Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii

2 participantes

Ir para baixo

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii Empty Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii

Mensagem  Lebre Seg 01 Nov 2010, 00:59

Este fim-de-semana encontrei uns boletos, que não sei identificar. Uns deles penso serem _B. queletii_ e os outros não sei se serão da mesma espécie, mas parece-me que não. As duas variedades cresciam juntas (ver fotos 1 e 2). Como diferença relevante apresentavam a cor do himenóforo: uns avermelhados os outros amarelos. Os de cor avermelhada no himenóforo azulavam ao corte, os outros apresentavam amarelo na zona exterior do pé e nos poros. Que espécie(s) será(ão)?
Anexo imagens dos cogumelos juntos e de cada um deles isoladamente, bem como das reacções químicas (os de amarelo no himenóforo à esquerda, o de vermelho à direita).
Lebre

Fotografias:

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii 20101030012

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii 20101030013
Nesta fotografia as posições estão trocadas em relação à anterior. Para cada posição nesta ponho entre parênteses a posição na fotografia anterior de cada exemplar: Esquerda (direita); Centro (centro); Direita (esquerda).

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii 20101030009

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii 20101030010

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii 20101030015

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii 20101030001qumica1


Última edição por Lebre em Sex 05 Nov 2010, 22:47, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Correcção)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii Empty Re: Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii

Mensagem  Zamanita Seg 01 Nov 2010, 01:43

Tenho algumas dúvidas:

- Os exemplares da foto 5 são os mesmos da foto 1 (centro e direita) e foto 2 (centro e esquerda)?
Se sim parecem-me Boletus impolitus (Esta espécie parece ter uma classificação um pouco incerta. Já foi Xerocomus impolitus, sendo na última revisão colocado como Hemileccinum impolitum)
Pode-se confirmar pelo cheiro a Iodo que caracteriza a base do pé.

- O exemplar da foto 4 é o mesmo da foto 1 (esquerda), 2 (direita) e 6 (direita)?
Se sim a foto 6 foi tirada quanto tempo depois do corte longitudinal?
Pergunto isto porque parece-me B.queletii, mas deveria apresentar tons avermelhados ao corte na base do pé... o que me leva a pensar que a foto foi tirada algum tempo (bastante) depois do corte, tendo desaparecido os tais tons vermelhos.
Se o que disse não se confirmar, penso que será necessária uma descrição mais detalhada deste exemplar (ornamentação do pé, sabor, habitat, tipo de solo, etc.), informações estas, na minha opinião mais decisivas neste género que as reações macroquímicas.
abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii Empty Re: Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii

Mensagem  Lebre Seg 01 Nov 2010, 16:43

Caro Zamanita,
Obrigado pela resposta. Acho que não fui muito feliz na explicação e também não juntei toda a informação fotográfica relevante, neste caso para não sobrecarregar demasiado o tópico.
Vou procurar responder às dúvidas colocadas e junto novas fotografias:
- Os exemplares da foto 1 (esquerda e centro) e foto 2 (direita e centro) só voltam a aparecer na foto 6 (direita e esquerda (o maior)), mantendo sempre em primeiro lugar o de himenóforo avermelhado; o mais pequeno da foto 6 à esquerda não aparece em nenhuma outra.
- A fotografia do exemplar do lado direito na foto 6 foi tirada algum tempo depois do corte – na foto 7 abaixo pode ver-se o detalhe do corte logo após ser feito; Os tons avermelhados na base lá estão.
- O exemplar da fotos 3 e 4 é outro com himenóforo avermelhado, com as mesmas características – na foto 8 abaixo pode ver-se um quadro só com este exemplar. Este juntamente com o da foto 1 (esquerda), foto 2 (direita) e foto 6 (direita), é que eu pensava serem B. queletii ;
- Os exemplares da foto 5 também não aparecem noutras fotografias, mas têm as mesmas características dos exemplares da foto 1 ao centro e à direita;
- Na foto 9 abaixo pode ver-se um quadro só com o exemplar da foto 1 ao centro, bem como a reacção ao corte recente;
- Na foto 10 abaixo pode ver-se a reacção ao corte do exemplar mais pequeno que figura na foto 6 à esquerda (onde ainda aparece outro exemplar).
- Quanto ao cheiro a iodo lamento mas não o experimentei na altura e agora é tarde demais.
Penso ter respondido a todas as dúvidas. Caso contrário, é só questionar-me.
Um abraço,
Lebre

Foto 7:
Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii 20101030015

Foto 8:
Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii Boletusqueletii2

Foto 9:
Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii Boletush

Foto 10:
Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii 20101030019


Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii Empty Re: Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii

Mensagem  Zamanita Seg 01 Nov 2010, 17:42

Ok Lebre, agora ficou muito mais fácil Smile

Na minha opinião Boletus queletii (nas fotos 7 e 8 ) e Boletus impolitus (nas fotos 9 e 10)

Abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii Empty Re: Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii

Mensagem  Lebre Seg 01 Nov 2010, 18:39

Os meus agradecimentos, Zamanita farao , pela resolução de mais este mistério.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii Empty Re: Que boleto? - II: Boletus impolitus e B. queletii

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos