Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entoloma cf. papillatum

4 participantes

Ir para baixo

Entoloma cf. papillatum Empty Entoloma cf. papillatum

Mensagem  Polecat Sex 16 Jan 2009, 03:37

Olá amigos, numa investida quem poderá ter sido a última antes de regressar a terras do frio, vi muita coisa interessante, colhi algumas das desconhecidas e dediquei algum tempo à sua identificação.

Aqui segue um Entoloma, subgénero Nolanea e provavelmente secção Papillata. As minhas dúvidas são muitas, conto com as vossas opiniões Wink

(desculpem as fotos de campo, mas se entretanto o zt aparecer por ai, penso que ele fotografou melhor este bicho e poderá acrescentar algumas fotografias)

Entoloma cf. papillatum

ECOLOGIA: terrestre, pinhal arenoso (Pinus pinaster) com outra vegetação rasteira.
CHAPÉU: <1,3cm; cónico-campanulado; mamelonado; castanho escuro quase preto, higrófano; marge estriada.
HIMÉNIO: lâminas castanho-claro a ocre-rosado; próximas; com lâminas intermédias
PÉ: <6cm x <0,2cm; frágil, ápice ligeiramente mais claro ou concolor, base branca (<1cm).
ESPORADA: cor de rosa
CHEIRO/SABOR: cheiro indiferente; sabor doce depois a ferro
MICROSCOPIA: esporos angulares hexagonais (<8,5 µm) com "apículo" quase sempre visível; cistidios raros ou mesmo inexistentes, clavados a utriformes(?)

Os meus primeiros tiros no campo foram até Mycena e Conocybe
Entoloma cf. papillatum Img2639sa2

Entoloma cf. papillatum Img2640qb6

as lâminas fizeram-me desconfiar de Conocybe No
Entoloma cf. papillatum Img2642wg6

Mesmo antes de sair a esporada, espreitei as lâminas e os esporos ao microscópio...esporos angulares! Sugerindo Entoloma, o que mais tarde a esporada rosa veio a confirmar
Entoloma cf. papillatum Img2687zw4

mas o que me deu mesmo muitas dores de cabeça foi tentar encontrar cistídios nestas lâminas, encontrava de vez em quando algo que talvez pudesse ser um cistídio, mas dada a sua dimensão (reduzida) comparativamente com os esporos, ficava sempre na dúvida se não seriam era basidíos (o que ajudaria a confirmar a secção Papillata . Espero o vosso feedback
Entoloma cf. papillatum Img2690wy1

este então parece mesmo basídio
Entoloma cf. papillatum Img2692mo3

lá está, não é demasiado pequeno para cistídio?
Entoloma cf. papillatum Img2697ze3


De qualquer forma, não me perguntem como, mas depois de um ping pong entre o site do Noordeloos e a minha escassa bibliografia, acabei por deparar com a sugestão Entoloma papillatum. Pela descrição parece-me bem, mas é uma espécie com a qual não tenho experiência e há por ai umas fotos na net que não me convencem...

Pedro, Ento, que acham?


Abraços e até breve!





P.S. - A surpresa desta saída será o próximo post, interessantíssimo. Um cogumelo conhecido pela sua termofilia em pleno Janeiro com temperaturas pouco superiores a 0ºC!!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma cf. papillatum Empty Re: Entoloma cf. papillatum

Mensagem  Pedro Claro Sáb 17 Jan 2009, 00:19

Excelente identificação, Polecat!

As fotografias na net podem não te convencer, mas as que ilustram esta espécie na monografia 'Entoloma s.l.' do Noordeloos e no tomo 3 de 'Fungi of Switzerland' são bastante parecidas com as que colocas aqui. As descrições destas duas obras e ainda da 'Flora Agaricina Neerlandica' (também da autoria do Noordeloos) parecem ajustar-se muito bem à tua descrição.

Deixo-te a transcrição da descrição desta espécie tal e qual como aparece em 'Fungi of Switzerland'. As descrições do Noordeloos são mais longas, mas como estou cansado e, como gosto bastante das descrições concisas da dupla Breitenbach e Kränzlin, opto por esta. Amanhã, se quiseres, transcrevo as do Noordeloos.

Entoloma papillatum (Bres.) Dennis
= Rhodophyllus mammosus ss. Lange
= Nolanea clandestina ss. Bresadola

Habitat
Usually gregarious, more rarely solitary in meadows and pastures, forest clearings, on roadsides, as well as in dwarf-shrub heaths of alpine regions. Summer-fall. Not common [o Noordeloos considera-a uma espécie mais termófila e mais comum]. (...)

Macroscopic features
Pileus 10-20 (30)mm across, conic-campanulate throughout life, with a +/- distinct papilla in the center, surface smooth, dull, hygrophanous, when moist translucent-striate up to halfway to the center and dark olive-brown with a purple tint, when dry beige-brown to light gray-brown, margin acute, smooth. Flesh whitish to brown, thin, odor slightly herbaceous, taste mild, not distinctive, sometimes slightly farinaceous. Lamellae dingy whitish when young, later brown-pink, broad, L = 18-24 [número de lâminas], l = 5-7 [número de lamelulas entre cada lâmina], ascending and narrowly adnate, edges smooth. Stipe 30-50 x 1-2mm, cylindrical, base slightly enlarged, hollow, elastic, surface smooth, satiny, gray-brown, base white-tomentose, apex sometimes white-powdered.

Microscopic features
Spores 6-7-angled, 7.5-12.7 x 5.7-9 microns; Q = 1.1-1.7 [ratio comprimento/largura dos esporos]; spp. pink-brown [esporada].
Basidia clavate to ventricose, 32-43 x 10-12 microns, with 4 sterigmata and basal clamp.
Cystidia not seen. (...)

Remarks
This species is very close to Entoloma clandestinum (Fr.: Fr.) Noordel. This species differs primarily by distant, distinctly brown lamellae even when young (L = 12-20, l = 0-3) and by somewhat smaller spores. Entoloma langei Noordel. & Borgen. is also similar. However, it has conspicuous cheilocystidia and hyphae in the pp [pileipellis] with intracellular pigmentation (not encrusted).

Espero que te sirva de algo.

[EDIT] Olhando com mais atenção para a imagem do himenófero da tua espécie, talvez a hipótese Entoloma clandestinum se adeque melhor, uma vez que as lâminas me parecem distantes e com menos lamelulas (3 no máximo). Podes confirmar?

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma cf. papillatum Empty Re: Entoloma cf. papillatum

Mensagem  Polecat Sáb 17 Jan 2009, 18:58

Olá Pedro!

Muito obrigado pelo contributo bibliográfico cheers
Realmente descrevi as lâminas como sendo próximas num referencial pessoal que costumo utilizar em que a escala vai de "espaçadas"->"próximas"-> e "muito próximas". Estas lâminas de certo que não podem estar classificadas do mesmo modo que de um Amanita muscaria ou Lactarius piperatus, mas também não são soltas ao ponto de uma Laccaria ou de um Hygrophorus.
Talvez o melhor método seja mesmo o visto no 'Fungi of Switzerland', em que contam as lâminas e lamélulas. Contudo, não compreendo totalmente a conotação ai dada aos conceitos de lâmina e lamélula...Olhando para a foto do himénio, não sei bem o que hei-de contar como lâmina ou lamélula confused até porque existem mais de dois tipos de estrutura laminada no himénio..existem as lâminas normais que tocam no pé, algumas que não se percebe bem se tocam ou não, e finalmente outras bastante mais curtas que mal passam da margem do chapéu...

Talvez possa encaixar melhor no número de lâminas de Entoloma clandestinum, se bem que o "distinctly brown lamellae even when young" não me convence muito. Eu sei, terei de colher uma colecção maior, nos diferentes estados de maturidade. De que me voltarei a encontrar com este amigo no futuro.

Quanto à análise dos caracteres microscópicos, nomeadamente a forma como as hifas se organizam na cuticula e a pigmentação das hifas, são pormenores que embora tenha tentado, um misto de falta de experiência/conhecimento e um microscópio limitado não me permitram perceber Sad


Aguardamos as dicas do *Ento*loma*.

Obrigado e um abraço!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma cf. papillatum Empty Entoloma cf. papillatum

Mensagem  ZecTarius Ter 20 Jan 2009, 01:12

Embarassed

Nao infelismente foi ou deve ter sido a unica espeçie que nao fotografei das que vimos, visto n tar a tirar dados nesse dia, n quis tar a tirar mais fotos tb, devia o ter feito... lol!

Assim que tiver tempo vou la tirar fotos; ja agora os entendidos na materia precisao de algum permenor em espeçial e so dizer que eu tiro essa foto, isto se (eles) la tiverem e claro.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma cf. papillatum Empty Re: Entoloma cf. papillatum

Mensagem  Pedro Claro Ter 20 Jan 2009, 09:21

O género Entoloma não é dos mais fáceis e, ainda por cima, muitos dos dados que seriam relevantes para a identificação das espécies deste género não se poderiam obter através de fotografias (sobretudo, dados microscópicos).

No entanto, talvez uma fotografia das lâminas e da forma como se dispõem fosse útil...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma cf. papillatum Empty Re: Entoloma cf. papillatum

Mensagem  ZecTarius Qua 21 Jan 2009, 21:00

pedro claro,

Infelismente hoje fui la para tentar tirar essas fotos ou mesmo para trazer para casa mas ja nao dei com esses entolomas Mad .
Mesmo assim vou tentar a procurar nesse local que pode ser que um dia destes o dê; para assim entao voçes tentarem descobrir a espécie e eu ficar a saber tb.

Abraços

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma cf. papillatum Empty Re: Entoloma cf. papillatum

Mensagem  *ento*loma* Qui 22 Jan 2009, 01:57

Boas Polecat,

Assim é que é!!! Surprised
Boa discrição e bons detalhes microscopicos. Quanto aos cistidios vs basidios, na primeira foto fico com algumas dúvidas do que será, mas nas outras duas parecem mais basidios. Não tenho comigo a minha bibliografia de Entoloma e não conheço nem Entoloma langei nem E. clandestinum, podes tentar despistar o primeiro sabendo como são os seus cistidios, e quanto à segunda hipotese parece-me a mim que o himénio é mais povoado do que despovoado de laminas, lamelas e lamelulas, o que me faz concordar com a identificação de E. papillatum.

Já tinha visto esta espécie mais para o norte, em trás-os-montes, mas acho que não fiz uma analise tão detalhada.
Boa identificação e registo Polecat! Wink

Abraço e boa viagem (se ainda não foste...)

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma cf. papillatum Empty Re: Entoloma cf. papillatum

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos