Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Macrolepiota procera claro e escuro

2 participantes

Ir para baixo

Macrolepiota procera claro e escuro Empty Macrolepiota procera claro e escuro

Mensagem  Mr Cross Dom 08 Nov 2009, 00:56

Olá a todos

No passado fim-de-semana encontrei um conjunto alinhado de Macrolepiota procera ainda jovens e depois de tirar umas fotos, recolhi uma meia dúzia, os que estavam mais abertos. Lembro-me de ter lido algures que se deve evitar consumir os mais novos - porque serão indigestos.
Ainda no mesmo souto encontrei mais uns Macrolepiotas mas bastante mais escuros. Como tem o pé "zebrado" sei que são comestíveis, mas a questão é se se trata de uma variedade dentro de mesma espécie Macrolepiota procera ou será que é uma espécie diferente?
Cumprimentos

Macrolepiota procera claro e escuro Macrolepiota3

Macrolepiota procera claro e escuro Macrolepiota1

Macrolepiota procera claro e escuro Macrolepiota2e

Mr Cross
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 35
Fungónimo : Maizumsacodepleurotus
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota procera claro e escuro Empty Indigestao

Mensagem  Cerevisiae Dom 08 Nov 2009, 14:31

Bom dia amigos

Não sei responder concretamente ao que foi perguntado sobre os exemplares encontrados com cor mais escura, ate porque não foram postadas fotografias para podermos ver. Seria útil se as conseguisse colocar Mr Cross.
No entanto não resisto a contar uma situação que se passou comigo esta ultima Sexta-feira e que se relaciona com o que acabou de dizer sobre alguns problemas digestivos com a ingestão de alguns exemplares mais jovens de Macrolepiota procera.
Após mais uma visita profícua ao campo na procura de jantar e de algumas fotos acabei por colher alguns procera. De facto, alguns dos exemplares recolhidos estavam ainda um pouco fechados. Fizemos uma boa omelete ao jantar para quatro pessoas e na verdade 1 hora depois eu já estava com problemas gastrointestinais tendo passado mal a noite inclusivamente com vómitos e diarreia. Nenhuma das outras pessoas teve problemas alem de mim. E devo dizer que na semana anterior me tinha acontecido o mesmo, embora com menos gravidade mas não tinha a certeza que teria sido devido aos procera. Pensei que pudesse ser qualquer outra coisa que tivesse comido.
Agora estou muito triste pois parece-me que devo ter desenvolvido uma reacção qualquer aos procera e não poderei voltar a come-los (pelo menos tão cedo).
Isto já aconteceu com mais alguém?
Estou de facto triste e ainda ontem apanhei uns bons exemplares de Boletus edulis e estou com receio de os comer.
Uma ultima nota - tenho a certeza que os exemplares colhidos foram mesmo Macrolepiota procera e volto a salientar que mais ninguém teve problemas.
Abraço

Cerevisiae
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota procera claro e escuro Empty procera claro e escuro

Mensagem  Mr Cross Seg 09 Nov 2009, 01:37

Olá Cerevisiae

Se compararmos a foto 2 com a 3 vemos que há uma cor castanha mais escura no cogumelo da foto 3. É mais visível enquanto novo mas mantem-se a diferença quando já é adulto.
Cumprimentos

Mr Cross
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 35
Fungónimo : Maizumsacodepleurotus
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota procera claro e escuro Empty Re: Macrolepiota procera claro e escuro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos