Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos

+19
9335
Paulo Teixeira
daniel1977
carlos carias
ct2jzr
noliveira84
osaes
diospiros
Carlos Carmona
lordofterritori
MJBS
rjmeneses
luismvps
Sandra Dias
aguimaraes
FernandoCastro
Smersanti
Paula Dias
almabranca
23 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty Re: O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos

Mensagem  ct2jzr Sáb 04 maio 2013, 11:01

bom dia,
embora agricultura para mim seja uma área científica interessante e relevante para a sustentabilidade do planeta. tenho dedicado algum tempo a ler, aprender com outros agricultores, fazendo cursos, etc...

quanto mais aprendo mais parece complicadas as coisas...

este tópico é fantástico para perceber algumas coisas...
vontade em apostar e produzir mas por outro lado a dificuldade de escoamento do produto.
não será porque as pessoas quando pensam em compras pensam em grandes superfícies? vejam bem antigamente os supermercados pensavam acabar com o pequeno comércio e conseguiram. há pessoas que se enfiam no carro para ir ao pão a um supermercado...
hoje em dia vemos os supermercados a pensar ter o lucro todo... asfixiando os produtores para depois os comprar e serem eles os produtores...

não será a moda dos cogumelos e dos frutos vermelhos igual a muitas outras... como por exemplo o kiwi?

não será que nos temos que unir para mudar mentalidades de consumo? e nós próprios sermos consumidores conscienciosos?

existem alguns projetos interessantes de conhecer... como por exemplo o movimento transição que começou em totnes local onde estive a estudar...

acho que me perdi um pouco do assunto principal. mas devo referir que este tópico é uma lufada de ar fresco... porque ao contrário de grande parte de fóruns nacionais todos querem guardar o conhecimento ou vendê-lo...

ct2jzr
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : Nenhum
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty Cooperativa

Mensagem  carlos carias Qui 18 Jul 2013, 22:17

Estou a estudar a situação para me iniciar nesse negócio e também estarei disponivel para aderir a uma cooperativa.

carlos carias

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : sintake

Reputação : 0
Data de inscrição : 18/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty Re: O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos

Mensagem  daniel1977 Qui 25 Jul 2013, 19:44

Estou interessado de tirar um curso de formação ...sff manda-me o seu contacto por e-mail octagon1977@yahoo.com.Obrigado!Daniel C -Faro

daniel1977

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : algarve
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty Re: O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos

Mensagem  Paulo Teixeira Seg 02 Set 2013, 12:16

Investir numa "fábrica" de cogumelos é um risco elevado. aconselho a que esteja bem seguro do que vai fazer ou será perda de tempo e sobretudo de capital.
Produzo Agaricus há 10 anos, sei o que custa e quais os riscos. Se um dia precisar de uma ajuda técnica, podemos conversar.

Paulo Teixeira

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Agaricus bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty PARTILHA INFORMAÇÃO É MUITO IMPORTANTE

Mensagem  9335 Sáb 07 Set 2013, 22:45

Grato pela partilha.
Pode disponibiliozar endereço de e-mail ?

9335

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : 9335
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty Re: O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos

Mensagem  Paulo Teixeira Ter 10 Set 2013, 00:09

Boa noite
paula_paulo@portugalmail.pt

Cumprimentos
Paulo Teixeira


Paulo Teixeira

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Agaricus bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty Estamos todos certos e também estamos errados

Mensagem  cjsdj Qua 18 Set 2013, 01:18

Olá Amigos micologistas:

Encontrei este forum há algum tempo e tenho regularmente vindo visitá-lo. Eu sou um jóvem agricultor, de espírito. Tentei conncorrer ao Proder com cada um dos meus dois 35 anos, mas não foram aceites. Por isso arranjei uma alternativa e como vingança, em vez de duas candidaturas submeti 5 que felizmente correram bem.

Na minha opinião, não há dúvida que cogumelos são uma materia interessante e comercialmente rentável. Alguém referiu a Sousacamp que é um exemplo de sucesso empresarial. O exemplo deles também é válido para definir os condicionalismos desse mesmo sucesso. De novo, na minha opinião, as economias de escala e o marketing, ditam a maior parte desse sucesso.  Li algures que exploram os trabalhadores controlam os politicos locais e não respeitam o meio ambiente. Conseguem, pois, produzir cogumelos ao preço  da chuva cujo escoamento se faz através de uma forte máquina comercial. Quero eu dizer que estas são condições não acessíveis à maioria dos Jóvens agricultores que aqui exprimiram as suas justificadas preocupações. Mas, mesmo sem forte rede comercial os projetos Proder são rentáveis. Basta um pouco de bom senso: Com um investimento sem a fundo perdido, os cogumelos produzidos pagam sempre  os custos de produção. Assim usar de paciência e produzir só  aquilo que puderem vender. Individualmente, qualquer jovem agricultor deve investir tanto nas vendas como na produção e para aqueles que conseguirem ultrapassar o espírito individualista tão portugues, devem pensar a sério numa associações de produtores que pode ser cooperativa potencializando capacidades e reduzindo a montante e a jusante.
Acredito tanto no que estou  a afirmar  que decidi repetir a experiência no campo da produção de cogumelos e, por isso, estou a criar uma associação  de produtores cujos sócios serão candidatos ao Proder se novo surgir.

cjsdj

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Muito provável
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty Re: O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos

Mensagem  Pantorrinha Ter 24 Set 2013, 14:43

Olá a todos,

Pelo que pude perceber há aqui algumas pessoas instaladas ou com intenções de se instalarem como jovem agricultores ao abrigo da acção 113 do Proder.
Gostava de vos alertar que por vezes se acha que depois dos projetos aprovados se correr bem corre, se não correr não corre.....o investimento foi financiado a 100% na maioria dos casos pelo que o risco é nulo!
Ora bem, os projetos de jovem agricultor têm associados um contrato de financiamento que obriga ao cumprimento do plano empresarial, o que na prática corresponde a cumprir com os valores previsionais de produção e de vendas! Não são admitidas variações superiores a 5% sob pena de ter de devolver incentivos nomeadamente o prémio de instalação! E todos os projetos vão estar sujeitos á verificação do plano empresarial!

Tomem cuidado para evitar situações desagradáveis no futuro.

Pantorrinha

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Cantarelo
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty União é a solução

Mensagem  Sugait Ter 24 Set 2013, 20:53

Boas

Estou numa fase onde ando a adquirir conhecimento e experiência. Tenho visitado e falado com alguns pequenos produtores que se têm unido para melhor penetrarem no mercado, cada vez mais faz sentido o cooperativismo e união.
Temos infelizmente a tendência a olhar para a maximização do nosso lucro sem pensar numa estratégia colectiva a médio e longo prazo, mas esse é o caminho correcto a tomar.

Relativamente ao PRODER, estou a preparar-me para a possibilidade de uma candidatura. Claro que quando ouvimos certas entidades a falar sobre isso, tudo parece quase perfeito, mas mesmo com os 100% garantidos existe um risco elevado, um enorme trabalho e dedicação. Por isso vou pensar umas quantas vezes antes de me meter nisso, que é uma grande compromisso.

Já agora aproveito para dar os parabéns a todos, pois o forum é muito bom.

Sugait

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Shitaki
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty Cultivo de cogumelos

Mensagem  José Amaral Ter 21 Jan 2014, 16:06

Meu Caro Paulo,

Acabo de ler o seu "post" e gostei especialmente da sua forma desassombrada de abordar o assunto. Concordo consigo no essencial e parece-me de facto que o português, com o seu estilo individualista e secretista, tem ainda algumas arestas a limar se pretender evoluir.

Tenho uma propriedade na zona do Porto (Afurada/Canidelo) com muita água e uma área limitada (2,4 hect) que me d´de momento grande prejuízo e que pretendo rentabilizar através da exploração conjunta com um amigo que pretende dedicar-se às horticolas e também aos cogumelos.

Como vivo em Lisboa não posso participar ativamente mas entendo que ele terá boas condições de levar o projeto para diante: é sério e trabalhador.

Posso disponibilizar algum capital para o arranque e parece-me que a próximidade da cidade e alguns conhecimentos permitirão escoar parte da produção.

Dos estudos que já fez pode dar-me uma ideia da produtividade anual de uma exploração com área de 100m2?

Um abraço e boas culturas.

José Amaral

José Amaral

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Mico
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos - Página 2 Empty Re: O meu porquê de investir agora numa fábrica de cogumelos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos