Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lista de especies

+3
manel
Mycota
Pingu
7 participantes

Ir para baixo

Lista de especies Empty Lista de especies

Mensagem  Pingu Ter 20 Jan 2009, 17:07

Estava a ver as especies encontradas quando foram "à caça" e pensei em fazerem todos uma nova categoria ou tópico com todas as especies bem documentadas, formas de conhecimento, áreas onde se encontram, fotos, etc.
O que acham?

Abraços
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Re: Lista de especies

Mensagem  Mycota Ter 20 Jan 2009, 21:45

Olá Pingu!

Boa sugestão! É bom saber que te interessas pelo Reino Fungi e pelos cogumelos no geral Very Happy

Se reparares no Portal do nosso site, esse projecto (cogumelos nas regiões) já começou e vai-se desenvolvendo, apesar de serem coisas que naturalmente levam algum tempo.

Um abraço e continua!
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Re:sugestao

Mensagem  Pingu Ter 20 Jan 2009, 22:20

Mycota escreveu:
Olá Pingu!

Boa sugestão! É bom saber que te interessas pelo Reino Fungi e pelos cogumelos no geral Very Happy

Se reparares no Portal do nosso site, esse projecto (cogumelos nas regiões) já começou e vai-se desenvolvendo, apesar de serem coisas que naturalmente levam algum tempo.

Um abraço e continua!

Ah não sabia.. nice Smile

Era fixe também postarem sobre cogumelos da região norte e trás-os-montes, gostava muito de ver pois sou natural dessa região, apenas o meu pai os reconhece e naturalmente apenas tem conhecimento dos mais populares

Abraço
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Cogumelos nas Regiões - mesmo a precisar de um transmontano

Mensagem  manel Ter 20 Jan 2009, 22:32

Pingu,

Pega numa máquina fotográfica e começa a dar trabalho ao pessoal em Campo e Identificação. Afinal a Região que diz ter a Capital do Cogumelo, está representado aqui apenas com um simples X Badius? Tá mal!

A minha sugestão é que vás a Oficina, lês os Textos Oficina mais um sobre a descrição simples de um cogumelo e honra a tua região com umas belas caminhadas por trás-os-montes.

Aproveita que há imensos percursos pedestres marcados por aí, de certeza. É só fazeres uma pesquisa por pedestrianismo. Acho que já postei qualquer coisa sobre isso também, talvez em Outros Assuntos ou Divulgação.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Re:sugestao

Mensagem  Pingu Qua 21 Jan 2009, 15:29

Manel
Obrigado pelas dicas Very Happy
Quando tiver oportunidade tenho que fazer uma caminhada Wink
Abraços
Ps. Por acaso sou mesmo natural da vila "capital do cogumelo" lol!
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Morchellas

Mensagem  manel Qua 21 Jan 2009, 16:33

Pingu,

Se na Primavera, não nos postares, em Identificação como deve ser, umas belas Morchellas, nos seus diversos estados maturacionais, zango-me contigo!

Podes-te ir preparando.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Moschellas

Mensagem  Pingu Qua 21 Jan 2009, 19:56

manel escreveu:Pingu,

Se na Primavera, não nos postares, em Identificação como deve ser, umas belas Morchellas, nos seus diversos estados maturacionais, zango-me contigo!

Podes-te ir preparando.

Até breve!

Manel

lol! tenho que fazer uma peskiza sobre isso.. Eu conheço apenas algumas mas é pelos nomes populares xD

Mas fica aqui feita a promessa Smile

abraço
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Nomes populares?

Mensagem  Nuno Qua 21 Jan 2009, 21:06

Pingu,

Sou um interessado pelos nomes populares! Podes escreve-los aqui? Wink
Sempre gostei de os comparar de região para região, acho mesmo engraçado, e é tradicional (não devem caír no esquecimento, estes nomes!)!

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty re:nomes populares

Mensagem  Pingu Qua 21 Jan 2009, 22:06

Nuno escreveu:Pingu,

Sou um interessado pelos nomes populares! Podes escreve-los aqui? Wink
Sempre gostei de os comparar de região para região, acho mesmo engraçado, e é tradicional (não devem caír no esquecimento, estes nomes!)!

Um abraço,
Nuno

Os que krescem nos castanheiros (em baixo no toro) "sanchas", também conheços as "setas", "róculos", nao sei se sao todos calao ou nomes normais

Mas ainda ha mais alguns

Abraço
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Re: Lista de especies

Mensagem  Mmalta Seg 07 maio 2012, 00:53

Boas,

Sou natural de uma aldeia perto de Vila Real onde outrora proliferavam em abundância os cogumelos. Também me interesso bastante pelos nomes dados aos mesmos cogumelos em diferentes regiões, mas como só agora me iniciei nestas lides ainda nao pesquisei o suficiente para saber os nomes "científicos".
De qualquer forma, nao conheço os tais que nascem perto de castanheiros. aqui na minha aldeia os cogumelos que nascem na base ou imediações dos carvalhos, de cor rosada, chamam-Se pinheiras. Existem ainda as Sanchas (amarelas e pretas), os frades (normalmente aparecem em zonas de vinhas com carvalhos por perto. São deliciosos!) e os miscaros, que são muito procurados para exportação, principalmente para frança. Estes últimos de cor acastanhada, são frequentemente confundidos com outra espécie aqui apelidada de línguas de vaca, nao tão saborosos e pelos vistos algo indigestos!

Mmalta

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Cogumontes
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Re: Lista de especies

Mensagem  Loco Gato Seg 07 maio 2012, 09:13

Os nomes comuns são um problema, porque coisas como míscaro podem ter diferentes significados com as regiões. É um trabalho ainda a fazer-se neste fórum, e muito importante, mas sugiro que este tópico passe a ser discutido em campo e identificação.

Junto os nomes científicos que presumo estarem em causa; uma maneira de tentar verificar se batem certo é ir ao Google (Imagens) e meter esses nomes, com as muito variadas fotos que permite obter dá em princípio para ter uma ideia do que é o aspecto de cada espécie. Outra sugestão, é o site Roger's Mushrooms, onde é relativamente simples, com a inicial do primeiro nome, procurar as imagens relevantes. Tem a vantagem de ser um site fidedigno e de apresentar os cogumelos duma maneira extraordinariamente informativa. Fico então a contar com a resposta a este post:

Sanchas: Lactarius deliciosus (mas não sei o que são sanchas pretas, serão Craterellus cornucopioides?)
Língua de vaca: Fistulina hepatica
Frades: Macrolepiota procera
Míscaros: Tricholoma equestre (= T. flavovirens) - ver sobretudo as imagens de baixo nessa página.
As pinheiras também não são algo que eu conheça, nem pela descrição feita. Seria um bom exercício tentar descever com mais detalhe... mas, pelo que pude apurar, são sinónimo de Lactarius deliciosus, mas teriam de ocorrer com pinheiros, não com carvalhos.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Re: Lista de especies

Mensagem  Zamanita Ter 08 maio 2012, 00:32

Boas

Sem dúvida que os nomes comuns induzem em erro pelas diferenças entre os nomes atribuídos para cada espécie de região para região.
Pelo que sei, em Trás-os-Montes (pelo menos nalgumas zonas) as pinheiras são Lactarius deliciosus, as sanchas (amarelas) são Tricholoma equestre, as sanchas pretas são Tricholoma portentosum e os míscaros são Boletus sec. edulis....

É a prova da falibilidade destes nomes....

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Re: Lista de especies

Mensagem  Loco Gato Ter 08 maio 2012, 01:07

Faz todo o sentido, Zamanita. Mmalta, veja se confirma, e note as diferenças!

Apesar das oscilações (geográficas) no significado, os nomes tradicionais são uma herança muito importante que importa registar. Acho que o único exemplo em que isso foi feito de maneira sistemática foi pelo médico de Mogadouro, Francisco Xavier-Martins, presumivelmente com nomes de todo o Trás-os-Montes, no livro publicado em 2004 pela João Azevedo Editor («Cogumelos. Património Natural Transmontano», ISBN: 9789729001703). Mas surgem sempre novas combinações, e há muita coisa por explorar noutras regiões do país, mesmo que nessas a tradição de uso dos cogumelos seja muito menor.

Eu próprio fiz a minha compilação num dos anexos a um artigo sobre intoxicações, para ajudar os médicos a dialogarem com pessoas atingidas por uma intoxicação (agora que o revi, constato que até estava lá pinheiras...). Como digo, ainda falta fazer muito, nomeadamente a resolução regional dos sinónimos e dos homónimos.

Daí que tenha sugerido abrir um tópico sobre nomes tradicionais em Campo e identificação. Acho que neste fórum há excelentes condições para avançar significativamente neste tema.


Última edição por Loco Gato em Ter 08 maio 2012, 01:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : gralhas)

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de especies Empty Re: Lista de especies

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos