Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Micorrização em Souto

4 participantes

Ir para baixo

Micorrização em Souto Empty Micorrização em Souto

Mensagem  bartotaveira Seg 15 Nov 2010, 22:33

Boas.

Estou interessado em fazer uma micorrização em soutos, para poder colher os míscaros que habitualmente existem junto aos castanheiros.

Já visitei em tempo o site da empresa Micoplant, mas agora não consigo aceder, será que já não existe.

A informação existente na internet é muito pouca, e assim ainda não sei posso fazer eu mesmo e onde comprar essas micorrizas, até parece tema tabu na net! Smile

Inicialmente pretendia fazer apenas uma experiência e se der resultado aumentar a escala, porque tenho disponíveis cerca de 30 hectares de souto.

Se alguém me puder ajudar com links com os procedimento ou mesmo empresas que vendem essas micorrizas ficaria muitíssimo agradecido! Smile


Fiquem bem.

bartotaveira

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : *
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Micorrização em Souto Empty Re: Micorrização em Souto

Mensagem  j.joao Ter 16 Nov 2010, 00:01

www.micoplant.com
Parece estar off a já algum tempo.

j.joao
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Que o fungo esteja contigo.
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Micorrização em Souto Empty Re: Micorrização em Souto

Mensagem  bartotaveira Ter 16 Nov 2010, 00:28

j.joao escreveu:www.micoplant.com
Parece estar off a já algum tempo.

Parece que sim, visitei esse site há cerca de um ano, será que a empresa acabou?


Alguém sabe de outra empresa que preste estes serviços, ou de alguma documentação?


Fiquem bem

bartotaveira

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : *
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Micorrização em Souto Empty Re: Micorrização em Souto

Mensagem  Broteroi Ter 16 Nov 2010, 11:01

Esta é uma nova empresa a trabalhar na área.

http://www.bioinvitro.com

Descrição da empresa: A actividade da empresa centrar-se na área da biotecnologia.Missão: Produzir diferentes espécies de plantas in vitro;
Produzir e comercializar micélios de espécies de fungos produtores de cogumelos (saprófitas / ectomicorrízicos);
Desenvolver e produzir inóculos de fungos produtores de cogumelos para o sector agro-florestal;
Contribuir para o conhecimento da biotecnologia vegetal e micológica;
Investigação e desenvolvimento (I&D) na área de produção de plantas in vitro e cultura de fungos produtores de cogumelos;
Consultoria na área da biotecnologia vegetal e micológica;
Formação e informação sobre a produção de plantas in vitro e produção de cogumelos.
Produtos: - Produção de plantas in vitro
- “Sementes” de cogumelos
- Serviços
- Consultoria I&D

CONTACTOS

Tel.: 224 119 999
E-mail: info@bioinvitro.com

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Micorrização em Souto Empty Re: Micorrização em Souto

Mensagem  bartotaveira Ter 16 Nov 2010, 21:24

Boas.

Obrigado pelas repostas! Smile

Amanha vou contactar essa empresa para informações, pena é que ainda tenham o site em construção...

Mas será que não existem manuais ou qualquer documentação que mostre como fazer micorrização num souto?

Fiquem bem.

bartotaveira

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : *
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Micorrização em Souto Empty Re: Micorrização em Souto

Mensagem  Broteroi Qua 17 Nov 2010, 11:11

Caro taveira,

O processo normalmente passa pela passagem com um tractor acoplado com um escarificador. No tractor deverão seguir os recipientes com o inoculo que através de mangueiras com torneira, ligadas aos dentes do escarificador em 3, 4 ou 5 dentes. Este deverá passar entre as linhas do souto, junto às arvores e com uma pequena profundidade (max 5 cm), rasgar as raizes secundárias dos castanheiros e deixar o inoculo simultanemantee gradualmente. Os "regos" deverão ser tapados com um tronco que virá tb preso ao escarificador para o efeito.

A grosso modo é isto.

O dificil prende-se com a produção do inoculo que deverá ser laboratorial, bem como com o cálculo das concentrações de inoculo e gel consoante a área a inocular, o compasso e as condições do terreno.

Aconselho também a usar inóculo local, de forma a n correr o risco do fungo não se adpatar às condições edafoclimáticas da sua zona. Para isso, aconselho-o a enviar fonte de inoculo do seu soto (Boletus spp.) para a dita empresa para ser fabricado o inoculo através daí.

Cumprimentos

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Micorrização em Souto Empty Re: Micorrização em Souto

Mensagem  bartotaveira Sáb 20 Nov 2010, 10:59

Broteroi escreveu:Caro taveira,

O processo normalmente passa pela passagem com um tractor acoplado com um escarificador. No tractor deverão seguir os recipientes com o inoculo que através de mangueiras com torneira, ligadas aos dentes do escarificador em 3, 4 ou 5 dentes. Este deverá passar entre as linhas do souto, junto às arvores e com uma pequena profundidade (max 5 cm), rasgar as raizes secundárias dos castanheiros e deixar o inoculo simultanemantee gradualmente. Os "regos" deverão ser tapados com um tronco que virá tb preso ao escarificador para o efeito.

A grosso modo é isto.

O dificil prende-se com a produção do inoculo que deverá ser laboratorial, bem como com o cálculo das concentrações de inoculo e gel consoante a área a inocular, o compasso e as condições do terreno.

Aconselho também a usar inóculo local, de forma a n correr o risco do fungo não se adpatar às condições edafoclimáticas da sua zona. Para isso, aconselho-o a enviar fonte de inoculo do seu soto (Boletus spp.) para a dita empresa para ser fabricado o inoculo através daí.

Cumprimentos


Boas.


Finalmente consegui descobrir o procedimento! Tanto pesquisei na net e nada encontrei!

Tenho o tractor e os escarificadores, mas a parte das mangueiras ligadas não me parece muito simples... Não daria para abrir esses pequenos sulcos, depois colocar o inóculo e cobrir?

E qual a melhor altura para fazer essa micorrização? É complicado arranjar cogumelos dos meus soutos, visto que é raro encontrar alguns. Talvez nos soutos vizinhos... Rolling Eyes

Vou contactar a empresa acima para me darem informações, mas tem ideia do preço pedido por inóculo suficiente para cerca de 1 hectar?

Outra coisa: qual a idade ideal dos castanheiros para micorrizar?


Desculpe tantas perguntas, mas é que eu estou mesmo "a norte" destas questões... Cool


Fiquem bem.

bartotaveira

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : *
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Micorrização em Souto Empty Re: Micorrização em Souto

Mensagem  Broteroi Qua 24 Nov 2010, 15:30

Caro Taveira,

As mangueiras podem ser presas com presilhas ao escarificador.

Penso que na sua zona seja já dificil para a micorrização, uma vez que pode n parar de chover, o que irá promover a "lixiviação" do inoculo...

Estão também a começar a baixar demasiado as temperaturas minimas, pelo que o aconselho a inocular na primavera (tb em intervalos onde n exista demasiada pluviometria).

Penso que o Castanheiro pode ser micorrizado logo a partir dos 15 anos...N sei a idade de maior produção.

Infelizmente n sei o preço do inoculo.

Cumprimentos

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Micorrização em Souto Empty Re: Micorrização em Souto

Mensagem  FernandoCastro Qui 06 Jan 2011, 14:22

www.hifasdaterra.com

www.mycosnature.com
FernandoCastro
FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2009

http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Micorrização em Souto Empty Re: Micorrização em Souto

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos