Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificação - Cogumelo Estranho Grande

2 participantes

Ir para baixo

Identificação - Cogumelo Estranho Grande Empty Identificação - Cogumelo Estranho Grande

Mensagem  Toaki Seg 20 Out 2014, 16:17

Olá amigos

Há um ano que tento estudar o mundo dos cogumelos. Há algumas semanas um cogumelo fora do habitual tem crescido junto à minha casa, e não consigo identificar com certeza, eis dados e fotos:

Zona: Braga, Pousada
HABITAT: cresce no chão (chão sem folhas, terra+areia), as árvores mais próximas são carvalhos e cedros mas ainda estão a uns 5 metros de distância. Não sei dizer com certeza se cresce na terra ou em madeira a apodrecer, porque para isso tinha que arrancar o cogumelo e não o queria estragar. A um metro de distância há um pedação de madeira espetada no chão, muito podre, tão podre que se desfaz ao raspar com a unha, quase terra. Tenho um palpite que o cogumelo cresça num pedaço de madeira igual, mas não tenho a certeza, ele cobre não dá para ver.
CHAPÉU: É tipo um coral/Laetiporus no que toca à forma, com várias "asas". A cor superior é em tons de castanho com um padrão (ver fotos).
Diâmetro total: à volta de 40cm no total visto de cima. Quando era jovem tamanho médio alguém o calcou e partiu da base. No entanto em apenas 2 semanas voltou a ficar enorme do zero.
HIMENÓFORO:  Não muda de cor ao toque. A carne é branca e a parte inferior também bege/amarelo fraco. A carne faz-me lembrar um Boletus, suave mas firme ao partir, mas mais fibroso como se fosse peito de galinha cozido e dá para lascar pedaços.
ESPORADA: ainda não fiz, brevemente.
CHEIRO: O cheiro é forte a cogumelo, mas um bocado mais doce enjoativo.

O meu palpite inicial era "Grifola Frondosa", mas não bate certo com fotos que tenho visto pois os pedaços do corpo são maiores, não tem tantas bifurcações. Conseguem me ajudar pois estou muito curioso sobre esta beldade?

Fotos:
1)
Identificação - Cogumelo Estranho Grande 1zxeub

2)
Identificação - Cogumelo Estranho Grande 2vkepas

Toaki

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Fung quê??
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Cogumelo Estranho Grande Empty Re: Identificação - Cogumelo Estranho Grande

Mensagem  estatico Qui 23 Out 2014, 21:36

talvez "meripilus giganteus"

estatico
esporo
esporo

Número de Mensagens : 10
Fungónimo : Boletus
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Cogumelo Estranho Grande Empty Re: Identificação - Cogumelo Estranho Grande

Mensagem  Toaki Qui 23 Out 2014, 22:09

estatico escreveu:talvez "meripilus giganteus"

Muito obrigado pela dica amigo, estou agora a espreitar fotos no google e é igualzinho visualmente, é a direção certa vou pesquisar, obrigado Smile

Toaki

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Fung quê??
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação - Cogumelo Estranho Grande Empty Re: Identificação - Cogumelo Estranho Grande

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos