Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?)

3 participantes

Ir para baixo

Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) Empty Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?)

Mensagem  Lebre Qui 28 Jan 2010, 00:45

Venho apresentar um exemplar colhido no passado fim-de-semana. A classificação proposta basei-se no aspecto geral do cogumelo e nas suas cores.
Lebre

Descrição:
LOCALIZAÇÃO: Monsanto.
HABITAT: zona de sobral, à beira de uma estrada alcatroada.
CHAPÉU: 6-6,5 cm de comprimento; cor avermelhada ao centro e ocre alaranjado na coroa e margem; lobado e deprimido no centro; carne escassa creme.
PÉ: 7 cm de comprimento / 1,4 cm de diâmetro no ápice, alargando a seguir e voltando a estreitar na base; ligeiramente radicante; cor grená muito escuro; oco.
HIMENÓFORO: com lâminas de cor ocre escuro com tons avermelhados (que foi desaparecendo com o tempo); inserção adnata a ligeiramente decorrente, fazendo uma espécie de canelado no pé; pó de cor incerta depositado nas lâminas (mas mais claro do que estas).
ESPORADA: inconclusiva*.
CHEIRO E SABOR: cheiro indistinto; sabor não provado.

* Esporada inconclusiva, pois não houve qualquer indício de esporos durante mais de dois dias. Não sei se isto estará relacionado com o facto de o cogumelo estar completamente oco e, daí, incapaz de produzir esporos ou já os ter depositido. O que é curioso é que nas lâminas estava depositado uma espécie de pó (o que é visível numa das fotos).

Fotografias:
Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) 24012010monsanto026
Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) 24012010monsanto030
Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) 24012010monsanto031

Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) 24012010casa025
Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) 24012010casa027
Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) 24012010casa028


Última edição por Mycota em Sáb 07 Fev 2015, 12:11, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Alteração do título)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) Empty Re: Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?)

Mensagem  Sabino Qui 28 Jan 2010, 11:28

Creo que no, las láminas son decurrentes. Tal vez Lactarius atlanticus en mal estado.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) Empty Re: Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?)

Mensagem  Zamanita Qui 28 Jan 2010, 11:44

Também me parece Lactarius atlanticus.
As pilosidades na base do pé são indicadoras.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) Empty Re: Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?)

Mensagem  Lebre Qui 28 Jan 2010, 20:39

Parece-me que uma vez mais fui enganado. A minha única desculpa (se existe) é que o exemplar não cooperou: estava sem carne e não produziu esporada. Além disso, deixei-me levar pelas cores. Já aprendi mais qualquer coisa.
Obrigado ao Sabino e ao Zamanita, por rapidamente terem corrigido o meu erro,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?) Empty Re: Lactarius atlanticus (era: Cortinarius sanguineus?)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos