Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos!

4 participantes

Ir para baixo

fix2 O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos!

Mensagem  manel Dom 28 Set 2008, 00:43

Identificadores:

Viajo na maionese, neste aqui. Nunca vi um igual e não tenho referências sobre ele. Encontrei-o na erva, ao lado de um caminho carreteiro em ponte da barca, debaixo de carvalhos. Exemplar único. Chapéu redondo com 7 cm, castanho com uma distribuição de manchas mais escuras muito curiosas, como poderão ver na primeira imagem. O pé era branco e tinha anel a meio. O cheiro era relativamente inexpressivo. O que me impressionou foi a delicadeza das lâminas. muito finas, marron/violeta claro o pormenor da cor não é claro na foto) e onduladas, acompanhando a concavidade do chapéu. A esporada saiu claramente branca. Como a fiz sob uma folha de papel branca, não vou postar a foto.

O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Dscf0220
Ponte da Barca Set. 08

O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Dscf0221
Ponte da Barca Set. 08

O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Dscf0222
Ponte da Barca Set. 08

Até breve!

Manel


Última edição por manel em Qua 15 Out 2008, 23:09, editado 3 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 E se for...

Mensagem  Mycota Qua 01 Out 2008, 16:27

Hmm.. Interesante

Pela primeira foto disse imediatamente Agaricus.

Pela segunda o Agaricus também não me parecia mal, apesar das lâminas estarem muito claras para a idade.

Pela terceira foto...começou a deitar fumo. Não podia mesmo ser Agaricus, nem pelas lâminas nem obviamente pela esporada que dizes ser branca de certeza. Lâminas assim, fazem-me logo lembrar Volvariella (esporada rosa-rosa escura), que como Amanitaceae que é, deveria apresentar uma volva, que não me parece presente, depois tenta confirmar isso Manel.

Não tenho aqui bibliografia nenhuma, portanto não te posso dar uma resposta satisfatória. Mas juntanto:

-Lâminas claras
-Esporada branca
-e pinta(porte, forma) de Agaricus...

...só me vem Leucoagaricus à cabeça, género que ganhou o seu nome graças às suas lâminas brancas e esporada branca. No entanto, depois duma vista de olhos aí pela internet, reparei que existem algumas espécies deste género onde as lâminas adquirem tons rosados com a idade. Como por exemplo o L. leucothites.

Não me parece talvez que se trate desta espécie, mas acho que alguém com o guia do Courtecuisse por exemplo, consegue dar um nome melhor ao que encontraste.


Abraço
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Volva, não era expressiva

Mensagem  manel Qua 01 Out 2008, 17:33

Mycota,

Era uma subida valente, já estava cansado, já no final da caminhada quando encontrei este exemplar. Mas a volva, se existia, não me chamou a atenção. De qualquer das formas, nas fotos, vou começar a ter mais cuidado a esse detalhe.

As lâminas, para além de muito finas, eram sinuosas, diria que adenadas e rosa velho.

De qualquer das formas obrigado pelo interesse. Se lá passar e enontrar outro exemplar, prometo ter mais atenção.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Um enigma entre a Peneda e o Gerês

Mensagem  manel Qua 15 Out 2008, 11:57

Amigos,

Estou encantado com o padrão destes chapéus. Parece que alguém aspergiu tinta muito líquida com pressão de aérografo, sobre o chapéu do cogumelo. Gostava mesmo de o identificar. O parque nacional da Penega-Gerês, como o nome indica, divide-se em duas serras principais. A Serra, da Peneda e a do Gerês. Perto da primeira, em Germil Concelho de Ponte da Barca, colhi o primeiro exemplar. Na Serra do Gerês, concretamente na mata da Albergaria, colhi este segundo, o mais maduro de três muito juntos que encontrei debaixo de carvalhos, num caminho de lajes de granito, restos da geira (a via romana que ligava Braga às Astúrias). Ou seja a mesma situação do primeiro, mas umas duas semanas antes.

O primeiro tem anel o segundo não.
Os exemplares mais pequenos eram muito parecidos com o anterior com o chapéu convexo, mas não me ocorreu ver se tinham anel. Quando cheguei a casa e vi a foto, fiquei desapontado.

As lâminas são mais esticadas
As lâminas também não são sinuosas mas às tantas "esticam" com a abertura do chapéu?
Dá para perceber que as lâminas são claramente livres do pé neste exemplar.

Dimensões
Este chapéu tem 10 cm de diâmetro e o pé 2,5 cm de diâmetro também sendo branco, cilíndrico, compacto, sem vestígio nenhum de volva e 11 cm de comprimento.

Cores
A pigmentação do chapéu e tom das lâminas, a mim parecem-me muito semelhantes.

Esporadas
Amanhã posto a esporada do segundo. Mas já deu para perceber que é muito mais escura que a do primeiro. Pode ser que o primeiro não tivesse suficientemente maduro, mas apesar de ter feito a esporada sobre papel branco, dava-me a impressão que o papel estava manchado. Esta, estou a fazer sobre vidro e já deu para perceber que é mais escura, talvez da cor das lâminas.
Entretanto deixo aqui a imagem da esporada do primeiro exemplar, onde com dificuldade só se consegue ver a tal mancha mais suja no papel. Serão esporos?
O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Chapau13

Opiniões
Gostava de ter a vossa opinião. Serão duas espécies, ou estarei perante uma mesma, com distribuição razoável por estas terras altas do Minho? Eu bem que tento digerir a tua resposta Mycota, mas também fico confuso. Porque se consideras o primeiro exemplar já maduro, como é que se explica estes que eu encontrei, uns pequenos (6 cm diâmetro) e outros mais altos e de 10 cm com o chapéu já plano? Espécies diferentes?
Neste segundo exemplar, não há anel nem volva. Isso é garantido. O pé é muito mais grosso hirto e compacto. Tentei procurar respostas noutros sites, mas pelas sugestões e pistas que deste ainda não consegui lá chegar.

O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Dscf0010

O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Dscf0011

Até breve!


Última edição por manel em Qua 15 Out 2008, 12:30, editado 1 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos!

Mensagem  *ento*loma* Qua 15 Out 2008, 12:23

Olá Manel,

Os exemplares que fotografas-te (tanto os da Peneda como do Geres), parecem-me sem grandes duvidas pertencentes ao género Agaricus. No entanto é necessário ter atenção a dois pormenores:
A esporado do primeiro deve ter corrido mal! apesar da sugestão de Leucoagaricus do mycota - eu não acho q seja por aí...
No exemplar do Geres, não apanhas.te o anel pq ele deve ser fugaz! - o que pode facilmente ser testado, observando o pequeno exemplar!

Para avançar mais na identificação, precisas de saber essencialmente:
-se acontece alguma descoloração na carne - nula, avermelhada ou amarelada - (a mim parece-me que será nula ou avermelhada)
-ver bem a base do pé, algumas espécies deste grupo têm um cordão micelial - (neste caso pelas fotos não parece ter, e além disso tb não é bulboso o que é relevante na identificação)
-As caracteristicas do anel (quando ele já não está é dificil...)
-A boa caracterização do cheiro tb é essencial...

bem dito isto, a minha sugestão é q ambas as colheitas pertencem ao genero Agaricus, e se localizem na secção Sanguinolenti ou na secção Agaricus... (apesar de estar mais inclinado para a Sanguinolenti... aí as espécies à volta de A. silvaticus...)

Quanto às colheitas serem ou não uma só espécie, a meu entender não há dados suficientes para chegar a uma boa conclusão!

Abraço!

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Obrigado pela resposta JIT!

Mensagem  manel Qua 15 Out 2008, 12:47

Ento,

Just In Time!
Nem tinha terminado de dar os últimos toques ao post, já tinha a tua resposta.
Vou tentar seguir as tuas orientações o melhor que souber. E da próxima vez vou estar ainda mais atento, principalmente ao tal anel fugaz.
Quanto ao cheiro, como estou a fazer a esporada, num recipiente de vidro, tapado, ele concentrou-se, Eu diria que é adocicado, a fruta e terra, agradável, nada repugnante. Mas como já viste, há sempre subjectividade nesta minha apreciação.

Obrigado!
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 a chave está na esporada

Mensagem  Polecat Qua 15 Out 2008, 14:01

Olá! Bom saber que se discute saudavelmente por aqui cheers

Manel, independentemente da pinta deles (que também me parece Agaricus), para teres a certeza do género precisas ter a certeza da esporada. Para teres certeza da esporada, precisas ter a certeza da deposição de alguns esporos (quantos mais, mais carregada será a tonalidade como já sei que sabes Wink ).

Vou só postar aqui três fotos (melhores que aquelas que postei na Oficina Razz) para teres uma ideia, mesmo com esporos brancos sobre papel branco, como detectar a não-deposição ou deposição de esporos, bem como a sua intensidade.


A segunda e terceira foto apenas corresponde ao papel assinalado
O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Img_8910



visto de cima, o papel mostra pouco mais mais que uma esporada castanha à direita
O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Img_8911


Mas quando pões a máquina "de esguelha", vês facilmente que existem pelo menos mais duas esporadas bem visíveis, as outras sairam mas sairam mal.
O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Img_8912


Quanto à tua esporada, consigo ver a marca onde o chapeu esteve, talvez alguma humidade dentro dessa área, mas não consigo perceber se lá existem esporos ou não.
Para que tenhas uma ideia, na esporada que aparece em baixo da castanha, se lá passasse o meu dedo ficava com o dedo branco, o que não quer dizer que aconteça sempre.

Sugiro então o que tu mesmo sugeriste se achares prático geek usar um vidro ou outra superficie transparente Wink




De resto, quanto à primeira espécie acho que já não vamos saber muito mais, quanto à segunda (sim, parecem-me diferentes) fico a aguardar por resultados bounce



Abraços e boa continuação sunny
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Captei - Primeira esporada correu mal

Mensagem  manel Qua 15 Out 2008, 14:34

Ok, Polecat obrigado,

A primeira esporada correu mal, period. Se passasse o dedo, não sairia nenhuma "fuligem" como a esporada do Cortinarius, por exemplo. Eu só tenho um palpite (um palpite mesmo) que podem ser da mesma espécie, porque deixei lá na floresta, dois exemplares mais pequenos, de chapéu convexo, que eram muito parecidos. Aliás um pode ser visto na foto ao lado do outro com o chapéu plano. E como o Ento falou no tal anel fugaz...
Mas nunca mais vamos saber. Enfim bola prá frente. Com a vossa ajuda vou tentar terminar esta identificação o melhor possível e ver se aprendo a fazer isto melhor.

As fotos das esporadas, foram tiradas de esguelha. Aquilo foi o melhor contraste que deu Polecat. Hoje à noite vamos ter melhores resultados, tenho quase a certeza.

Já agora Ento, ainda sobre o cheiro: É amêndoa. Amêndoa com a pele, antes de torrar. Deves achar que sou maluco. De génio e louco... Mas eu criei uma empresa que se dedica à produção de sobremesas para o canal horeca (Hotelaria, Restauração e Catering). Um dos principais produtos que desenvolvi, é um doce de amêndoa, que é feito com amêndoas moídas com a pele. É o mesmo cheiro quando se abre a raladora.

Obrigado pela vossa ajuda.


Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Esporada e descolorações

Mensagem  manel Qua 15 Out 2008, 19:46

Ora então novidades fresquinhas;

Esporada, feita em vidro:
O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Dscf0010
O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Dscf0012

Descolorações
As lâminas tornaram-se foscas e cor de canela. O pé ficou sujo - Ento não era isto que estavas à espera pois não, ou estou a ser azelha outra vez?
Isto é descoloração ou as lâminas estão pigmentadas com os próprios esporos, uma vez que estavam dentro de um pirex. Será que fiz asneira outra vez?
Ocorreu-me ainda cortar o pé longitudinalmente e o chapéu. parecem só de uma branco mais sujo. Amarelado ou avermelhado, não.
O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos! Dscf0011

Até breve

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos!

Mensagem  Mycota Qua 15 Out 2008, 20:49

Sim, parece-me ser uma esporada "suficientemente castanha" e sem dúvida umas lâminas maduras que confirmam Agaricus.

Na minha opinião, e isto são coisas que vamos aprendendo com a nossa própria experiência - e a tua Manel cresce a olhos vistos -, a esporada talvez pudesse ter saido mais tipica/escura, se o pé fosse cortado "ao nível das lâminas". Se reparares, é visível tanto no chapéu virado ao contrário como na esporada, que as lâminas naquela primeira orla à volta do pé estiveram apoiadas directamente na superfície, o que pode ter influenciado o "carregamento" da esporada.

Isto é só um pormenor sem muita importância porque é de qualquer forma um trabalho bem feito e penso ser o suficiente para afirmar o género com segurança. Mas pelo menos eu, quando vou tirar uma esporada, tento sempre tocar ou perturbar o menos possível o himénio.


Quanto à identificação da espécie, o que o *ento*loma* quis dizer com "descoloração na carne" é que terás de fazer uma "ferida", normalmente um corte longitudinal e observar as tais descolorações. Por vezes, principalmente nas "amarelas", estas descolorações podem acontecer à vista, na margem do chapéu, pé etc.


De qualquer maneira vou-te contar a minha conduta(que não se escreve pirat ) para com os Agaricus. Assim que sei que é efectivamente Agaricus, se tiver fome, certifico-me que não existem descolorações amarelas (apesar de não serem todos venenosos aqui) e vão para o tacho Wink mas atenção que já me cortei muitas vezes por minima que fosse a dúvida.




Para finalizar, estou com o *ento*loma* nas sugestões quanto aos possíveis grupos! albino

Bom post, continua!
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Sempre aprendendo

Mensagem  manel Qua 15 Out 2008, 21:55

Obrigado Mycota,

Resumindo;

Himénio é o grupo de lâminas? O pé chegou a casa já fora do chapéu. Mas eu poderia ter cortado o toco e posto lá. Ok, próxima esporada será melhor. Aprender fazendo, sabe bem.

O que vos dizem concretamente as descolorações?
Fiz vários cortes. Diria que há algum escurecimento da carne, pois já passaram mais de 24 horas da colheita. Mas descolorações amarelas ou vermelhas, nope.

Obrigado por responderes oralmente à minha micofagia. Neste não, já está fora de prazo, acho eu.

Finalmente este último exemplar segundo tu e o Ento será um Agaricus Sanguinolenti ou Silvaticus, É isso?

Abraço,

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: O segundo é um AGARICUS. Obrigado a todos!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos