Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Produção comercial de cogumelos

+8
ACS.ENGAL
Pingu
Joel Carvalho
Lebre
manel
Pedro Claro
Alfa
antonio
12 participantes

Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Produção comercial de cogumelos

Mensagem  antonio Qui 19 Fev 2009, 18:05

Estou desempregado. Gostava de poder produzir cogumelos. Provavelmente terei algumas condições (na Beira Alta). Gostaria de saber tecnicas de cultivo, espécies a cultivar. preços de venda, etc.. Gostaria de ter elementos para poder saber a partir de que quantidade produzida, se torna rentável esta produção.

Caso haja algum companheiro que me possa ajudar nestas questões, fico imensamente grato.

Obrigado
Antonio.

antonio

Número de Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  Alfa Sáb 28 Fev 2009, 12:29

Boas

Ora aqui está uma questão á qual eu também gostaria de saber a resposta, pessoal há por aí alguém que ajude com uma resposta?

E já agora onde ou como arranjar sementes do cogumelo Shiitake e Champignon.

Abraços
Nuno

Alfa
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Idade : 54
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  Alfa Dom 01 Mar 2009, 15:11

Boas...

Então pessoal onde está o vosso espirito informativo... ?

Abraços

Alfa
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Idade : 54
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Dom 01 Mar 2009, 18:24

Alfa escreveu:Boas...

Então pessoal onde está o vosso espirito informativo... ?

Abraços

Apesar de haver alguns interessados em cultivo no fórum (não é o meu caso), não me parece que haja alguém que tenha os conhecimentos que o António necessita, porque não creio que estejam entre nós produtores de cogumelos de cultivo.

Além disso, há vários tópicos sobre técnicas de cultivo e espécies a cultivar aqui no fórum - parece-me que o António poderia encontrar essa informação muito facilmente se procurasse um pouco, embora tenha que existir uma preparação especial para produção em larga escala e relativamente a isso, tanto quanto me lembro, não deve haver muita informação aqui no fórum.

Por fim, é importante não nos esquecermos que os membros do fórum (incluindo moderadores e administrador) não vivem do fórum nem para o fórum. Dentro das possibilidades e limitações (temporais, entre outras) de cada um, procuram ajudar naquilo que for possível, mas NÃO HÁ NENHUMA OBRIGAÇÃO explícita ou implícita e, por essa razão, não vejo necessidade de se colocar um post a quase 'exigir' uma resposta - embora compreenda que a intenção tenha sido a melhor. Se alguém com informação relevante para o que é pedido se puder pronunciar, certamente fá-lo-á assim que possível.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  Alfa Dom 01 Mar 2009, 22:10

Boas Pedro Claro

Quando solicitei uma resposta á questão jamais me passou pela cabaça usar ou dar a entender qualquer tipo de exigência, pois eu tenho plena consciência que cada um tem a sua vida e afazeres bem mais prioritários do que um forum, eu incluindo.

A minha intenção foi apenas de incentivar a participação numa questão que até certo ponto também me interessa, porque no fundo a questão solicitada pelo António é até certo ponto simples de responder isto relativamente á produção, ou seja António quando dominares o cultivo de uma quantidade relativamente pequena (teste) para o fazer a maior escala é aplicares as mesmas regras mas á escala do que pretendes, quanto á parte comercial a essa questão não seu responder.

Abraços

Alfa
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Idade : 54
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  Alfa Qui 12 Mar 2009, 18:08

Boas,

Alguém me sabe dizer onde se pode comprar agar e dextrose pelas bandas de Lisboa.

Abraços

Alfa
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Idade : 54
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Agar e dextrose

Mensagem  manel Qui 12 Mar 2009, 18:20

Não sou de lisboa, mas agar costuma-se arranjar nas ervanárias e lojas de produtos alimentares "naturais" ou fornecedores de produtos para cozinha vegetariana.
Dextrose, costumo arranjar em casas que vendem produtos para pastelaria e confeitaria.

Espero que ajude.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  Alfa Qui 12 Mar 2009, 20:05

Obrigado Manel

Ajudou e muito, a ver se assim me inicio finalmente numa cultura caseira.

Abraços e mais uma vez agradecido pela dica !

Alfa
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Idade : 54
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Sucesso!

Mensagem  manel Qui 12 Mar 2009, 23:32

E vai perguntando. O que for possível responder, estamos aí.

Até breve!

Manel


Última edição por manel em Sex 13 Mar 2009, 02:23, editado 1 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Agar e dextrose

Mensagem  Lebre Sex 13 Mar 2009, 00:57

Já comprei agar, embalagem de 50 gr. em pó, e dextrose (mais precisamente, Glucose monohidratada), embalagem de 100 gr., na firma Vitrilab na Pontinha (ver endereço na página http://www.vitrilab.pt ).
Esta informação foi obtida aqui no fórum, mas não me lembro onde.
Já vi que o hipermercado Continente tem agar, em flocos (ver na página
http://www.continente.pt/Search.aspx?search=agar%20flocos)

Bom cultivo,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Lebre facilitou tudo

Mensagem  manel Sex 13 Mar 2009, 01:08

Obrigado Lebre,

A tua resposta de certeza que vai ser útil. Ainda não tinha visto agar nas grandes superfícies. Também é um tipo de espaço que evito a todo o custo.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Exemplo de uma empresa familiar norte-americana

Mensagem  manel Sex 13 Mar 2009, 01:54

Sempre achei pertinente a pergunta que abriu este tópico. Nunca consegui uma resposta aceitável ou um exemplo no mercado nacional, onde vão havendo pequenos produtores, mas ainda aparentemente com pouca expressão, pelo menos nos moldes ou com o percurso deste caso.

No entanto, deixo aqui um exemplo de uma quinta de tabaco no Kentucky que Billy e Rebecca Webb converteram numa operação familiar de "fungi farming", para produzir "gourmet mushrooms". São dois conceitos que sublinho, porque acredito neles e estou certo que serão emergentes em Portugal. A forma como os cogumelos ostra e outros chegam aos supermercados não tem nada de gourmet. Os bons restaurantes e os de comida saudável (vegetarianos e outros) estão aí, o canal gourmet está aí, no meu ver, ávidos de fornecedores deste tipo produto com boa qualidade, frescura e informação.

Acredito ainda que nestes canais o preço não estará tão espartilhado, desde quem se meta nisto, ouse distribuir directamente aos seus clientes, evitando a todo o custo, a repartição de mais valias com intermediários, quem sabe num formato de cooperação entre alguns pequenos produtores, com standards de qualidade semelhantes e geograficamente próximos, visando a diminuição de custos de produção, operacionais e até partilha de experiências e soluções, porque não? Faz tempo que o segredo não é a alma do negócio.

Gourmet mushrooms é aquela oportunidade em que mais se pensa e, provavelmente a mais emergente. Mas há outras, talvez numa escala mais reduzida, ou complementar a algum negócio já existente, como os troncos inoculados com cogumelos para se venderem em centros de jardinagem, por exemplo.

António e restantes interessados. Chega de conversa e deixo-vos aqui uns links sobre o fungi farming dos Webb e mais dois sobre produção. Quanto aos Webb, por ser uma realidade norte-americana, onde mercado e propriedades são maiores, será razoável dar algum desconto e imaginar operações que podem começar numa escala menor.


Os Webb, apresentados como um caso de empreendedorismo de sucesso

Sheltowee farm site. Também ajuda a perceber como funcionam.

Agrodok sobre produção de cogumelos em pequena escala - em português!

Shiitake em troncos

Fora isto, com boas "googladas e youtubadas", consegue-se ficar com uma noção clara deste tipo de operações, um pouco por todo o mundo.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  Joel Carvalho Sex 13 Mar 2009, 22:14

Depois quando iniciar a sua exploração queremos saber resultados...

Pode ser que eu ainda começe a cultivar cogumelos...

Abraços

do Nariz à Boca

Joel Carvalho
esporo
esporo

Número de Mensagens : 10
Idade : 32
Humor : Tudo
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/03/2009

http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty re:agar

Mensagem  Pingu Sáb 14 Mar 2009, 02:38

Boas
Alguém me pode dizer se o agar do Continente já se encontra esterilizado? (ou se por ignorancia minha encontra-se sempre esterilizado lol! )
Abraços
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty O meio de cultura é que deve ser esterelizado

Mensagem  manel Sáb 14 Mar 2009, 19:56

Viva Pingu,

É só fiz isto duas vezes, mas preparei o meio de cultura, pus em placas de petri, selei-as com uma fita isolante à volta e esterelizei tudo em panela de pressão. Logo não me preocupei se os "ingredientes" estavam esterilizados ou não.

Se calhar existe outro procedimento, não sei...

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Dados de produção e uma pergunta.

Mensagem  ACS.ENGAL Qui 23 Jul 2009, 20:45

Caros colegas.

Trabalho em uma Fazenda no Brasil que realiza a produção e comercialização do compostos (cogumelos) e de cogumelos comestíveis (Champignon de Paris "Agaricus bisphorus", Porto Bello).

Atualmente trabalho no setor de beneficiamento de cogumelos. Onde é realizado o branqueamento e preparação de salmoura.

Em conversas com alguns colegas, temos que na Europa e EUA. A comercialização é praticamente realizada com o cogumelo in-natura.

Para responder a questão inicial deste posso fornecer alguns dados com base na comercialização do composto. Onde temos o substrato já inoculado, sendo que o produtor deve apenas realizar o cultivo para obtenção do produto final. Estima-se que para cada saco (forma de comercialização destes tipos de cogumelo no Brasil) contendo de 14,0kg até 17,0kg de composto já inoculado é possível obter até 3,75kg de cogumelo (considerando o champignon de Paris). Na comercialização podemos estimar o valor de R$ 7,80 a R$10,00/saco de composto de no minimo R$6,50/kg o preço da venda do cogumelo.

Não estou considerando os custos de produção, mas apenas o custo dos insumos que você estaria comprando caso cliente no Brasil..

Antonio segue poucos dados para que você comece a estudar o cultivo e comercialização deste item.

Você deve calcular ainda: Infra-estrutura adequada para o cultivo. Mão de obra para o cultivo e colheita. Embalagem e Logística.

No Brasil como a cultura do povo é baseada no consumo de cogumelos branqueados. Temos um sério problema com produtos de origem da China e Chile. Estes estão com preço de venda para os cogumelos branqueados muito baixos o que esta dificultando a vida dos produtores no Brasil.

Gostaria de saber se alguém conhece alguns métodos de Branqueamento?

Espero ter ajudado.

Até Breve.
ACS.ENGAL
ACS.ENGAL

Número de Mensagens : 3
Idade : 44
Fungónimo : Porto Bello
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Projectos de Instalação de Jovem Agricultor

Mensagem  Marco Dias Qua 27 Jul 2011, 20:03

Boa tarde,
A GERA-Gestão Rural Activa, em parceria com a Organic Nature, está a elaborar candidaturas para instalação de Jovem Agricultor, para produção de cogumelos Shiitake em troncos de árvores.
Existe um prémio de 30.000€ ou 40.000€ atribuído no inicio da actividade e ainda financiamento de 50 a 60% do investimento a realizar.
Asseguramos apoio técnico no arranque e na fase de produção, com integração em rede de clientes.
Contacte-nos através do numero 925594907 ou visite o nosso site
Marco Dias
Marco Dias
Marco Dias

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : GERA-Gestão Rural Activa
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/07/2011

http://WWW.GERA.COM.PT

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  almabranca Ter 29 Nov 2011, 18:41

Vou replicar basicamente o que publiquei na minha apresentação...

Sou um gestor de empresas, face às circunstancias do meu actual mercado, pretendo reinventar o meu negócio.
A minha intenção é produzir cogumelos com fins comerciais e aproveitar as sinergias e condições que possuo.
Possuo vários hectares de terreno, armazéns, camaras de frio e uma empresa de logística bem como negócios no sector das frutas (rede de frutarias).

O meu objectivo é produzir a médio prazo o chamado champignon (agaricus bisporos) sendo que já encetei os primeiros contactos para comprar já tabuleiros inoculados.
A ideia consiste no reaproveitando dos armazéns e o equipamento de frio (que passará a fazer calor) para o cultivo de cogumelos.
A longo prazo pretendo ter o meu próprio laboratório e inocular os substratos bem como criar uma rede de recolha de resíduos potenciais de se transformar em substrato (como por exemplo a borra de café).

A minha presença neste forum é beber informação e até quem sabe colaborar com outro empreendedor interessado nos meus projectos.

almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Idade : 46
Fungónimo : Agáricus Bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2011

http://www.almabranca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  leitEEE Sex 02 Dez 2011, 02:02

agar agar e dextrose são produtos agora em voga e usados nas cozinhas e pastelarias.
CAPRI, é uma loja que vende alguns produtos entre os quais, dextrose (em baldes de 3 ou 5 kg se nao estou em erro) e agar agar em pó, em pequenas caixas de 500g ,creio.

leitEEE
hifa
hifa

Número de Mensagens : 21
Fungónimo : leitE
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  FernandoCastro Sex 02 Dez 2011, 03:40

almabranca escreveu:A longo prazo pretendo ter o meu próprio laboratório

Boa noite e bem-vindo.

Gostava que me desses algumas informações:
Pretendes cultivar agaricus em borra de café?
Como se chama/funciona a empresa de logística e a rede de frutarias?
Tens conhecimento/formação técnica?
Planos para o laboratório e localização?

Tenho interesse particular nos produtos que poderão sair do laboratório.
O meu mail: fernandomrcastro@gmail.com

Um abraço e bons cultivos.
FernandoCastro
FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2009

http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  almabranca Sex 02 Dez 2011, 13:46

A minha ideia, com a borra do café, é a de aproveitar sinergias de umas das empresas em que sou gestor que faz distribuição capilar e assim aproveitar um curso.
A ideia é "vender a mota" como se fossem produzidos com borra de café, pura estratégia de marketing.
Tenho uma linha de embalamento já montada pois embalo alguns produtos para as minhas frutarias.
Já fiz um pequeno investimento e tenho uma cozinha/laboratório a produzir com sucesso micélio e spawn.
Inclusive estou a fazer testes com cartão craft usando-o como composto!
Em área de instalações apenas posso dizer que tenho mais de 7000m2 de área coberta em que perto de metade são equipados com painéis e motorização de controlo de temperatura.

almabranca
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Idade : 46
Fungónimo : Agáricus Bisporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2011

http://www.almabranca.com

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  FernandoCastro Qua 14 Dez 2011, 01:22

Qual a espécie(s) com que vais trabalhar?
FernandoCastro
FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2009

http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Produção comercial de cogumelos Empty Re: Produção comercial de cogumelos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos