Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mixomicetos - III

2 participantes

Ir para baixo

Mixomicetos - III Empty Mixomicetos - III

Mensagem  Lebre Ter 25 Jan 2011, 22:39

Espécie 7: Arcyria denudata?
Cresciam num tronco de madeira, coberto com algum musgo. O que me chamou a atenção foi a cor vermelha contrastando com o verde. Como é habitual nos mixomicetos a parte frutífera é constituída por um aglomerado de indivíduos, muito semelhantes entre si. Nas duas imagens que apresento não é bem visível o facto de cada uma dessas unidades ter um pé (ou pedúnculo), quase transparente e apenas colorido no ápice, o que só se consegue observar por ampliação das mesmas.

Mixomicetos - III 20110122380

Mixomicetos - III 20110122378a

Uma situação curiosa é a seguinte: quando consultava alguns sites com imagens de mixomicetos deparei com um com imagens espectaculares deste e de outros mixomicetos - sanamyan - que recomendo vivamente a todos, e outro da República Checa - naturfoto-cz – onde são apresentadas várias fotografias da espécie proposta para a classificação dos exemplares acima, sendo que uma delas retrata a fase plasmódica da espécie. Quando a vi reconheci imediatamente algo que tinha visualizado uns dias antes e que tinha fotografado. Apresento aqui essas imagens.

Mixomicetos - III 20110116015

Mixomicetos - III 20110116018

Espécie 8: ?

Desta não faço a mais pequena ideia do que seja. Trata-se provavelmente da fase plasmódica de um mixomiceto, neste caso com uma cor cinzenta intensa que a máquina fotográfica suavizou.

Mixomicetos - III 20110120031

Mixomicetos - III 20110120032a

Espécie 9: Didymium megalosporum?
Aproveitando a circunstância de ter encontrado outro mixomiceto de uma espécie que não tinha ainda visto, venho juntá-lo a este tópico.

Basta consultar a “galeria de mixomicetos” para ver que a tarefa de classificar esta nova espécie pode não ser fácil. Encontrei-a no mesmo local do Parque de Monsanto que as duas primeiras deste tópico num habitat dominado por sobreiros. O grupo de exemplares crescia sobre uma folha (de sobreiro) e apercebi-me dela por a folha parecer ponteada. Baseando-me apenas na galeria acima mencionada, a que me parece mais similar é Didymium megalosporum, embora dentro do mesmo género haja outras possibilidades, como sejam D. clavus e D. nigripes, e também no género Physarum haja algumas mais vagamente parecidas, como P. ctateriforme e , P. murinum.

Mixomicetos - III Quadro



Última edição por Lebre em Dom 30 Jan 2011, 14:12, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Inclusão de nova espécie)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mixomicetos - III Empty Re: Mixomicetos - III

Mensagem  *ento*loma* Qua 26 Jan 2011, 18:53

Olá Lebre,

Parabens pelos 3 topicos criados! todos muito bons! não tenho cmg bibliografia que me permita dar qualquer ajuda na identificação! no fds já devo poder dizer mais alguma coisa.

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mixomicetos - III Empty Re: Mixomicetos - III

Mensagem  Lebre Dom 30 Jan 2011, 14:06

Obrigado, *ento*loma*, pelas palavras gentis.
Como encontrei uma nova espécie, juntei-a a este tópico.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mixomicetos - III Empty Actualização

Mensagem  Lebre Dom 06 Fev 2011, 20:47

Relativamente à Espécie 8, depois de publicar o tópico vi num fórum espanhol o seguinte tópico “mixo.oseta” onde se sugere a espécie Diderma crustaceum para a classificação do mixomiceto aí apresentado. Depois pesquisei na net imagens desta espécie e encontrei em “hiddenforest”, mas parece que este mixomiceto é branco nesta fase. No entanto, neste género há um cinzento - Diderma cinereum, de acordo com a descrição em “zipcodezoo”. Além disso, aí refere-se a existência de “capitulum”(células filamentosas estéries) composto de segmentos ramificados e anastomosados, o que parece ser o caso do meu exemplar.
Penso, pois, que o meu exemplar pode ser da espécie Diderma cinereum.

Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mixomicetos - III Empty Espécie 7 - Nova observação

Mensagem  Lebre Ter 15 Mar 2011, 22:12

Voltei a deparar com um outro exemplar da Espécie 7 - Arcyria denudata - que se desenvolvia na base de um eucalipto por entre as cascas amontoadas. Tratava-se de material já bem maduro, recolhi uma amostra e analisei-a ao microscópio. O capitulum está bem desenvolvido, parecendo uma correia crenada ou dentada, com uma espessura de 3,5 a 4 µm, e os esporos são oblongos ou subglobosos, para os quais obtive as seguintes medidas:
(5.9) 6.4 - 7.6 (8.7) x (5.5) 5.6 - 6.6 (8.4) µm
Q = 1 - 1.2 (1.4) ; N = 46
Me = 7 x 6.2 µm ; Qe = 1.1

Lebre

Mixomicetos - III Quadroh




Última edição por Lebre em Ter 15 Mar 2011, 22:42, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcção de gralha)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mixomicetos - III Empty Re: Mixomicetos - III

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos