Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estufas para cogumelos

+2
almabranca
Paula Dias
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Estufas para cogumelos

Mensagem  Paula Dias Qui 08 Mar 2012, 14:39

Como já disse por aqui algumas vezes, queria começar a cultivar cogumelos... será que alguém me pode ajudar a compreender que tipo de estufa é que eu preciso? Agradecia muito...

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  almabranca Qui 08 Mar 2012, 16:23

Há outros forums mais interessantes onde colher informação coisa que aqui pouco se partilha... mas eu partilho...

a) Produzir cogumelos requer dedicação, investigação e algum investimento proporcional ao objectivo, ou seja, produzir em larga escala implica um avultado investimento.

b) A não ser que herde uma fábrica já montada há outros negócios mais interessantes e imediatos onde investir

c) Mesmo para algumas fábricas já instaladas e a produzir afunila-se o canal de distribuição na mão das grandes superficies que fazem "integrações a montante e a jusante". Dou um exemplo: fala-se que a JM comprou uma fábrica na Galiza para produzir a sua marca própria e apertar os calos aos produtores que lhe vendiam os produtos.

d) De uma perspectiva sucinta, para produzir cogumelos em larga escala é preciso monitorizar 3 parâmetros: temperatura, humidade e concentração de CO2. Além de monitorizar é preciso interferir com essas variáveis. Para que tenha uma ideia, uma câmara em painéis isotérmicos com uma UTA (unidade de tratamento de ar) pode custar no mínimo 10 mil euros para uma pequena sala de produção com pouco mais de 100 metros cúbicos.

c) A produção de semente de qualidade, de acordo com a minha experiência, pode levar meses senão anos por isso recomenda-se comprá-la já que ter um laboratório para produzir semente implica outro avultado investimento.

d) A produção de composto é também outro "handicap" e ao mesmo tempo uma arte. Cada cozinheiro tem a sua receita e são precisas condições para manipular e esterilizar composto/substrato. Um autoclave industrial custa para cima de 20 mil euros e pouco cabe lá dentro para fazer "batches" grandes... Eu gastei metade e construí um tunel de pasteurização (70 a 80ºC) com um consumo energético baixo com biomassa que em necessidades extremas pode chegar aos 120º C através de um seguindo sistema de apoio eléctrico com vapor de água.

Isto é o essencial e os recursos básicos necessários são ÁGUA e espaço. Já passei por algumas frustações. Uma delas, a última foi deitar uma tonelada de palha ao lixo por uma contaminação causada por uma sala com uma higienização deficiente...

Desconfio que o próximo investimento seja um ionizador industrial e por de parte o hipoclorito...

almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Idade : 46
Fungónimo : Agáricus Bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2011

http://www.almabranca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  almabranca Qui 08 Mar 2012, 16:27

Recomendo a espreita neste outro forum

www.fungiforum.com

www.mycotopia.net

Aprendi muito nesses dois...

almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Idade : 46
Fungónimo : Agáricus Bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2011

http://www.almabranca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Paula Dias Qui 08 Mar 2012, 16:40

Muiiiiiiiiiito obrigada! Não sei como agradecer... uma resposta rápida e clara.

Eu já sabia que ia sair caro, isso não me surpreende...

Pelo que me apercebi, já tem bastante experiência no assunto. Tem um negócio que dá para viver dele? Espero sinceramente que sim.

Mais uma vez obrigada pela partilha. É importante para mim e acredito que para outros também.

Vou "cuscar" os foruns que me indicou. Obrigada Razz

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  almabranca Qui 08 Mar 2012, 16:48

Tenho um negócio que definha e um dos meus possíveis escapes no futuro é ser industrial ou produtor de qualquer coisa em Portugal.
Prestador de serviços e o comércio deixaram de ser negócio com a actual conjuntura.

Limito-me a queimar os últimos cartuchos recondicionando algumas das minhas infra estruras e sinergias que ainda detenho...

almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Idade : 46
Fungónimo : Agáricus Bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2011

http://www.almabranca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  almabranca Qui 08 Mar 2012, 16:50

O meu objectivo é produzir agaricus... aí está o mercado e o retorno de qualquer investimento. As outras especies, pleurotus e shiitakes, estão a meu ver, a longo prazo determinadas a ser "prostituidas" pela lei da oferta e procura de mercado...

almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Idade : 46
Fungónimo : Agáricus Bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2011

http://www.almabranca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Paula Dias Qui 08 Mar 2012, 17:02

Estava a pensar entrar com um projecto no DRAP, mas sinceramente estou com medo de arriscar...

As coisas não estão fáceis e pelo que vejo nem para pessoas com experiência... e eu não tenho nenhuma no ramo...

Falei com alguém do ramo que acha que a produção em grande escala não compensa porque o mercado já "foi tomado" por um grande grupo. Mas o certo é que os insentivos só são viáveis se for uma coisa em grande.

Eu até começava com uma coisa mais pequena, mas tenho que criar uma empresa e uma vez que temos que pagar os impostos, também temos que vender que chegue para os pagar...

Sinceramente, não sei que faça...

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  almabranca Qui 08 Mar 2012, 17:31

Em Portugal só existe um (tecnicamente são dois produtores). É a Sousacamp e uma outra empresa satélite chamada de Mycelium... ou seja, apenas 2 produtores em Portugal sendo que o grosso do seu mercado é a exportação.

Curiosamente existe um fenómeno que o mercado nacional do cogumelo branco em fresco é operado pelos espanhóis da Mercajucar.

Tenho um estudo de mercado e no mercado abastecedor do Porto nem sempre há cogumelo branco devido à escassez de oferta e muita procura. A Sousacamp pelo contrário aposta mais na venda no MARL em Lisboa...

Como produtor há sempre retorno desde que se controle custos.

Alerto para os esquemistas e as empresas de procurement que vendem consultoria em cogumelos. Sei que existem no território empresas que se dizem com experiência na montagem de fábricas de cogumelos nomeadamente para as que referi em que fazem uma coisa muito feia chamada de "procurement". Fazem radiografias aos potenciais investidores no sector e dão orçamentos avultados para desencorajar a penetração no negócio de produção de cogumelos. A meu ver são "empresas satélite dos grandes grupos" que andam no mercado a fazer "espionagem"...

Desconfie sempre de orçamentos sem fazer menção às máquinas e equipamentos utilizados bem como as referências e técnicas...

Ser produtor de cogumelos, especialmente de Agaricus, é um negócio altamente lucrativo.

Veja um exemplo:

-Transforma um resíduo se optar por produzir composto (estrume de cavalo, estrume de galinha). Há quem pague para se desfazer dele.
-Produz cogumelos (40% do peso do substrato média). 200 litros de composto tem um custo inferior a 1 euro em matéria prima...
-Reaproveita o substrato/cmposto utilizado para produzir vegetais ou legumes (pimentos padrão, endivias, malaguetas...)
-Vende o substrato/composto utilizado como substrato para plantas

Se procura consultores fuja dos portugueses... até ao momento não conheci nenhum sério...

Comece por Mycelia.be, Agaricus.ru e Cpoint.nl

almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Idade : 46
Fungónimo : Agáricus Bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2011

http://www.almabranca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Paula Dias Qui 08 Mar 2012, 19:24

Falei com várias pessoas. Aquelas que estão ligadas ao ministério da agricultura acham que é viável, na zona centro não há nada que faça face à procura...
Depois falei com outra pessoas que acha que para grande escala...não há hipoteses... Com o que me disse, nem sei que pensar...
Há uma empresa que me faz um bom preço nos fardos, que produzem mais ou menos 6kg de cogumelos, mas não os posso colocar simplesmente numa garagem e pronto...

Mas o que me disse dos Agaricus é muito estimulante...e pelos vistos está a dar resultado consigo. Fico contente com isso! Pode acreditar.

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Qua 14 Mar 2012, 19:37

Fico estupefacto com certas coisas que se dizem...

"Aqui pouco se partilha"?

Existe uma secção dedicada ao Cultivo (AQUI) com diversos tópicos extremamente informativos.

Têm que compreender que se se repetirem as respostas de cada vez que entra um novo utilizador no fórum que pretende iniciar-se no cultivo de cogumelos, há pessoas aqui que não fariam outra coisa se não estar sempre a escrever o mesmo.

Antes de queixumes e acusações absurdas, leiam a secção de Cultivo, procurem lá a informação de que precisam! Quase que aposto que, pelo menos o essencial, está lá!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Paula Dias Qua 14 Mar 2012, 21:49

Obrigada pela resposta, foi muito simpático!

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  almabranca Sex 16 Mar 2012, 20:07

Quando digo "Aqui pouco se partilha" é a minha óptica e vale o que vale...

Só posso afirmar aquilo que constato comparado com algo... para dizer que fulano A é grande é proque conheço um fulano B mais baixo...

Em termos comparativos, aos forums que mencionei, há pouco interesse dos cultivadores e demais utilizadores em mostrarem que sabem, partilha de conteúdos ou fotografias...

Não me estigmatizem por dizer a minha sincera opinião... Wink

Eu até publico fotos no facebpook... cá vai o link... https://www.facebook.com/casadospitufos

almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Idade : 46
Fungónimo : Agáricus Bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2011

http://www.almabranca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Paula Dias Sex 16 Mar 2012, 21:00

Very Happy

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Loco Gato Dom 18 Mar 2012, 18:55

Por uma questão de organização, eu recomendava a todos os interessados em cultivo de cogumelos o enviarem as suas mensagens apenas para o tópico de Cultivo, julgo que isso é no interesse de todos e em primeiro lugar dos próprios. Só recentemente, apareceram posts em Outros assuntos, Apresentação e Divulgação. Isto não favorece a troca de ideias.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Paula Dias Seg 19 Mar 2012, 09:25

Podem apagar dos "outros assuntos". Obrigada.

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Seg 19 Mar 2012, 11:13

Não há estigmatização nenhuma. Mas considero esse comentário extremamente injusto.

Este fórum não está especificamente vocacionado para o cultivo de cogumelos e, como tal, é perfeitamente normal que não seja o local ideal para obter toda a informação necessária sobre essa área. Mais: um fórum, pela sua estrutura, não apresenta a informação de forma organizada e sistematizada, pelo que é necessário pesquisar e procurar essa informação e, se necessário, pedir ajuda para a obter. Não duvido que haja mais informação e mais completa em fóruns ou sites dedicados exclusivamente (ou sobretudo) ao cultivo de cogumelos, mas daí até dizer que aqui não se partilha informação ou pouco se partilha... Como é fácil de ver, existe alguma informação que, na minha perspectiva, é suficiente para iniciar. Não será suficiente para produção industrial, mas para isso não me parece que um fórum desta natureza seja o local mais indicado para obter toda a informação necessária para avançar com um projecto desses - embora possa ser um excelente local para encontrar alguém mais experiente ou que esteja disposto a partilhar a informação que se procura. Mas, como é evidente, ninguém é obrigado a partilhar informação e tal não pode ser exigido, apenas requisitado.

Gostaria, também, de relembrar a utilizador Paula Dias que os comentários irónicos ou sarcásticos em resposta às chamadas de atenção pela moderação não são exactamente um contributo para a sã convivência que se pretende aqui no fórum. Espero que tenha sido uma ocorrência isolada!

NOTA: Alguns dos tópicos referentes a cultivo que se encontravam espalhados pelas secções erradas foram movidos para a respectiva secção: Cultivo. Espero que a partir deste momento os debates relativos a este assunto se desenvolvam APENAS na secção mais apropriada, para bem de todos.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  almabranca Seg 19 Mar 2012, 11:57

A resppeito da "estigmatização" relembro é a minha opinião, e como já tinha dito, vale o que vale. Nem todos os que visitam o forum tem de ser licenciados em coisa nenhuma acho eu... tampouco acho que se deve medir todas as palavras ou frase com régua e esquadro...

Costuma ouvir o forum da TSF? No forum da TSF há quem seja muito mais sarcástico e irónico e mesmo assim tem o direito a opinar...

Se acha que o meu contributo para este forum é difuso, faça o seu trabalho, fiscalize e bloqueie se o entender.

É só uma opinião... não levem tudo tão a peito... afinal estamos todos aqui pelo mesmo, pela partilha de informação certo?


almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Idade : 46
Fungónimo : Agáricus Bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2011

http://www.almabranca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Paula Dias Seg 19 Mar 2012, 14:57

Very Happy

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Ter 20 Mar 2012, 09:57

almabranca escreveu:A resppeito da "estigmatização" relembro é a minha opinião, e como já tinha dito, vale o que vale. Nem todos os que visitam o forum tem de ser licenciados em coisa nenhuma acho eu... tampouco acho que se deve medir todas as palavras ou frase com régua e esquadro...

Costuma ouvir o forum da TSF? No forum da TSF há quem seja muito mais sarcástico e irónico e mesmo assim tem o direito a opinar...

Se acha que o meu contributo para este forum é difuso, faça o seu trabalho, fiscalize e bloqueie se o entender.

É só uma opinião... não levem tudo tão a peito... afinal estamos todos aqui pelo mesmo, pela partilha de informação certo?


Este não é o fórum da TSF. Aliás, é inapropriado comparar um fórum onde a comunicação é oral (portanto, mais a 'quente') com um fórum escrito, onde há tempo para pesquisar, para ler, para reflectir, para escrever, para voltar a reflectir, antes de carregar no botão enviar.

Não acho que o teu contributo seja difuso. O que acho é que o contributo de alguns recém-chegados ao fórum com interesse pelo cultivo está disperso por várias secções, quando existe uma secção ESPECÍFICA para esse tema e é nessa secção que se deverão colocar as questões e desenrolar os debates relacionados com o cultivo de cogumelos.

O meu 'trabalho', volto a referir, não é um trabalho porque não é remunerado. E não deveria ser necessário estar a relembrar os utilizadores que existe uma secção com o nome CULTIVO (bem visível, aliás) e que os tópicos relativos a esse assunto deverão ser colocados aí e apenas aí!

E precisamente porque não sou pago para fiscalizar, espero que o assunto esteja definitivamente encerrado. Ou seja:

a) que todos os utilizadores percebam as limitações de um fórum (informação dispersa, é necessário pesquisar, é possível que alguns tópicos fiquem sem resposta);
b) que compreendam que os moderadores têm vida pessoal e profissional (que não é esta, entenda-se) e que toda a ajuda - nem que seja para evitar confusões desnecessárias - é bem vinda, para evitar perdas de tempo desnecessárias;
c) que os tópicos devem ser colocados nas secções respectivas, para que o fórum tenha o melhor funcionamento possível;
d) que, em vez de apresentar queixas mais ou menos difusas, caso exista alguma reclamação ou sugestão, a mesma seja feita directamente a um moderador.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Paula Dias Ter 20 Mar 2012, 10:29

Já todos perceberam o seu ponto de vista!
Acho que como moderador já se fez entender muito bem!

Agora sugiro-lhe que como adulto que é, pare de falar sempre no mesmo e continue com a sua vida produtiva...

Se o que tenho dito foi ofensivo, esteja á vontade para me expulsar, ou apagar o que escrevo.

Pensei que depois da sua última intervenção o assunto estava encerrado, mas está pior que as crianças que não param de falar sempre no mesmo...

Tenha um bom dia e faça o que lhe apetecer, porque eu estou farta das suas manias de superioridade.

Agora sim! Tem todas as desculpas para fazer o que queria desde o inicio!

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Qua 21 Mar 2012, 16:43

As acções ficam com quem as pratica. Se a utilizadora Paula Dias acha que um moderador a desempenhar o seu papel revela 'mania de superioridade' e se essa é a reacção às chamadas de atenção (pelos diversos tópicos colocados fora do local), então seja. O utilizador Pedro Claro, no seu papel de moderador, está de consciência tranquila.

Se a resposta é usar ironia, sarcasmo e nunca reconhecer que, de facto, até a utilizadora Paula Dias, pelos vistos, se engana, então seja. O utilizador Pedro Claro continua de consciência tranquila porque desempenhou o seu papel e não espera qualquer reconhecimento por ele (embora já tenha tido alguns aborrecimentos por isso).

Apagar tópicos ou explulsar a utilizadora Paula Dias seria, por um lado, dar demasiada importância ao que ela escreve e, por outro, atirar mais lenha para a fogueira. Como já chega de agitação por parte de utilizadores que, aparentemente, não pretendem contribuir com nada de positivo para o fórum, o assunto fica aqui encerrado e, espero, de forma definitiva.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  FernandoCastro Sex 23 Mar 2012, 11:21

almabranca escreveu:Recomendo a espreita neste outro forum

www.fungiforum.com

www.mycotopia.net

Aprendi muito nesses dois...

Falta aqui o principal: http://www.shroomery.org/forums/postlist.php/Board/13
FernandoCastro
FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2009

http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  FernandoCastro Sex 23 Mar 2012, 11:35

Estive a dar uma vista d'olhos pela tua pag. do FB e gostei bastante de ver o trabalho que tens feito.
Parabéns!
FernandoCastro
FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2009

http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Paula Dias Sex 23 Mar 2012, 11:47

Fernando

Muito obrigada pelas dicas. O almabranca já me tinha dado algumas e tem sido bom poder aprender.

Entretanto também comprei alguns livros e tenho procurado formação. Estou a ver se faço alguma que não seja aos Sábados, mesmo que seja durante a semana... Se souberes de alguma coisa, eu agradeço.

Mais uma vez obrigada.

Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  FernandoCastro Sex 23 Mar 2012, 12:27

Olá Paula,

Formação: https://www.facebook.com/events/295522863844091/

PDF para principiantes:

Da minha autoria (vale o que vale; qualquer sugestão é bem-vinda): http://thedarksideoftheshroom.blogspot.pt/2012/02/como-cultivar-pleurotus-em-palha.html
Bastante útil este: http://thedarksideoftheshroom.blogspot.pt/2011/12/agrodok-cultivo-de-pleurotus-e-shiitake.html
Troncos: http://thedarksideoftheshroom.blogspot.pt/2011/11/cultivo-em-troncos.html
FernandoCastro
FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2009

http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estufas para cogumelos Empty Re: Estufas para cogumelos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos