Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 Cogumelos

3 participantes

Ir para baixo

2 Cogumelos Empty 2 Cogumelos

Mensagem  ritabio Qui 22 Jan 2009, 12:49

Olá a todos, encontrei estas duas espécies cá em S. Miguel.
Não as sei identificar, alguem me pode dar uma ajudinha?
So fotografei por isso não sei o aspecto do pé nem outros aspectos relevantes, so mesmo os que constam na foto. O local onde os encontrei é um local bastante húmido.Agradecia ajuda.

2 Cogumelos 85914690hq2

2 Cogumelos 99731425cg4

[POST MODERADO] Por favor, lê o tópico relativo à colocação de imagens no fórum (Clica aqui) e, já agora, também como deves fazer um pedido de identificação (Clica aqui)

ritabio

Número de Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

2 Cogumelos Empty Re: 2 Cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Qui 22 Jan 2009, 14:50

Bem, as fotografias estão demasiado pixelizadas e os sujeitos principais (os cogumelos) estão muito pequenos, mas pelo que me é dado a observar, eu diria que a primeira espécie seria Otidea sp. (pela fenda, característica deste género) e a segunda, se as lâminas forem brancas - como parece - pode tratar-se de Mycena sp.

Com os dados que dás e com a qualidade das fotos, não me parece que seja possível ir muito além... Sad

Duas sugestões em relação às fotografias: aproxima-te mais (tenta encher o máximo possível da imagem com o cogumelo) e usa a máxima qualidade de imagem quando tirares a fotografia.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

2 Cogumelos Empty Re: 2 Cogumelos

Mensagem  ritabio Qui 22 Jan 2009, 15:40

Tinha umas com menos qualidade e foram estas que meti aqui no forum enganadamente. Vou colocá-las de novo, pode ser que ajude.quando as tirei, não sabia quais o pormenores importantes para a identificação. de agora em diante, já sei como o fazer e sem duvida vaõ surgir mais participações da minha parte. por curiosidade andei a pesquisar e ja tinha classificado o primeiro laranja de aleuria aurantia e o segundo de mycena alcalina :)mas isto so para mim tenho a perfeita consciencia que as classificações não sao feitas assim.
desde já muito obrigada pela sua ajuda.

[img]2 Cogumelos 31476846az1[/img]

[img]2 Cogumelos 64621575ds9[/img]


Última edição por ritabio em Qui 22 Jan 2009, 16:05, editado 1 vez(es)

ritabio

Número de Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

2 Cogumelos Empty Re: 2 Cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Qui 22 Jan 2009, 15:56

Antes de mais, é esse espírito que nós necessitamos aqui no fórum. E essa vontade de aprender e evoluir. Estamos, portanto, a contar contigo para mais participações.

Quanto às identificações que fazes, permite-me alguns comentários.

De facto, para se identificar uma espécie de cogumelo, é necessário ter em atenção mais detalhes do que aqueles que uma simples fotografia como as que colocaste mostra. É importante mostrar o himénio (por baixo do chapéu) - ou seja, as lâminas, os poros ou as agulhas -, a base do pé também pode apresentar dados extremamente importantes para uma correcta identificação, sabermos se tem algum odor particular, etc. Com a experiência vamos sabendo o que é ou não relevante...

A primeira espécie poderia ser, pelo aspecto geral, uma Aleuria aurantia (que é uma das espécies mais conhecidas de ascomicetes), mas o género Aleuria tem a forma de taça, com uma borda (designada margem) inteira, e o que se vê é uma fenda bastante pronunciada que forma quase duas metades - e isto é uma característica do género Otidea (muito semelhante, de resto, aos géneros Aleuria e Peziza, entre outros). A segunda poderia ser uma Mycena alcalina, mais uma vez tendo em conta apenas o aspecto geral, mas esta espécie cresce em troncos de coníferas (pinheiros, por exemplo) e o exemplar que ilustras parecia crescer directamente do solo (o substrato é igualmente de extrema importância para a identificação)... Como o género Mycena é bastante profícuo em espécies muito semelhantes e é, de forma geral, um género complicado quanto baste, talvez seja melhor ficarmos mesmo por Mycena sp. (ou seja, é uma espécie não determinada do género Mycena). Infelizmente, é muito comum não avançarmos do género para a espécie, principalmente quando se tenta uma análise com base apenas numa fotografia. Sad

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

2 Cogumelos Empty obrigada

Mensagem  ritabio Qui 22 Jan 2009, 16:10

muito agradecida pela rapidez na resposta.
contem comigo para a particiapção.
até breve

ritabio

Número de Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

2 Cogumelos Empty Re: 2 Cogumelos

Mensagem  *ento*loma* Qui 22 Jan 2009, 23:53

Olá Rita,

O Pedro disse tudo! apenas quero dar um palpite, a unica Otidea que tenho conhecimento com cores amarelas é Otidea onotica.

até breve!

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

2 Cogumelos Empty Re: 2 Cogumelos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos