Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boletus edulis

5 participantes

Ir para baixo

fixe1 Boletus edulis

Mensagem  PEDRA Sex 06 Nov 2009, 15:02

Viva

Deixo aqui um conjunto de imagens relativas a uma espécie de cogumelo que eu identifico como Boletus Edulis (será ou não? Fico a aguardar os vossos comentários).

Local: Pinhal de Cortegaça, onde predomina o pinheiro e existem também outras árvore de porte inferior. Chamo a vossa atenção deste tipo de árvore (que não consigo identificar - ver foto 3) uma vez que a presença destes cogumelos ocorria invaravelmente na base (raíz) das árvores já referidas.
Características físicas: Chapéu de cor castanha com aspecto viscoso (que atribuo ao facto de ter chovido bastante); Pé branco com retícula na parte superior; Himénios em forma de poros (tubos), cuja a cor varia do branco, nos cogumelos mais jovens, até ao amarelo - verde oliva, nos cogumelos mais graúdos; A carne é branca e a sua cor não apresenta grandes variações ao corte (consegue-se ver uma pequena oxidação em cor rosa carne junto ao chapéu).
Cheiro e sabor: Cheiro agradável (frutos secos, talvez) e sabor fúngico, característico dos cogumelos que compro no supermercado.
Esporada: De cor castanho / verde escuro.

Boletus edulis Dsc01109gBoletus edulis W640

Boletus edulis Dsc01111wBoletus edulis W640

Boletus edulis Dsc01133rcBoletus edulis W640

Boletus edulis Dsc01126kBoletus edulis W640

Boletus edulis Dsc01129kBoletus edulis W640

Boletus edulis Dsc01143iBoletus edulis W640

Boletus edulis Dsc01144iBoletus edulis W640

Boletus edulis Dsc01145eBoletus edulis W640

Boletus edulis Dsc01146xBoletus edulis W640

Por fim aqui ficam algumas dúvidas para as quais não tenho resposta:
1. Alguém consegue identificar a árvore da foto 3? (ver folhas e vagens);
2. Os cogumelos quando "tocados" pela bicharada (penúltima foto), podem igualmente ir para a panela ou, por outro lado, devemos deixá-los no campo?
3. Nesta espécie, no que diz respeito à gastronomia, podemos consumir todo o tipo de cogumelos (novos e graúdos) ou devemos apenas escolher os mais tenrrinhos.

1 abraço
Obrigado pelas vossas respostas e boa caça...
Pedro


Última edição por PEDRA em Dom 08 Nov 2009, 21:31, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Alterar o título do tópico para: Boletus edulis)

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Boleto edulis

Mensagem  Alfaiate Sex 06 Nov 2009, 17:37

Boas...são Boleto edulis com certeza!! tacho.. Wink
bom apetite

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Boletus edulis

Mensagem  *ento*loma* Sex 06 Nov 2009, 19:02

Olá PEDRA,

Cocordo com a identificação de Boletus edulis.
A árvore que queres saber, julgo que é uma Acácia. Sabe-se que o grupo das acacias estabelece relação etcomicorrizica. O teu comentário é intrigante na mesma, visto que a acácia é uma planta invasora neste canto do planeta, no entanto, segundo o que o teu cometário sugere, parece ter feito alguns parceiros na sua adaptação, o que do ponto de vista da conservação é problemático...

Pode comer os cogumelos tocados pela bicharada, tendo em atenção para não consumir os próprios insectos ou o cogumelo se estiver em estado de decomposição avançado, usando o senso comum.

Quanto às partes do cogumelo a ingerir, pode consumir todo o cogumelo. Contudo é há quem aconselhe a evitar o consumo do himénio (os tubos neste caso) nos exemplares mais maduros, uma vez que, têm esporos maduros capazes de aguentar condições muito adversas e pode provocar pequenas desordens gastrointestinais em alguns individuos mais sensiveis.

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Boletus edulis

Mensagem  PEDRA Sáb 07 Nov 2009, 18:12

Obrigado pelas vossas respostas, *ento*loma* e Alfaite.
Boletus edulis 100% de certeza que foram para o tacho e souberam a "pato".

Relativamente à questão das árvores, depois da dica do *ento*loma*, pesquisei na minha biblioteca no livro "A Arvore em Portugal" e lá está a referida árvore - Acácia Austrália - (Acacia melanoxylon). Originária da Austrália, dá-se em todos os tipos de solo excepto os sem cálcário, tem raizes muito superficiais e crescimento rápido. Fiquei também a saber que neste pinhal onde apanhei os edulis também existem Acácias Mimosas (Acacia dealbata) que, segundo o livro, é uma espécie de crescimento rápido que afecta a possibilidade de existência da vegetação espontânea.
Pois é, neste pinhal existem pelo menos duas espécies invasoras, já são dois problemas segundo o ponto de vista da conservação. E confirmo a minha teoria, isto é, grande parte dos edulis que encontrei (nem todos, claro) cresciam em terreno junto ao troco e raizes das Acácias.

Não resisto a contar este pequeno episódio.
Estive hoje no terreno. E a certa altura vem de lá um recolector de latão plástico na mão, a abarrotar de cogumelos, para me perguntar algo que não entendi logo à primeira. Pelo estilo do homem, dente de ouro, alto e largo, louro e de olhos azuis, a arranhar um português estranho, percebi que era ucraniano. Está claro que me contou logo a história da vida dele, (metade das coisas que disse não percebi, mas tudo bem) bla bla bla... que costuma andar por ali, ele e a mulher, e que só ontem tinha apanhado três baldes cheios de todo o tipo de cogumelos (disse ele com ar fanfarrão), agora percebo porque me tive de esforçar tanto para encontrar algo de interessante para fotografar e para colher (é uma pena). Mas é verdade, a pergunta do homem: queria saber se "em portugal se come este cogumelo", disse ele com um Tricholoma equestre na mão. De imediato pensei - olha a quem vem o gajo perguntar isto, logo a mim que ando nestas coisas da micologia à meia dúzia de dias - lembrei-me logo que existe quem defenda que o equestre é tóxico e não é próprio para consumir - a verdade é que eu já o comi em tempos, numa grande tainada cozinhada mesmo ali no pinhal - contudo achei por bem dizer ao terrivel recolector que não sabia e que na dúvida ele não devia apanhar para consumir (pode ser que assim os equestres fiquem no terreno para eu os fotografar... hehehe).

1 abraço e boa caça
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 guardar imagens

Mensagem  figueira Dom 08 Nov 2009, 09:32

Bom dia
Ontem estive num encontro micológico na Serra de Arga- Caminha. Foi muito interessante sobretudo para quem acaba de entrar neste mundo fantástico.
O formador referiu a propósito de uma espécie muito parecida com esta, que se devia retirar a película amarela. Será que se deve ter o mesmo procedito com este Boletus?
Perdoem perguntas tão primárias e a falta de termos científicos mas não tenho comigo um guia que vou lendo entre muitas outras leituras.
Posso fazer uso das vossas imagens?
Obrigada. Figueira.

figueira
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Idade : 72
Humor : Negro
Fungónimo : figueira
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Boletus edulis

Mensagem  Pedro Claro Dom 08 Nov 2009, 12:25

figueira escreveu:Bom dia
Ontem estive num encontro micológico na Serra de Arga- Caminha. Foi muito interessante sobretudo para quem acaba de entrar neste mundo fantástico.
O formador referiu a propósito de uma espécie muito parecida com esta, que se devia retirar a película amarela. Será que se deve ter o mesmo procedito com este Boletus?
Perdoem perguntas tão primárias e a falta de termos científicos mas não tenho comigo um guia que vou lendo entre muitas outras leituras.
Posso fazer uso das vossas imagens?
Obrigada. Figueira.

1 - A espécie parecida será, provavelmente, um Suillus. O género Suillus tem algumas semelhanças com o género Boletus (por exemplo, tem um himenófero constituído por tubos e não por lâminas) e pode ser confundido com algumas espécies do género Boletus. A maioria das espécies de Suillus são comestíveis mas a 'película' que cobre o chapéu (chamada cutícula) tem propriedades fortemente laxantes, pelo que deve ser retirada.

2 - As fotografias colocadas são (ou pelo menos espera-se que sejam) da autoria dos membros que as colocam - salvo indicação em contrário - e, apesar de não haver nenhuma referência explícita a isso, estão sujeitas a direitos de autor (ou copyright). Para fazeres uso de qualquer das imagens aqui colocadas deves antes de mais contactar o autor das imagens e solicitar autorização para o seu uso, explicitando quais os media e quais as finalidades dessa utilização. Se obtiveres a autorização, deverás fazer referência ao autor das fotografias. Creio (mas cada um saberá de si, claro) que para usos educacionais ou sem fins comerciais ninguém te irá recusar a utilização das imagens desde que seja feita referência ao autor das mesmas. Mas atenção: o facto de um membro autorizar não significa que todos os outros autorizem (a propriedade das fotografias é de cada um dos membros do fórum e não de uma entidade 'global' - o Fórum Cogumelos de Portugal) e, por isso, os pedidos devem ser feitos individualmente.

No meu caso específico: se um professor que pretende fazer um powerpoint para os seus alunos, um aluno que pretende fazer um trabalho sobre cogumelos ou alguém que pretende ilustrar um artigo ou trabalho (por exemplo, para publicação num jornal) me pedir autorização para utilizar fotografias minhas, certamente será concedida essa autorização de forma gratuita DESDE que seja feita uma referência ao autor das fotografias. Se a utilização tiver fins comerciais (ilustração de um livro, para ilustrar um produto que será vendido, etc.), evidentemente que pretendo ser recompensado pela utilização de algo que é fruto do meu trabalho e que irá ajudar outra pessoa a ter lucros. Se qualquer foto minha publicada neste fórum ou noutro qualquer local for usada sem a minha autorização, terei que agir em conformidade: se a utilização for sem fins comerciais, será pedido que seja feita referência ao autor ou então que a foto seja retirada (e que, na próxima ocasião, seja feito um pedido para a utilização das mesmas); se a utilização for com fins comerciais, evidentemente que terei que pedir uma indeminização por uso indevido de trabalho protegido por direitos de autor.

Portanto, pelo menos pela parte que me toca, teria que saber para que pretendes utilizar as fotografias antes de conceder ou não autorização para as utilizares.

Se o que pretendes é guardá-las em disco para futura referência pessoal - e, portanto, não há divulgação das mesmas nem obtenção de lucro com elas -, é evidente que nem precisas de autorização para o fazer porque as imagens podem ser descarregadas livremente.

Qualquer dúvida, é só perguntares.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Boletus edulis

Mensagem  PEDRA Qui 12 Nov 2009, 19:22

No que me diz respeito não me importo nada que utilizem as minhas fotos,
isto é, desde que se faça a devida referência do seu autor e, evidentemente, me informem qual será o destino das mesmas.
Cumps
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

fixe1 Re: Boletus edulis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos