Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deste fim de semana

5 participantes

Ir para baixo

cogumelo Deste fim de semana

Mensagem  Zamanita Ter 18 Nov 2008, 19:35

No fim de semana passado fiz duas pequenas saídas que me fizeram sentir, pela primeira vez este ano, o "Outono micológico" no seu explendor.
Vou colocar umas fotos de alguma coisa que encontrei. As fotos não têm a melhor qualidade, fazendo jús ao fotógrafo e à máquina... pirat

Nas fotos 1 e 2 parece-me Aureoboletus gentilis.
Habitat: pinhal com alguns carvalhos, precisamente à beira de um caminho e por baixo de um carvalho (zona de Pedrogão Grande).
Chapéu: 3 cm, Cutícula rosada, ligeiramente viscosa, não separável. Carne branca/arrosada, imutável
Tubos: amarelo vivo, imutáveis, angulosos
Pé: Amarelado, mais dourado em cima e com tons mais alaranjados na zona basal. Ligeiramente viscoso
Odor: agradável (fúngico)

Foto1
Deste fim de semana Dscn2659dd3.th

Foto2
Deste fim de semana Dscn2658uk9.th


A próxima parece-me uma Amanita citrina.
Habitat: Mata de folhosas (carvalhos, sobreiros, medronheiros)com um pinheiro ou outro, solo ácido (Pedrogão Pequeno)
Chapéu: 10 cm, cuticula amarelo pálido, lisa, carne branca, Lâminas: brancas, livres, juntas
Pé: Com volva circuncisa característica, anel membranoso, amarelado e descendente,
Odor: intenso (e característico) a rábano

Foto3
Deste fim de semana Dscn2643jb1.th

Foto4
Deste fim de semana Dscn2649fw8.th


A foto 5 é de um Lactarius da secção Deliciosi atacado por um fungo (cujo nome não recordo) e que o torna, segundo alguns, ainda mais delicioso... (no sabor não notei muita diferença, mas a textura é ainda mais carnuda...)



Foto5
Deste fim de semana Dscn2665xr2.th



Mais tarde ponho mais fotos de um local diferente noutro post bounce


Última edição por Mycota em Qua 19 Nov 2008, 00:19, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Soução temporária: Tamanho original ->Thumbnail)

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Deste fim de semana

Mensagem  Zamanita Ter 18 Nov 2008, 19:40

OPSSS...
Não sei o que se passou mas as fotos aparecem as cinco cortadas... No Apenas se vê a metade do lado esquerdo.
Alguém me explica como resolver isto? scratch

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Deste fim de semana

Mensagem  Mycota Ter 18 Nov 2008, 22:07

Grande Zamanita!


Peço desculpa, assumo as culpas.
O tutorial de como postar imagens ainda não estava pronto, agora se deres aqui uma vista de olhos vais safar-te melhor Wink

Entretanto tomei a liberdade de tornar as tuas imagens em thumbnails, se os outros membros quiserem ver as fotos na totalidade terão de lá clicar. Melhor que isso, só um re-upload das imagens.


Um Abraço
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Deste fim de semana

Mensagem  Nuno Ter 18 Nov 2008, 22:17

está bom assim mycota!

bonitas as fotos zamanita Smile

abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Deste fim de semana

Mensagem  Polecat Qua 19 Nov 2008, 01:06

No fim de semana passado fiz duas pequenas saídas que me fizeram sentir, pela primeira vez este ano, o "Outono micológico" no seu explendor.
Wink estou com uma inveja!...quase a deixar de ser saudável Twisted Evil daqui a nada pego nas trouxas e fujo da neve em direcção a terras lusas. Fazes bem em apoveitar Wink


1-O primeiro cogumelo é mesmo uma belezinha Very Happy
Pena desconhecer a espécie em questão e não conseguir encontrar descrições de Aureoboletus gentilis na net Crying or Very sad Consegues arranjar alguma descrição desta espécie para além da tua Zamanita? O que é que a distingue das outras Boletales por exemplo, não consigo aceder ao tal pdf das boletáceas na biblioteca (o manel tinha razão Neutral )


2- Belo exemplar! Apesar de não se conseguir ver o píleo a volva e o anel são bastante sugestivos de Amanita citrina tal como o cheiro, que para o meu nariz faz mais lembrar batatas apesar de já ter lido referências sobre o rábano.


3- Num passeio micológico em Sesimbra organizado pelo agora Núcleo Micológico do CEAI, vimos uma vez tal fenómeno, brutal!

Um abraço e até à próxima remessa de "Outono miclógico" no seu explendor Very Happy
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Deste fim de semana

Mensagem  Pedro Claro Qua 19 Nov 2008, 10:20

Excelentes recolhas, Zamanita!

A primeira espécie parece mesmo Aureoboletus gentilis - caracteriza-se por ter tubos e poros de uma intensa cor amarela (cor de ouro, de onde vem o epíteto 'aureo') e pelo pé longo e delicado (gentilis). Não posso aceder neste momento à minha bibliografia, mas logo à noite já vou investigar melhor e, eventualmente, confirar a identificação.

A segunda espécie deve ser mesmo Amanita citrina, pelo pé bolboso e pelo odor (normalmente descrito como a 'batata crua', mas 'rábano' também parece encaixar).

A última foto ilustra um exemplar de Lactarius (possivelmente da secção Dapetes) atacado por Hypomyces sp., muito provavelmente H. lateritius. Há poucas semanas vi, pela primeira vez, um exemplar de Lactarius atacado por este fungo (e que, aliás, mostrei ao Zamanita). Outra espécie de Hypomyces - H. chrysospermus - ataca frequentemente Boletales (eu costumo encontrar em diversas espécies de Xerocomus).

Mais sobre Hypomyces AQUI (link)

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Deste fim de semana

Mensagem  Zamanita Qui 20 Nov 2008, 02:50

A última foto ilustra um exemplar de Lactarius (possivelmente da secção Dapetes) atacado por Hypomyces sp., muito provavelmente H. lateritius. Há poucas semanas vi, pela primeira vez, um exemplar de Lactarius atacado por este fungo (e que, aliás, mostrei ao Zamanita). Outra espécie de Hypomyces - H. chrysospermus - ataca frequentemente Boletales (eu costumo encontrar em diversas espécies de Xerocomus).

Mais sobre Hypomyces AQUI (link)

Muito fixe este site de fungos que gostam de... fungos What a Face

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Deste fim de semana

Mensagem  Zamanita Qui 20 Nov 2008, 03:51

Polecat escreveu:


1-O primeiro cogumelo é mesmo uma belezinha Very Happy
Pena desconhecer a espécie em questão e não conseguir encontrar descrições de Aureoboletus gentilis na net Crying or Very sad Consegues arranjar alguma descrição desta espécie para além da tua Zamanita? O que é que a distingue das outras Boletales por exemplo, não consigo aceder ao tal pdf das boletáceas na biblioteca (o manel tinha razão Neutral )


Segundo o Guia de Boletos de España e Portugal, de Augusto Calzada Dominguez, o que distingue este género (ao que sei de espécie única... scratch ) são as pequenas dimensões dos cogumelos, com poros redondos de côr amarelo dourado intenso e superfície ligeiramente viscosa.

De resto todas as características referidas encaixam perfeitamente neste exemplar:
Habitat: quercus e faias; frutificação isolada, por vezes cespitoso, ainda que apenas com 2 ou 3 exemplares
Chapéu: de 2 a 5 cm, Tons rosados a avermelhados ou ocre rosáceos; hemisférico, depois convexo; cutícula ligeiramente viscosa em tempo húmido; não separável, com fibrilhas radiais. Bordo ligeiramente excedente.
Tubos: amarelo ouro, imutáveis, angulosos, amplos, até 5mm. Aderentes. Os poros adquirem tons amarelo verdosos na madurez.
Pé: Amarelo ouro no alto e com tons mais averemelhados na zona basal. Ligeiramente viscoso
Carne: Branca, amarelando para os bordos. Rosada por baixo da cutícula e imutável.
Odor: agradável frutado
Sabor: ácido débil


Pedro Claro escreveu:

A primeira espécie parece mesmo Aureoboletus gentilis - caracteriza-se por ter tubos e poros de uma intensa cor amarela (cor de ouro, de onde vem o epíteto 'aureo') e pelo pé longo e delicado (gentilis).

A título de curiosidade, relativamente à origem do nome "gentilis", é apresentada uma explicação diferente.
"Provém do Latim Gens, gentis = Família, estirpe, linhagem. Daí deriva "Gentilis" = próprio de uma raça, família, etc.
Provavelmente aplicado a este boleto por ter estado colocado em várias famílias diferentes e se querer remarcar que peretence a este género concreto."

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Deste fim de semana

Mensagem  Polecat Sex 21 Nov 2008, 02:21

Segundo o Guia de Boletos de España e Portugal, de Augusto Calzada Dominguez, o que distingue este género (ao que sei de espécie única... ) são as pequenas dimensões dos cogumelos, com poros redondos de côr amarelo dourado intenso e superfície ligeiramente viscosa.

De resto todas as características referidas encaixam perfeitamente neste exemplar:
Habitat: quercus e faias; frutificação isolada, por vezes cespitoso, ainda que apenas com 2 ou 3 exemplares
Chapéu: de 2 a 5 cm, Tons rosados a avermelhados ou ocre rosáceos; hemisférico, depois convexo; cutícula ligeiramente viscosa em tempo húmido; não separável, com fibrilhas radiais. Bordo ligeiramente excedente.
Tubos: amarelo ouro, imutáveis, angulosos, amplos, até 5mm. Aderentes. Os poros adquirem tons amarelo verdosos na madurez.
Pé: Amarelo ouro no alto e com tons mais averemelhados na zona basal. Ligeiramente viscoso
Carne: Branca, amarelando para os bordos. Rosada por baixo da cutícula e imutável.
Odor: agradável frutado
Sabor: ácido débil

Obrigado pela excelente informação, está registada Very Happy



Abraço!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Deste fim de semana

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos