Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Russula

2 participantes

Ir para baixo

fix2 Russula

Mensagem  Monika Weissler Dom 07 Fev 2010, 17:53

Li num dos meus guias (Rita Lüder, Grundkurs der Pilzbestimmung) que todos os russula que não tenham um sabor picante, mas antes suave, são comestíveis.
Isso é verdade? Sei que os russula são uma das espécies mas difíceis de classificar, mas como me parece que já os consigo distinguir pela sua textura de outras espécies, isso seria uma ajuda imensa para a minha futura investigação!

Monika Weissler
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 66
Humor : sempre pronta para novas descobertas
Fungónimo : Pilze
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: Russula

Mensagem  Pedro Claro Dom 07 Fev 2010, 18:19

Eu diria as coisas da seguinte forma:

Até ao momento, na Europa, não são conhecidas espécies do género Russula com sabor doce (ou seja, não picante nem amargo) que sejam tóxicas.

Mas primeiro deves ter a certeza que se trata de exempares de Russula, pois parece que ainda tens poucas certezas. Para isso, experimenta partir o pé a uma, pegando nas extremidades e exercendo alguma pressão com os polegares; se for uma Russula ou um Lactarius (géneros da ordem Russulales), o pé deve partir exactamente como se fosse um pau de giz. Mais nenhum género existente na Europa o faz. Depois, entre Russula e Lactarius há várias diferenças, sendo a mais evidente a produção de um 'leite' (látex) que é exsudado das lâminas e da carne no segundo caso.

Apesar de tudo, eu não recomendaria que corresses o risco de comer espécies sem estares segura acerca da sua identificação.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: Russula

Mensagem  Monika Weissler Seg 08 Fev 2010, 16:29

Muito obrigada Pedro,
a tua resposta confirma aquilo que eu pensava. E tens razão, os meus conhecimentos ainda são bastante bésicos, mas estou a trabalhar nisso!

Monika Weissler
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 66
Humor : sempre pronta para novas descobertas
Fungónimo : Pilze
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

fix2 Re: Russula

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos