Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Psilocybe Gallaeciae

3 participantes

Ir para baixo

Psilocybe Gallaeciae Empty Psilocybe Gallaeciae

Mensagem  manel Sáb 07 Fev 2009, 20:03

Amigos,

Via observatório, no blogue O Panfletário encontro uma transcrição muito antiga, de 2003 e incompleta de uma notícia sobre este cogumelo que citei no JN.

Achei que não teria interesse linkar uma coisa tão antiga e incompleta isoladamente. Fui aos arquivos do JN e nada. Então, num fórum basco nosso congénere encontrei este tópico. de 2005, mas acredito ser mais consistente.

O meu interesse é muito mais básico que o de alguns séniores aqui. Estou apenas a querer confirmar se estas espécies ocorrem ou não no norte de Portugal. Bem Vigo, onde esta colheita foi feita, fica a 50 Km da fronteira, Valença do Minho.

Vejam e julguem o interesse por vocês próprios, principalmente o tópico do fórum basco que ainda tem um link a um pdf que refere alguma exclusividade da ocorrência destes "exemplares" na Galiza.

Digam-me da V. justiça.

Até breve!


PS - Ainda tenho dúvidas onde postar estas mensagens que dizem respeito a Psilocybes. Porém não é o cultivo que me move e como são artigos online, tópicos de fóruns e blogues, com links, decidi-me por Divulgação. Se acharem por bem mudar, estejam à vontade.
Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocybe Gallaeciae Empty Re: Psilocybe Gallaeciae

Mensagem  Polecat Dom 08 Fev 2009, 13:49

Boa referência manel!

Psilocybe gallaeciae foi identificado por Gúzman e Castro e publicado em 2003 no Boletin Sociedad Micologica de Madrid.

O nome Guzmán, neste caso, se não estou em erro, é respeitante à micóloga mexicana Laura Guzmán Davalos que alguns moderadores deste fórum já tiveram o prazer de conhecer. Trata-se da filha do famoso micólogo e antropólogo mexicano Gastón Guzmán que estudou grande parte da sua carreira o género Psilocybe.

Maria Luísa Castro é uma micóloga ligada à Universidade de Vigo que se não estou em erro também tem contactos com alguém deste fórum.



Bom registo manel! Há sem dúvida muito trabalho ainda para ser feito no nosso país.


Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocybe Gallaeciae Empty Qué los hay, hay

Mensagem  manel Dom 08 Fev 2009, 17:07

Obrigado Polecat,

E aqui tão perto. A dada altura, há a seguinte transcrição no tópico "Lo curioso es que es la única en Europa que pertenece a la sección mexicanae..." Esta secção é um conjunto de cogumelos que ocorrem mais no México, ou porque são estudados por esta Micóloga?
(Ok, já sei que deveria estudar mais sobre o assunto, mas para agora vou fazendo umas perguntas básicas. Assim os newbies também ficam mais esclarecidos...)

Engraçado que há uma micóloga galega, com várias participações em actividades portuguesas chamada Marisa Castro e um Guia - Cogomelos de Galicia e Norte de Portugal que até já está referido em Oficina. Se não lesse a tua explicação e porque esta mexicana assina por vezes, M. Castro, mais as suas actividades na Universidade de Vigo, já estava a confundi-las. Boa!

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocybe Gallaeciae Empty Re: Psilocybe Gallaeciae

Mensagem  Pedro Claro Dom 08 Fev 2009, 17:53

M. Castro será Marisa Castro, uma micóloga galega ligada à Universidade de Vigo e esposa do conhecido Xavier Martins da Pantorra.

Creio que o Polecat se terá confundido? Suspect

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocybe Gallaeciae Empty Re: Psilocybe Gallaeciae

Mensagem  Polecat Dom 08 Fev 2009, 18:38

manel escreveu:Engraçado que há uma micóloga galega, com várias participações em actividades portuguesas chamada Marisa Castro e um Guia - Cogomelos de Galicia e Norte de Portugal que até já está referido em Oficina. Se não lesse a tua explicação e porque esta mexicana assina por vezes, M. Castro, mais as suas actividades na Universidade de Vigo, já estava a confundi-las. Boa!
Pedro Claro escreveu:M. Castro será Marisa Castro, uma micóloga galega ligada à Universidade de Vigo e esposa do conhecido Xavier Martins da Pantorra.

Creio que o Polecat se terá confundido? :Suspect:
Parece ter havido uma confusão de facto.

Parece-me tratarem-se de três pessoas diferentes.

Laura Guzmán Davalos é uma micóloga mexicana com estudos realizados na Europa. A dúvida é se se trata mesma dela ou do seu pai famoso Gastón Guzmán. Mas penso tratar-se da primeira, se não estou em erro o Loco Gato ou o *ento*loma* conheceram-na num congresso em Dezembro de 2007 em Córdoba.

Maria Luísa Castro é de facto uma micóloga docente na Universidade de Vigo, provavelmente espanhola. Foi conferencista convidada no VII Congresso Luso-Galaico de Macromicologia em Vila Real no ano de 2005. Uma hora depois se não estou em erro o Loco Gato apresentou o seu trabalho, talvez ele nos possa esclarecer porque eu também não escrevo com 100% de convicção já que não conheço as pessoas pessoalmente.

Marisa Castro é também realmente uma micóloga galega, também ligada à mesma Universidade de Vigo. Sem certezas, creio que uma pessoa diferente da anterior.


Segundo o Index Fungorum, Psilocybe gallaeciae foi identificado pelos dois primeiros nomes.





manel escreveu:E aqui tão perto. A dada altura, há a seguinte transcrição no tópico "Lo curioso es que es la única en Europa que pertenece a la sección mexicanae..." Esta secção é um conjunto de cogumelos que ocorrem mais no México, ou porque são estudados por esta Micóloga?
(Ok, já sei que deveria estudar mais sobre o assunto, mas para agora vou fazendo umas perguntas básicas. Assim os newbies também ficam mais esclarecidos...)
O facto de pertencer à secção Mexicanae poderá querer dizer muita coisa, por exemplo alguma proximidade/semelhança morfológica ou como mais recentemente se tem tentado, uma proximidade/semelhança genética e filogenética. Mas dificilmente este cogumelo estará nesta secção pelo facto de um dos cientistas que o estudou primeiro ser mexicano...mas nunca se sabe, também não conheço bem os meandros da questão.


Abraço a todos Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocybe Gallaeciae Empty Quem será quem...

Mensagem  manel Dom 08 Fev 2009, 20:58

Amigos,

Vendo melhor os autores do Boletim da Sociedad Micológica de Madrid, Acho que é de autoria do -Gastón Guzmán e M. L. Castro - Botânica da Faculdade de Ciências, Faculdade de Vigo. Mais provável que seja a Maria Luisa Castro, mas não posso estar seguro.

Quanto à Laura que o Polecat referiu, andei aqui baralhado. É que ele casou com Laura Davalos, perdeu uma filha com 15 anos num trágico acidente, também chamada Laura e deve ter tido uma segunda filha a que deu o nome de Laura também. Esta, escreveu este delicioso Texto biográfico,sobre seu pai. Recomendo esta curta leitura de 3 páginas, com especial atenção ao final onde Laura descreve-o como se de um cogumelo tratasse, aqui em "Campo e Identificação". Invejo os parceiros deste fórum que tiveram a sorte de o ouvir ou conhecer.

A Marisa Castro, autora do livro que citei, nunca vi nenhuma referência à senhora por M. Castro, mas [url=aqui]http://www.cientic.com/tema_fungos_jorn02.html[/url] é apresentada como professora de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Vigo. É aqui que fica uma confusão residual. De facto, tenho lido alguns artigos onde ela surge a colaborar com a Pantorra e Xavier Martins, ou pelo menos referências conjuntas nos mesmos textos de imprensa.

Até breve!

Manel


Última edição por manel em Dom 08 Fev 2009, 23:33, editado 1 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocybe Gallaeciae Empty Re: Psilocybe Gallaeciae

Mensagem  Polecat Dom 08 Fev 2009, 22:23

É verdade manel, estive a confirmar e trata-se mesmo do pai, Gastón Guzmán, o co-autor do registo e Psilocybe gallaeciae.

Segundo o site da Universidade de Vigo, esta espécie ocorre também em Portugal. Contudo, não consegui corroborar esta informação com base em artigos publicados.
Estive a ler o artigo original indicado pelo Index Fungorum (Boln Soc. Micol. Madrid 27: 185 (2003)) onde é referido que esta espécie só se conhece da Galiza, onde aparentemente é comum.
Noutro artigo, da autoria exclusiva de Maria Luísa Castro, Psilocybe gallaeciae é referido como frequente no Litoral galego a altitudes entre os 200 e 400 metros.


Obrigado pela mini biografia sobre estes importantes micólogos Wink mas não consegui ver o tal texto biográfico da filha sobre o pai Sad


Até breve!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocybe Gallaeciae Empty Re: Psilocybe Gallaeciae

Mensagem  Pedro Claro Dom 08 Fev 2009, 22:58

Bem, lamento a gaffe cometida. As minhas desculpas, especialmente ao Polecat... Embarassed

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocybe Gallaeciae Empty Link corrigido para texto biográfico

Mensagem  manel Dom 08 Fev 2009, 23:41

Polecat,

É muito link e muito nome. Enganei-me desculpa. Mas acho que está corrigido, apesar de a partir do meu computador ser um pouco lento o acesso. Se tiveres dificuldade, fiz uma cópia do pdf. Lê que vais gostar. É a perspectiva de uma filha, amiga e colaboradora. Um documento com uma espessura humana muito especial.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocybe Gallaeciae Empty Re: Psilocybe Gallaeciae

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos