Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III

3 participantes

Ir para baixo

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III Empty Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III

Mensagem  PEDRA Qua 09 Dez 2009, 20:27

O prometido é devido...
Apresento-vos aqui mais um desafio que, parece-me, também não vai ser fácil de identificar. Pelo menos desta vez já tenho fotografia de cogumelos em diferentes fases de maturação.
Este conjunto de cogumelos crescia igualmente num terreno do parque mais conhecido da Cidade do Porto.
Quanto à espécie... tudo indica que será Agaricus... agora o resto, fico a aguardar pelos vosso comentários, que agradeço.

Então aqui vai:
HABITAT: cresciam de forma agrupada num terreno onde a árvore predominante é o eucalipto (fico surpreendido com a variada de cogumelos que encontro junto a eucaliptos… para quem diz que o eucalipto não dá nada…);
CHAPÉU: branco no início, de forma hemisférica, e depois estendido nos cogumelos mais adultos. Quase sempre, estes últimos, têm a margem do chapéu “gretada” e com umas manchas de cor mais escura;
PÉ: cilíndrico, oco no mais adulto, com anel pendente e tendência a amarelar no fim do pé, junto à volva:
HIMENÓFORO: lâminas apertadas, de cor rosa clara e depois, nos mais adultos, na cor castanha/acinzentada;
ESPORADA: castanho escuro (ver última foto);
CHEIRO E SABOR: não foram realizados.

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III P1010876xAgaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III W640

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III P1010875nAgaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III W640

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III P1010877kAgaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III W640

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III P1010879jAgaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III W640

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III P1010917Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III W640

Boa caça
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III Empty Re: Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III

Mensagem  AtOmiK Sex 11 Dez 2009, 13:23

Boas

pelas caracteristicas que dizes em cima, para mim parece-me um Agaricus xanthoderma..

na 1ª foto na margem do chapeu na parte inferior direita parece-me ver um amarelado e na 4ª parece-me ver tambem um amarelo cromado na base do pé...

quanto ao cheiro tambem ajudava bastante pois se for Agaricus xanthoderma tem um cheiro um pouco desagradavel

mas tambem não sou a pessoa indicada para te dizer certezas pois sou novato no assunto

abraço
Wink

AtOmiK
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Idade : 39
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III Empty Re: Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III

Mensagem  PEDRA Sex 11 Dez 2009, 14:21

Eh lá... Agaricus xanthoderma ????

Quer dizer que, a confirmar-se (validar-se) esta identificação, eu tive nas mãos um dos cogumelos que pertence à lista dos "mais perigosos". Interessante... afinal de contas este amigo até tem um ar inofensivo.

Obrigado pelo comentário, AtOmiK.
Cumps

ps: por falar neste assunto, lembrei-me agora mesmo, não querem comentar (completar) o tópico dos "mais perigosos de portugal"????
ver aqui:
https://cogumelosportugal.forumeiros.com/outros-assuntos-f1/10-cogumelos-mais-perigosos-de-portugal-t794.htm

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III Empty xanthoderma???

Mensagem  efe Sex 11 Dez 2009, 17:06

Também não passo de um leigo na matéria mas retive a ideia de que o xanthoderma teria que apresentar coloração amarela inequívoca, logo que cortado (ou simplesmente riscado). E não vejo ali nada declaradamente amarelo.
A mim, parece-me mais um arvensis.

Aguardemos os entendidos.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III Empty Re: Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III

Mensagem  AtOmiK Sex 11 Dez 2009, 21:59

para mim o Agaricus arvensis tem uma cuticula mais brilhante o que não me parece ser o caso pois na 1ª foto o cogumelo tem o chapeu com umas "pintas" de cor mais escura e eu acho que o Agaricus arvensis não tem mas ja no caso do Agaricus xanthoderma já possui...

o cheiro para mim neste caso ia ajudar bastante...

abraço

Como diz o efe e bem "Aguardemos os entendidos." Wink

AtOmiK
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Idade : 39
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III Empty Re: Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III

Mensagem  PEDRA Sáb 12 Dez 2009, 21:10

Estive hoje no local mas não encontrei nenhum exemplar igual; o que é para estranhar porque há 15 dias atrás o terreno estava cheio destes seres.
Mesmo assim eu acho que temos aqui elementos suficientes para podermos fazer a aproximaçáo à identificação.

Boa caça
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III Empty Re: Agaricus sp. - Não ponho as mão no fogo III

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos