Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificação de cogumelos.

2 participantes

Ir para baixo

pergunta Identificação de cogumelos.

Mensagem  HelderJohn Sex 22 Jan 2016, 19:42

Olá essa será meu primeiro tópico aqui no fórum, consumo psilocybe cubensis há três anos, onde moro é muito difícil de se encontrar (sertão do Pernambuco), a temporada de chuva começou e junto a caça de cogumelos pelos apreciadores da região. Não tive muita sorte de encontrar os danados, porém hoje enquanto estudava um amigo chegou com uma bolsa com uma quantidade relativa de cogumelos que o mesmo afirma estarem crescendo em meio ao esterco de vaca em seu sítio. Nunca vi essa espécie e pesquisei bastante para descobrir se pode ser consumido (acredito que não, pois o talo não mudou de cor e não apresenta muitas características dos cubensis), então gostaria que vocês me ajudassem já que não consegui informações. Obrigado.
Perdão se iniciei o tópico de maneira errada.  
Identificação de cogumelos. 14obtco
Identificação de cogumelos. Mhc8ys

HelderJohn

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Amante da natureza em geral e especialmente o reino fungi.
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Identificação de cogumelos.

Mensagem  Polecat Dom 24 Jan 2016, 19:55

Olá Helder, bem vindo ao Cogumelos de Portugal Smile

Consigo perceber pelo seu tópico que tem pouca experiência na identificação de cogumelos. É um hobbie divertido, mas que requer alguma aprendizagem. Sem dominar bem as técnicas básicas de identificação, é muito perigoso colher e consumir cogumelos da natureza, seja qual for o tipo.

Antes de explicar um pouco da ciência, convém referir que a espécie que referes é de posse ilegal em Portugal e na maior parte da Europa. Aposto que é ilegal também no Brasil...

Psilocybe cubensis é uma espécie relativamente fácil de identificar para quem conhece bem as técnicas de que falei. O género Psilocybe pertence à família das Strophariaceae, onde existem vários outros géneros quase iguais a Psilocybe, estes são Stropharia, Hypholoma, Deconica, Hemistropharia, Protostropharia, Leratiomyces etc. Este grupo de géneros caracteriza-se por ter normalmente cogumelos de pequeno a médio porte, com uma esporada (deposição dos esporos) de cor castanho-escuro com tons roxo-violeta, deixando as lâminas da mesma cor (nunca brancas como na foto). Tem muitas vezes (mas nem sempre) uma superfície do chapéu viscosa. Para quem não conhece bem as espécies (provavelmente mais de 100 neste grupo), é muito difícil disntingui-las e existem algumas venenosas. Portanto muito cuidado e muita leitura antes de colher qualquer cogumelo.

Vejo que não tem muita experiência porque esse cogumelo que publicou, nem é chegado ao grupo Psilocybe. É até muito distante e diferente.

A forma como a informação está apresentada não é a melhor. Para efeitos de identificação, o cogumelo deve ser sempre colhido inteiro, sem cortar o pé, de forma a registar o tipo de base do pé. Neste caso isso até poderia ter feito diferença, pois é possível que este cogumelo faça parte do género Amanita (caso apresentasse uma "volva" (ver glossário) na base do pé. Outra possibilidade, para a qual me inclino mais, é Leucoagaricus ou Lepiota. Seja como for, nunca vi nada parecido em Portugal e é possível que nem exista na Europa.

Boa sorte para o futuro, a minha recomendação é que se informe bem e leia bastante sobre o assunto de identificação de cogumelos.

Cumprimentos,
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos