Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser?

4 participantes

Ir para baixo

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? Empty Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser?

Mensagem  Polecat Ter 08 Dez 2009, 12:15

Olá amigos!

Há coisa de uma semana, um dos meus irmãos passeava com os cães numa das "matas destruídas" perto de casa. Nessa noite, enviou-me um ficheiro zip intitulado de "A invasão do cogumelo gigante".

Após tentativas falhadas ao convencê-lo a postar aqui, lá venho eu veicular o caso interessante.


Trata-se de um pinhal de Pinus pinaster com muito ocasionais Pinus pinea ou Quercus suber em solo bem arenoso, onde desde há vários anos costumo "ir aos cogumelos" e passear com os cães. Sensivelmente há 2-3 anos, o pinhal desapareceu! Uma vasta área de 40 ou 50 hectares foi totalmente arrasada, ficaram apenas pilhas de ramos e ramadas dispersos pela vasta área. Espécies que lá ocorriam, como várias Amanita, Lepista nuda, Tricholoma etc, deixaram  simplesmente de ocorrer.

Desde então até esta parte, este pinhal tem dado pouco mais que alguns pequenos Phoilota, Mycena, Conocybe etc.

Este ano, pelo que parece, abrupta e dominantemente apareceram estes amigos, que apenas por analisar as fotos, penso serem Macrolepiota konradii:

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009157

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009151

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009145

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009144

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009143

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009142

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009141

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009139

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009136

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009134

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? 27112009131


Para além das variáveis normais na Micologia, como a luz, humidade, pluviosidade, temperatura etc, a explicação que encontrei para tão dominante ocorrência, foi o facto desta espécie saprófita ter encontrado um ecossistema severamente perturbado mas suficientemente degradado ou amadurecido, com condições ideais para se converter num nicho onde a espécie poderia proliferar, continuando assim a decomposição da matéria numa fase mais adiantada.

Assim sendo, acredito que daqui a um ou mais anos, o ecossistema em evolução suportará outras espécies saprófitas com outras exigências, preparando e amadurecendo continuadamente o manto para outras espécies realmente exigentes e dependentes de espécies arbóreas vindouras, nomeadamente, espécies micorrízicas...

Lançada a hipótese, resta saber a razão por detrás do abate ocorrido há poucos anos. Poderá ser controlo das pragas que atacam pinheiros, poderá ser simplesmente para produção de madeira ou se os meus piores medos se confirmarem, poderá ser para construção habitacional. Seja como for, a pergunta essencial é:
Se tal intervenção humana, mesmo que inconscientemente, afectou tão decisivamente o ecossistema, tê-lo-á feito com impactes nocivos aos cogumelos (desestabilizado o meio, destruindo várias espécies bem estabelecidas), ou tê-lo-á feito com impactes positivos (renovando a vida e nichos condenados)? Provavelmente um misto dos dois, dependendo do ponto de vista....


Até breve!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? Empty Re: Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser?

Mensagem  Nuno Ter 08 Dez 2009, 16:49

É realmente penoso deixar de ver espécies a ocorrerem em determinado local. Acontece muito o mesmo cá no Norte. Enfim...

Excelente tópico, Polecat! Wink

Um abraço!
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? Empty Re: Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser?

Mensagem  Pedro Claro Ter 08 Dez 2009, 16:57

Não sei, mas parecem-me Macrolepiota rachodes (=Chlorophyllum rachodes). Faltava ver a base do estipe (que seria pronunciadamente bolboso) e se a carne apresenta alguma tendência para avermelhar...

Relativamente ao ensaio, creio que não podemos ser tão fatalistas. Eu, que me considero ecologista e com preocupações ambientalistas, sei que os cogumelos nem sempre permitem que as suas intenções sejam compreendidas pelos humanos. Por vezes, sem motivo aparente, temos espécies que estão vários anos sem ocorrer num determinado local onde antes eram frequentes, para depois, subitamente, e mais uma vez sem motivo aparente, voltarem a surgir com abundância.

O mundo (ou o nosso planeta, se quiserem) não é estático e, apesar do papel muitas vezes intrusivo dos seres humanos, não somos os únicos a alterar ecossistemas; por vezes eles alteram-se por fenómenos naturais ou em consequência de uma evolução natural. Algumas espécies deixarão, nesses casos, de ter as condições ideais para aparecerem sob a forma de cogumelos (o que não significa que tenham morrido ou, sequer, que não estejam a crescer de forma vegetativa), mas outras diferentes passarão a tê-las...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? Empty Re: Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser?

Mensagem  Loco Gato Ter 08 Dez 2009, 21:38

Concordo que deve ser Chlorophyllum rhacodes ou próximo disso. Já vi um igualzinho num prado próximo da Mitra uma vez, mas na altura não o sabia identificar.

Aqui há perto dum ano ilustrei um conjunto de frutificações de Macrolepiota konradii na Mitra:
Cogumelo natalício (2008)


Última edição por Loco Gato em Ter 08 Dez 2009, 21:39, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : uma ninharia)

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser? Empty Re: Papel de Chlorophyllum cf. rhacodes, poderá ser?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos