Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Algo simbólico

3 participantes

Ir para baixo

Algo simbólico Empty Algo simbólico

Mensagem  Nuno Qui 25 Dez 2008, 22:25

Amigos,

Nestes tempos de solidariedade apetece revelar o que nos vai na alma. É o que vou fazer. Estou cá há uns meses e apareci por acaso ao ver uma reportagem sobre cogumelos que me suscitou, desde logo, bastante interesse. Bom, pensei, lá vou eu fazer uma pesquisa. Encontrei este fórum. Registei-me. A (primeira) coisa que me surpreendeu foi a rapidez com que se respondia nos tópicos. Impressionante. E fiquei apaixonado, literalmente. Comecei a apanhar cogumelos quase todos os dias, seguramente todas as semanas, para posterior identificação. Um extraordinário vício. Encontrei umas mycenas e uma russula e, contente, regressei a casa. Depois de as fotografar vim cá mostrar as minhas descobertas e, vocês, com toda a prontidão explicaram, identificaram e, o mais importante, ensinaram.

Depois encontrei as lindas amanitas, neste caso muscaria, talvez o cogumelo mais famoso e, aí, foi quase assustador. Eu tremia, excitado e meio paranóico. Foi como fiquei. Já em pequenino, quando ia para o campo da minha avó e encontrava os "tortulhos" (nunca gostei de os tratar assim), guardava-os. A minha avó dizia-me para ter cuidado com os venenosos, para não lhes tocar, etc. Mas eu gostava tanto, e quase que fugia, furtivo, para ir ao seu encontro, para os admirar. Eram brancos, pequeninos, estranhos. Ouvia histórias sobre eles, relacionadas com misticismos e bruxarias, e esse foi outro factor que me apaixonou, nestes seres.

Quando dava um passeio num pinhal e os encontrava ficava a olhar para eles concentrado. Num olho, com a admiração e a vontade de lhes pegar, no outro, com o receio de me fazerem mal. Deixava-os lá. Depois da chuvada lá cresciam eles e eu ia vê-los. Porém, nunca lhes prestei a devida atenção, a “atenção orientada”, obviamente por falta de informação. Tinha enciclopédias que falavam deles, e um livro do meu avô que incluía uma passagem sobre fungos. Neles, admirava as fotos com a fascinante amanita phalloides, a primeira espécie que decorei, por ser "mortalmente venenosa", e o boletus satanas, que decorei pelo próprio nome e pelo desenho que continha. Mas só comecei a perceber disto quando aqui entrei.

E é isto o que me vai na alma, e um sentimento de gratidão, não só por me terem ajudado a entrar na micologia, mas também por me ajudarem a crescer como pessoa.
São vocês, e este ambiente que aqui criaram, que me fazem vir cá para ver as novidades, para obter mais conhecimento, e para me rir, alegre.

Um Grande Abraço e… Obrigado!
Nuno


Última edição por Nuno em Sex 26 Dez 2008, 13:03, editado 1 vez(es)
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Algo simbólico Empty Nem mais

Mensagem  efe Qui 25 Dez 2008, 23:44

O fórum é fixe porque as pessoas são poucas, boas, partilham um interesse um tanto singular sem no entanto se espartilharem nele - sem esgotarem o seu relacionamento no tema -, sem esquecerem que... rir, também é importante.

As relações sãs têm essa qualidade: fazem-nos crescer.

Abraço.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Algo simbólico Empty Simbólico mas com valor e quantificável

Mensagem  manel Sex 26 Dez 2008, 21:04

Nuno, Efe;

Gostei imenso ler este tópico. Muitos de nós temos histórias assim com os cogumelos que nos reportam à infância e hoje continuam a fascinar-nos.

Um fórum informal, movido pelo entusiasmo e boa-vontade dos seus participantes, em poucos meses, tornou-se o espaço português online mais activo dedicado aos cogumelos.

Efe, somos mais de duas centenas de usuários registados, um núcleo "duro" de participantes que paulatinamente vai aumentando, em breve chegaremos aos 400 tópicos e 2.000 mensagens. É apenas o reflexo estatístico do nosso entusiasmo informal. Nos cogumelos como noutros sectores, há organizações formais com trabalhos muito válidos mas que não conseguem esta actividade e presença na net. Sendo que o procuram e desejam-no.

Somos o melhor site de cogumelos, o mais "arranjadinho" aquele onde é mais fácil postar mensagens ou imagens? O que tem o portal mais actualizado? não importa. Porque somos um fórum informal, estamos gratos a quem com tanta dedicação o criou e mantém. Estamos gratos a quem tão prontamente se presta a identificar as nossas descobertas. Estou grato a quem tem a paciência para aturar tanta asneira de principiante (falo por mim). É essa a essência deste fórum e é por isso que eu, o Nuno, o Efe provavelmente muitos outros temos vontade de expressar a nossa gratidão.

Adoro-vos!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Algo simbólico Empty Re: Algo simbólico

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos