Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cortinarius cf. elatior

3 participantes

Ir para baixo

Cortinarius cf. elatior Empty Cortinarius cf. elatior

Mensagem  Lebre Qua 23 Dez 2009, 21:52

Ainda o cortinário que serve de tema ao tópico “Cortinarius ou Hebeloma” foi identificado e eis que se me depara uma outra espécie de cortinário, no mesmo pinhal, a escassas centenas de metros do local do primeiro. Deixo a descrição, sugestão de classificação e fotos, quer recolhidas no local quer em casa.

LOCALIZAÇÃO: Sintra
HABITAT: encosta de um pinhal.
CHAPÉU: 11,5 cm de diâmetro; campanulado; cutícula castanha, tom de mel, mais escuro na coroa; revestido com um muco viscoso e pegajoso; implantação inclinada em relação à vertical; margem ligeiramente estriada; carne branca ligeiramente acastanhada na zona do corte.
PÉ: 16 cm de comprimento / 2,1 cm de diâmetro no ápice, mais largo na zona adjacente e afilando para a base, ligeiramente radicante; branco, com depósito de pó (esporos?) castanho na parte superior na zona mais perto do chapéu; estriado longitudinalmente (parece canelado) na zona adjacente ao ápice e escamoso (restos de véu?) na longa parte enterrada; carne branca a creme, escurecendo com o tempo para castanho claro; granuloso, sobretudo na parte inferior; lustroso depois de seco.
HIMENÓFORO: com lâminas de cor castanha (tom mais escuro que o do chapéu); forma convexa; margem irregular; inserção adnexa, espaçamento sub-distante, lâminas de diferentes comprimentos.
ESPORADA: castanha (mais escura que a cor das lâminas e também que dos outros exemplares do tópico “Cortinarius ou Hebeloma”).
CHEIRO E SABOR: indistintos.

Procurei sem sucesso outros exemplares nas imediações.
Como notas salientes neste exemplar destacam-se o chapéu viscoso e o pé: pelo grande comprimento em relação às dimensões do cogumelo no seu todo, pela sua forma e ainda pela zona estriada na parte aérea do chapéu, para além da zona escamosa correspondente à parte enterrada.
Procurei nos sites com longas listas de espécies de cortinários, como, por exemplo,
www.mushroomhobby.com e www.cortinarius.com , não tendo encontrado nenhum com estas características precisas, sendo o mais próximo em termos de aparência global C. Collinitus. Finalmente, já depois de ter escrito esta descrição encontrei uma página francesa
http://pagesperso-orange.fr/champyves/champignons/fichier_htm/lames/cortinarius_eliator.htm
em que a descrição e fotos da espécie se assemelha à do meu exemplar, sendo aí dada a classificação de C. eliator. Nessa descrição é referida a possibilidade de coloração violeta nos restos da cortina, que as fotos dos exemplares nessa página não apresentam (sendo também nesse aspecto semelhantes às do meu exemplar). Outra página onde esta espécie é descrita e ilustrada é a seguinte:
http://mycorance.free.fr/valchamp/champi335.htm
Lebre

Fotografias:
Cortinarius cf. elatior 19122009111
Cortinarius cf. elatior 19122009112i
Cortinarius cf. elatior 19122009113
Cortinarius cf. elatior 19122009114

Cortinarius cf. elatior 19122009a048
Cortinarius cf. elatior 19122009a050
Cortinarius cf. elatior 19122009a049
Cortinarius cf. elatior 19122009a051

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cortinarius cf. elatior Empty Re: Cortinarius cf. elatior

Mensagem  Polecat Sex 25 Dez 2009, 21:21

Olá Lebre,

Eu e os Cortinarius nunca jogámos muito ao berlinde juntos, mas pelo que leio na minha bibliografia não dedicada a esse género, dá-me ideia que se não identificaste positivamente, ficaste muito perto de fazê-lo.

Apenas alguns pormenores me fizeram franzir o sobreolho. A questão das lâminas anastomosadas, o chapéu enrugado ou da parte inferior do pé com tons violáceos, não encaixaram perfeitamente com as fotos ou com a descrição (que deixa-me dizer, está 5 estrelas! Que todos o fizessem assim).

Claro que estes caracteres podem sempre variar um pouco e daí acreditar que identificaste correctamente Cortinarius elatior.

A minha opinião fica, mas apenas com base na consulta de bibliografia generalizada e na experiência que daí pode advir. Decerto que brevemente hão-de vir Cortinariófilos em teu auxílio Wink


Boas Festas
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cortinarius cf. elatior Empty Re: Cortinarius cf. elatior

Mensagem  Pedro Claro Sáb 26 Dez 2009, 00:59

Permite-me que corrija o nome: é Cortinarius elatior e não 'eliator'. Wink Vou corrigir o nome no tópico.

Quanto à correcção da identificação, não posso acrescentar nada ao que o Polecat disse: parece tratar-se da espécie que referes, mas há imensos cortinários muito semelhantes e é sempre difícil ter certezas absolutas em relação a este género.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cortinarius cf. elatior Empty Re: Cortinarius cf. elatior

Mensagem  Lebre Sáb 26 Dez 2009, 20:04

Caros Polecat e Pedro,
Agradeço a ambos a corroboração possível na identificação do exemplar deste tópico.
Por mim fico muito feliz por me ter aproximado na identificação deste exemplar, sabendo, como agora sei, da existência de muitas espécies deste género com características muito semelhantes.
Agradeço também a correcção do nome, que eu escrevi incorrectamente.
Aproveito para desejar a todos Boas Festas,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cortinarius cf. elatior Empty Re: Cortinarius cf. elatior

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos