Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coprinus s.l. sp.

2 participantes

Ir para baixo

Coprinus s.l. sp. Empty Coprinus s.l. sp.

Mensagem  Lebre Ter 26 Out 2010, 20:35

Desta vez venho apresentar um cogumelo do género Coprinellus, que penso ser da espécie C. micaceus. Os exemplares foram observados em Monsanto, numa zona dominada por abetos. Estavam já em avançado estado de maturação, pelo que o chapéu se apresentava revirado, ostentando ainda algumas palhetas brilhantes na parte do disco. Anexo algumas imagens.
Lebre

Coprinus s.l. sp. 20101021001a

Coprinus s.l. sp. 20101021005a

Coprinus s.l. sp. 20101021006a

Coprinus s.l. sp. 20101021029a


Última edição por Lebre em Qua 03 Nov 2010, 19:03, editado 1 vez(es)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinus s.l. sp. Empty Re: Coprinus s.l. sp.

Mensagem  Pedro Claro Qua 27 Out 2010, 10:02

Não creio que se trate de C. micaceus. O chapéu parece-me pouco carnudo e, pelo que tenho observado, em C. micaceus o chapéu nunca 'revira' com o amadurecimento. É um género muito complicado e com muitas espécies semelhantes, mas esta espécie em particular parece-se bastante com uma que encontro com frequência e que ainda não consegui identificar. Sad

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinus s.l. sp. Empty Re: Coprinus s.l. sp.

Mensagem  Lebre Qua 27 Out 2010, 19:56

Obrigado, Pedro, pelas observações.
Eu não tenho assim tanta experiência de Coprinellus micaceus, que apenas encontrei duas vezes, para saber das tendências ou não do "revirar" do chapéu. Depois de ler as observações que coloca, procurei espécies próximas com essa tendência e que apresentem restos de véu no chapéu. Acabei por encontrar duas:
(1) Coprinellus domesticus (penso ser esta a designação actual) - ver aqui- que penso que habitualmente é mais encorpado que os meus exemplares;
(2) Coprinopsis lagopus - ver aqui - cujo principal óbice é normalmente apresentar o pé tomentoso.
Foi tudo o que consegui apurar até agora.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinus s.l. sp. Empty Re: Coprinus s.l. sp.

Mensagem  Lebre Ter 02 Nov 2010, 20:33

Tendo-se concluído que a espécie Coprinellus micaceus não tem as características dos exemplares apresentados e da análise do conjunto de fotografias presentes na página calphotos.berkeley.edu, parece-me que a melhor alternativa de classificação é Coprinopsis lagopus, pelo que alterei o título deste tópico em conformidade.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinus s.l. sp. Empty Re: Coprinus s.l. sp.

Mensagem  Pedro Claro Qua 03 Nov 2010, 09:28

O problema é que o pé tomentoso é uma característica de C. lagopus e não a observo nos exemplares que ilustras, o que, na minha perspectiva, invalida a tua proposta.

Volto a referir, mais uma vez, que certos géneros (como é o caso de Coprinus sensu lato) têm espécies com muitas semelhanças macroscópicas entre si e, por vezes, é impossível identificar com certeza a espécie. Eu compreendo que há necessidade de colocarmos uma etiqueta nos exemplares que colhemos, mas vão aparecer muitas espécies para as quais não é fácil encontrar um nome que se ajuste e não me parece uma abordagem correcta 'forçar' a atribuição de um epíteto quando as características não encaixam. Portanto, para já e enquanto não surgirem mais sugestões, eu deixaria como Coprinopsis sp. ou Coprinus s.l. sp. (pode não se tratar de um coprinopsis).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinus s.l. sp. Empty Re: Coprinus s.l. sp.

Mensagem  Lebre Qua 03 Nov 2010, 19:02

Caro Pedro,
Acho que é uma boa sugestão.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Coprinus s.l. sp. Empty Re: Coprinus s.l. sp.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos