Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificaçao de especie

4 participantes

Ir para baixo

Identificaçao de especie Empty Identificaçao de especie

Mensagem  Carlos Alberto Ter 18 Nov 2008, 15:10

Ola de novo.
Entao aqui vai:
HABITAT: Encontrava-se em um caminho de terra batida onde houve um fogo ou mais provavelmente fizeram uma fogueira. Porque ainda existiam vestigios de carvao misturado com a areia do terreno.
CHAPEU: de cor castanho escuro(a maioria) e outras em pouco numero de cor cinzenta. Com diametro de entre 3 a 5 cm. Os bordos do chapeu sao redondeados e dobradodos para baixo (para o lado das laminas). Quando reculhidas tinham um aspecto brilhante e acetinado. Cheiro agradavel (a cogumelo).
PE: com cerca de 3cm e achatado. Nota-se uma zona de separaçao entre o pe e apartir da zona onde começam a formar-se as laminas. De cor cinzenta. Consistencia dura mas flexivel(tipo Borracha).
HIMINOFORO: Nao sao laminas. Se parecem mais com veias. Bastante pareçidas na sua forma com as dos (Cantarelos????).De cor cinzento claro a branco.
ESPORADA: Realizei a esporada como se descreve no foro e nao obtive resultado.
CHEIRO E SABOR: EEEEEHHHHHH! Provei uma pontinha para tentar perceber o sabor e para alem de ter ficado com a boca aspera(parecido á casca de castanha)fui para a cama com a sensaçao de que me tinha provocado uma indesposiçao. É possivel?
De momento é tudo o que me ocurre dizer sobre esta especie. Logo á noite venho ver os resultados.
Uma vez mais obrigado a todos.
E parabens pela paginqa.
Um abraço
Carlos

PS. As duas primeiras fotos foram tiradas sem flash.
Identificaçao de especie Pb170001ei2.thIdentificaçao de especie Thpix
Identificaçao de especie Pb170002zc6.thIdentificaçao de especie Thpix
Identificaçao de especie Pb170003wi6.thIdentificaçao de especie Thpix
Identificaçao de especie Pb170004iq9.thIdentificaçao de especie Thpix

Carlos Alberto
hifa
hifa

Número de Mensagens : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Identificaçao de especie Empty Re: Identificaçao de especie

Mensagem  Pedro Claro Ter 18 Nov 2008, 16:11

Se o facto de estar a crescer em terreno queimado tiver alguma importância, pode tratar-se de Faerberia carbonaria. O aspecto 'cantareloide', a cor escura dos carpóforos e o habitat parecem sustentar esta hipótese.

Infelizmente, as fotografias pouco ajudam... Sad

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Identificaçao de especie Empty Re: Identificaçao de especie

Mensagem  Polecat Ter 18 Nov 2008, 19:13

Concordo com o Pedro, pelo habitat também apostava em Faerberia carbonaria.

Quanto ao aspecto cantarelóide e às tonalidades, nunca consegui perceber a diferença entre Faerberia carbonaria e Cantharellus cinereus já que tanto um como o outro são muito variáveis no seu porte. Se alguém souber ou tiver meios para explicar, gostava de saber Smile

Abraço



P.S.- Este é um dos casos em que o facto de as fotografias não serem de grande qualidade, é muito bem contraposto com a descrição. É de extrema importância que uma boa descrição acompanhe o registo fotográfico, este último também bom de preferência. Parabéns Carlos, pelo achado e pela descrição Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Identificaçao de especie Empty Re: Identificaçao de especie

Mensagem  Carlos Alberto Ter 18 Nov 2008, 20:40

Obrigado pelas vossas respostas.
Vou tentar ir novamente ao local e tirar umas fotos com luz do dia.
Isto apenas para ficar a conhecer melhor esta especie. É que por aqui na zona onde me encontro (Galiza) as opinioes dos entendidos foram as mais variadas. Alguns chegaram a dizer-me que se tratavam de Trompetas dos mortos, outra pessoa a quem perguntei e que é das pessoas com mais conheçimentos por esta zona simplesmente me disse que nao conheçia.
Um abraço
Carlos

Carlos Alberto
hifa
hifa

Número de Mensagens : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Identificaçao de especie Empty Re: Identificaçao de especie

Mensagem  Polecat Qua 19 Nov 2008, 19:58

Alguns chegaram a dizer-me que se tratavam de Trompetas dos mortos, outra pessoa a quem perguntei e que é das pessoas com mais conheçimentos por esta zona simplesmente me disse que nao conheçia
Às vezes é melhor dizer que não se conhece Wink


O cogumelo Craterellus cornucopioides (Trompetas da Morte) é algo difícil de encontrar mas quando os encontras são relativamente fáceis de identificar. Aliás nesta tua importante descrição:
PE: com cerca de 3cm e achatado. Nota-se uma zona de separaçao entre o pe e apartir da zona onde começam a formar-se as laminas.
identificas uma das coisas que separa Craterellus cornucopioides de Faerberia carbonaria. O primeiro tal como alguns nomes populares indicam, tem geralmente uma forma semelhante a alguns instrumentos de sopro, como se o pé fosse um tubo com ligação para o exterior, sem grande distinção óbvia entre este e o chapéu.




Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Identificaçao de especie Empty Re: Identificaçao de especie

Mensagem  Carlos Alberto Sáb 22 Nov 2008, 13:22

Olá Polecat
"Às vezes é melhor dizer que não se conhece "
E tambem nao ficar so com uma Opiniao.
já acrescentei ás minhas "ferramentas de trabalho" com a vossa informaçao mais uma, Maquina fotografica.
A partir de agora para alem da navalhita e da cesta tambem vai começar a sair.
Vou tentar melhorar a qualidade das fotos para a proxima.
Sim, que vao ter mais trabalho.
Um abraço
Carlos

Carlos Alberto
hifa
hifa

Número de Mensagens : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Identificaçao de especie Empty Re: Identificaçao de especie

Mensagem  Nuno Sáb 22 Nov 2008, 15:05

Carlos Alberto escreveu:
"Às vezes é melhor dizer que não se conhece "

Na minha húmilde opinião, penso que antes dizer que se desconhece do que atirar palpites... ou pelo menos atirar palpites depois de se dizer que não se conhece Wink

pode uma pessoa acabar por seguir conselhos errados e, como diz o manel, "acabar no andar de cima" Wink

um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Identificaçao de especie Empty Re: Identificaçao de especie

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos