a maturidade, isso é normal acontecer, seria conveniente verificar-se à lupa (isto é, se nos exemplares mais imaturos há reticulado, que a olho nu não é aparente).
Não queira separar os exemplares, se os considera como sendo a mesma espécie; a identificação terá de ser compatível com todos os exemplares examinados. A questão fundamental, aqui, é que basta um carácter importante para a identificação não coincidir para que se tenham de colocar dúvidas. Logo que na descrição duma das fotos ficou dito que havia reticulado duvidei, e sugeri (com reservas) abordar-se a identificação pelo lado dos Xerocomus.
Repito que é um achado interessante. Ou seja, cuja identificação não é nada trivial.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Lebre Dom 07 Nov 2010, 23:17

Caro Loco Gato,
Eu disse o que via nos exemplares e não o que eles têm. Já não era a primeira vez que eu afirmava haver reticulado, sem que o houvesse (ver por exemplo o tópico “Xerocomus badius? “). Tal deriva da minha ignorância sobre o assunto. Mas como quero aprender gostaria de saber como é que as pessoas que o conhecem o interpretam. A divisão entre “ponteado” e “reticulado” no site que indica parecem claras. Mas, na prática, não parece ser assim tão simples.
Eu não pretendia que todos os exemplares fossem da mesma espécie. Aliás este tópico nasceu precisamente por eu pensar haver um exemplar diferente de outros que tinha colhido no mesmo sítio e de pensar que esse seria de outra espécie. Daí, até, a minha incredulidade inicial em face da resposta do Zamanita.
Do ponto de vista de quem quer aprender frases como “Acho que fui claro ao dizer que os Leccinum não têm reticulado.” são inócuas e não ajudam a perceber se, neste caso concreto, os exemplares têm ou não têm reticulado ou se uns têm e outros não. Caso isso não seja esclarecido, “fico na mesma”.
Infelizmente tudo o que possuo são as fotografias e já não disponho de nenhum dos exemplares, não podendo ir mais longe na observação.
Obrigado, pelo tempo empregue.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Zamanita Seg 08 Nov 2010, 01:22

Caros Loco Gato e Lebre
Estes exemplares parecem-me claramente do genero Leccinum. Não consigo vislumbrar nenhum retículo nas fotos apresentadas (que como refere o Loco Gato afastaria a hipótese Leccinum) mas sim escabrosidades ou granulações.
Quanto à hipótese Xerocomus, na minha opinião fica afastada precisamente pela ocorrência dessas escabrosidades no pé e pela cor esbranquiçada dos poros.
Na identificação da espécie, L. duriusculum também me parece a hipótese mais plausível pelo habitat e pelas restantes características coincidentes com os exemplares do post Que boleto? - Leccinum duriusculum
Cumprimentos

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Pedro Claro Seg 08 Nov 2010, 09:44

Os poros e tubos têm cores rosadas como parecem indicar as fotografias? Então porque não Tylopilus felleus? É uma espécie com pé reticulado (reticulado mais escuro que o pé, ao contrário do que acontece com as espécies de Boletus da secção edulis)...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Lebre Qua 10 Nov 2010, 00:44

Ao que parece as minhas dúvidas adensam-se. E não me parece ser uma questão de semântica. Gostava que comentassem o exercício que fiz.
Como ponto inicial quero deixar claro que acredito que está correcta a identificação feita pelo Zamanita relativamente aos exemplares considerados no tópico “Que boleto? –Leccinum duriusculum”. Depois desta identificação ter sido feita tive ocasião de ver várias descrições e fotografias, que me deixaram sem qualquer dúvida.
Hoje voltei ao local para ver se ainda restaria algum dos cogumelos que deram origem a este tópico. Depois de várias voltas ao local o melhor que consegui foi ver quatro exemplares da espécie Leccinum duriusculum, pelo menos assim me parecem por terem todas as características daquela espécie. Não consegui pois encontrar qualquer exemplar dos que pretendia. Mesmo assim, ao chegar a casa decidi olhar mais detalhadamente os dois exemplares mais maduros dos que tinha acabado de colher, nomeadamente a parte superior do pé. Em anexo ao corpo desta mensagem coloco fotografias dessas observações. Num dos exemplares (Exemplar 1) parece-me existir um reticulado: pode-se dizer que é irregular, que não está bem definido, mas é um reticulado! No outro exemplar (Exemplar 2) na mesma zona há umas bandas de pontos mais escuros que se sobrepõem ao branco do pé, não formando qualquer reticulado.
Será que estou a ver mal? Provavelmente foi qualquer coisa do mesmo tipo que eu afirmei ser reticulado relativamente ao exemplar deste tópico.
Lebre

Exemplar 1:
Que boleto? - III 20101109
Que boleto? - III 20101109007
Que boleto? - III 20101109008

Exemplar 2:
Que boleto? - III 20101109010
Que boleto? - III 20101109003
Que boleto? - III 20101109005

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  *ento*loma* Qua 10 Nov 2010, 04:27

Sudações,

Concordo com a opinião do Zamanita no Genero sem duvidas Leccinum.

As escabrosidades/rugosidades em Leccinum são bastante variaveis no que diz respeito à sua profundidade. Nestes exemplares/espécie apesar da rugosidade não ser muito pronunciada, se tivermos em conta as colorações, a textura da carne, as reacções da trama ao ar e a meu ver até o proprio porte do esporoforo inclusivamente a forma abaulada do himénio são todas caracteristicas de Leccinum.

Quanto à espécie a ecologia e as descrições de L. durisculum satisfazem bastante, no entanto as reacções observadas a meu ver criam algumas duvidas, no inicio a carne não se torna cinzenta (apenas passado longo tempo "carne branca inalterada", tipico da secção Scabra, diferente à que L. durisculum pertence - Leccinum, segundo Augusto Calzada 200?) e comparando o padrão de distribuição de colorações apresentadas no site Rogers Mushrooms onde o pé fica bem azul no apex deixa-me algumas duvidas, no entanto é provavel que este padrão nao seja sempre constante na espécie. Na secção Scabra a ecologia das espécies possiveis é diferente do exemplar Leccinum brunneogriseolum,
Leccinum variicolor. Seguindo a chave de Moser 1974 chega-se a L. durisculum no entanto consta como restricto ecologicamente a Populus tremula.

Apesar dalgumas duvidas, de entre as espécies descritas L. durisculum é a meu ver a que mais se enquadra. Esta espécie está descrita como tendo um pseudo-reticulo no apex do pé Rolling Eyes

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Lebre Qua 10 Nov 2010, 22:11

Finalmente uma explicação cabal, que me deixa satisfeito, sem ser necessário ir já consultar o oftalmologista. Estou naturalmente a brincar, mas a argumentação do *ento*loma* é tão clara que penso ter percebido o que se passa com esta espécie:

- Quando da identificação da espécie Leccinum durisculum no tópico "Que boleto? - Leccinum durisculum" já tinha sido referido que ao corte esta espécie reaje primeiro com uma cor rosada muito ténue, vai-se depois acentuando acompanhada de um enegrecimento progressivo. O que se passa é que a reacção nos exemplares mais maduros leva mais tempo a iniciar-se, daí que eu no exemplar deste tópico não tenha observado nenhuma reacção, tenha tirado uma fotografia e passado à frente. Se for necessário colocarei aqui uma sucessão de imagens que ilustra o processo de coloração ao corte, desde o aparecimento de tons rosados na carne do chapéu até aos tons esverdeados na base do pé. Não Creio que a tradução do *ento*loma* da frase do siteRogers Mushrooms, seja a mais adequada:” vinaceous grey in the stem apex and with touches of blue-green fading brownish in the stem base, finally blotched blackish throughout.”

- Também naquele tópico tinha sido mencionado que as árvores mais próximas eram Populs alba e vários autores referem a espécie Leccinum durisculum[/] como vivendo associada a [i] P. alba ou a P. tremula (AQUI vai mais um).

- À medida que o carpóforo vai amadurecendo, vão formando linhas ponteadas, bandas ou escabrosidades/rugosidades alinhadas, que na maturidade podem dar origem ao "pseudo-reticulado" de que fala o *ento*loma* (que é observável nas últimas fotografias que enviei no exemplar 1) ou não (exemplar 2).

Os meus agradecimentos a todos os que contribuíram com as suas opiniões,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Loco Gato Qui 11 Nov 2010, 04:25

Uma das regras a seguir neste fórum é considerar-se a identificação de uma espécie por tópico. Concordo que há exemplares nas fotos com a morfologia de Leccinum e que neles também se vê um retículo, o que para mim foi interessante registar. Mas isso não quer dizer que o cogumelo original, que era o tema do tópico, fosse Leccinum. É uma pena que esse achado fique, a meu ver, sem um estudo adequado. Mas pode ser que apareça outra vez...

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - III Empty Re: Que boleto? - III

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos