Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cortinarius sp. - Rebelde

4 participantes

Ir para baixo

Cortinarius sp. - Rebelde Empty Cortinarius sp. - Rebelde

Mensagem  Lebre Ter 12 Jan 2010, 22:45

Das pesquisas que fiz relativamente ao exemplar de que anexo descrição e fotografias encontrei uma espécie com características algo semelhantes, Cortinarius bolaris. Tratando-se de um género com mitas espécies poderá haver outras ou eu estar enganado.
Lebre

LOCALIZAÇÃO: Sintra
HABITAT: zona de pinhal.
CHAPÉU: 8 cm de diâmetro; forma deprimida a infundibuliforme, margem revoluta (se pegarmos no cogumelo e o rodarmos a margem descreve uma sinusóide); cor creme a acastanhada-alaranjada (não muito escura) no disco central, creme na coroa, com zonado acastanhado-alaranjado, creme na margem; carne compacta, branca a creme, que escureceu ligeiramente na zona do corte.
PÉ: 5cm de comprimento/ 2 cm de diâmetro no ápice, adelgaçando logo a seguir, para voltar a engrossar na base; fibriloso; cor esbranquiçada, mais escuro junto à base; carne branca que adquiriu tons castanho-claro na base; cavernoso na zona junto ao ápice. Sem anel ou volva.
HIMENÓFORO: com lâminas de cores de vários tons de creme a castanho e também arroxeado; inserção adnata, espaçamento não muito apertado, com lâminas de várias formas e comprimentos diferentes.
ESPORADA: castanha (tom de ferrugem).
CHEIRO E SABOR: cheiro indistinto; sabor não provado.

Nota: O exemplar parecia ter sido pulverizado com areia, provavelmente como consequência de escorrências de água naquela zona. Junto a ele havia exemplares mais jovens de que anexo também fotografia.

Cortinarius sp. - Rebelde 09012010111
Cortinarius sp. - Rebelde 09012010113
Cortinarius sp. - Rebelde 09012010116

Cortinarius sp. - Rebelde 09012010164
Cortinarius sp. - Rebelde 09012010166

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cortinarius sp. - Rebelde Empty Re: Cortinarius sp. - Rebelde

Mensagem  Polecat Qua 13 Jan 2010, 00:38

Olá Lebre,

Seria também importante referir em que fase de desenvolvimento as lâminas apresentam consistentemente determinada coloração.

Mas à primeira vista parece-me pertencer ao género Hebeloma.


Força e continua
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cortinarius sp. - Rebelde Empty Re: Cortinarius sp. - Rebelde

Mensagem  Pedro Claro Qua 13 Jan 2010, 09:11

Estou com o Polecat: parece-me mais um Hebeloma, embora a esporada cor de ferrugem pareça apontar mais para Cortinarius... scratch

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cortinarius sp. - Rebelde Empty Re: Cortinarius sp. - Rebelde

Mensagem  Lebre Qua 13 Jan 2010, 20:08

Caros Polecat e Pedro,
Obrigado pelos vossos comentários. Continuo com (agora com mais) dúvidas. Estive a ver novamente a esporada e, efectivamente, penso tê-la descrito bem. Só para termos um termo comparativo, é bastante mais escura que o do Cortinarius semisanguineus do tópico "Cortinarius sp. - Giboso" e apresenta o tom de ferrugem. Por outro lado, a espécie que eu tinha referido inicialmente como similar, C. bolaris, também está fora de causa, uma vez que essa apresenta escamas, enquanto que o meu exemplar as não tem. Por outro lado, dos Hebelomas que já vi referidos nenhum me parece ser semelhante.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cortinarius sp. - Rebelde Empty Re: Cortinarius sp. - Rebelde

Mensagem  Mycota Qua 13 Jan 2010, 21:21

Deve-se ter cautela ao analisar as esporadas. Convém ter em mente que intensidade e tonalidade são conceitos diferentes mas que podem ser difíceis de distinguir. Uma esporada intensa pode dar a ideia de uma tonalidade escura, o que pode não ser verdadeiro. O contrário também pode suceder.
Ex: A esporada de uma mesma espécie de Stropharia pode aparentar ser de um púrpura limpo e óbvio, mas ao mesmo tempo (se aumentarmos o tempo da esporada por exemplo) o mesmo indivíduo pode aparentar uma esporada quase preta.

Pessoalmente prefiro, sempre que possível, obter esporadas de indivíduos em semelhante estado de maturação, deixando o chapéu do cogumelo na superfície a depositar os esporos durante um tempo padrão, tentando assim apontar para intensidades semelhantes.


A saber também, Hebeloma pode ter esporadas castanho-ferrugem ou até castanho-avermelhado.



Abraço
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cortinarius sp. - Rebelde Empty Re: Cortinarius sp. - Rebelde

Mensagem  Lebre Qua 13 Jan 2010, 22:20

Caro Mycota,
Agradeço os seus comentários e advertências.
Quanto ao tempo de duração das esporadas eu já me tinha apercebido do fenómeno que refere. Agora, em geral, deixo que o tempo de esporada decorra por cerca de 12 a 15 horas, findo o qual só deixo permanecer mais tempo se a esporada for muito ténue ou pouco intensa. Relativamente à existência de Hebelomas com esporadas castanho-ferrugem, não tenho dúvidas, eu até já vi descrições e fotos de alguns: apenas não são semelhantes ao exemplar que apresentei.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cortinarius sp. - Rebelde Empty Re: Cortinarius sp. - Rebelde

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos