Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de Identificação!

4 participantes

Ir para baixo

confuso Pedido de Identificação!

Mensagem  Polecat Sáb 08 Nov 2008, 16:13

Olá a todos!

Num dos meus últimos posts tinha ido ao baú e colocado aqui umas fotografias solitárias de uns pequenos castanhos que, naturalmente pela falta de dados, acabaram sem género certo sequer.

Num baú mesmo ali ao lado do outro, encontrei estes castanhinhos desta vez bem registados apesar de não muito bem fotografados Razz

Para alguém com literatura ou experiência, aqui vai:


02/01/08 Cabedal, Sesimbra

ECOLOGIA: Pinhal, terrestre; gregário não suspitoso, por vezes crescendo colados partilhando o mesmo pé.
CHAPÉU: <3cm; campanulado a convexo quase plano com idade, com pequeno umbo; liso a ligeiramente rimoso, castanho claro, por vezes com filamentos cinzentos da coroa à margem; margem irregular/ondulada.
: <5cm/<0,7cm; branco a esbranquiçado; central, curvilíneo, mais estreito na base; ligeiramente filamentoso (talvez possa ser a cortina), por vezes com deposição de esporos visível.
HIMÉNIO: lâminas adnexas/adnadas, concolores ao chapéu a castanho canela com idade.
CARNE: beige
ESPORADA: Castanha
CHEIRO/SABOR: lixívia/fungico

PROPOSTA: Cortinarius sec. Leprocybe??



Pedido de Identificação! IMG_9130

Pedido de Identificação! IMG_9131

Pedido de Identificação! IMG_9132

Pedido de Identificação! IMG_9133

Pedido de Identificação! IMG_9134

Pedido de Identificação! IMG_9135




Fiquem bem Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

confuso re

Mensagem  alfredo mateos Seg 10 Nov 2008, 12:55

Ola

Podem se marasmios oreades

alfredo mateos

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : coprino
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Pedido de Identificação!

Mensagem  Nuno Seg 10 Nov 2008, 17:23

sinceramente, n conheço!!

Sad nunca vi nenhum desses!!

vou procurar pela net para ver se encontro algo...

abraços!!
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Pedido de Identificação!

Mensagem  Pedro Claro Seg 10 Nov 2008, 19:09

Marasmius oreades seguramente não são. A espécie que o Polecat nos ilustra apresenta lâminas acastanhadas - o que pressupõe esporos de cor aproximada. Marasmius é um género que apresenta lâminas e esporos brancos.

Parece-me que será uma espécie de Cortinarius ou, eventualmente, Inocybe. Dois géneros muito profícuos em espécies e de identificação muito difícil.

Para identificação de algumas espécies do género Cortinarius é importante saber a cor das lâminas nos exemplares jovens, antes da maturação dos esporos e antes que estes tinjam as lâminas de castanho.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Pedido de Identificação!

Mensagem  Polecat Sex 14 Nov 2008, 17:06

Em relação ao género lembro-me de descartar Inocybe pelas cor das lâminas adultas e esporada, era um castanho muito carregado e demasiado canela/ferrugem para considerar Inocybe, por outro lado tamém não foi com leveza que aceitei Cortinarius pelo muito timido véu parcial/cortina.

Lembro-me que foi muito complicado atribuir-lhe um género, as chaves quando não me levavam a Cortinarius levavam a nomes esquisitos e desconhecidos como Alnicola e outros, mas depois as imagens nunca me satisfaziam...acabei por aceitar temporariamente Cortinarius e continuei. Para determinar o sub-género e a secção, usei a chave disponibilizada no GUME pelo Professor Paulo Oliveira dedicada ao género em questão.

Posteriormente encontrei imagens desta secção pela net fora, apesar de muitas espécies se assemelharem em muitos aspectos, nenhuma destas parece encaixar na perfeição, pelo menos visualmente.


Se souberem de mais imagens ou informações acerca desta seção apitem Wink

fiquem bem
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Pedido de Identificação!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos